12 quilômetros. Essa é a distância que Nycollas Guarinho percorria, todos os dias, de ônibus escolar para estudar. No caminho, passava por diversas propriedades rurais e pode ver, com os próprios olhos, a dificuldade que pequenos agricultores têm para trabalhar no período da seca.
Aluno da Escola de Ensino Profissional Guilherme Teles Gouveia, localizada no município de Granja, no Ceará, ele foi incentivado pela matéria de Empreendedorismo a pensar soluções sustentáveis que contribuíssem com a comunidade e não exitou em criar uma inovação que ajudasse a esses pequenos agricultores, que não têm condição de investir em uma bomba de irrigação convencional devido ao seu alto custo.
Assim surgiu a Irriga PET, solução que utiliza, basicamente, garrafas PET e canos de PVC usados para construir uma bomba de irrigação de baixo custo, que garante que os pequenos agricultores possam plantar o ano todo.
Com custo aproximado de R$ 100, o protótipo da inovação demorou cerca de 3 meses para ser planejado e construído. No processo, Nycollas contou com a ajuda de uma colega de classe, Ana Beatriz Sousa, e do professor de Física André Luiz Rocha, que ajudou o jovem a replicar algumas dinâmicas físicas – como a dos capacitores em equipamentos elétricos para armazenar e liberar energia, por exemplo – que contribuíram para a Irriga PET funcionar.
A ajuda final veio dos próprios agricultores locais, que toparm testar a inovação em campo para saber se ela, de fato, funcionava na prática – e funciona!
Além de ajudar a comunidade, Nycollas também foi premiaado pela iniciativa Ceará faz Ciência, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, que reconhece potenciais cientistas da região. “Eu nunca tinha ouvido meu nome em nada. Ouvir no anúncio de primeiro lugar dessa premiação foi muito gratificante!”, disse ele.
Fonte do post: The Greenest Post
Crédito/fonte da foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário