terça-feira, 1 de outubro de 2024

15 cidades da Chapada do Araripe no CE terão áreas reflorestadas até 2026 para conter crise do clima

Projeto acontece simultaneamente em três estados com ações para melhora da qualidade do ar, a recuperação de áreas degradadas e a proteção de recursos hídricos

possibilidade de desertificação ameaça um território-abrigo para árvores, animais, fontes de água e populações do Ceará, Pernambuco e Piauí: a Chapada do Araripe. Por lá, um grupo atua com a missão de reflorestar uma área de 500 hectares – algo como 500 campos de futebol – com 1,2 milhão de árvores nativas. Essas ações para a conservação da caatinga começaram há dois anos e seguem até 2026.

A primeira metade da iniciativa aconteceu com a mobilização de proprietários formalização de parcerias com nove instituições, capacitações, identificação de 30 propriedades para implantação de agroflorestas e mapeamento de mais de 30 nascentes.

Os recursos para a continuidade do projeto estão garantidos e o grupo atua na região onde desmatamento e as queimadas estão entre os principais problemas ambientais. Isso ligado ao manejo de fogo para uso do solo comfinalidade de agricultura ou pastagem. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe possui 972.605,18 hectares.

Considerada a maior bacia sedimentar do interior do Nordeste, a Chapada do Araripe também pode ser chamada de “caixa d’água do semiárido” por causa da abundância de nascentes e pela absorção da água da chuva. A área, inclusive, divide bacias hidrográficas do Jaguaribe ao Norte, do São Francisco ao Sul e do Parnaíba a Oeste.

fonte:  diariodonordeste.verdesmares.com.br Escrito por Beatriz Rabelo e Lucas Falconery ceara@svm.com.br 

Nenhum comentário: