A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) firmaram uma parceria para a criação do curso de Piscicultura no Cariri. O curso será destinado para pequenos produtores e agricultores familiares da região do Cariri cearense. O Ministério vai investir R$ 1,7 milhão no curso para revitalização de ambientes e aquisição equipamentos. A UFCA pretende, ainda, recuperar 25 tanques e instalar sistemas de aquaponia no campus.
As atividades não têm previsão para serem iniciadas.
Se tratando de sistema agroalimentar para agricultores de base familiar que trabalham com a piscicultura e aquaponia em ambientes controlados, o curso será o primeiro projeto de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia na área. Para o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, é de suma importância o desenvolvimento de tecnologia e inovação.
“São atividades como estas que estimulam os arranjos locais, movimentam a economia solidária e criam ciclos promissores de negócio”, destaca o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário