sexta-feira, 7 de julho de 2023

Reforma tributária: por que o IVA é visto como um imposto 'moderno'?

 

Reforma tributária: por que o IVA é visto como um imposto 'moderno'?

Além da maior simplificação do modelo tributário nacional, imposto evita que a cobrança seja cumulativa ao longo da cadeia de produção.



A implementação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, um dos principais pontos de discussão da reforma tributária, deve trazer uma maior simplificação do sistema tributário nacional no longo prazo, dizem especialistas. A proposta deve começar a ser votada nessa quinta-feira (6) na Câmara dos Deputados.


O modelo de cobrança, que visa unificar tributos sobre o consumo e evitar a bitributação (pagamento de imposto sobre imposto), é visto como "moderno" pelo mercado — e, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pelo menos 174 países já adotavam um imposto do tipo até o final do ano passado.

Ainda assim, o tema continua a divergir opiniões entre especialistas, que ainda aguardam a definição de uma alíquota para avaliar a efetividade do IVA e eventuais benefícios para o país.

Entenda abaixo por que o IVA é visto como um imposto moderno e quais mudanças sua implementação deve trazer para o sistema tributário brasileiro.

O que é o IVA e quais mudanças ele vai trazer?

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) nada mais é do que a unificação dos tributos sobre consumo. No caso brasileiro, a reforma tributária atualmente em debate propõe um IVA dual — dois tributos principais que serviriam para unificar cinco tributos já existentes. Veja abaixo:



Como ficam os impostos com a reforma tributária — Foto: Arte g1

Nenhum comentário: