Carnaval: Padre Cícero "foi advogado” de Lampião em desfile de escola de samba do Rio Imperatriz Leopoldinense
Com enredo intitulado “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, a escola de samba explorou a história de Lampião, contando a morte de Lampião e sua tentativa de "ingressar" no céu ou no inferno. Sendo recusado nestes espaços , acabou no desfile da Imperatriz, que se tornou a Campeã do carnaval do Rio de janeiro em 2023 conquistando 269,8 pontos na avaliação dos jurados.
Durante o desfile que ocorreu na última terça-feira (21), a Verde e Branca de Ramos narrou a vida e a morte do ícone nordestino, em um formato inspirado em cordéis. A apresentação contou com 3 mil componentes, divididos em 24 alas.
No enredo , inspirado em cordeis há a alusão do encontro de Lampião com o Padre Cicero, onde " O jagunço implorou lugar no Céu:
Toda santaria se fez de bedel
Cabra-macho excomungado de tocaia no balão
Nem rogando a Padim Ciço ele teve salvação
Pelos cantos do sertão... Vagueia, vagueia
Tal qual barro feito a mão misturado na areia
Quando a sanfona chora, mandacaru aflora
Bate zabumba tocando no meu coração
Leopoldinense, cangaceiro, a minha escola
Eis o destino do valente Lampião
A filha de Lampião participou no carro alegórico.
Na realidade nenhuma delas estão erradas, tudo depende de como interpretamos os fatos. Lampião de certo tinha atividades fora da lei antes da morte de seu pai, porém essas atividades era intermitente, não era de tempo integral, o mesmo trabalhava como almocreve e outros trabalhos , havia uma intermitência entre as atividades fora da lei e seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário