domingo, 26 de fevereiro de 2023

Pequi em Minas Gerais envolve tecnologia; financiamento e "convenio com a natureza '

 NÓS DA CHAPADA DO ARARIPE PODEMOS APRENDER A MELHOR EXPLORAR  NOSSO PEQUI  E TODA POTENCIALIDADE DO SEU CULTIVO . Veja o exemplo de Minas Gerais : Desde o início de dezembro, a vida melhorou em diversos pequenos municípios do Norte de Minas graças à chegada da colheita do pequi, que garante alimento no prato e dinheiro do bolso para milhares de famílias de comunidades historicamente castigadas pela seca. 

imagem Pequiseiro em Araguaina - Tocantins 

A safra do fruto símbolo do cerrado termina este mês, mas a renda sagrada que brota na frutificação da planta nativa deve circular por mais tempo, e ainda com mais força em 2023 do que em anos anteriores – resultado de uma nova cultura em torno da espécie, que envolve financiamento, tecnologia e conscientização para impulsionar uma produção até aqui basicamente provida pela natureza. 


O novo status do fruto do cerrado, de aroma e sabor inconfundíveis, mudou o olhar dos produtores rurais sobre o pequizeiro. Que o diga o fazendeiro e coronel reformado da Polícia Militar Mário Veríssimo Pinto Souza. 

Na Fazenda Sambaíba, de 106,48 hectares, no município de Japonvar, no Norte de Minas, existem pelos seus cálculos cerca de 2 mil pés da árvore. Um pequizal que ele quer aumentar ainda mais. Para isso, Veríssimo plantou 100 mudas em uma área da propriedade que estava devastada e foi recuperada. “Estou fazendo um convênio com a natureza”, disse o produtor em vídeo, ao plantar as mudas, em dezembro de 2021. Boa parte delas não sobreviveram, mas ele anuncia que vai continuar o “repovoamento” e que pretende chegar a 500 pequizeiros plantados. 


Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2023/02/26/interna_gerais,1461907/pequi-por-que-a-arvore-que-servia-para-carvao-virou-xodo-de-fazendeiros.shtml 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Aeroporto de Juazeiro do Norte já utiliza nova área de desembarque

 

Aeroporto de Juazeiro do Norte já utiliza nova área de desembarque

A Aena, empresa responsável pela gestão do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, divulgou através de suas redes sociais que o equipamento já utiliza a nova área de desembarque. O novo espaço está em atividade desde o fim de semana.

“A nova área de desembarque do Aeroporto de Juazeiro do Norte ficou pronta e já foi liberada para uso desde o último final de semana. O espaço passou de 395 para 450 m², ficando mais amplo e confortável. Agora a nova sala tem duas esteiras de bagagem para facilitar a distribuição e acomodação de volumes maiores”, descreve a publicação da Aena.

O equipamento, desde que passou a ser gerido pela Aena passa por uma série de melhorias.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

FESTEJUA - Carnaval de rua em Juazeiro

 


Revestidas do próprio Didão a comissão de frente a representou , coreografando seus trejeitos  como uma pessoa alegre, extrovertida, divertida e amada pelos que a conheciam. Didão tinha um jeito próprio de viver sua alegria e espontaneidade e foi muito bem representada inclusive pela família e amigos. 

 O enredo falava sobre sua devoção e fé , sua espontaneidade , sua irreverencia, sua marca.

O ultimo carro alegórico trazia sua imagem,  ornada pelos  artistas e amigos Marcolete e Marcondes com todo seu colorido.

Trabalho realizado pela @r12studios @renart


JUAZEIRO TEVE CARNAVAL DE RUA  NO FESTEJUA O Carnaval Cultural de Juazeiro - FESTEJUÁ 2023: É Tempo de Folia aconteceu deste sábado 18, até terça-feira, 21. O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura - Secult, com o apoio da Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha - ACDB e do Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri - CCBNB.

Houve a presença  da população na Alameda Juazeiro  com a apresentação de blocos, maracatu, escola de samba  e desfile de fantasias. 

A programação trouxe a Banda de Música Padre Cicero ; Bloco Batuque Folia;  Afoxé Filhos de Mãe Teta ;  Blocos Batuque Folia,  Unicornio ;  bloco do Didão ,  K com nós; Maracatu Nação Zumbi do Cariri, As embrasadas e por fim  no dia 21,  o desfile das Escolas de samba  : Unidos do bairro do Socorro, Pimpolhos da nação e Escola de Samba Mirim Siri-Ará .



 Sob a batuta de Doutor (Damião) irmão gêmeo de Didão (Cosme)que tem uma batucada que trabalha  durante todo o ano , ensinando a comunidade que a arte e cultura, a música, educa, estimula os jovens a seguirem outras artes promovendo o engajamento dos mesmos em bandas locais e também nacionais. 
Pimpolhos da nação 1ª colocada 

Parabéns a todos os que fazem da cultura seu grito de resistência , Doutor , Cicero Mulato , Prof Paulo, ( grupo resgatar) , os Mestres , Romão, Nação entre outros.

imagens: Josimar Segundo 



Imperatriz Leopoldinense foi a campeã do carnaval do Rio com o tema: Lampião

Carnaval: Padre Cícero "foi advogado” de Lampião em desfile de escola de samba do Rio Imperatriz Leopoldinense 

Com enredo intitulado “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, a escola de samba  explorou a história de Lampião, contando a morte de Lampião e sua tentativa de "ingressar" no céu ou no inferno. Sendo recusado nestes espaços , acabou no desfile da Imperatriz, que se tornou a Campeã do carnaval do Rio de janeiro em 2023 conquistando 269,8 pontos na avaliação dos jurados.





Durante o desfile que ocorreu na última terça-feira (21), a Verde e Branca de Ramos narrou a vida e a morte do ícone nordestino, em um formato inspirado em cordéis. A apresentação contou com 3 mil componentes, divididos em 24 alas.

No enredo , inspirado em cordeis há a alusão do encontro de Lampião com o Padre Cicero, onde  " O jagunço implorou lugar no Céu:

Toda santaria se fez de bedel
Cabra-macho excomungado de tocaia no balão
Nem rogando a Padim Ciço ele teve salvação


Pelos cantos do sertão... Vagueia, vagueia
Tal qual barro feito a mão misturado na areia

Quando a sanfona chora, mandacaru aflora
Bate zabumba tocando no meu coração
Leopoldinense, cangaceiro, a minha escola
Eis o destino do valente Lampião


A filha de Lampião participou no carro alegórico.

fonte G1



Sobre a história de Lampião: HERÓI OU BANDIDO?
 
Existe uma polêmica sobre a narrativa da entrada de Lampião no cangaço. Segundo ele próprio e a narrativa mais famosa é que o mesmo entrou pro cangaço após a morte de seu pai. Segundo se pode apurar em outras fontes bem seguras , como livros sobre o cangaço, Lampião tinha vida cangaceira antes mesmo da morte de seu pai. Qual seria a versão correta? Será que uma tem que estar certa e outra errada?

Na realidade nenhuma delas estão erradas, tudo depende de como interpretamos os fatos. Lampião de certo tinha atividades fora da lei antes da morte de seu pai, porém essas atividades era intermitente, não era de tempo integral, o mesmo trabalhava como almocreve e outros trabalhos , havia uma intermitência entre as atividades fora da lei e seu trabalho. 

De fato Lampião só entrou integralmente no cangaço depois da morte de seu pai. Olhando por esse prisma a versão de Lampião não é errônea, é um outro ponto de vista. Pra ele o cangaço na vida dele tem início ali. Provavelmente antes disso ele não se considerava um cangaceiro, estaria em duvida se seguia essa vida ou não. Com certeza deveria ouvir conselhos pra se endireitar, pra não andar com fulano ou cicrano, coisas desse tipo. Além do mais podemos nos perguntar se todo fora da lei no sertão , que pegava em armas e roubava, era um cangaceiro ou não.  


terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprova projeto de lei sobre a obrigatoriedade de bares e restaurantes adotarem medidas de auxílio à mulher em situação de risco.

 A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Nº 179/2022 em 09 de fevereiro de 2023. A lei, de autoria do vereador Dr. Victor Lacerda, dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes, casas noturnas e organizadores de festas em geral no Município de Juazeiro do Norte a adotarem medidas de auxílio à mulher em situação de risco.


De acordo com a lei, estabelecimentos e organizadores de eventos deverão treinar e capacitar seus funcionários para oferecer acompanhamento seguro às mulheres que sintam-se em situação de risco, fixar cartazes informativos nos banheiros femininos e/ou outros ambientes, e, caso necessário, acionar a polícia.

A inobservância da lei sujeitará o responsável a uma multa, cujo valor varia de R$ 100,00 a R$ 1.000,00, de acordo com o porte do estabelecimento ou da empresa responsável pelo evento.

A lei que agora aguarda a sanção do prefeito do município, Glêdson Bezerra, e a publicação no Diário Oficial do município, deve representar uma importante medida de proteção às mulheres, que muitas vezes sentem-se vulneráveis em ambientes públicos, especialmente durante a noite. A matéria pretende levar Juazeiro a dar mais um passo para garantir a segurança e o bem-estar de suas cidadãs.

Segundo pesquisa realizada no primeiro semestre de 2022, 66% das mulheres já foram assediadas em bares e casas noturnas, o tema da pesquisa foi “Bares Sem Assédio” realizada pela marca de uísque Johnnie Walker e pelo Studio Ideia.

fonte:gazetadocariri.com

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Saiba os casos que podem solicitar a isenção do IPTU em Juazeiro do Norte

 

Saiba os casos que podem solicitar a isenção do IPTU em Juazeiro do Norte



A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Finanças – SEFIN, explica que a solicitação da isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) pode ser solicitada em vários casos. De acordo com a lei 93/2013 e com suas alterações posteriores, são isentos:

Aqueles que possuem imóveis cedidos, gratuitamente, para uso exclusivo da União, do Estado ou do Município; As Sociedades Civis sem fins lucrativos, destinadas ao exercício de atividades culturais, recreativas ou desportivas; viúvos (as) e inuptas, órfãos menor de idade ou pessoa inválida para o trabalho, em caráter permanente, e pessoa com vírus HIV;

Imóveis declarados de utilidade pública, para fins de desapropriação; ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira – FEB, donos de único imóvel e residente nele; e entidades populares, apenas para os imóveis destinados às suas finalidades.

É necessário que o pedido seja protocolado a partir das seguintes condições:

Na primeira solicitação, deve-se encaminhar o requerimento administrativo à Junta de Impugnação Fiscal; caso o direito já tenha sido concedido em anos anteriores, o pedido deve ser direcionado ao setor de Dívida Ativa do Município.

Em ambas as situações, os protocolos são feitos de maneira online ou através do Atendimento Tributário (Vapt Vupt). Também é importante ressaltar, que o pedido de isenção precisa ser realizado, anualmente, e que a lista de documentos pode ser consultada no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br, na aba Serviços > Carta de Serviços.

fonte:badalo.com

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Sesc Ceará abre credenciamento de artistas para a Mostra Cariri de Culturas 2023

 

Sesc Ceará abre credenciamento de artistas para a Mostra Cariri de Culturas 2023

O Sesc Ceará realiza, de 06 a 26 de fevereiro, as inscrições para o credenciamento de artistas para a Mostra Cariri de Culturas de 2023. O objetivo é selecionar artistas e grupos de todo o Brasil que desejam integrar a programação da 25ª edição do evento, que vai acontecer em agosto.

Conforme o edital, o processo de inscrições vai selecionar propostas para a programação da Mostra nas linguagens de Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo), Audiovisual, Música, Artes Visuais e Literatura, através de ações presenciais. A etapa de análise e seleção das propostas, ou seja, a fase de curadoria, deve acontecer de 27 a 31 de março; e o resultado final será divulgado no dia 06 de abril.

É necessária atenção a todos os requisitos do edital para participar da seleção. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma equipe de curadoria composta por técnicos de cultura da instituição, artistas e profissionais convidados. As inscrições podem ser realizadas através do endereço eventos.sesc-ce.com.br/inscricao.

Consolidada como um dos maiores encontros culturais do País, a Mostra se apresenta como um espaço de estímulo à produção em diversas linguagens e expressões culturais, abrangendo em sua programação apresentações, vivências, ações formativas e intercâmbios para desenvolvimento no campo da cultura e difusão das artes.

Sobre a Mostra

Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, a Mostra Cariri de Culturas acontece na região do Cariri, que se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, cafés literários, rodas de conversas, performances artísticas, mostras de cinema e vídeo, além de ações formativas e seminário.

 

Serviço

Inscrições 25ª Mostra Cariri de Culturas

Período: De 06 a 26/02

Link de inscrição: eventos.sesc-ce.com.br/inscricao

fonte .sesc-ce.com.br/acontece-no-sesc

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

65 anos da chegada de Mons. Murilo como vigário da Mãe das Dores em Juazeiro.

   65 anos da chegada de Mons. Murilo como vigário da 

                     Mãe das Dores em Juazeiro.




  • A vida, escola onde não há férias, como nos ensina a observação de para choque de caminhão, Vai, lentamente , nos propondo maneiras novas de comportamento.

    -" para onde tu irás, fulano"?

    Sempre escutei:

    " só não quero ir para o ginásio do Crato, só não quero ficar em Juazeiro"

    Foi na Festa de São Sebastião, da Capela do Brejo-Seco, junto a conterrâneos e parentes, que Mons. Lima abriu o bico e disse que o Bispo lhe dava o jovem barbalhense, como auxiliar. A partir dessas notícias, não tivemos, mais tranquilidade. Á Colônia barbalhense em Juazeiro é organizada influente e representativa, porém, sem bairrismo. Acomodou-se cedo. Juazeiro é receptivo. Tempo houve em que o padre, o prefeito, o promotor, o juiz de Juazeiro eram barbalhenses que emprestavam seus talentos à terra do padre Cícero.
    Cheguei em Juazeiro no dia 06 de fevereiro de 1958, primeira quinta-feira do mês, as 15:00 hs, sendo logo levado de início ao confessionário, lugar que tomei como espaço para exercer o apostolado do perdão e misericórdia de Deus. Conduziram-me meu pai, tio Zuzinha e minha prima Leda Correia que me ofereceram seu jeep e sua amizade. Antes da volta para as confissões, depois de jantar na residência do Mons. Lima, à Rua Dr. Floro, as associações deram boas vindas ao cooperador. Agradeci e lhes disse que estava aqui, não porque quisesse, tivesse pedido, manifestasse vontade, mas porque o Bispo me havia designado. Quero mostrar o aspecto teólogico do envio. Não me entenderam bem e, depois, sugeriram-me tentasse dar explicações. Recusei-me. Esta preocupação de não acomodar a pastoral às bajulações e subserviência marcaria meu comportamento, até hoje. Pago caro, porque sou refratário à tribulação e acapachamento. À noite, diante do Santíssimo Sacramento, como todas as demais quintas-feiras, coloquei ao Senhor minha consagração a este povo. A hora Santa foi rezada sem som, ao seco. Aquelas palavras
    -" As oliveiras do Horto refletem ao pálido clarão da lua uma sombra sinistra. É noite. Jesus está Só!"
    Adaptava-as à minha situação, pedindo a Nossa Senhora das Dores que me ajudasse a ser fiel.

    • Não foi Juazeiro que me fez devoto de Nossa Senhora das Dores. Já a amava, muito.

      Baía, minha tia mais velha, mãe cristã em Barbalha, já me ensinava a vê-la forte, ao pé da Cruz. A partir daquele primeiro instante, fui doado ou emprestado à Paróquia, para servir.
      Sá Barreto, Francisco Murilo.
      Testemunho, Serviço e Fidelidade. 1998.

    • O paroquiato com Mons. Lima durou, em termo de provisão canônica de 28 de janeiro de 1958, com chegada a Juazeiro, à tarde de 6 de fevereiro de 1958, até maio de 1962, quando Mons. Lima não gozou mais de saúde necessária para garantir a tarefa e as obrigações se acumularam na pessoa do padre Murilo. Entretanto, Mons. Lima continuou provisionado pároco até a minha nomeação como vigário ecônomo, datada de 28 de fevereiro de 1976. A partir de então, assumi, de direito e de fato, a condução paroquial de Nossa Senhora das Dores, na galeria de seus eméritos guias espirituais:- Mons. Esmeraldo, Mons. Macedo, Mons. Lima, Mons. Joviniano.
    •  
    • colaborador: Elias Romeiro

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Procissão de Nossa Senhora das Candeias em 2023

 Após 3 anos sem acontecer em sua plenitude , Juazeiro se viu novamente um mar de luzes de velas  candeeiros e muitos , muitos fiéis  que acompanharam a procissão de Nossa Senhora das Candeias.



A cidade ficou lotada , como há muito não se via. O átrio da Capela do Socorro ficou tomado de romeiros, população, com uma sensação de felicidade por este momento impar após a pandemia do covid19.

Os alagoanos se fizeram presentes em massa , assim como todos os demais estados nordestinos e as ruas de Juazeiro com suas cores e "shopping" a céu aberto" teve suas ruas invadidas por barracas.  







imagens: Pautilia Ferraz e site mãe das dores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Imagens romaria das Candeias em Juazeiro





artistas populares 

encontro grupo de romeiros 

 

Inauguradas as imagens da Beata Maria de Araujo, Padre Cicero e Monsenhor Murilo na Praça

 Na tarde de ontem, 01 de fevereiro, foram inauguradas as estátuas da Beata Maria de Araújo, Padre Cicero e Monsenhor Murilo ( O vigário do Nordeste). 

Com a ideia original de Aluísio Neri, fortalecido numa foto por Álvaro Mota e um projeto de lei do vereador Claudionor Mota , e o empenho do prefeito Gledson Bezerra, finalmente concluida e implantada na Praça padre Cicero, a  história de Juazeiro se faz eternizada nas imagens lindamente esculpidas pelo artista Ranilson Viana  de Petrolina, que com sensibilidade e muita aptidão consegue através de seus traços nos aproximar do Padim, da Beata Maria de Araújo e de Padre Murilo. 

A Beata protagonista da história do Milagre da Hóstia que se fez sangue, juntamente ao Padre Cicero nos remete ao inicio da história de mística e sacralidade do nosso chão. E o Padre Murilo que, mesmo contrário as recomendações da igreja de silenciar o fenômeno,  não o negou , mas, principalmente enalteceu esses protagonistas, reconhecendo todo processo de fé e romarias constantes em Juazeiro.

Por 48 anos foi pároco da Matriz de Nossa Senhora das Dores, hoje santuário.


acolhendo e  abraçando com fervor as manifestações dos nossos irmãos romeiros, sempre " brigando" por seus direitos e em favor de uma melhor acolhida aos romeiros por parte da nossa população e governo.

As falas aconteceram após a apresentação e reverencia do grupo de São Gonçalo da cidade de Santa Brígida na Bahia.


As 18 horas, o prefeito Gledson Bezerra com sua consorte Sandra, demais autoridades e contando com a presença importante de muitos romeiros foi finalmente descerrada o manto que cobria as imagens e muitos se emocionaram. Podemos afirmar que a imagem da beata nos trouxe uma imagem nítida tão bem trabalhada pelo artista Ranilson Viana .

E Vivas ao Padre Cicero, a Beata Maria de Araújo e ao Monsenhor Murilo , vigário do Nordeste!!!

Parabéns a todos que propuseram, trabalharam e executaram o projeto. 
Aluisio Neri  autor da ideia 


Vereador Claudionor Mota autor da lei na Camara Municipal 
Ranilson Viana escultor 


publico presente