O Grupo Resgatar há 36 anos realiza o evento Malhação do Judas no bairro do Socorro na Praça Conego Climério. Composto incialmente pelo Cicero Feitosa (Mulato) hoje Leriado , Prof Paulo, Paulão , Zé Neto desde menino , hoje Zé Neto fretes e blogueiro do cariri metropolitando, entre outros, se uniram para uma brincadeira do Judas na "pracinha do cemitério " ou Conego Climério.
Pedem "prendas" para fazer o sitio do Judas , que todo ano representa um personagem artístico, ou politico ou que seja "pessoa non grata" ao Juazeiro ou ao país. A partir dai o grupo Resgatar foi se responsabilizando por várias ações de benfeitorias e eventos para a criançada do bairro: Dia das crianças, natal, carnaval, quadrilhas juninas se tornaram ações continuadas e reconhecidas.
Toda sexta feira colocam o boneco do Judas no muro do cemitério para pedir "prendas" aos pedestres que passam para a subida do Horto. "É sempre uma lera" , com os brindes arrecadados se faz o espaço do sitio onde capatazes e comunidade tenta " roubar" botijões de gás, chinelos, roupas, entre outros, e o bairro todo prestigia o evento que dá voz a todos sem distinção para um show de calouros, diga-se de passagem, muito divertido com toda particularidade dos "artistas ".
Em algumas edições contam com algum serviço municipal, outros anos, nenhum órgão se faz presente. Isso não tira o brilho da festa popular e a multidão comparece para inicialmente a meia noite do domingo de páscoa, como um simbolismo entre o religioso e profano, acontecer a explosão do Judas levando a galera a uma catarse geral.
desta forma chegamos aos 36 anos de Malhação do Judas , este ano também publicado no cordel de Cícero Gonçalves , artisticamente o Soneca.
Parabéns ao grupo Resgatar . Aos amigos Cicero , Paulo e toda equipe , nossa gratidão e reconhecimento pelo grande trabalho que acontece no bairro do Socorro nestes 36 anos de garra e respeito pelas tradições culturais da nossa cidade e região. Nossos Parabéns também a TV Padre Cícero ( Bulhões e equipe) que há 25 anos, com um trabalho de excelencia, acompanha e divulga para o Brasil e exterior nossa história e riqueza cultural e está sempre presente desde a missa do Padre Cícero, ao carnaval, batucadas, festividades e história regional e nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário