Diante do cenário climático e do prognóstico de seca para 2024, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está intensificando as obras de ampliação e implantação dos Distritos de Medição e Controle (DMCs), no município de Juazeiro do Norte.
O projeto possui investimento de R$ 115 milhões e tem como objetivo garantir a segurança hídrica da população e promover maior controle e redução de perdas na distribuição de água.
Nesta semana, o projeto entra em uma nova fase: os injetamentos, que consistem na interligação da rede de água construída com a rede da Cagece, dando início ao serviço de distribuição de água. Para realizar esse procedimento, o sistema de abastecimento de localidades próximas às obras é suspenso por algumas horas, sendo avisado previamente à população do local, órgãos municipais e imprensa.
“As novas redes implantadas e as redes existentes trabalham em conjunto, e para realizar o serviço de injetamento são programadas paralisações no sistema, pois os procedimentos de solda de eletrofusão e termofusão só funcionam sem a presença de água nas tubulações”, explica o engenheiro da obra, David Macedo.
Após a finalização dos serviços, o abastecimento é retomado de forma imediata, tendo seu equilíbrio total em até 48 horas. Até o dia 2 de dezembro, as obras serão realizadas nos bairros Limoeiro, Timbaúbas, Centro e Santa Tereza.
Até o momento já foram implantados 85% da nova rede de água, e mais de 4 mil pessoas já foram ligadas gratuitamente à rede. Quando finalizado, o projeto beneficiará cerca de 500 mil pessoas, incluindo a população flutuante.
Sobre o projeto
A principal obra estruturadora de reservação, consiste na implantação de dois reservatórios metálicos, que totalizam um aporte 25 mil m³, ambos estão localizados na sede da Cagece, em Juazeiro do Norte. A previsão de conclusão da montagem das estruturas é para dezembro deste ano.
fonte: gazetadocariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário