Há 50 anos começava uma tradição : A procissão dos Carros dos romeiros que na época eram inúmeros caminhões paus de arara.
Na realidade a procissão começa com os andores trazidos de suas cidades e aqui concluídos em sua decoração "Pau de arara ( 1990: pau-de-arara) é um meio de transporte irregular que ainda é utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar nos caminhões para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais". Há bem pouco tempo , ainda se utilizava , hoje ainda se registra um pequeníssimo número de caminhões que hoje é considerado "patrimônio imaterial " das romarias .
A romaria aumentou em quantidade de romeiros e também Juazeiro recebe romeiros agora todo tempp, principalmente aos finais de semana e feriados e os transportes são os mais variados como bicicletas, motos, carros de passeios, vans e a a maioria agora vem em ônibus. Ainda se registram muitos grupos que saem dos seus estados a pé.
A procissão os prepara para um circuito por ruas principais da cidade onde os romeiros jogam doces, bombons e até roupinhas de recém-nascidos à população que acompanha todo o passeio. Na rua São Benedito que é principalmente área residencial a população de Juazeiro "agrada o romeiro com garrafas de agua geladinha. Esse é um costume antigo que se reporta aos anos 70 quando a procissão acontecia descendo pela rua Padre Cícero .
A procissão sempre se inicia com a benção dos Padres da Basílica , esse ano com padre Cícero José e padre Felipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário