segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Mulher de fé e fibra: Tereza Neuma Parabéns pelo novo ciclo de vida


PARABÉNS TEREZA NEUMA MACEDO  MARQUES
Tereza das flores, que reside na vivenda do amor e de lá vai regando flores e amizades com muita natureza viva, sorrisos, abraços que sai embelezando o mundo ao seu redor com carinho, atenção , zelo, em palavras e atos, fé e afeto com os amigos. Uma parceria no portaldejuazeiro.com regada com muito carinho, respeito e admiração. 



" Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito"

Deus a abençõe com graças e vida plena.



domingo, 27 de outubro de 2024

Com 10 mil votos de diferença, Fortaleza tem a eleição para prefeito mais acirrada em 24 anos Na Capital, desde as eleições de 2000, esse é o 6º pleito cuja decisão sai no segundo turno

Evandro Leitão (PT) é o novo prefeito eleito de fortaleza 

Com uma diferença de 10.838 votos entre o candidato vencedor Evandro Leitão (PT), prefeito eleito com , e André Fernandes (PL), Fortaleza teve a votação para a Prefeitura mais acirrada dos últimos 24 anos em uma decisão no segundo turno

Na Capital, desde as eleições de 2000, esse é o 6º pleito cuja decisão sai no segundo turno. Até a votação deste domingo (27), a menor diferença registrada nesse intervalo de tempo entre um candidato e outro era de 43,7

Fortaleza
100%
Foto ANDRÉ FERNANDES
André FernandesPL
Eleito
Foto EVANDRO LEITÃO
Evandro LeitãoPT
49,62%
705.295 votos
10.838
Diferença de votos
      50,38%
      716.133 votos



Fortaleza também obteve a menor taxa de abstenção entre as capitais do país, 15,52%, com 274.619 eleitores que não votaram. Em comparação ao pleito municipal de 2020, quando a taxa registrada foi de 21,84%, a abstenção caiu 6,32% na capital cearense.

fonnte:diariodonordeste

 Wagner. 

Governo reforça frota de segurança com novas viatura; Juazeiro é contemplado

O Governo do Ceará segue reforçando as Forças de Segurança. Nesta sexta-feira (25/10/2024), em Fortaleza, novas 20 viaturas foram entregues para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Na oportunidade, também foi lançado o Programa Bem Viver PM, direcionado a policiais militares reformados ou na reserva remunerada. A solenidade foi comandada pelo secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá.


“Fico muito feliz em poder estar hoje em uma cerimônia como essa. Neste ato, nós vemos o quanto o Governo do Ceará se preocupa com os membros das Forças de Segurança. Isso dá continuidade ao trabalho do governador Elmano de Freitas, de dar melhores condições aos nossos profissionais”, destacou o secretário da Segurança, Roberto Sá.


Serão 18 viaturas para a PMCE, sendo nove para a Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE e para os Núcleo de Assistência Biopsicossocial da PMCE em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá e Crateús e nove para policiamento ostensivo; uma para o CBMCE e uma para a Pefoce.

O coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, agradeceu o apoio por parte do Governo do Estado em seguir fortalecendo as Forças de Segurança do Ceará. “Essa é mais uma ação concreta por parte do governador Elmano de Freitas, com a entrega de 20 novas viaturas. Só temos a agradecer o nosso governador e também ao nosso secretário, Roberto Sá, por mais esse apoio para a Segurança Pública”, disse.

Somente em 2024, já foram entregues 402 novas viaturas, sendo 536 total desde o início de 2023. Foram 346 automóveis para a PMCE; 28 para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); 51 para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); sete para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); 34 para 
a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e 70 para a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).


fonte: maiscariri.com


para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e 70 para a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).

sábado, 26 de outubro de 2024

Incrementos geram crescimento por passagens aéreas para o Cariri

A procura por passagens aéreas em novembro com destino ao Cariri cresceu. É o que revela um estudo da Decolar no qual aponta a região entre as preferências dos viajantes para os feriados do mês.


Divulgado pela plataforma, o levantamento, com base em buscas realizadas no site e no aplicativo, coloca a cidade de Juazeiro do Norte como o sexto destino mais procurado para o feriado de Finados, no dia 2 de novembro.

Os turistas que desejam participar da Romaria de Finados desembarcam no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Conforme anúncio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), em parceria com a Latam, desde agosto o terminal passou a contar com um aumento inédito no número de voos semanais ligando Juazeiro do Norte a Guarulhos (SP), passando de sete para dez.

“Essa ação está permitindo uma maior oferta de assentos para a região, com resultados expressivos. É uma diretriz do nosso governador Elmano de Freitas facilitar o acesso dos turistas ao Ceará, e a Setur tem buscado justamente isso, em parceria com as companhias aéreas”, destaca a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

Ela ainda ressalta que, paralelamente, a política de promoção turística do Ceará tem sido fundamental para posicionar a região entre os destinos mais procurados do país. “O turista do Sul e do Sudeste precisa conhecer nosso estado também pela riqueza cultural, pela herança da fé. Temos mostrado isso aos agentes e operadores de turismo que capacitamos, para que possam oferecer essas experiências aos seus clientes”, acrescenta Yrwana.

Romaria de Finados
Uma pesquisa realizada pela Setur revelou que quase metade dos turistas que participaram da Romaria de Finados em 2023 eram oriundos de estados como Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba. Apesar da predominância de visitantes do Nordeste, a expectativa é que o número de turistas vindos do Sudeste cresça, especialmente de São Paulo, que em 2022 representou cerca de 1,9% dos visitantes.

fonte: maiscariri.com

Reflexão : A cura do cego de Jericó Mc 10, 46-52 ( Dom Samuel OSB )

 

A cura do cego de Jericó

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM     Texto bíblico: Mc 10, 46 – 52     

Domingo passado Jesus disse a Tiago e a João: “Que quereis que eu faça por vós?” (Mc 10, v. 36) Neste, dirigindo-se a um cego, lhe diz: “Que queres que eu faça por ti?” (Mc 10, 51) João e Tiago dizem a Jesus: “desejaríamos que faças por nós o que te vamos pedir.” O que eles pediram, nós o sabemos assim como o despacho final da petição. Não foram atendidos porque pediram mal, isto é, pediram o que não deveriam ter pedido.

Com o cego Bartimeu dá-se o contrário. Antes de pedir algo a Jesus, o cego lhe diz: “Tem compaixão de mim!” Antes de dizer a Jesus: “que eu recupere a vista”, diz-lhe: “tem compaixão de mim!”  Antes de pedir o benefício da cura a quem podia concedê-la, limita-se a pedir ao Deus encarnado que dele se apiede, que tenha misericórdia dele!

O pecador se humilha diante de Deus e por tal gesto recebe o que pede. Soube pedir e por isso foi atendido; humilhou-se e foi exaltado; pediu misericórdia e obteve a cura. Deus sempre usa de misericórdia para com quem pede misericórdia!

“O Senhor abre os olhos ao cego.” (Sl 146, 8) Eis o que aconteceu hoje!

Detalhe da mais alta importância é ter escrito o evangelista que o “cego estava sentado à beira do caminho, mendigando.” (Mc 10, v. 46) Estava sentado à beira do caminho? Logo, ainda não estava no caminho, o qual é Cristo, que disse: “Eu sou o caminho.” Ainda não conhecia o caminho quem estava à beira do caminho. Quantos há neste mundo que, à beira do caminho, mendigam!

O cego de que nos fala o Evangelho deste domingo, ao contrário de cegos muito piores que existiam no tempo em que viveu, não era de todo cego, visto que, reconheceu como Deus e salvador aquele de quem ouvira falar. Tendo crido naquele que não podia ver, mereceu a graça de poder ver aquele em quem acreditou. Seus olhos foram abertos por causa de sua fé. Não foi tanto o Senhor quem deu-lhe a visão, mas a sua fé, já que sem ela, pela qual dirigiu-se a Cristo, não teria obtido de Deus aquilo que lhe pediu. Eis porque ao curá-lo o Senhor lhe disse: “A tua fé te salvou.”

Grande é, pois, o poder da fé e graças a ela ser-nos-à possível obter tudo aquilo que quisermos, contanto que seja bom e conveniente para nós. Mas havia também na época de Jesus, como aliás há hoje em dia, outros tipos de cegos aos quais nem Deus pode curar, porque resolveram permanecer cegos, optando livremente em fechar os seus olhos para não ver.

“Ai de vós, guias cegos”, lemos em Mateus 23, 16. “Guias cegos, que filtrais o mosquito e engolis o camelo.” (Mt 23, 24) Guias cegos? Sim, porque viam apenas o que queriam ver e nada mais. Em Apocalipse 3, 17 está escrito: “E não sabes tu que és miserável, digno de lástima, pobre, cego e nu.”

Jesus curou um cego de nascença e alguns homens, ao invés de o reconhecerem como Deus e adorá-lo, o que fizeram foi dizer que ele não era de Deus, porque não guardava o sábado. Pode haver cegueira maior? Os apóstolos realizaram um milagre reconhecido como evidente pelos chefes do povo(At 4, 16) em nome de Jesus, e os mesmos chefes os proibiram  de mencionar o nome graças ao qual o milagre foi realizado. De novo a cegueira a manifestar-se em toda a sua extensão desmedida!

Realmente, conforme nos ensina a Bíblia, este mundo é um mundo de cegos! Sempre houve, há ainda agora e continuará a haver quem prefira não ver, ainda que tenha olhos bem abertos para enxergar.

Quanto aqueles que não veem porque não podem, não há o que fazer, a não ser que Deus queira lhes dar a visão. Quanto, porém, aos que não querem ver, tire sua conclusão quem até aqui teve a paciência de ler...!

IV Exposaudade é realizada pela Fundação Memorial Padre Cícero entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro

 A IV edição da Exposaudade, promovida pela Fundação Memorial Padre Cícero, acontecerá no saguão de entrada entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, das 8h às 16h.

 A equipe da Fundação conta com a curadoria de Allan de Freitas, a coordenação do museu de Karla Lima e a assessoria técnica de Thalyta Alencar. O objetivo é homenagear a memória do Padre Cícero Romão Batista e de outras personalidades, como a Beata Maria de Araújo, que marcaram a história de Juazeiro.


Nesta edição, estão expostas peças relacionadas aos momentos finais da vida do Padre Cícero, tais como o pano que enxugou sua última lágrima e um pedaço do tecido que compôs seu primeiro caixão. Além dessas peças históricas, serão apresentadas fotografias dos funerais de dona Quinô e dona Angélica, mãe e irmã do Padre Cícero, e do velório simbólico da Beata Maria de Araújo, realizado em 2014.

fonnte: ASCOM /PMJN

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Página inicial Saúde / BEM-ESTAR Especialista em cirurgia robótica retorna ao Ceará para capacitar equipe médica do ICC

O doutor Diego Capibaribe é especialista em urologia e referência em cirurgia robótica para o tratamento de próstata, rins e bexiga.



Por ser um procedimento menos invasivo, mais preciso e com um menor tempo de recuperação, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) está formando, de forma inédita na regiões Norte e Nordeste, uma equipe para performar esse tipo de procedimento, e contará com a expertise de Diego Capibaribe, um dos poucos urologistas capacitados na América do Sul para treinar outros médicos em cirurgia robótica na plataforma davinci.

O cearense, que construiu carreira nos maiores estados do Brasil, já participou de especializações na Alemanha e na Polônia com com os maiores nomes do ramo, fora trabalho com Harvard Medical School publicado na revista internacional “Investigative and Clinical Urology”, e retorna ao Ceará para um feito inédito no Sistema Único de Saúde (SUS).

A implementação da cirurgia robótica no ICC representa um avanço significativo para os tratamentos médicos ofertados na região.

fonte:www.editorialbrasil.com.br/2024


Aprovada Residência Médica em Psiquiatria na UFCA: a primeira do Cariri na área

 Ampliando o número de programas de residência, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), passará a contar com a residência em psiquiatria. Essa será a oitava do grupo, foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), além de ser pioneira na região do sertão nordestino.


Campus Barbalha da UFCA. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Foi divulgada nesta quarta-feira, 23 de outubro de 2024, a aprovação de mais um Programa de Residência Médica na Universidade Federal do Cariri (UFCA), agora na especialidade de Psiquiatria.  

Esse é o oitavo programa de residência médica (RM) aprovado na UFCA, que já oferece residências em Cirurgia Geral, em Clínica Médica, em Ginecologia e Obstetrícia, em Medicina de Família e Comunidade, em Ortopedia e Traumatologia, em Patologia e em Pediatria. No Brasil, a análise de propostas de RM é feita pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), ligada ao Ministério da Educação (MEC). Além de autorizar, a comissão credencia e também renova os credenciamentos dos programas de RM no Brasil.

A autorização para a nova RM da UFCA está no documento de atos autorizativos de outubro de 2024. Serão duas vagas oferecidas por ano, com ingresso via Exame Nacional de Residência (Enare). Todos os residentes selecionados têm direito a uma bolsa mensal, garantida pelo MEC, de  R$ 4.106,09, durante a vigência da formação. A prova de 2024 do Enare foi realizada no último dia 20 de outubro, mas – de maneira análoga ao que ocorre no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – os candidatos ainda saberão que nota alcançaram para só depois, via sistema, escolherem algum programa de residência médica para cursarem. Assim, está sendo articulada a oferta no Enare, para ingresso na UFCA já em março de 2025, da nova RM da instituição. 

Supervisão será do psiquiatra Crístenes Sanches Nas residências médicas, cada especialidade prevê uma supervisão. No caso da Residência Médica em Psiquiatria da UFCA, o supervisor da formação será o médico psiquiatra da Universidade, Crístenes Sanches.  O conjunto de supervisores das residências formam, na Universidade, a chamada Comissão de Residência Médica (Coreme). O atual coordenador da Coreme/UFCA é o também supervisor da Residência Médica em Patologia da UFCA, Sávio Samuel Feitosa. 

Segundo Crístenes, o programa visa contribuir para a fixação de médicos formados localmente e também atrair profissionais de outras regiões que desejam seguir carreira na Psiquiatria, ampliando o atendimento especializado em saúde mental no interior. “O objetivo final é capacitar psiquiatras para atender de forma qualificada a população do Cariri e das cidades vizinhas, oferecendo, inclusive durante a formação, um serviço de saúde mental baseado em preceitos científicos”, resume o médico supervisor. Natural de Brejo Santo-CE, Crístenes se formou na UFCA e fez sua residência em Psiquiatria na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Depois de concluir a residência, o médico foi preceptor em uma RM em Psiquiatria na cidade de Iguatu-CE, entre 2021 e 2022.


Fonte: https://ufca.edu.br



A nova estatua de Nossa Senhora de Fátima será Reinaugurada dia 13 de dezembro na cidade do Crato

 O monumento de Nossa Senhora de Fátima será reinaugurado no dia 13 de dezembro, na cidade do Crato. A estátua, que tem 51 metros de altura, começará a ser montada em novembro.


A nova estátua com semblante de Fátima piedosa leva assinatura do escultor Ranilson Viana 

A imagem anterior de fibra  será substituida e ampliada em mais 6 metros totalizando 51 metros.

A estrutura antiga foi inaugurada em 2014, durante a comemoração dos 250 anos do município. Em fevereiro de 2024, sua reconstrução foi anunciada.

De acordo com a Prefeitura do Crato, as primeiras peças começaram a chegar no início de outubro. As partes da obra estão sendo confeccionadas na cidade de Petrolina, em Pernambuco, pelo escultor Ranilson Viana.

A expectativa é que o desmonte do monumento atual inicie quando a maior parte das peças da nova imagem estiver no Cariri. No novo projeto, a estátua ganhará mais seis metros em relação à atual.