O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria suspendendo os processos de autorização de novos cursos a distância em 17 áreas, abrangendo Direito, Medicina e todas as licenciaturas. Essa medida vem após uma explosão do ensino superior não presencial no Brasil, com um aumento de 700% no número de graduações entre 2012 e o ano passado. A medida impacta, principalmente, a área da saúde.
O que aconteceu
A medida suspende por 90 dias os processos de autorização de cursos e credenciamento de instituições de ensino superior na modalidade EaD. A portaria que trata do assunto foi publicada nesta quinta-feira (30) no DOU (Diário Oficial da União)… - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/11/30/mec-suspende-processo-autorizacao-cursos-a-distancia.htm?cmpid=copiaecola
A portaria, divulgada em 29 de novembro, é resultado de uma consulta pública realizada neste mês pelo MEC. Importante destacar que a suspensão não afeta graduações que já estão em funcionamento. Os processos em andamento para novos cursos a distância nas seguintes áreas foram interrompidos:
— Biomedicina;
— Ciências da Religião;
— Direito;
— Educação Física;
— Enfermagem;
— Farmácia;
— Fisioterapia;
— Fonoaudiologia;
— Geologia/Engenharia Geológica;
— Medicina;
— Nutrição;
— Oceanografia;
— Odontologia;
— Psicologia;
— Saúde Coletiva;
— Terapia Ocupacional;
— Licenciaturas em qualquer área.
A discussão sobre a qualidade do ensino a distância, especialmente em cursos de formação de professores, tem sido um ponto de atenção, e a suspensão busca uma análise mais aprofundada desses processos.
fonte: uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário