Com o objetivo de trazer uma releitura contemporânea ao debate sobre os restos mortais da Beata Maria de Araújo o grupo @Candieiros preparou um documentário contando com a participação dos cientistas, memorialistas, estudiosos sobre esta temática. O evento aconteceu no auditório da casa de Saberes Daniel Walker e uniu muitos adeptos nessa empreitada.
O documentário traz uma linguagem didática e "limpa" que de forma envolvente nos provoca sobre a presença da Beata Maria de Araújo e seu protagonismo na história de Juazeiro que junto ao Padre Cícero vivencia o grande Milagre acontecido por diversas vezes sob olhares da população e após de comissões diocesanas.
O evento iniciou-se com todos acompanhando o artista Carlos Gomides com o bendito Sobre " Onde está?, onde está?, nossa Santa Beata onde está ? " após Álisson Flor e Kaevora da equipe apresentam o projeto e exibem o documentário /resgate encantando a plenária, que após no momento do debate, elogiou a iniciativa, sugerindo que pela importância do tema e pela linguagem, seja utilizada como elemento de discussão em salas de aula e conhecimento pelos educadores do município entre outros.
Mesmo assim, essa temática que ainda é um grande enigma na História de Juazeiro pois, o túmulo da beata Maria de Araújo ficava do lado direito da capela do Socorro quase na entrada da porta e atraiu as primeiras romarias em Juazeiro e foi violado pelo então Monsenhor Jose Alves de Lima .( O documentário "Violação do corpo da Beata" produzido pelo coletivo candieiros pode ser acessado no https://youtube.com/@candieiros_of .
Nenhum comentário:
Postar um comentário