domingo, 31 de março de 2024

Túmulo da Beata Maria de Araújo novamente violado

 Se faz necessário que a administração do cemitério do Socorro providencie câmeras , pois nem os bronzes contidos nas cruzes, nem outros elementos e agora no externo da parede da Capela onde está demarcado  a memória , e outrora a lápide  do túmulo da Beata Maria de Araújo   aparece violado. Recentemente , dia 17 de janeiro ,o Sr. André Leal que fez uma promessa com a beata  colocou esta placa mencionando uma graça alcançada que ele relatou em livro. 

O que falta pra que dediquemos e transformemos a antiga capela do necrotério  no necessário espaço oficial  para honrarmos e orarmos a Santa Beata Maria de Araújo, transformando-o na Capela/túmulo da Beata ?             
E este espaço s senhores vereadores, e demais  autoridades constituídas, bem fariam se convocassem um plebiscito e votassem pela abertura  do túmulo na parede da capela e exumassem seus restos mortais , pois com certeza no fosso existente teríamos condições de bioquimicamente analisar  esse mistério que macula a nossa história. Os que lutam pela memória da  beata , como o professor Renato Casimiro, Renato Dantas , Claudia Rejane, André de Andrade, Pautilia Araruna, Gomide, grupo candieiros, entre outros, trabalham continuamente 
Façamos justiça a Beata Maria de Araújo.!!!!!

leia mais no portal de juazeiro .com
  TEXTO   

Quem autorizou a destruição do túmulo da beata Maria de Araújo?

Túmulo da beata na Capela do  Socorro
Até hoje não é possível afirmar com absoluta segurança quem foi realmente que deu a ordem para destruição do túmulo da beata Maria de Araújo, construído no interior da Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte. Muitos escritores afirmaram que a ordem teria sido dada pelo bispo do Crato, Dom Francisco de Assis Pires, mas isso não é verdade, como veremos mais adiante. Um documento registrado em cartório afirma que a ordem partiu do vigário de Juazeiro da época, no caso Monsenhor José Alves de Lima. E aí vem a pergunta: o vigário de Juazeiro teria poderes para tal? 
Vamos analisar as duas questões. 

1. Por que não foi Dom Francisco? 
D. Quintino e D. Francisco
Explicação: A destruição do túmulo ocorreu no dia 22 de outubro de 1930.  Porém, naquela data, conforme explica a própria Diocese, a mesma estava vacante. Ou seja, estava sem titular, uma vez que Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva  (Foto 1), seu primeiro bispo,  havia falecido em 29 de dezembro de 1929 e o segundo Bispo de Crato, Dom Francisco de Assis Pires (Foto 2), só foi nomeado em 11 de agosto de 1931, tendo chegado ao Cariri somente em 10 de janeiro de 1932. Assim, seguramente, com base na cronologia, não partiu de nenhum bispo da Diocese de Crato a ordem para violação do túmulo da Beata.
Mons. Sóter e Armando
Enquanto durou a vacância na Diocese do Crato, respondia, como administrador diocesano, Monsenhor Vicente Sóter de Alencar, que era o Vigário-Geral da Diocese. Teria ele poderes para autorizar uma coisa de tamanha responsabilidade? Segundo nos informou o historiador Armando Rafael, chanceler da Diocese do Crato, “pelo Direito Canônico, o Administrador Diocesano não pode, sequer, nomear ou demitir ninguém da equipe anterior, ou – enquanto aguarda a chegada do novo bispo – fazer qualquer modificação na Diocese. O Administrador Diocesano tem poderes limitadíssimos. Eis o que reza o Direito Canônico:
“Cân. 428 – Parágrafo 1. Durante a sé vacante, nada se modifique.
Parágrafo 2. Os que cuidam do governo interino da diocese são proibidos de fazer qualquer coisa que possa de algum modo prejudicar a diocese ou os direitos episcopais; em particular são proibidos eles próprios, e por isso qualquer outro, por si ou por outros de retirar ou destruir documentos da cúria diocesana ou neles modificar qualquer coisa”.

Conforme ainda Armando “Monsenhor Vicente Sóter de Alencar, além de ser um sacerdote culto, equilibrado, bem informado e com fama de santidade, era grande amigo de Padre Cícero. É difícil que fosse autorizar uma coisa de tal envergadura, que feria os foros de civilização e normas do Direito Civil, além de causar profundo transtorno à veneranda figura do seu amigo, o Patriarca de Juazeiro”.

2. Resta, então, a possibilidade de ter sido Monsenhor José Alves de Lima, a qual será agora analisada.  
Mons. Lima e Amália
Explicação: Diz Amália Xavier de Oliveira, em seu livro O Padre Cícero que eu conheci, que “o então vigário de Juazeiro, Monsenhor José Alves de Lima, desejando preparar a Capela do Socorro para ser benta pelo sucessor de D. Quintino, mandou derribar o túmulo (da beata) para deixar igual todo o piso” E diz mais: “Os restos mortais estavam desfeitos no caixão e caíram no depósito que foi logo encerrado”  


Pe. Cícero e a beata
Padre Cicero tinha pela beata Maria de Araújo uma particular consideração, razão por que, quando ela morreu, lhe dedicou uma atenção especial. Mandou abrir-lhe a sepultura no interior da Capela do Socorro e providenciou-lhe um enterro digno de uma pessoa ilustre. Foi realmente um grande e inesquecível cortejo.
Ela morreu no dia 17 de janeiro de 1914, quando estava em curso o movimento sedicioso de Juazeiro, mais conhecido como Revolução de 1914. Um curioso documento particular, registrado em 3 de dezembro de 1930, no Cartório Machado, com o longo título de "NESTE VIDRO DEVIDAMENTE LACRADO SE ACHA TUDO QUE ENCONTROU-SE NOS DESPOJOS MORTAIS DA BEATA MARIA DE ARAÚJO, QUANDO EM 22.10.1930 FOI O SEU TÚMULO ABERTO CLANDESTINAMENTE POR ORDEM DO REVMO. VIGÁRIO DESTA CIDADE MONSENHOR JOSÉ ALVES DE LIMA" diz que o "corpo da beata Maria de Araújo foi trajado no hábito da Ordem Terceira de São Francisco, e foi depositado e trancado a chave em um ataúde de cedro devidamente envernizado a óleo por dentro e por fora e sepultado na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conjunta ao cemitério público, no dia 18 do mesmo mês e ano, sendo acompanhado de grande multidão de pessoas, entre as quais se destacavam o Padre Cicero e importantes vultos políticos do Estado, que se achavam refugiados no Juazeiro". O mesmo documento informa mais adiante que em 22 de outubro de 1930, abriram o túmulo de alvenaria onde estava sepultada Maria de Araújo, e os encarregados do serviço asseveraram que não existiam dentro do túmulo os restos mortais da mesma. A violação do túmulo foi de surpresa, sem preceder autorização legal, sem conhecimento, sequer, do respectivo zelador do cemitério, o senhor Hildebrando Oliveira. Sabendo o Padre Cicero que se estava arrasando o referido túmulo, chamou, rapidamente, ao atual governador da cidade, o farmacêutico Jose Geraldo da Cruz, para conjuntamente com o fotógrafo João Candido e Fontes assistirem ao ato exumatório e mandarem recolher os restos mortais em outro túmulo no cemitério. Esses senhores, sem perda de tempo, foram ao local, encontrando já aberta a sepultura, de momentos. Informou-os o pedreiro de que só existiam ali restos de panos e a madeira do caixão. Examinaram eles o caixão, a sepultura e, também, os escombros atirados para fora onde colheram, apenas, uns escapulários das irmandades de Nossa Senhora das Dores, de Nossa Senhora do Carmo, da Paixão e de outras irmandades e o cordão de São Francisco, e um pedaço de crânio com cabelos, o qual está guardado neste vaso de vidro. A beata Maria de Araújo que em sua vida foi caluniada de toda a sorte, teve ainda depois de morta violado seu tumulo".

Apesar de o evento ter sido testemunhado por um fotógrafo, não existe nenhum registro fotográfico. Agora, é o caso de perguntar: teria mesmo Monsenhor Lima coragem suficiente para assumir tal empreitada? Não existe nenhum documento oficial da Igreja (nada consta no Livro de tombo da Paróquia) ou da Justiça comprovando que ele deu a ordem. Mas o certo mesmo é que alguém mandou destruir o túmulo e o fato se consumou, caracterizando um flagrante abuso de poder, um desrespeito às leis, pois não se faz exumação sem ordem judicial, e um acinte à família da beata, que deveria ter ficado com os restos mortais dela para sepultar em outro túmulo. 
Contudo, o mais incrível é esse fato ter acontecido sem que nenhuma manifestação popular tenha sido registrada, nenhuma autoridade judicial ter protestado, afinal, tratava-se de uma inominável afronta a um ser humano, uma mulher humilde, a beata de Juazeiro, enfim, a mulher que juntamente com o Padre Cícero mudou o rumo desta cidade. 
Generosa e Fátima
É possível que nenhuma revolta tenha ocorrido porque, segundo informa a historiadora Generosa Ferreira Alencar, em seu livro Homens e fatos na história do Juazeiro, em coautoria com Fátima Menezes, a violação do túmulo ocorreu enquanto Juazeiro vivia dias agitados, em meio à Revolução de 30, estando a cidade repleta de militares da força federal. Portanto, qualquer levante popular seria facilmente reprimido pela força militar. 
Isso alivia, mas não justifica. Será que não foi justamente aproveitando essa circunstância que Monsenhor Lima agiu? Na verdade, diante da consumação do fato Juazeiro foi covarde naquele tempo. Pois, por muito menos, os juazeirenses deram em outras oportunidades demonstração inequívoca de que não toleram injustiças. 

Eis que Ele ressuscitou ! Domingo de Páscoa

 

DOMINGO DE PÁSCOA

 

31 de março

Texto Bíblico: Jo 20, 1 – 9.

 

Quando Maria de Magdalena chegou ao túmulo onde o corpo do salvador fora depositado naquele já bem distante alvorecer do primeiro dia da semana,  e viu que a pedra tinha sido removida,  nem lhe passou pela cabeça que o Senhor Jesus ressuscitara, e por isso o que disse a Pedro e a João foi: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o puseram.”

No que diz respeito a ressurreição de um modo geral, devemos pensar em primeiro lugar no que acerca deste transcendente mistério de nossa fé lemos em alguns escritos do Antigo Testamento. Lê-se no livro de Daniel que “os que dormem no pó da terra ressurgirão.” (Dn 12, 2) Admiráveis e claríssimas são as seguintes palavras que encontramos no livro do profeta Isaías: “Os teus mortos ressuscitarão.” Em Oséias lemos esta confissão explícita: “No terceiro dia nos ressuscitará.” É ainda o Antigo Testamento que nos dá notícia de dois mortos que ressuscitaram. Lemos no segundo livro dos Reis que o profeta Eliseu ressuscitou o filho da Sunamita, e que um morto depositado no sepulcro onde jaziam os ossos do profeta, tendo entrado em contato com eles, voltou a vida.

O Senhor Jesus que disse em certa ocasião: “Eu sou a Ressurreição”, durante a sua vida terrena, consoante os relatos evangélicos, para provar com obras a veracidade de sua palavra, ressuscitou três pessoas que a morte colhera: seu amigo Lázaro, o filho da viúva de Naim e a jovem filha de Jairo.

O autor dos Atos dos Apóstolos nos conta que o apóstolo Pedro ressuscitou Tabita em Jope e Paulo ao jovem Êutico em Trôade.

A ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo constitui o acontecimento máximo da chamada história da salvação, o evento culminante que deu um novo sentido a história humana, a grande e incontestável prova de que Jesus era mesmo o que ele tantas vezes disse ser.

Quando Jesus ressuscitou dos mortos, cumpriram-se muitas profecias antigas do Antigo Testamento. Ao ressuscitar, ele venceu a temida morte e renovou a vida, dando ao pobre e confuso gênero humano a certeza de que a vida não termina com a morte, e que se é certo que nascemos para morrer, morremos para ressuscitar, como ele ressuscitou dos mortos.

Todos haveremos de ressuscitar quando aquele que ressurgiu glorioso do sepulcro na manhã do primeiro dia da semana aparecer no céu revestido de majestade e esplendor divino para o final acerto de contas com todos os seres humanos. Toda a pregação dos apóstolos depois que o Senhor saiu vitorioso do sepulcro versou fundamentalmente sobre esta inefável e consoladora verdade de nossa santa fé. Leiamos qualquer uma das pregações de Pedro ou Paulo registradas nos Atos e verificaremos que em todas elas os dois insistem sobretudo neste ponto: Cristo ressuscitou!

A mesma coisa achamos nos documentos apostólicos  chegados até nós: não há um só que não trate do mistério da ressurreição. O que foi suspenso na cruz e nela expirou, ressurgiu glorioso das trevas do sepulcro e da morte.

Eis a alegre nova que hoje a Igreja nos anuncia, alegre porque seu divino esposo que a ama  e a quem ela ama muitíssimo, venceu a morte ressuscitando. Para todos brilhou a divina luz inapagável da esperança, porque aquele que disse: “eu sou a ressurreição”, verdadeiramente ressuscitou. Aleluia. Amém.

quinta-feira, 28 de março de 2024

Iniciados os trabalhos de restauração do Teatro Marquise Branca

 Em menos de 10 dias da assinatura da ordem de serviço, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, deu início à restauração do prédio do Teatro Marquise Branca, ampliação de salas para oficinas e requalificação da praça. A assinatura da ordem de serviço foi realizada no último dia 18, pelo Prefeito Glêdson Bezerra, pela secretária Municipal de Educação, Pergentina Jardim, e pelo titular da Cultura, Vandinho Pereira. O espaço terá cogestão entre as duas secretarias.



A previsão de execução das intervenções é de 12 meses. O projeto envolve espaços para oficinas, refeitório, pátio coberto, área de convivência, além do teatro e a inserção de rampa de acessibilidade. Nesse primeiro momento estão sendo efetuados o processo de retirada de materiais, entulhos, e preparação do terreno.

No equipamento, que está fechado desde setembro de 2019, funcionará a Escola Municipal de Arte, tendo investimento oriundo de recursos próprios do município. A titular da Educação ressalta que através do Programa Educa Juazeiro o estímulo à arte é uma das iniciativas que vem sendo desenvolvida na rede municipal de ensino.

O prédio foi inaugurado em 1928, no último ano da administração de Padre Cícero como Prefeito da Cidade, para servir a Juazeiro como matadouro público, funcionando para tal fim até a década de 1970.

"Este é mais um prédio que estava abandonado e será revitalizado," afirmou Gledson.

fonte: ASCOM /PMJN

segunda-feira, 25 de março de 2024

Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) da região do Cariri funcionará no Hospital Regional do Cariri.

 O Governo do Ceará entregou, nesse sábado (23 de março de 2024), o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) da região do Cariri. O setor, responsável pelo atendimento dos indivíduos com condições clínicas especiais, fica no Hospital Regional do Cariri (HRC). A solenidade foi comandada pelo governador Elmano de Freitas.


Ele salientou os avanços na saúde para a população do Cariri com a chegada do Crie. “Anos atrás o povo dessa região precisava ir até Fortaleza para receber esse tipo de atendimento. Hoje, o povo do Cariri é recebido no HRC com dedicação e muita qualidade. É uma conquista muito importante. Vamos continuar com esse bom trabalho na área da saúde”.

O serviço funcionará com uma equipe exclusiva, de segunda a sábado, das 8h às 17h. Ao todo, são três enfermeiros e dois técnicos de enfermagem trabalhando no local. A chegada do Crie fortalece o Programa de Imunização Nacional, política pública fundamental para a sociedade.

Entre as mais de 50 indicações para vacinas no Crie, estão pacientes com doenças crônicas congênitas ou adquiridas que comprometem o sistema imunológico, como HIV/aids, câncer, cardiopatia, diabetes mellitus e hipertensão, além de pessoas transplantadas.

“Estamos muito felizes com essa conquista, pois é esse o compromisso do Governo do Ceará: fortalecer a descentralização e a regionalização do serviço de saúde”, comento a titular da Secretaria da Saúde (Sesa), Tânia Mara Coelho.

Além do Crie do Cariri, a Sesa possui outras três unidades: Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), a primeira a funcionar no estado, outra no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e a terceira, também recentemente inaugurada, no Hospital Regional Norte, em Sobral.

fonte: gazetadocariri.com

domingo, 24 de março de 2024

180 anos do Padre Cicero - 42ª semana do Padre Cícero

 Há 42 anos existe a programação da semana do Padre Cícero. Iniciada pela professora Nair Silva que a meia noite juntava-se com alguns amigos para uma serenata aos pés do Padim, na estátua do àtrio da capela do Socorro. 


o Bolo com 600kl 
Bolo dos Salesianos 







Como acontecia  à meia noite do dia 24 , além da seresta vinha o Caldo pra animar os seresteiros participantes. Tivemos tempo 
(década de 70) em que balões também iluminavam essa noite.

Amplia-se então a festa com o famoso " bolo das gêmeas ," as irmãs Cicinha e Romana , afilhadas do Padre Cícero e a festividade vai tomando uma grande proporção inclusive , surge uma nova data de romaria, pois a data também é sempre próxima da semana santa.

Hoje,   a festividade tem uma programação arrojada, onde o caldo da Nair distribuiu cerca de 5.000 copos de caldo , de sabores variados , várias famílias e instituições participam das festividades e partilham vários bolos decorados e temos o imenso bolo que este ano de 2024  contou com 600 kl , ou seja, mais de meia tonelada , e que é sempre distribuído  após  o show pirotécnico e o canto de parabéns a meia noite do dia 24.


Vários artistas locais e nacionais se apresentam no grande palco . O espaço é decorado e ocupado pelos devotos do Padim. 

 E viva meu Padim Ciço Romão.!!!!!

sexta-feira, 22 de março de 2024

Crônica escrita por Daniel Walker há 30 anos por ocasião dos 150 anos do Padre Cícero

 








A nossa homenagem ao Padre Cícero que tanto foi registrado pelo professor  Daniel Walker que movido  pelo pela fé e pelo espirito da pesquisa e descortinar da história , se dedicou profunda e sabiamente sobre o Juazeiro e precisamente , escreveu várias obras sobre o Padre Cícero.
E viva meu Padim nos seus 180 anos de vida , história e fé!!!!

quinta-feira, 21 de março de 2024

Ceará tem duas cidades com a pior cobertura de saneamento básico do país; entenda

 

Dados do Instituto Trata Brasil divulgados nesta quarta-feira (20) apontam que o Brasil ainda está longe de atingir a meta de universalização do saneamento para toda a população. Juazeiro do Norte e Caucaia se destacam no Ceará.


Juazeiro do Norte e Caucaia são as piores cidades do Ceará em relação à cobertura de saneamento básico.

 Ceará

Por g1CE

 

Cagece e Ambiental Ceará querem aumentar redes de esgoto na RMF de Fortaleza e do Cariri — Foto: Esdras Nogueira/Ambiental Ceará.

Cagece e Ambiental Ceará querem aumentar redes de esgoto na RMF de Fortaleza e do Cariri — Foto: Esdras Nogueira/Ambiental Ceará.

Juazeiro do Norte e Caucaia são as piores cidades do Ceará em relação à cobertura de saneamento básico.

A primeira cidade, localizada no Cariri cearense, tem 23,41% de cobertura. A segunda, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem um índice de 38,41%.

LEIA TAMBÉM:

Os dados do Instituto Trata Brasil foram divulgados nesta quarta-feira (20) e apontam que o Brasil ainda está longe de atingir a meta de universalização do saneamento para toda a população.

Os números de Fortaleza mostram que a capital tem 62,85% de cobertura - um pouco acima de Juazeiro e Caucaia, que estão no ranking das 20 cidades mais mal colocadas quando se trata de saneamento.

Ranking dos 10 piores municípios em saneamento básico em 2024
Nota2,242,242,152,151,981,981,941,941,81,81,621,621,491,491,31,31,271,271,121,12Betim (MG)Contagem (MG)São Luís (MA)Juazeiro do Norte (CE)Macapá (AP)Porto Velho (RO)Santarém (PA)Rio Branco (AC)São Gonçalo (RJ)Várzea Grande (MT)00,511,522,5
Rio Branco (AC)
1,3
Fonte: SNIS

A primeira cidade, localizada no Cariri cearense, tem 23,41% de cobertura. A segunda, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem um índice de 38,41%.


Os dados do Instituto Trata Brasil foram divulgados nesta quarta-feira (20) e apontam que o Brasil ainda está longe de atingir a meta de universalização do saneamento para toda a população.

Dados da pesquisa “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Ceará” do Instituto Trata Brasil revelam o seguinte:

  • A ausência de coleta de esgoto traz problemas à saúde, com a incidência das doenças de veiculação hídrica e as enfermidades transmitidas por mosquitos;

  • As doenças causadas pela falta de água tratada e ausência do sistema de coleta e tratamento de esgoto acarretam prejuízos financeiros, com despesas privadas e públicas de saúde; e também prejudicam o mercado de trabalho, com o afastamento das pessoas de suas atividades profissionais;

  • Trabalhadores que residem em áreas sem saneamento básico têm a
  • saúde mais precária e, com isso, acabam tendo um desempenho produtivo pior no mercado de trabalho e menos sucesso na carreira profissional. Isso acarreta, ainda, a diminuição da renda que eles podem obter;

  • Uma residência construída em área com saneamento básico, e devidamente conectada à rede de distribuição de água tratada e ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, tem o valor elevado em mais de 35%, em comparação com as que não são ligadas a esses sistemas, de acordo com os dados da pesquisa do Instituto Trata Brasil;

  • A degradação ambiental causada pela falta de um sistema de coleta e tratamento de esgoto afasta os turistas, reduzindo as oportunidades de geração de negócios, emprego e renda nesse setor;

  • A expansão do saneamento resulta em investimentos na construção
    • civil, que geram empregos diretos, indiretos e induzidos.

    • Os números de Fortaleza mostram que a capital tem 62,85% de cobertura - um pouco acima de Juazeiro e Caucaia, que estão no ranking das 20 cidades mais mal colocadas quando se trata de saneamento.
Ranking dos 10 piores municípios em saneamento básico em 2024

 Ceará

Por g1CE

 

Cagece e Ambiental Ceará querem aumentar redes de esgoto na RMF de Fortaleza e do Cariri — Foto: Esdras Nogueira/Ambiental Ceará.

Cagece e Ambiental Ceará querem aumentar redes de esgoto na RMF de Fortaleza e do Cariri — Foto: Esdras Nogueira/Ambiental Ceará.

Juazeiro do Norte e Caucaia são as piores cidades do Ceará em relação à cobertura de saneamento básico.

A primeira cidade, localizada no Cariri cearense, tem 23,41% de cobertura. A segunda, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem um índice de 38,41%.

LEIA TAMBÉM:

Os dados do Instituto Trata Brasil foram divulgados nesta quarta-feira (20) e apontam que o Brasil ainda está longe de atingir a meta de universalização do saneamento para toda a população.

Os números de Fortaleza mostram que a capital tem 62,85% de cobertura - um pouco acima de Juazeiro e Caucaia, que estão no ranking das 20 cidades mais mal colocadas quando se trata de saneamento.

Ranking dos 10 piores municípios em saneamento básico em 2024
Nota2,242,242,152,151,981,981,941,941,81,81,621,621,491,491,31,31,271,271,121,12Betim (MG)Contagem (MG)São Luís (MA)Juazeiro do Norte (CE)Macapá (AP)Porto Velho (RO)Santarém (PA)Rio Branco (AC)São Gonçalo (RJ)Várzea Grande (MT)00,511,522,5
Porto Velho (RO)
1,62
Fonte: SNIS

Universalizar o saneamento básico significa garantir acesso à coleta e ao tratamento de esgoto para todas as pessoas. Pelo menos 100 milhões de habitantes - cerca de 44,2% - do país não têm sistema de esgoto funcionando, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS 2021.

Conforme já publicado pelo g1, o investimento em saneamento básico pode gerar ganhos sociais de R$ 15 bi em dez anos, no Ceará.


Dados da pesquisa “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Ceará” do Instituto Trata Brasil revelam o seguinte:


A ausência de coleta de esgoto traz problemas à saúde, com a incidência das doenças de veiculação hídrica e as enfermidades transmitidas por mosquitos;


As doenças causadas pela falta de água tratada e ausência do sistema de coleta e tratamento de esgoto acarretam prejuízos financeiros, com despesas privadas e públicas

 de saúde; e também prejudicam o mercado

 de trabalho, com o afastamento das pessoas de suas atividades profissionais;


  • produtivo pior no mercado de trabalho e menos sucesso na carreira profissional. Isso acarreta, ainda, a diminuição da renda que eles podem obter;
  • Uma residência construída em área com saneamento básico, e devidamente conectada à rede de distribuição de água tratada e ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, tem o valor elevado em mais de 35%, em comparação com as que não são ligadas a esses sistemas, de acordo com os dados da pesquisa do Instituto Trata Brasil;
  • A degradação ambiental causada pela falta de um sistema de coleta e tratamento de esgoto afasta os turistas, reduzindo as oportunidades de geração de negócios, emprego e renda nesse setor;
  • A expansão do saneamento resulta em investimentos na construção civil, que geram empregos diretos, indiretos e 
    • produtivo pior no mercado de trabalho e menos sucesso na carreira profissional. Isso acarreta, ainda, a diminuição da renda que eles podem obter;
    • Uma residência construída em área com saneamento básico, e devidamente conectada à rede de distribuição de água tratada e ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, tem o valor elevado em mais de 35%, em comparação com as que não são ligadas a esses sistemas, de acordo com os dados da pesquisa do Instituto Trata Brasil;
    • A degradação ambiental causada pela falta de um sistema de coleta e tratamento de esgoto afasta os turistas, reduzindo as oportunidades de geração de negócios, emprego e renda nesse setor;
    • A expansão do saneamento resulta em investimentos na construção civil, que geram empregos diretos, indiretos e induzidos.

    Trabalhadores que residem em áreas sem saneamento básico têm a saúde mais precária e, com isso, acabam tendo um desempenho