segunda-feira, 30 de setembro de 2024

XVIII DOS JEJUNO"S de 26 a 31 de outubro

 Estudantes de 99 escolas de Juazeiro do Norte participaram, nessa quinta-feira, 26, da solenidade de abertura da XVIII edição dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte – JEJUNOs. O Ginásio Poliesportivo foi o palco que recepcionou os estudantes/atletas, contando com a presença de mais de 5 mil pessoas.

Com o tema “Fortalecendo a equidade nos Jogos Estudantis”, a celebração estudantil emocionou o público presente com uma abertura marcada por momentos inesquecíveis, como a entrada da Banda Municipal Padre Cícero, entoando canções de cunho esportivo, bem como os hinos das bandeiras. A acolhida de todas as delegações, representando as unidades de ensino, foi feita por alunos que se destacaram nos jogos de 2023.

Houve também o juramento dos professores, estudantes e árbitros. A apresentação de dança do Grupo Suburbanos agitou a juventude na arquibancada, assim como o desfile para a escolha do Rei e da Rainha. Luzianny Pinheiro, da escola Zila Belém, foi consagrada com a coroa do Jejuno’s 2024, juntamente com o rei Gabriel Dias, da Escola Adauto Bezerra.

O ápice do evento foi o acendimento da tocha, que simboliza a chama dos Jogos e dá o pontapé inicial. A estudante Fátima Taynara, da Escola Municipal Antonio Bezerra Monteiro, acendeu a tocha, enquanto a chefe de gabinete, Sandra Cavalcante, declarou abertos os Jogos Estudantis.

O evento que ficou 10 anos sem acontecer e retornou em 2022. “O esporte faz parte do aprendizado desses estudantes. Este momento é único, uma nova geração que vivencia a magia dos Jejunos”, destacou Sandra Cavalcante 

A secretária de Educação, Márcia Franca, e o secretário de Esporte e Juventude, Philippe Agnis, destacaram o quanto vivenciar esses momentos é importante na formação das crianças e adolescentes, e como a parceria entre educação e esporte é necessária. As disputas acontecem até o próximo dia 31 de outubro.
fonnte :caririnoticias

domingo, 29 de setembro de 2024

Eleições em Juazeiro do Norte. Confira as pesquisas previstas para a ultima semana de campanha eleitoral

 Quatro novas pesquisas eleitorais já foram registradas, até a manhã deste domingo (29),  junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e devem ser divulgadas no início da última semana de campanha eleitoral pela Prefeitura de Juazeiro do Norte.


Na próxima terça-feira (1), a Anza Comunicação apresentará seu primeiro levantamento de intenções de votos no pleito eleitoral do município. Assim como o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), que divulgará sua pesquisa na quinta-feira (3). 


A AtlasIntel apresentará uma nova pesquisa na próxima quarta-feira (2). No último levantamento, realizado entre 13 e 18 de agosto, Gledson Bezerra (Podemos) liderava a corrida eleitoral com 54,3% da preferência do eleitor, seguido por Fernando Santana (PT), com 38,1%. Sued Carvalho (UP) apresentou 2,1% das intenções de voto.

Já na quinta-feira (3), o Instituto Opinião apresentará uma nova rodada de intenções de votos. No último levantamento, realizado entre 26 e 27 de setembro, Fernando Santana (PT) estava à frente nas intenções de votos com 49,9%, seguido por Glêdson Bezerra (Podemos) com 37,1%; Sued Carvalho (UP) com 1,9% e Lino Alves (PCO) com 0,7% .

fonte #portalmiseria

sábado, 28 de setembro de 2024

Policia Federal apreende R$500 mil após denuncia em Juazeiro do Norte

 

foto: ASCOM PF 

Nesta quinta feira (26) a Policia Federal apreendeu R$ 500 mil em espécie no Centro de Juazeiro do Norte, após denuncias de transporte irregular de valores. Durante a abordagem, os policiais encontraram a quantia sem justificativa legal com dois suspeitos, que foram levados a PPF para esclarecimentos. A origem e o destino do dinheiro estão sob investigação, com um inquérito aberto para apuração de possíveis crimes  como corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro. 

fonte: site miséria



Divulgada 2ª pesquisa eleitoral do instituto Opinião para Juazeiro do Norte

Neste sábado (28), foi divulgada a 2ª pesquisa eleitoral do Instituto Opinião para a Prefeitura de Juazeiro do Norte.

imagem : nocariritem



Segundo os números da estimulada, Fernando Santana (PT) lidera com 49,9% das intenções de voto, seguido por Glêdson Bezerra (Podemos), com 37,1%. Sued (UP) aparece com 1,9%, e Lino (PCO) tem 0,7%.

A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos.

domingo, 22 de setembro de 2024

O primeiro é quem serve. “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e servo de todos.”Mt 9,35

 

25º Domingo do Tempo Comum

Texto bíblico: Mc 9, 30 – 37                         O primeiro é quem serve.

Data: 22 de Setembro

 

“Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e servo de todos.” (Mc cap. 9, verso 35) Jesus pronunciou estas palavras porque viu, como Deus que era, que os discípulos tinham discutido sobre qual dentre eles era o maior. Em certa ocasião, Tiago e João pediram a Jesus assentarem-se um à sua direita e outro a sua esquerda, tendo sido ambos repreendidos pelo Senhor por causa desta petição estulta.

Não é vício dos tempos que correm quererem os seres humanos serem os primeiros, visto que já encontramo-lo até entre os mais íntimos do filho de Deus. Escreveu São Lucas no capítulo 14 do seu Evangelho que Jesus disse a certos convidados uma parábola porque “notava que eles escolhiam os primeiros lugares.” (Lc 14, 7)

Não havia “um maior” entre aqueles homens, e se porventura, algum deles supunha ser o maior estava enganado, porque todos eram pecadores, todos pó e cinza, e todos precisavam de salvação. Nenhum dentre eles era, pois, o maior, e sua discussão era tão fútil e tola quão fúteis e tolos  eram eles naquele momento.

O único verdadeiramente grande era o que disse: “Quem quiser ser o primeiro seja o último de todos e o servo de todos.” O primeiro era o próprio Jesus, segundo lê-se no Apocalipse: “Eu sou a Alfa e o Ômega, o primeiro e o último.” Os discípulos discutiam sobre quem dentre eles era o maior, mas o maior era aquele que disse ter vindo não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos; o maior era o que “sendo rico fez-se pobre por amor de nós para enriquecer-nos mediante sua pobreza(2Cor 8,9); o maior era o que disse ter vindo do céu a terra para realizar não sua vontade mas a deu seu eterno Pai.

Normalmente os seres humanos aspiram regalias e privilégios, mas Jesus, “sendo de condição divina esvaziou-se de si mesmo e assumiu a condição de servo, humilhando-se até a morte de cruz”(Fp 2, 5 – 7); nós, queremos subir, mas Jesus desceu do céu por causa de nossa salvação; queremos ser servidos, mas Jesus declarou: “Eu porém estou no meio de vós como quem serve, como servo de todos.”

O apóstolo São Paulo compreendeu com perfeição o ensinamento do Senhor Jesus e por isso escreveu: “Fiz-me servo de todos”(1Cor 9, 19) e também: “Nós mesmos somos vossos servos.” (2Cor 4, 5) Se, pois, Cristo, sendo Deus e Senhor, fez-se servo, não queira a criatura ser servida, mas imitando aquele que quis ser de todos servidor, ponha-se a servir e não aspire ser servida.

Infelizmente os homens de hoje fazem muito mais do que apenas discutir para saber quem é o maior. Fosse esse o problema e talvez não estivesse esse mundo a borda do precipício. “Os discípulos discutiam para saber quem era o maior.”  Hoje contudo, observamos que muitos estão dispostos a qualquer negócio, por ilícito e escuso que seja, para ser o maior na empresa, na escola, na universidade, na repartição e inclusive na Igreja, onde a maior ambição dos que ali estão e atuam deveria ser apenas esta: servir do melhor modo ao Senhor Jesus.

Eis que aí estão a história de nossa sofrida pátria e de todas as nações para atestar de quantas coisas nada nobres e bonitas são capazes os que querem ser os primeiros!

A sabedoria evangélica  ensina-nos, todavia, que o local mais seguro para se viver e estar é precisamente o último, o mais obscuro e o mais modesto, aquele que não é pretendido e cobiçado por ninguém. Recorde-se que só a queda de quem está no alto costuma ser fatal. Quem não tem de onde cair, não corre risco de espécie alguma.

No ano de 1954 Getúlio Vargas era o primeiro homem do Brasil a quem muitos serviam, mas se não tivesse sido talvez não teria encerrado a sua peregrinação terrena alvejando-se com um tiro no peito...!

texto de Dom Samuel OSB 

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Juazeiro lembra hoje 50 anos da morte de seu 1º filho a ingressar na aeronáutica

 

O aviador Samuel Wagner Marques de Almeida foi o 1º juazeirense a ingressar na aeronáutica . Nascido em 7 de setembro de 1945 , faleceu num acidente aéreo em 18 de setembro de 1974 . Era filho de José Marques da Silva ( Zeca marques)  e Maria Almeida Marques. Irmão do professor Daniel Walker , José Walter e Jorge Luis , já falecidos, e também do engenheiro Carlos Alberto. O  miséria faz referencia ao ocorrido e traz uma saudosa homenagem em seu site.


fonte: https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/destaques/juazeiro-lembra-hoje-50-anos-da-morte-do-seu-primeiro-filho-a-ingressar-na-aeronautica/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1t6Dz8z0Li9MxBWARfnv74EoKMcHFlyYy9WRJSxAFOuQc2Cx7UFuNDcQk_aem_ek1u3gx9-pYSJhUtI4lVig

Pesquisa eleitoral em Juazeiro aponta empate técnico entre Gledson 43,9% e Fernando Santana 39,4%

 Uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinião e contratada pelo jornal Opinião/CE revela um cenário de empate técnico na corrida pela prefeitura de Juazeiro do Norte. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira, 18 de setembro, mostra o atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) com 43,9% das intenções de voto, enquanto Fernando Santana (PT) aparece com 39,4%.



Na pesquisa estimulado resultado é o seguinte:

Gledson Bezerra ( PODEMOS)  43,9 %
Fernando Santana (PT)               39,4 %
Lino Alves ( PCO)                           1,2%
Sued  Carvalho (UP)                       0,7%
votos brancos e nulos                      4,7%
indecisos ou não responderam     10,0%

O Instituto Opinião entrevistou 800 eleitores entre os dias 13 e 16 de setembro, com uma margem de erro de 3,46% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE–08219/2024.

O levantamento também mostra as intenções de votos na pesquisa espontânea: Neste modelo, os entrevistados devem responder em quem votariam sem que os candidatos que estão concorrendo ao Executivo sejam apresentados pelo entrevistador. Glêdson lidera, com 36%. Na segunda posição, aparece Fernando Santana, com 26,3%. Os outros candidatos, Sued Carvalho e Lino Alves, foram citados por apenas 0,6% dos entrevistados. Votos brancos e nulos representam 4,2% do total. Não sabem ou não responderam, 32,8%. O número elevado indica que, até o dia do pleito, ainda há margem para crescimento das candidaturas.

domingo, 15 de setembro de 2024

Procissão de Nossa Senhora das Dores em 15 de setembro de 2024

A Romaria de Nossa Senhora das Dores, é um período onde todo Nordeste se concentra em Juazeiro do Norte, sendo  a tradicional manifestação da fé da nação romeira que culmina com a procissão da padroeira Nossa Senhora das Dores . Foram dias repletos de milhares de romeiros , muita expressão de fé genuína, vivenciada em  toda cidade . 

Neste domingo 15, dentro da programação, como todo ano,  às 12 horas aconteceu a famosa despedida com a "missa do Chapéu",   e às 17 horas  aconteceu o inicio da  grandiosa procissão que foi encerrada com a benção do Santíssimo e o show pirotécnico que causa sempre muita comoção a todos 
imagens:  grupo filhos da Mãe das Dores 


Um Milagre  do Servo de Deus e da Mãe das Dores 

Sr. Moura de Bezerros agradecendo uma graça: Ao chegar em Juazeiro no dia 12 de setembro agora, a filha casada , sentiu uma dor profunda no abdómen e teve que ser levada a UPA. Da UPA foi transferida para o Hospital São Lucas , onde foi submetida a uma cirurgia , e logo após transferida para o Hospital Regional onde teve que ser atendida já na UTI. Foi entubada. O pai Sr. Moura no momento que a procissão passava na praça ele se ajoelhou piedosamente perante a imagem de Nossa Senhora das Dores pedindo pela saúde da filha. O Padre Cicero José o acolheu com um grande e confortante abraço. Ao mesmo tempo, o esposo que se encontrava no HRC recebia o laudo do médico de que a esposa havia melhorado e já iria descer da UTI. Graça alcançada. Seu Moura motorista retornou agora a noite  para Bezerros . Aqui em Juazeiro permaneceu a paciente,  seus filhos e esposo e a mãe. 




A imagem do Servo do Senhor Padre Cícero no Andor de Nossa Senhora 
show pirotécnico:  Adeus Maria momento de muita emoção 

imagens: Pautilia Ferraz 

 imagem : Mãe das Dores 

5 anos à frente do site www.portaldejuazeiro.com


      Um desafio de manter um arquivo de referencia para toda história de Juazeiro e do Padre Cícero. Mas, também um desejo e empenho em ver essa história crescer e revelar seus frutos numa terra de homens valorosos , de fé e trabalho , de esperança e pulso forte  assim como todo nordestino que se reveste de uma valentia esperançosa, de um orgulho de domar suas adversidades e de um sorriso no rosto  quando agradece a seu Criador.

Hoje dia de encerramento da romaria de Nossa Senhora das Dores.


sábado, 14 de setembro de 2024

50 anos da procissão dos transportes dos romeiros - Uma fé que ilumina todo o Nordeste

 Há 50 anos começava uma tradição : A procissão dos Carros dos romeiros que na época eram inúmeros caminhões paus de arara.

Na realidade a procissão começa com os andores trazidos de suas cidades e aqui concluídos em sua decoração "Pau de arara ( 1990: pau-de-arara) é um meio de transporte irregular que ainda é utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar nos caminhões para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais". Há bem pouco tempo , ainda se utilizava , hoje ainda se registra um pequeníssimo número de caminhões que hoje é considerado "patrimônio imaterial " das romarias . 

A romaria aumentou em quantidade de romeiros e também Juazeiro recebe romeiros agora todo tempp, principalmente aos finais de semana e feriados  e os transportes são os mais variados como bicicletas, motos, carros de passeios, vans e a a maioria agora vem em ônibus. Ainda se registram muitos grupos que saem dos seus estados a pé.

A procissão os prepara para um circuito por ruas principais da cidade  onde os romeiros jogam doces, bombons e até roupinhas de recém-nascidos à população que acompanha todo o passeio. Na rua São Benedito que é principalmente área residencial a população de Juazeiro "agrada o romeiro com garrafas de agua geladinha.  Esse é um costume antigo que se reporta aos anos 70 quando a procissão acontecia descendo pela rua Padre Cícero .

 A procissão sempre se inicia com a benção dos Padres da Basílica , esse ano com padre Cícero José e padre Felipe 








Byke de Rio largo AL
uma grande multidão acompanha todo o cortejo 




moto de PE 














segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Procissão dos Carroceiros completa 52 anos de tradição

 

Procissão dos Carroceiros completa 52 anos de tradição

 A procissão dos Carroceiros  é uma linda homenagem desses trabalhadores  como noitários da Festa da Mãe das Dores  

carro

carroça de Damião Batista (doutor)
  • Família Leandro e Dona Salete Bezerra , filhos e netos 

      

  • Esse momento é sempre coordenada pela Fundação Leandro Bezerra há 52 anos que fundou a União dos Carroceiros.


    Momento da benção da  imagem de Nossa Senhora das Dores concedida pelo Padre Paulo Borges

  • A população prestigia e comparece ao longo dos 2,5 km da Rua São Pedro para aplaudir e ver a imagem da Padroeira sendo levada na já tradicional  , "procissão das Carroças ".

  • Já se percebe que o número de carroças existentes em nossa cidade diminuiu ao longo desse período
  • A tradição vai desde a reunião, onde as famílias e amigos dos carroceiros , se preparam através de um costume de oração e comunhão  e  adornam seus animais e carroças com seus santos de devoção , numa referencia  da "lapinha" ou a sala do santo , com seus oratórios , confirmando  a predição de Padre Cícero onde "Em  cada sala um altar, em cada  quintal uma oficina". 



  • Durante o percurso soltam-se vários fogos, orações e cantos e a população aplaude a passagem do cortejo .