Representantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram na tarde desta terça-feira, 22 de outubro de 2024, a primeira reunião sobre o Hospital Universitário da UFCA, após a assinatura, no mês passado, do contrato para construção do equipamento. O contrato – assinado no campus Juazeiro do Norte da UFCA pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e por outras autoridades – designa a Ebserh como responsável por gerir a construção do futuro Hospital Universitário (HU) da UFCA.
O investimento total do governo federal no HU será de R$ 260 milhões, proveniente do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O governo do Ceará doou o terreno (de 67 mil m²) onde será construído o novo hospital, no bairro Cidade Universitária, ao lado do atual campus Juazeiro do Norte. “Várias outras reuniões virão pela frente” O objetivo do encontro entre Ebserh e UFCA foi debater a proposta para o projeto arquitetônico do futuro equipamento. Na ocasião, foram apresentados detalhes iniciais sobre quantidade de leitos, tipos de atendimentos e impacto assistencial previsto.
De acordo com a diretora de administração e infraestrutura da Ebserh, Odete Carmen Gialdi, a reunião teve como objetivo discutir o perfil programático do projeto do hospital universitário da UFCA, o seu funcionamento, além dos próprios processos de trabalho e da disposição das áreas de ensino do hospital. Além disso, Odete destacou a oportunidade de reconhecer o terreno da futura unidade de saúde: “O terreno é privilegiado e permite acessos programados para o hospital”, destacou.
Participaram também da reunião os representantes da Ebserh Thiago Augusto Betiati, chefe do serviço de manutenção predial, projetos e obras, e o arquiteto Pedro Guanais. Para o reitor da UFCA, Silvério Freitas, a reunião permitiu que a Universidade estabelecesse um primeiro diálogo e assim alinhasse, junto aos técnicos da Ebserh, questões relevantes para o perfil de atuação do hospital universitário: “Essa é a primeira reunião que estamos fazendo, mas várias outras reuniões virão pela frente, para que possamos definir quais são as especialidades que o hospital vai atender, dentre outros aspectos”, explicou. GTT para o HU da UFCA
Fonte: https://ufca.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário