A Escola de samba Unidos de Padre Miguel é a campeã da Série Ouro e desfilará no Grupo Especial em 2025.
UPM, como a Vermelha e Branca é conhecida, tinha ficado em 2º lugar no ano passado. Enredo sobre Padre Cícero e a fé do povo nordestino foi premiado com o acesso à elite do samba.
Como canta o samba, “os anjos disseram amém” nesta quarta-feira (14) e abençoaram a Unidos de Padre Miguel, campeã da Série Ouro de 2024, e vai desfilar pela primeira no Grupo Especial em 2024.
A UPM, como a Vermelha e Branca da Zona Oeste do Rio de Janeiro é conhecida, homenageou Padre Cícero e a fé do povo nordestino.
A Padre Miguel chegou a sair na 1ª divisão do carnaval em 1972, no então chamado Grupo 1, e ficou em último. Em 1990, a elite foi rebatizada para Grupo Especial.
O desfile
A Unidos de Padre Miguel foi a 5ª escola do 2º dia da Série Ouro, no sábado (10). No enredo “O redentor do sertão”, os carnavalescos Lucas Milato e Edson Pereira se fiaram na figura de Padre Cícero para mergulhar no imaginário místico popular do povo nordestino.
A comissão de frente representou o nascimento do menino Cícero, que para muitos era Deus voltando à Terra. No tripé, surgia uma mãe com uma criança nossa braços.
O Boi Vermelho da Zona Oeste desfilou com três alegorias e dois tripés, sendo um da comissão de frente. No abre-alas, a escultura de Padre Cícero chamou atenção pelo tamanho, traços e movimento.
O carnavalesco da Padre Miguel, Lucas Milato falou à Band Rio sobre a mensagem do enredo deste ano. A imponência, segundo ele, foi a marca do desfile da escola.
“Quando Padre Cícero entendeu a missão dele de cuidar do povo sertanejo…Quando ele estava assistindo a uma missa, ele cochilou e teve um sonho. Nesse sonho ele estava na mesa da Santa Ceia junto de Jesus e os 12 apóstolos e Jesus deu a ele a missão de cuidar do povo nordestino. A partir desse sonho ele entendeu que tinha a missão de cuidar do povo sertanejo”. Considerado um santo para muitos nordestinos, Padre Cícero foi um dos religiosos mais importantes da história do nordeste brasileiro, exercendo grande influência sobre a vida social e política da região.
Enredo: “O redentor do sertão”
Ciço, O Crato crê no seu destino
Ao ver nascer o Deus menino
A esperança do Sertão
É isso, e muito mais que o povo fala
Abre a janela, varre a sala
Pra receber Ciço Romão
O Cariri do solo mais rachado
Viu no seu predestinado
Que o cabra era santo
Foi ordenado por ensinamento
Entregou seu sentimento
Contra a fome e o quebranto
E feito espelho viu a luz no Juazeiro
Sentado à mesa na partilha do amor
Era o chamado ao Jesus mais brasileiro
Dizia o povo: Meu Padim é o salvador!
E feito espelho viu a dor do sertanejo
Sentado à mesa onde a seca foi morar
Enfrenta a peste, vence o medo, bicho-homem
Pois a fé do nordestino nada pode controlar
Um grande caos
Ouço gritos da varanda
Na Revolta, sarabanda
Dos profetas e homens maus
Não veio a chuva
Mas crendice é o que chovia
Quando a hóstia pra Maria
Em sangue se derramou, ô ô
Chegou o Redentor da Zona Oeste
Traz um tanto do Nordeste
E tem o encanto popular
Em romaria das candeias e das dores
Vou curar os dissabores
Pra vitória alcançar
Meu Boi Vermelho, o milagreiro vem
Traz o milagre pra Vila Vintém
De toda maneira na quarta feira
Que os Anjos digam amém
fonte: band, G1,
Nenhum comentário:
Postar um comentário