quinta-feira, 28 de novembro de 2024

O portal de Juazeiro agradece seus leitores e informa : Retornamos após sermos raqueados

Bom dia! aos que estão sempre presentes, queremos informar que estivemos fora de acesso desde o dia 03 de novembro. Após várias tentativas , conseguimos retornar o acesso para todos aqueles que confiam no nosso trabalho e sabem da importancia da riqueza do acervo do blog criado e gerido pelo prof Daniel Walker que tanto se esmerou e se comprometeu a resgatar e historiar com riquezas de imagens e detalhes os mais importantes acontecimentos da nossa história desde o seu inicio , bem como tem sido feito continuamente pela professora pautilia Ferraz que há 5 anos , desde a viagem do professor Daniel , está a frente do nosso blog. Mantemos o compromisso de trazer a publico o que se nos revela atualmente , fazendo por vezes, paralelo a nossa história em seus contextos históricos e consequentemente nos mostrando um Juazeiro diverso, ampliado culturalmente , social e religiosamente acompanhado pelo desenrolar dos fatos cotidianos. Agradecemos também ao empenho de nossa ferrenha Professora Tereza Neuma Marques , Nicanor Araruna , Zenaide , Roger e toda equipe de informática que se esmerou para que tudo voltasse ao espaço. Nosso abraço de boas vindas e continuemos como o autor desse blog , o Professor Daniel Walker" Guardião da História de Juazeiro" comprometidos e nos detendo aos fatos, fenomenos e encantos da nossa história. Bem vindos!

domingo, 3 de novembro de 2024

Barbalha seleciona professores alfabetizadores

 A Prefeitura de Barbalha anunciou a abertura de seleção para a formação de um banco de professores alfabetizadores populares no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A chamada pública busca preencher vagas para atividades voluntárias, com a concessão de bolsa incentivo no valor de R$ 1,2 mil




Os candidatos devem ter graduação concluída ou estar cursando qualquer licenciatura a partir do 2º semestre, e a carga horária será de 2 horas diárias, quatro vezes por semana, além de um dia destinado à formação.

As inscrições estarão abertas de 1º a 4 de novembro de 2024, podendo ser realizadas exclusivamente por e-mail (chamadapublicapba2024 @ gmail.com) ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Os alfabetizadores selecionados atuarão em turmas de alfabetização para jovens, adultos e idosos, em áreas urbanas e rurais, sendo responsável pela formação das turmas e pela aplicação de atividades de alfabetização, conforme as diretrizes do PBA.

Os interessados devem atender a requisitos específicos, incluindo ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos e experiência em alfabetização.

A seleção será realizada por uma comissão, que analisará os currículos e classificará os candidatos com base em critérios como formação e experiência.

O resultado final será divulgado no dia 6 de novembro de 2024, e as aulas terão início no dia 11 de novembro de 2024. Essa iniciativa visa fortalecer a educação no município, promovendo a inclusão e a formação de cidadãos alfabetizados.



  fonte:  g1 CE

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Romaria de Finados: È grande o fluxo de romeiros visitando o túmulo do Padre Cícero: Servo de Deus

 Romaria de Finados e suas diversas expressões de fé 

 O túmulo do Servo de Deus Padre Cícero é sempre mais visitado na Capela do Socorro 

Feriado de finados tem um ritmo diferente em Juazeiro do Norte por conta da romaria em homenagem ao Padre Cícero. De acordo com a Igreja Católica, Juazeiro deve receber até o próximo dia 02 ( mais de 350 mil romeiros que participam de uma das  maiores romaria do ano, a de finados.

A data atrai devotos do Servo de Deus Padre Cícero que vem prestar homenagens ao sacerdote no túmulo onde está sepultado na Capela do Socorro.


Túmulo simbólico da Beata Maria de Araújo 

Cores , pessoas, sons, sentimentos, velas, choros se misturam no grande shoppping Juazeiro do Norte 





Rua São Jose 
ruas interditadas para grande fluxo dos irmãos romeiros 
Missas de hora em hora 
atendimento médico 
romeiro Josimar ( Nanô ) anunciado perdido 
  Romeiro Josimar encontrado  para alegria de seus familiares e resgatado  pela policia já na estrada de Caririaçu 
Ainda se usam fogos como pagamento de promessas em Juazeiro 
 Tribo Indígena Pankararu. 
Vieram em Romaria ao Horto do Padre Cícero.
imagem Horto do Padre Cícero 


Viva os Ciclistas Romeiros de Feira Nova, Sergipe, vindo ao Horto do Padre Cícero pela 8a vez. Eles percorreram 600km, com a finalidade de agradecer a Deus e Padre Cícero Romão.
Como gesto concreto, todos os anos eles doam uma bike ao Horto do Padre Cícero na intenção de ser sorteado e ajudar na manutenção do Horto.     imagem horto oficial








MEC realizara concurso unificado para professores afirmou Ministro da educação Camilo Santana.

 O Ministério da Educação (MEC) fará uma prova única para ajudar estados e municípios a selecionar professores para escolas públicas de todo o país. O concurso unificado ficará disponível para estados e municípios que quiserem aderir a avaliação. Atualmente cada ente federado é responsável pelas seleções.


Apelidado de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos professores, a seleção fará parte de um pacote de ações para valorizar os professores brasileiros da educação básica. Entre as medidas está também um “Pé-de-Meia” para as licenciaturas, ou seja, bolsas para apoiar estudantes que ingressem na universidade para seguir a carreira docente.


As medidas deverão ser anunciadas pelo governo em novembro, como afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, à imprensa, durante as reuniões do G20, em Fortaleza.

O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, detalhou como deverá ser o Enem dos professores. “A ideia é que o Ministério forneça as ferramentas para uma boa avaliação e que estados e municípios utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível. Especialmente em municípios pequenos há uma dificuldade muito grande em organizar uma prova e organizar concursos. A ideia é que o ministério possa fornecer isso como uma ferramenta para estados e municípios”, afirmou.

Segundo o secretário executivo, essa é uma demanda tanto de estados quanto de municípios. “A seleção de professores é um gargalo nesse país hoje, nós temos um movimento crescente de professores temporários em estados e municípios”, disse o secretário.

De acordo com Barchini, esses entes federados poderão escolher a melhor forma de usar a avaliação elaborada pelo MEC e poderão, inclusive, seguir com os próprios concursos.