segunda-feira, 30 de maio de 2022

Consistório deve ser o último do papa Francisco e é visto como mensagem final

 Andrea Gagliarducci / CNA

Vaticano, 30 mai. 22 / 04:30 pm (ACI).- O consistório para a criação de cardeais em 27 de agosto é uma cerimônia que parece marcar o fim de um pontificado, ainda que esse fim possa demorar a chegar.



Depois de rezar o Regina Coeli no domingo, o Papa Francisco anunciou a criação de 16 novos cardeais aptos a votar em um futuro conclave e cinco com mais do que a idade limite de 80 anos.

Ele também convocou todos os cardeais para participar de outro consistório, nos dias 29 e 30 de agosto, para discutir a nova constituição da Santa Sé Praedicate evangelium. Não ocorre uma discussão tão ampla entre os cardeais há sete anos.

Há uma percepção generalizada em Roma de que este será o último consistório do papa Francisco e que, portanto, ele quer esclarecer as coisas. Francisco usa os consistórios como forma de governo. O primeiro critério é a representatividade, e Francisco ampliou dramaticamente a representação eleitoral dos cardeais. Após o consistório em agosto, 18 países que anteriormente nunca tiveram um cardeal estarão representados no Colégio dos Cardeais.

O Papa Francisco também usou consistórios para mudar profundamente o perfil do Colégio. Até agora, ele criou 83 cardeais eleitores (serão 101 após o consistório de agosto). Este consistório, em particular, envia uma mensagem de “conclusão do trabalho”. Com as escolhas para cardeal, o papa esclarece quais posições prefere em torno de temas importantes, destaca que te um cargo na Cúria romana não pesa muito para ele e destaca a importância das dioceses periféricas.

Ao mesmo tempo, o papa Francisco confirma uma característica típica de seu modus operandi: a de discutir as decisões somente depois que elas já foram tomadas. O papa convocou uma reunião dos cardeais meses depois da entrada em vigor do Praedicate evangelium. Esta não é, afinal, uma reforma consensual, embora os rascunhos da constituição tenham sido enviados aos presidentes das conferências episcopais do mundo todo. É uma reforma feita para responder ao mandato confiado ao papa Francisco. Os cardeais não poderão mudar a reformam só aceitá-la.

Ao anunciar a reunião para discutir a nova constituição da Santa Sé, o papa efetivamente congelou o debate em andamento até o final de agosto. Durante três meses, a discussão da reforma curial e a trajetória mais ampla da Igreja serão efetivamente contidas, dando ao papa Francisco mais liberdade para fazer mudanças, incluindo novas nomeações curiais, e apresentá-las como um fato consumado no momento de seu encontro com os cardeais.

Alguns observadores até especulam que o papa Francisco poderia encerrar a reunião de 29 a 30 de agosto anunciando sua renúncia. Isso certamente seria um gesto marcante, enviando a mensagem de que, uma vez concluído o mandato, e o mandato do Papa Francisco é acima de tudo a reforma da Cúria, pode-se deixar o cargo.

Números e símbolos

O papa Francisco aboliu a ideia de que os bispos de determinadas dioceses importantes do mundo se tornassem quase naturalmente cardeais. Assim, sem cardeais, sedes importantes como Milão, Veneza, Cracóvia, Paris, Los Angeles e São Francisco.

O papa procurou expandir a representatividade global do Colégio dos Cardeais. Como resultado, Paraguai, Timor Leste e Cingapura terão um cardeal pela primeira vez. O papa Francisco também criará como cardeal o bispo Giorgio Marengo, vigário apostólico em Ulan Bator, Mongólia.

Serão seis novos cardeais da Ásia, quatro da Europa, quatro das Américas, incluindo dois do Brasil, e dois da África. Atualmente, a Oceania tem três cardeais, mas nenhum da Austrália.

Há 117 cardeais eleitores, e serão 116 no momento do consistório porque o cardeal Norberto Rivera Carrera terá completado 80 anos. Após o consistório, haverá 132 cardeais com direito a voto em conclave, 12 a mais do que o limite de 120 estabelecido por são Paulo VI.

Até o final de agosto, o papa Francisco terá, portanto, criado 83 cardeais eleitores, ou 62% dos cardeais em um futuro conclave. Até o final de 2022, outros seis cardeais completarão 80 anos, perdendo assim o direito de votar em um conclave.

Apenas um deles, o cardeal Gregorio Rosa Chávez, foi criado cardeal pelo Papa Francisco. Portanto, o papa Francisco se encontrará no final do ano com um possível conclave de 126 cardeais, 82 dos quais ele criou.

Isso significa que em um conclave, os cardeais criados pelo Papa Francisco estariam em pouco mais de 65%. O quórum para a eleição de um papa é de dois terços, ou 84 cardeais. No final de 2022, os cardeais criados pelo papa Francisco serão apenas dois a menos do que a cota necessária para eleger um sucessor.

Após a cerimônia de 27 de agosto, a Europa terá 55 cardeais eleitores, a África 16 e a América do Norte 16. A América Central permanecerá em sete, enquanto a América do Sul sobe para 15, a Ásia sobe para 19 e a Oceania não vê novas entradas, ficando em três.

No final de 2022, a América Central terá cinco cardeais, a América do Sul 14 e a Europa 52. Em 27 de agosto, os cardeais eleitores criados pelo Papa Francisco serão 83, com 38 por Bento XVI e 11 por João Paulo II. No final de 2022, a cota cairá para 82, 34 e 10, respectivamente.

O papa Francisco também nomeou cinco novos cardeais com mais de 80 anos sem direito a voto no conclave. No total, ele terá criado 27 cardeais com mais de 80 anos em oito consistórios. Este é um recorde: Bento XVI fez 16 cardeais com mais de 80 anos em cinco consistórios e João Paulo II 20 em nove consistórios.

O que significa o próximo consistório, então? Em primeiro lugar, que o papa não dá um peso especial aos novos cargos da Cúria. Os que já estão no cargo recebem o chapéu vermelho: o arcebispo Lazarus You Heung-sik, prefeito da Congregação para o Clero, o arcebispo Arthur Roche, prefeito da Congregação para o Culto Divino, e o arcebispo Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano .

No entanto, o arcebispo Rino Fisichella, atual presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, não será cardeal. Com a reforma, ele se tornará pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, ao lado do cardeal Luis Antonio Tagle, atual presidente da Congregação para a Evangelização dos Povos (o prefeito será o papa). Mas Fisichella não terá o reconhecimento do chapéu vermelho, como o Cardeal Tagle teve.

Para o papa Francisco, uma nomeação na Cúria não conta porque, segundo a nova Constituição, só se pode ficar no cargo por dez anos no máximo. O que conta, para o papa, é a confiança pessoal ou a ênfase que ele quer dar a determinados temas. O papa criará cardeal o arcebispo Arthur Roche, prefeito da Congregação para o Culto Divino, que promoveu com entusiasmo a restrição á missa tradicional determinada pelo motu próprio Traditionis custodes.

Também será cardeal o bispo Oscar Cantoni, de Como, Itália, um dos primeiros a aplicar a exortação apostólica Amoris laetitia, no sentido de conceder a comunhão aos divorciados casados novamente.

O nome de Cantoni apareceu em dois julgamentos do Vaticano. Um deles dizia respeito a supostos abusos no pré-seminário do Vaticano. O bispo foi questionado porque foi ele quem ordenou o padre Gabriele Martinelli, um padre que foi absolvido no julgamento. Cantoni também participou do julgamento financeiro da Santa Sé, porque o cardeal Angelo Becciu teria se dirigido a ele para pressionar para interromper o fluxo de testemunhos de monsenhor Alberto Perlasca, padre da diocese de Como que hoje é uma das principais testemunhas. O papa, no entanto, confia em Cantoni.

O arcebispo Jean-Marc Aveline, de Marselha, será o primeiro prelado residencial francês a receber o chapéu vermelho do papa Francisco. Em abril de 2021, Aveline conheceu o papa e propôs uma visita papal a Marselha para desenvolver uma espécie de “teologia do Mediterrâneo” que o papa lançou com sua viagem a Lampedusa em 2013 e continuou a moldar com uma viagem a Nápoles em 2015.

Aveline apresentou ao papa a ideia de uma peregrinação mediterrânea e também lançou a ideia de um sínodo extraordinário para o Mediterrâneo. O papa parece preferir essa ideia à iniciativa “fronteira mediterrânea da paz” lançada pela conferência episcopal italiana. Portanto, a escolha de Aveline não afeta apenas o episcopado francês, mas também dá um sinal claro ao italiano.

Entre os novos cardeais está também Dom Peter Ebere Okpaleke, de Ekwulobia, Nigéria. Ele foi nomeado bispo de Ahiara por Bento XVI em 2012, mas não conseguiu se estabelecer na diocese porque os católicos locais exigiam um bispo de sua etnia mbaise. O papa Francisco considerou a situação como “inaceitável” e até considerou suprimir a diocese. Okpalele renunciou á nomeação. Em 2020, Francisco nomeou Okpakele bispo de Ekwulobia.

Outro sinal significativo é o chapéu vermelho concedido ao bispo Robert McElroy de San Diego, que teria sido considerado um possível candidato a liderar a Igreja em Washington, D.C. McElroy representa a linha mais conciliatória entre os bispos dos EUA em relação à Comunhão para políticos católicos pró-aborto, como como o presidente Joe Biden e a presidente da Câmara Nancy Pelosi. Em 2019, Francis nomeou McElroy um dos dois americanos a participar do sínodo da Amazônia.

O bispo Lucas Van Looy, bispo emérito de 80 anos de Ghent, na Bélgica, é outro dos novos cardeais a serem criados pelo papa Francisco, que insistiu em sua presença no sínodo da família de 2015. Suas posições no sínodo buscavam uma síntese, mas ele é considerado um expoente da ala progressista em casa. Sua criação como cardeal é mais um tapa na cara do arcebispo emérito André-Joseph Leonard, que liderou a arquidiocese de Mechelen-Bruxelas de 2010 a 2015. Seu antecessor, o ultra-progressista Godfried Danneels, foi cardeal, assim como seu sucessor, Jozef de Kesel. No consistório de 2015, o papa também deu o chapéu vermelho a Karl Jozef Rauber, ex-núncio na Bélgica que se opôs fortemente à nomeação de Léonard como arcebispo de Mechelen-Bruxelas. Segundo Andrea Tornielli, diretor editorial do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, Léonard é “o bispo mais tradicional da Bélgica”.

fonte:www.acidigital.com/noticias/consistorio-e-mensagem-final-do-papa-francisco-53826?

programação Juá Forro 2022- de 15 a 18 de junho

 

JuáForró está de volta a Juazeiro do Norte. Veja a programaçãoO JuáForró está de volta a Juazeiro do Norte. A festa acontecerá de 15 a 19 de junho e será gratuita. O evento foi idealizado pelo cantor e compositor, secretario de Cultura na época, Alcymar Monteiro, na gestão de Carlos Cruz, no ano de 2000. O evento promete aquecer a economia local no mês de junho, desde o comércio até o setor hoteleiro.

“Aquilo que é bom, que faz bem, nós temos que resgatar e dar continuidade. É assim com o JuáForró, da gestão Carlos Cruz, do Jejunos, da gestão Salviano e do Ciclo de Reis, da gestão Arnon, e vamos fazer uma grande festa”, destacou o Prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra.

O festival cultural que resgata as tradições do Nordeste retorna ao calendário de festas juninas após mais de 10 anos. Atrações como o palhoção, a cidade cenográfica, o parque infantil e a feira de artesanato também serão atrativos na edição deste ano.



fonte PMJN e site badalo

domingo, 29 de maio de 2022

Menina Moça linda Barbalha- abertura festa de Santo Antonio

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha, é uma expressão culturale é também uma celebração popular
desde 1928, e abre oficalmente após a Missa , os festejos do dia de Santo Antônio. é tão envolta de adesão de todo cariri contando com a participação de grupos das demais cidades do cariri que em 2015, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e inscrita no Livro de Registro das Celebrações, pelo Iphan.
 













Inicia-se o processo com a ida do grupo de carregadores do pau e escolhem uma árvore para cortar . Recentemente esse corte é realizado concomitante ao de plantar novas mudas . para esses rituais faz-se uma oração e entrega-se ao santo o sucesso e alegria da festa.


No domingo ( cerca de 15 dias do dia 13) cedo os carregadores do pau se preparam para descer a serra carreganmdo o longo tronco. Há toda uma harmonia para levantar e tombar o tronco no chão para não acontecer acidentes ( casos são lembrados em anos anteriores). Este ano foram seis horas e meia da saida da serra com 60 carregadores se revesando e carregando o tronco que este ano possui 22 metros e pesa cerca de 2,5 toneladas. nos ombros até chegar ao seu destino.


Segundo dados da Prefeitura a cidade recebeu cerca de 170 mil pessoas e o encerramento da festa no dia 13 de junho será pontuada  por um grande show religioso de Padre Airton e Padre Monteiro, realizado aos pés da estátua de Santo Antônio.

A grande celebração é percorrer as ruas da cidade principalmente a rua do video e levar a frente da Matriz de santo Antonio onde um tronco de grande porte será erguido sob palmas e foguetórios hasteando a bandeira de santo Antonio, que é o Padroeiro da Cidade .

Nas ruas familias se reunem, enfeitam suas portas, vários palcos recebem artistas locais e nacionais e assim a menina Moça linda Barbalha se transforma na capital da alegria.
finalmente a Bandeira hasteada.
veja lindo vídeo da PMB 
https://www.facebook.com/100005242151065/videos/342873391320084/

sábado, 28 de maio de 2022

Prefeitura de Juazeiro e UFCA realizam audiência pública para discutir andamento do Plano de Desenvolvimento Municipal

 Prefeitura de Juazeiro e UFCA realizam audiência pública para discutir andamento do Plano de Desenvolvimento Municipal

imagem ASCOM PMJN

Na próxima segunda-feira, 30, o município de Juazeiro do Norte, em parceria com a Universidade Federal do Cariri – UFCA, vai realizar a primeira audiência pública para atualização do Plano de Desenvolvimento Municipal – PDM. A reunião acontecerá a partir das 15h, no auditório principal do Centro Universitário Paraíso do Ceará – FAP.

Com o tema “O município de Juazeiro do Norte que temos”, o objetivo é apresentar e discutir o resultado das leituras técnicas e comunitárias realizadas na primeira etapa do PDM (oficinas realizadas com a população em bairros da zona urbana e em dois distritos).


Assim, será possível perceber, objetivamente, o diagnóstico situacional feito pela equipe técnica da UFCA. O encontro será transmitido no canal oficial da Prefeitura de Juazeiro do Norte, no YouTube.

Plano Diretor

O Plano Diretor é um instrumento que permite um planejamento urbano da cidade, em que o gestor público, juntamente com a população, pode estabelecer propostas de melhorias para o município. O plano é ainda um planejamento da cidade que se faz em nível municipal, cujo objetivo maior é cumprir o que estabelece a Constituição Federal, ou seja, a garantia da função social da cidade. O documento é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes.

Todos que desejarem participar presencialmente devem realizar inscrição prévia, em link disponível no final desta matéria. Os que não conseguirem realizar a inscrição podem fazê-la pouco antes do evento, desde que a capacidade do auditório seja respeitada.

fonte: site badalocariri

Moda autoral da América latina: Dragão Fashion Brasil: Nosso representante Mestre Espedito Seleiro

Confiram a arte desse Mestre da cultura e do couro.

Espedito Seleiro nos fala : @maninhoseleiro, um menino telenttoso que vem sempre na busca com um novo olhar sobre o nosso ofício e assim há uma mistura de saberes que dá certo."

De um artista Espedito Seleiro que une a familia e todos no oficio mostram ao mundo as maravilhas da arte no couro

Hoje é o último dia da participação da Família Seleiro no maior evento de Moda Autoral da América Latina, o Dragão Fashion Brasil. Foram dias de muita alegria, especialmente porque recebemos o carinho de centenas de pessoas que diariamente visitaram o estande para apreciar, elogiar e levar consigo nossa arte para os quatro cantos do País.

"Agradecemos a cada um de vocês por terem nos prestigiado nessa semana tão especial. Hoje é o último dia de vendas no estande, no Aterro da Praia de Oracema, de frente ao mar, das 16 às 22 horas" . Confiram a arte desse Mestre da cultura e do couro.

exposição em Fortaleza 



fonte: site espedito seleiro

Frei Virgilio Sales Correia : Hoje as 16 horas missa das exéquias no Santuário Franciscanos

 


Após sepultamento no cemitério das Flores 
imagens: Tereza Neuma Macedo Marques 




sexta-feira, 27 de maio de 2022

Falece hoje aos 99 anos , Frei Virgilio da ordem dos Capuchinhos


 Frei Virgilio , 99 anos ,  faleceu nesta manhã numa clinica particular aqui na cidade de  Juazeiro, onde adentrou para tratar de uma infecção urinária e  pulmonar .


Nascido em 1922 , ele  residia no convento dos franciscanos ,e desde 2018 já fazia tratamento fisioterapeutico.

Frei Virgilio, era um dos últimos construtores do Santuário Franciscanos em Juazeiro , participando da obra desde 1950 . 

 O Santuário Franciscanos é conhecido e reconhecido em todo país pela sua beleza e história arquitetonica e conta  com mais de 30 mil m2 . Frei Virgilio foi  responsável pela construção da linda Via Sacra que orna o pátio do Santuário.


A ordem capuchinha emitiu nas suas redes sociais a seguinte um comunicado nota.
logo comunicaremos maiores detalhes do velório.







quinta-feira, 26 de maio de 2022

Filha de Juazeiro , Dra. Ricarda Samara é a nova presidente do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco

 

Paulo Câmara governador nomeia nova presidente do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco



O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), anunciou o nome da médica Ricarda Samara, como nova presidente do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH). Ela substitui Marília Lins, que respondia interinamente pelo órgão, após o pedido de demissão apresentado pelo então diretor Ruy do Rego Barros Rocha

O advogado deixou o IRH assim que o deputado federal e presidente do PSD-PE, André de Paula, oficializou sua pré-candidatura ao Senado, pela chapa da pré-candidata a governadora Marília Arraes (Solidariedade). Ruy Rocha tinha sido indicado por André de Paula para assumir o Instituto de Recursos Humanos, em maio do ano passado. 

Quem é Dra. Ricarda Samara 

 Juazeirense de nascimento. Com seu trabalho e comprometimento,   reconhecida  de direito, fez jus ao título de cidadania pernambucana a Dra. Ricarda Samara , tem um extenso curriculo prestado a saúde em Pernambuco. 

Ricarda Samara é medica concursada do estado desde 1993. Graduada pelo Universidade de Pernambuco, pós graduada em Saúde da familia , é também especialista em Saúde da Familia pela Escola superior de Saúde Pública de Pernambuco( ESPPE)sendo atuando na Atenção básica de Saúde durante oito anos. está em processo da conclusão de Mestrado em Gestão do Trabalho e Educação em Saúdepela UFRN Universidade Federal do rio Grande do Norte e MBA em Gestão em Saúde pela Faculdade pernambucana em saúde. Recebeu o titulo de Cidadania Pernambucana pelo trabalho realizado.

O Instituto de Recursos humanos tem como missão realizar a seleção de pessoas para a função publica e a administração de servidores aos orgãos e entidades da administração pública estadual, direta e indireta , além de promover treinamentos e aperfeiçoamentofuncional, além de gerenciar a assistencia aos beneficiários . A nomeação da Dra. ricarda foi publicada nesta quarta feira 25.05 no diário oficial com posse para o dia  1° de junho de 2022.

Nossos parabéns e abraço a Dra Ricarda samara por ter aceito essa nova e desafiadora empreitada  e também a sua genitora e fã Vilany Bezerra 

EXPOSIÇÃO SERTÃO CAXIAS Até 15 de Julho - Da cultura Nordestina

 A Exposição Sertão Caxias apresentará ao público, as Matrizes da Cultura Nordestina ... Religiosidade - Meio Ambiente - Artesanato - Cordel - Forró e muita alegria..




Um grande Projeto da Escola de Cultura - da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado - RJ, com apoio do Caxias Shopping e GeoPark Araripe/Unesco - URCA.

Chegamos ao município de Caxias e no Caxias Shopping abrimos a Exposição com muita alegria!!!
Até 15 de Julho a Exposição Sertão Caxias apresentará ao público, as Matrizes da Cultura Nordestina ... Religiosidade - Meio Ambiente - Artesanato - Cordel - Forró e muita alegria...
O Nordeste também é Aqui!!!


PARABENIZAMOS AO JORNALISTA MARCELO FRAGA QUE ESTÁ SEMPRE ATENTO PARA DIVULGAR A DIVERSIDADE DAS RIQUEZAS DO SERTÃO NORDESTINO






Parabéns ao amigo e divulgador cultural do Nordeste Marcelo Fraga. Sucesso nesta nova empreitada.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Fósseis brasileiros apreendidos na França serão enviados de volta para o Cariri

 O Ministério Público Federal (MPF) participou, nesta terça-feira (24), de cerimônia de repatriação de fósseis brasileiros comercializados de forma ilegal para a França. 

foto Rafael Rayol

Realizado pela aduana francesa na cidade portuária Le Havre, o evento marcou o desfecho do caso iniciado em 2013 quando os bens foram apreendidos por agentes franceses e o MPF abriu inquérito para apurar venda ilegal de fóssil pela internet. O material a ser repatriado inclui 34 caixas contendo 345 pedras de animais fossilizados e 648 pequenos quadrados de animais e plantas em formato de fóssil, todos oriundos da Chapada do Araripe, no Cariri cearense.

No evento, o secretário de Cooperação Internacional do MPF, Hindemburgo Chateaubriand, destacou que, ao longo de quase uma década de investigação, diante da importância e da complexidade do caso, várias instituições e autoridades brasileiras e francesas se envolveram nas diligências para solucionar a questão. “Deixo aqui registrado o nosso agradecimento pelas contribuições de cada uma delas”, ressaltou Chateaubriand.

Também representou o MPF na ocasião o procurador da República em Juazeiro do Norte (CE), Rafael Rayol, que atuou nas investigações relativas ao caso. Vale lembrar que a denúncia oferecida a partir do inquérito culminou na condenação de brasileiros pela Justiça Federal em 2019, pelo crime de contrabando. Em relação aos estrangeiros, o processo ainda se encontra em andamento, em virtude da necessidade de expedição de cartas rogatórias aos respectivos países.

Os representantes do MPF participaram, ainda, de inventário jurídico e detalhado do acervo, que antecedeu a cerimônia e contou com a presença de paleontólogos, professores universitários, além de outras autoridades francesas e brasileiras. Na atividade, foi conferido o material que data do período Cretáceo, período de tempo correspondente de 145 a 65 milhões de anos. Também compuseram a comitiva brasileira que acompanhou os trabalhos em Le Havre o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, o embaixador do Brasil em Paris, Luiz Fernando Serra, a encarregada de negócios do Brasil perante a Unesco, Regiane de Melo, o vice-reitor da Universidade Regional do Cariri, Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, e demais professores envolvidos na iniciativa.

Já inventariados, os bens serão devidamente preparados para envio de avião diretamente ao Aeroporto de Fortaleza e depois serão transportados até o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca). Estima-se prazo de 30 dias para que seja concluída a logística de transporte. A Urca é responsável pela gestão do Geopark Araripe, museu de paleontologia que reúne importante acervo de registros geológicos do período Cretáceo presentes na região. O museu é reconhecido pela Unesco como o primeiro geoparque das Américas.

fonte:badalo.com.br/featured/fosseis-brasileiros-apreendidos-na-franca-serao-enviados-d

Imagens de uma mulher que cresce com o tempo : Santa Beata Maria de Araujo

Ontem, dia 24 de maio , aniversário da Beata Maria de Araújo , contou com uma bela comemoração no Pátio do Memorial Padre Cicero às 19 h. 

Dorinha dos Benditos 

Este ano, além do tradicional corte do bolo e da apresentação do Bendito da Maria entoado por Dorinha do Horto, Mestra da Cultura Popular , o  sarau poético com o lançamento do Livro: Poemas para Maria  realizado em sua 5ª edição pela Secretaria de Cultura de Juazeiro. 



O evento contou com a linda participação da banda de Música Padre Cícero e com os poemas sendo recitados por seus autores. Entre eles , a assistente social e escritora já participante em outras edições Maria de Fátima Araújo Teles de Brejo Santo, do poeta e radialista Jorge Carvalho do Crato, do arte educador Lucion Caeira , do pedagogo e advogado Andre de Andrade, defensor de Maria de Araujo, Luiz Palmeira radialista, entre outros. 



Como acontece todos os anos ( exceto 2020/1) houve o corte e partilha do bolo pra Maria encampado pelo movimento de Reconhecimento da Beata Maria de Araujo e pelo grupo de Nair Silva , que também foi uma das Marias lembradas por seu trabalho.


Segundo os participantes, o detalhe importante foi que este ano aconteceu realmente o lançamento e a distribuição do livro Poemas para Maria  que teve o zelo histórico e cultural de José Roberto dos Santos Junior.


A todos os participantes nossos Parabéns.

NB: ACESSE AQUI NO WWW.PORTALDEJUAZEIRO LANÇAMENTOS ANTERIORES SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO  COMO Livrinho produzido por Daniel Walker em 1996, Edições Ipesc. Nossa homenagem a Beata Maria de Araújo neste dia que se comemora o seu nascimento.