Foram três anos de espera por causa da pandemia, mas a Providência Divina não deixou o propósito enfraquecer. E na preparação silenciosa e orante a Romaria do Apostolado da Oração do Nordeste continuou viva e ganhou forma nesta sexta-feira, 28 de abril, quando as primeiras caravanas começaram a chegar nos arredores da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores.
De dioceses diferentes, com sotaques e experiências pastorais próprias, dirigentes, associados e zeladores (entre bispos, padres, religiosos, seminaristas e fiéis leigos) estão unidos numa mesma intenção: dar glórias ao Sagrado Coração de Jesus e renovar o compromisso de “soldados de Cristo” impulsionados pelo testemunho do Padre Cícero Romão Batista que viveu a devoção e a propagou especialmente no seio das famílias.
“Juazeiro do Norte, desde a chegada do Padre Cícero, foi um local de incentivo ao Sagrado Coração de Jesus. É um momento de fortalecimento e de convivência que vai ajudar muito no dinamismo do Apostolado da Oração, especialmente aqui, onde a gente já percebe um ingresso de muitas pessoas, especialmente dos jovens”, considerou Padre Adelino Dantas, vigário-geral e diretor espiritual do Apostolado da Oração na Diocese de Crato.
Acompanhada por Dom Paulo Romeu Dantas, bispo de Jequié-BA e referencial no Brasil para o Apostolado da Oração, a missa de acolhida às caravanas foi rezada na noite desta sexta (28) pelo Padre Eliomar Ribeiro, diretor nacional do AO, concelebrada por padres da Diocese de Crato e outros sacerdotes romeiros (após a Eucaristia, eles atenderam confissões durante o Momento Penitencial, organizado na Capela do Encontro).
“É uma alegria estarmos em Juazeiro e ver essa força, essa vontade do povo de fazer essa romaria. Nós estamos esperando 15/20 mil pessoas que vão chegando do Nordeste todo, do Sudeste e até do Sul do país”, disse Padre Eliomar.
Esta é a primeira vez que o Apostolado da Oração presente no Nordeste se organiza em romaria para Juazeiro do Norte. A preparação dela começou há quase cinco anos, mas foi adiada nos últimos três por causa da pandemia.
Até o próximo domingo (29), a programação contará com celebrações, momentos oracionais, formações e visitas a igrejas e monumentos religiosos.
“Relíquia do Coração de Jesus”
Fundado em Itu pelo padre Bartolomeu Taddei, no dia 1º de outubro de 1871, o Apostolado da Oração, além da missão de rezar pelas necessidades da Igreja e do mundo e difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, é testemunho de perseverança e religiosidade, seguindo as orientações do Papa [Fonte: Vatican News PT].
Para o diretor espiritual, Padre Eliomar, o Apostolado da Oração é a “relíquia do Coração de Jesus”. A inspiração veio enquanto celebrava na Capela de Santa Margarida Maria, pertencente à Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte. Ao contemplar uma relíquia da Santa, que ele trouxe de São Paulo, o sacerdote intuiu: “Esse grupo, hoje serviço eclesial, nascido há 179 anos, nasce com jovens com o desejo de oferecer a vida pela missão. E essa é a missão que nós temos na Igreja, por isso apostolado da oração. A disponibilidade apostólica é, em primeiro lugar, se oferecer pelo bem da humanidade”.
fonte: maedasdoresjuazeiro.com/postagens Patrícia Mirelly - Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário