No último sábado, dia 3, realizou-se a 4ª Cavalgada de Nossa Senhora das Dores, lembrando os tropeiros que aqui chegavam quando ainda éramos a Vila Tabuleiro.
Quem estava pelas ruas de Juazeiro do Norte na manhã deste sábado, 3 de setembro, teve a graça de ver a Imagem Primitiva de Nossa Senhora das Dores sair em cortejo na 4ª cavalgada em homenagem a Ela. O evento foi retomado após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Do Parque Ecológico das Timbaúbas, localizado na Av. Ailton Gomes, uma das mais movimentadas da cidade, debaixo do sol característico deste tempo, vaqueiros, cavaleiros e amazonas saíram a trote em um percurso de quase 5 mil metros. Em frente à Basílica Santuário, receberam a bênção e fizeram homenagens à padroeira do município ao som de aboios, rimas e toadas.
“É um resgate, uma homenagem, ‘um trazer presente’ aqueles que, um dia, foram os primeiros a povoar a Tabuleiro Grande, hoje a nossa grande cidade de Juazeiro do Norte, ou seja, é o ontem, o hoje, para que o amanhã tenha como base a história dos nossos antepassados”, disse o reitor, Padre Cícero José. De chapéu de couro, ele também acompanhou o trajeto montado a cavalo.
O prefeito Glêdson Bezerra, presente na saída do cortejo, ressaltou que a “romaria é um patrimônio histórico da nossa cidade, patrimônio do Nordeste, ainda mais gloriosa e bonita após o anúncio da abertura do processo de beatificação do nosso padim, ‘Padi Ciço’”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário