SSPDS e Seduc se reúnem para alinhar estratégias de segurança para as escolas
Com o objetivo de alinhar protocolos de atendimentos e discutir estratégias de segurança voltadas para ocorrências relacionadas a ameaças a escolas, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, e a secretária da Educação, Eliana Estrela, se reuniram, na manhã desta quarta-feira (12), com representantes dos dois órgãos na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).
Durante o encontro foram discutidos o reforço na segurança das escolas e a adoção de estratégias para coibir possíveis ocorrências relacionadas a supostas ameaças em instituições de ensino. Na ocasião, foi deliberada ainda a criação de uma cartilha com o intuito de abordar orientações relacionadas ao assunto, com foco nos responsáveis por unidades de ensino, familiares de alunos e estudantes. O conteúdo da cartilha já foi deliberado, na tarde de hoje, dia 12, por um grupo de trabalho que envolve SSPDS, Seduc, Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
De acordo com o secretário Samuel Elânio, é importante destacar que tanto a Polícia Militar, quanto a Polícia Civil, estão com ações efetivas em curso para prevenir e reprimir qualquer crime que tenha como alvo a comunidade escolar. “A PM tem visitado unidades de ensino, conversado com diretores e feito pontos-bases (PBs) de viaturas em frente a escolas públicas e particulares. Já a Polícia Civil está atuando nas investigações e levantamentos de inteligência com foco, principalmente, em supostas ameaças feitas pela internet. É muito importante que as pessoas não repassem informações sem confirmação, as fake news. Isso atrapalha o trabalho da polícia, além de ser crime”, frisou o titular da SSPDS.
Amanhã, quinta-feira, dia 13, será realizada nova reunião com representantes da SSPDS, Seduc, PMCE, PC-CE, Supesp, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
Nenhum comentário:
Postar um comentário