segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

A arte em couro do mestre Espedito Seleiro foi indumentária de Anita em show no Recife

Segundo o mestre " Anita tem sangue de maria Bonita e sua indumentária no show em Recife ., neste dia 29 de janeiro no show "ensaios com anita que se apresentou com Juliette.

Em sua conta no instagram , o artesão exibiu orgulhoso o resultado do trabalho nas botas , braceletes e cartucheira  utilizados pela cantora para abrir os festejos de carnaval .

O show contou com a participação da cantora Juliette , paraibana , vencedora do BBB ( programa big brother) 21. As duas amigas ainda não haviam se apresentado juntas.

A indumentária de Anita , como obra de arte do mestre, traz toda uma simbologia ,pois além dos adereços com cores vivas, invoca a força da mulher aguerrida e empoderada como a sempre Maria Bonita.

fonte: diário do nordeste

domingo, 29 de janeiro de 2023

Inaugurado o CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Regional do Cariri

 A Região do Cariri agora conta com novo espaço para mediação e conciliação de litígios processuais. Nesta sexta-feira (27/01/2023), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugurou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Regional do Cariri. 



O ato consolida a parceria do Poder Judiciário com o Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau) de Juazeiro do Norte. A presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, participou da solenidade e conheceu as novas instalações.


O setor terá competência para atuação na 1ª Região Administrativa dos Cejuscs, trabalhando com ações processuais e pré-processuais, de acordo com a Portaria nº 110/2023. A medida é resultado de convênio do TJCE com a instituição de ensino superior, que beneficiará a população no Interior, facilitando o acesso à Justiça e promovendo maior celeridade à resolução de conflitos por meios consensuais.

“Há 34 anos que trabalho as técnicas de humanização no Judiciário. Isso significa estender dar o ombro amigo, ouvir a parte atentamente e se esforçar para que os grandes litígios sejam transformados por meio da conciliação”, afirmou a desembargadora durante o evento, que marca uma das últimas agendas realizadas em sua Gestão, que se encerra na próxima terça-feira (31/01).

A responsável pela unidade, juíza Samara de Almeida Cabral, ressaltou a importância da criação do Cejusc e quais os principais objetivos dos trabalhos. “Inicialmente vamos atingir três frentes: uma, fazer as audiências das comarcas onde não tem Cejusc; outra frente é que vamos oferecer à sociedade um serviço pré-processual; e o terceiro pilar, e este é o que mais me motiva, é a parte da cidadania. É buscar a humanidade, o ciclo de paz e criar na sociedade o sentimento de empoderamento de que elas podem resolver seus próprios problemas”, explicou.

fontewww.gazetadocariri.com

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Inauguração da imagem do Cel. Humberto Bezerra na rotatória Juazeiro / Barbalha

Hoje as 9h na rotatória avenida do anel viário , que liga Juazeiro, Crato e Barbalha , foi inaugurada a estátua do ilustríssimo filho da terra Cel. Humberto Bezerra de Menezes, que em vida foi prefeito,  deputado federal, vice governador  que  sempre teve uma expressiva votação e atuação como homem público e empresário marcante.




Seus esforços e visão estadista, levaram uma casa financeira a um grande banco em títulos nacionais. Uma homenagem justa a quem tanto contribuiu com a história e desenvolvimento não só da nossa Juazeiro , mas de toda região do Cariri, tem sua imagem perenizada neste logradouro público. 


Embora tenha residido muitos anos na capital,  seu vínculo com Juazeiro era sempre enaltecido e entre suas obras destaca-se o abrigo mantido hoje, através da família o Abrigo Bezerra de Menezes que acolhe com respeito aos que lá habitam e trabalham.

Sempre na vanguarda , trouxe muitos benefícios , energia elétrica , água encanada , quando isso ainda raridade na região do Cariri, entre outros feitos. Acreditou sempre na punjança de sua terra natal, e, como citado por sua filha, Humberto como o nome diz é um homem brilhante , que o enalteceu enquanto pai e político, ratificada pelo seu irmão que narrou outros tantos de seus feitos políticos e pessoais.

Admirado por sua capacidade de agregar a família os muitos amigos, as autoridades fizeram uso da tribuna para o enaltecer e gratidão foi a palavra de ordem. Neste momento, foi entregue uma placa por Dr. Nildo Rodrigues, enviado do ex governador Camilo Santana, atual ministro da educação,  sendo após,  descerrada a placa  por seus filhos. 





Houve ainda a plantação de três pés de Juazeiro por seus netos,  fazendo alusão ao marco zero de Juazeiro , e o descerramento da estátua do Cel. Humberto Bezerra, seguida de muitas palmas de um numeroso público, com prefeito Gledson Bezerra e vice Giovani Sampaio, ex-prefeitos de Juazeiro, como Dr. Manoel Salviano e Arnon Bezerra do vice prefeito da vizinha Crato, Jardim, entre outras cidades do Cariri, entre muitos das autoridades e numeroso público presente, homenageando o evento que tem grande significado pelo histórico do político e Cel. Humberto Bezerra de Menezes.

domingo, 22 de janeiro de 2023

show de 30 anos da banda Glory Fate em Barbalha

 

Foi pra lá de um grande encontro o show de comemoração dos 30 ANOS  da 
banda GLORY FATE heavy metal na Casa de Saberes em Barbalha.
 
Contando com a participação de músicos que já participaram em algum momento , nestes 30 anos da banda, o que vimos foi um brinde ao heavy metal , uma plateia engajada e envolvida em cada toque e músicos que ali se encontravam.

O show teve como cenário o lindo  prédio da casa de Saberes que emprestou suas antigas sacadas e iluminação perfeita para o evento criando sombras, movimentos e muita sintonia entre os músicos e público presente e muito engajado, além de vários patrocinadores e amantes do heavy metal .


imagem da produção




Ao final na sacada tivemos a alusão a participação de "Darth Vader Anakin" personagem de Star Wars

Parabéns a Michel Macedo e  aos demais e diversos integrantes, e a todos que se e nos presentearam com a musicalidade do rock heavy metal

músicos ao longo dos 30 anos da banda Glory Fate







sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Onde está, Onde está? Nossa santa Beata onde está ? 109 anos de vida eterna: Beata Maria de Araujo

 



 109 anos de vida eterna da nossa Beata Maria de Araújo 



Após missa das 16h na capela do Socorro ,  e leitura de sua biografia pelo repórter Luiz Palmeira , um grupo de pessoas devotas, professores, pesquisadores e  romeiros , que oram pela iluminação na história do Juazeiro em relação ao protagonismo do Milagre  junto ao Padre Cícero , se uniram para rezar, e no túmulo simbólico de Maria de Araújo oraram um terço e alguns presentes falaram dessa história , inclusive o Prof. José Carlos Santos citou o momento em que Monsenhor Murilo afirmou que daquele momento em diante se descortinava e começavam a fazer jus a história da Beata Maria de Araújo. ( anos 90) .





Romeiros que estavam na missa se sentiram emocionados de ouvir a história da Beata e que não a conheciam.

Cabe a cada um dos juazeirenses fazer jus a esse fenomeno do Milagre da Hóstia transformada em sangue de Cristo na boca da Beata por mais de duzentas vezes. Milagre primeiramente negado e silenciado obrigatoriamente. Mas , diz joão 2 

Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido."

Vivas a Santa Beata Maria de Araújo!!! Que seja reconhecida o vosso protagonismo na nossa história.
 

Sem Maria de Araújo, não haveria Padre Cícero

Escrito por ,  (diário do nordeste) 

Agora, após o Vaticano ter comunicado oficialmente à diocese do Crato a abertura do processo de beatificação de Padre Cícero, cabe perguntar: quando a Igreja Católica irá se redimir e reabilitar a memória da beata Maria de Araújo? Ela foi a verdadeira protagonista dos supostos milagres de Juazeiro do Norte. Mas, por ser mulher, negra, sertaneja, lavadeira, pobre e analfabeta, acabou esquecida e vítima de uma tentativa etnocêntrica de apagamento histórico.

Maria de Araújo não teve sequer direito a uma sepultura definitiva, onde cujos ossos pudessem descansar em paz. Em 1930 — dezesseis anos após sua morte —, por ordem do então vigário de Juazeiro do Norte, padre José Alves de Lima, o túmulo de Maria, localizado no interior da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi violado a golpes de marreta e alavanca. Os restos mortais, retirados dali, desapareceram para sempre.

Padre Cícero, avisado da profanação do jazigo, acorreu ao local, mas ao chegar só encontrou o sepulcro vazio e semidestruído. Entre os pedaços da alvenaria demolida, havia fragmentos de pano e estilhaços enegrecidos do velho caixão de madeira. Dos escombros, resgatou-se o escapulário que Maria usava em torno do pescoço e o cordão do hábito marrom com que fora enterrada.

O padre recolheu os objetos, colocou-os em um vidro e foi ao cartório municipal registrar um protesto junto ao tabelião público da cidade. “A violação do túmulo foi de surpresa, sem proceder autorização legal, sem conhecimento sequer do zelador do cemitério”, fez constar no documento. A reclamação, porém, ficou sem resposta. A Igreja jamais revelou o paradeiro dos ossos de Maria de Araújo.

Quando do alegado milagre eucarístico — segundo afirmava Padre Cícero, a hóstia sagrada transformava-se em sangue sobre a língua da beata —, as autoridades eclesiásticas haviam ordenado a incineração de todos os paninhos manchados com o sangue proveniente da boca de Maria de Araújo.

Sem os panos, e sem o corpo, inviabilizou-se qualquer eventual teste de laboratório, que serviria hoje para cotejar as amostras dos dois materiais. O DNA do sangue seria compatível com o dos ossos, o que indicaria que os sangramentos eram provenientes do corpo da própria Maria de Araújo?

Não sabemos. Maria de Araújo, em vida, foi acusada de falsificar o fenômeno, com a conivência do polêmico sacerdote, por meio de truques baratos de química. Também imputaram-lhe mazelas, como a tuberculose ou a incidência de úlceras bucais, para explicar o fenômeno — embora os médicos que a examinaram, em decorrência do inquérito eclesiástico movido contra Padre Cícero, tenham descartado tal hipótese.

Segundo os diagnósticos clínicos, Maria era uma mulher desnutrida, de saúde frágil, mas sem nenhuma enfermidade que pudesse ser apontada como causa de possíveis sangramentos na cavidade oral. Os dois padres encarregados de investigar o caso, Antero e Clicério, respeitáveis intelectuais enviados a Juazeiro pelo então bispo do Ceará, Dom Joaquim, não encontraram explicações para o mistério.

O relatório circunstanciado que ambos escreveram ao bispo afirmava, textualmente, que seria impossível atribuir causas naturais ao prodígio. Indignado, Dom Joaquim os desautorizou e, por meio de nova investigação em regime de rito sumário, confiada ao pároco de Quixadá, padre Alexandrino, declarou Padre Cícero culpado e Maria de Araújo, além de cúmplice, histérica.

Os papéis do processo que constam nos arquivos do Vaticano revelam um julgamento eclesiástico eivado de eurocentrismo. “Nosso Senhor Jesus Cristo jamais sairia dos campos da Europa para fazer milagres nos sertões do Brasil”, dizia a frase atribuída ao padre francês Pierre-Auguste Chevalier, então reitor do Seminário da Prainha.

Ao passo que outros presumidos milagres eucarísticos ocorridos em território europeu foram devidamente reconhecidos por Roma, o episódio de Juazeiro do Norte ficou classificado como um embuste, uma farsa engendrada por uma “gente ignorante”, “supersticiosa” e “sem instrução”.

Quando escrevi a biografia “Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão” (Companhia das letras, 2009), não estava interessado em investigar a autenticidade do tal “milagre de Juazeiro”. Como costumo afirmar, não sou exatamente uma pessoa religiosa, não sou dado a acreditar em santos — e muito menos em milagres.

No papel de pesquisador, sempre estive mais preocupado em compreender os desdobramentos históricos do acontecimento. Mas, durante a pesquisa para o livro, confrontei-me com muitos de meus próprios preconceitos de homem branco e agnóstico, nascido no litoral e no meio urbano. Tive então que proceder a um mergulho etnográfico no universo dos romeiros, para só então entender a visceralidade e a força da fé sertaneja.


diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/lira-neto/sem-maria-de-araujo-nao-haveria-padre-cicero-

domingo, 15 de janeiro de 2023

Inscrições para 1ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023.

Começa amanhã (16) e termina na próxima sexta-feira (20) o prazo de inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Revalida.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 410, deve ser paga até o dia 26 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), e a prova será aplicada no dia 5 de março nas seguintes localidades: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o profissional que desejar participar do exame precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma de graduação em medicina expedido por uma instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem ou órgão equivalente.

Etapas
O exame é composto por uma etapa teórica e outra prática que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

A primeira etapa (teórica) consiste em avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, composta por cinco questões.

Quem for aprovado na primeira etapa estará apto para se submeter a avaliação prática. O edital com o cronograma para a realização da segunda etapa ainda será divulgado pelo Inep.

Aplicado desde 2011, o Revalida tem por objetivo subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

fonte: agencia Brasil 

Com retorno da procissão luminosa, confira a programação para a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias

 

Com retorno da procissão luminosa, confira a programação para a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias




Com a proximidade dos últimos dias de janeiro, a Basílica Santuário de Juazeiro do Norte, Ceará, se prepara para o início da Romaria em honra a Nossa Senhora das Candeias, uma das maiores do ciclo. Este ano, a tradicional procissão do dia 2 de fevereiro, que transforma as ruas da Capital da Fé em um mar de luzes, será retomada após dois anos de restrições por conta da pandemia da Covid-19. 

Ao todo, serão dez dias de programação, com início no dia 24 de janeiro e término em 2 de fevereiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Apresentação do Senhor e dia dedicado a Nossa Senhora, invocada sob o título das Candeias. Além da  programação religiosa, com momentos devocionais Marianos, Santa Missa e confissões, haverá também eventos sociais e de convivência fraterna, tais como o Show do Chapéu, na Vila Tabuleiro, e o Encontro com os Romeiros. 

“Esta é uma das romarias iniciadas pelo Padre Cícero Romão e que tem o coroamento com a bonita procissão luminosa, sempre saindo da Capela do Socorro e percorrendo algumas ruas do bairro centro, onde está inserida a nossa Comunidade Paroquial. Queremos pedir as orações e convidar todos a participarem e, juntos, vivermos este grande momento que é a Romaria de Nossa Senhora das Candeias.”

 

 Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias 

24 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023

Tema: Padre Cícero, modelo de escuta a Deus e aos clamores do povo.

Lema: Vamos ao encontro da verdadeira Luz.

 

Programação 

 

24 a 28 de janeiro 

 

Basílica Santuário

Missas: 6h, 9h, 12h e 19h

15h | Terço da Misericórdia

18h | Terço e Novena

 

Capela do Socorro

Missas: 7h e 16h
 

29 de janeiro (Domingo)

 

Basílica Santuário

Missas: 5h, 9h, 16h e 19h

12h | Coroa das Dores; Canto do Maria, valei-nos; Bênção do Santíssimo Sacramento e dos objetos de devoção.

14h | Terço da Misericórdia

15h | Encontro com os Romeiros 

18h | Momento Mariano

20h | Show do Chapéu - Vila Tabuleiro


Capela do Socorro

Missas: 7h, 10h, 15h e 17h

 

30 de janeiro a 1º de fevereiro 

 

Basílica Santuário 

Missas: 6h, 9h, 16h e 19h 

5h | Ofício da Imaculada Conceição

12h | Coroa das Dores; Canto do Maria, valei-nos; Bênção do Santíssimo Sacramento e dos objetos de devoção.

14h | Terço da Misericórdia

15h | Encontro com os Romeiros

18h | Momento Mariano

 

Capela do Socorro 

Missas: 7h, 10h, 15h e 17h 

6h | Ofício da Imaculada Conceição
 

2 de fevereiro

 

Basílica Santuário

Missas: 5h, 7h, 9h e 15h

4h | Ofício da Imaculada Conceição

12h | Bênção dos Chapéus e Despedida dos Romeiros

19h | Bênção do Santíssimo Sacramento e Show Pirotécnico


Capela do Socorro

Missas: 7h, 10h, 15h e 17h 

18h | Bênção das Velas e Procissão Luminosa


fonte :14/01/2023 Por: Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

VI Simpóso Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades: Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste.

 VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades: Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste.


Trazendo como tema “Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste”, o evento será realizado no período de 17 a 24 de março de 2023. Em suas edições anteriores, o Simpósio Internacional Padre Cícero teve como elemento de articulação discussões em torno do Padre Cícero e da religiosidade popular.


Entretanto, esta edição pretende realizar uma discussão mais abrangente, buscando ir além do foco das religiosidades do catolicismo popular e da figura do Padre Cicero. A proposta é abarcar discussões associadas ao pluralismo religioso e às diferentes cosmovisões no Nordeste brasileiro.