quinta-feira, 28 de abril de 2022

O TRISTE FIM DA RADIO IRACEMA

 

A rádio Iracema de Juazeiro do Norte completou recentemente de 70 anos.Pelos microfones da Iracema milhares de ouvintes tiveram voz e vez.

Centenas de profissionais levaram através das ondas do rádio, informação, boa música, entreterimento...
Mais os dias da rádio Iracema estão contados...
Um grupo de empresários ligados a políticos da região arrendou a emissora e até o nome deve mudar.
Segundo a nova direção o nome é antigo e fora de moda.
Antigos e também fora de moda, foram taxados os profissionais ( quase todos ) demitidos. Além da demissão, a humilhação de ouvir de coordenador da nova emissora que em Juazeiro do Norte " Não havia bons profissionais" por isso a nova rádio vai "importar" Radialistas de outras cidades.
É uma pena que a comunicação "paga" tenha se espalhando pelo país. Com o viés de eleger políticos muitas vezes desonestos, esse pseudos " marketeiros políticos " chega na terra dos outros e ainda por cima tentam desmoralizar os profissionais que ali trabalham.
O próprio sindicato dos radialista deve se manisfestar em uma demissão em massa.
Acredito que os ouvintes saberão escolher entre esse " Marreteiros" da comunicação e os verdadeiros comunicadores do Cariri meus colegas radialistas.
Minha solidariedade a todos e fica a dica para esses que estão chegando.
- PARA FAZER BRILHAR A SUA ESTRELA
NÃO É PRECISO APAGAR A ESTRELA DE NINGUÉM.
Radialistas do Cariri unidos 27/04/2022.

fonte: facebook Helton Junior

DECON abre procedimento administrativo para apurar aumento nas contas de energia elétrica de quase 25%

 DECON abre procedimento administrativo para apurar aumento nas contas de energia elétrica de quase 25%


O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), abriu, nesta sexta-feira (22/04), um Procedimento Administrativo em desfavor da ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, após reajuste tarifário anual aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No âmbito do procedimento, o DECON solicitou que a empresa justifique quais foram os critérios utilizados para que se chegasse ao valor reajustado. A Enel, que foi notificada nesta sexta-feira (22/04), têm até dez dias para enviar resposta aos questionamentos do órgão consumerista do MPCE.

Segundo o secretário-executivo do DECON, promotor de Justiça Hugo Vasconcelos Xerez, o DECON entendeu necessária a instauração do procedimento para fins de apuração das razões e justificativas do elevado índice de reajuste estipulado para os consumidores. “A energia é um insumo básico para todos e o reajuste causa significativo impacto na economia cearense, aumentando também o custo de produção e, em consequência, os preços de outros bens consumidos regularmente. Em verdade, o custo final ao consumidor vai muito além do aumento da energia”, explica Hugo Xerez.

Ainda conforme o DECON, o Ceará teve o maior reajuste tarifário de energia elétrica do país. O aumento, segundo o órgão, viola os artigos 4º, inciso I, 6º, incisos III e IV, e 39, incisos V e X, todos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). No Procedimento Administrativo, também foi determinado que a ANEEL seja oficiada para esclarecer os parâmetros utilizados para aprovar o reajuste tarifário anual proposto pela ENEL, e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE), requisitando informações sobre o aumento aprovado

fonte: MPCE

MPCE promoverá audiência pública em Juazeiro para discutir adequação de loteamentos irregulares às normas ambientais

 MPCE promoverá audiência pública em Juazeiro para discutir adequação de loteamentos irregulares às normas ambientais


Com o objetivo de discutir e apresentar soluções para a adequação às normas ambientais e urbanísticas de loteamentos irregulares em Juazeiro do Norte, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promoverá no dia 6 de maio, a partir das 9h, uma audiência pública para tratar do tema. O momento, que é aberto ao público, será realizado no auditório do Centro Universitário Paraíso (UniFAP), na Rua da Conceição, nº 1228, bairro São Miguel. A audiência será conduzida pela titular da 9ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, promotora de Justiça Efigênia Coelho.

Serão convocados a participarem da audiência o prefeito de Juazeiro do Norte e representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Procuradoria-Geral do Município, da Autarquia Municipal de Meio Ambiente, da Coordenação da Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, da Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará.

Também serão notificados os oficiais dos Cartórios de Registros de Imóveis de Juazeiro do Norte, bem como os proprietários de loteamentos e desmembramentos para fins urbanos investigados pelo Ministério Público. Outrossim, serão convidados os promotores de Justiça atuantes em Juazeiro do Norte e no Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace), além dos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Direito, Tecnologia em Construção Civil e Engenharia Ambiental das instituições de ensino superior localizadas em Juazeiro do Norte.

Fonte: MPCE

Lamentavelmente minha "Selva de Pedra " hoje é Juazeiro do Norte

 SELVA DE PEDRA



imagem de abril 2022

Em 1986, assistia à nova versão da badalada novela Selva de Pedra. Confesso que desde pequeno aquele título me intrigava. O que não imaginava é que, 36 anos depois a explicação para a escolha do nome estaria bem ali, debaixo do meu nariz. Lamentavelmente, minha “selva de pedra” hoje é Juazeiro do Norte.

Nas últimas décadas, a cidade cresceu de forma tão avassaladora que, a cada dia, sepulta suas tradições e memórias. É fato que a modernidade traz profundas modificações, todavia, cidades inteligentes cuidam de sua identidade, daquilo que são porque um dia foram.

Não à toa, estamos cercados de outros municípios que também cresceram, mas mantiveram vivas suas raízes. Infelizmente, a terra ciceropolitana assiste, gradativamente, à demolição de prédios e casarões que, aos poucos, dão lugar a estacionamentos, clínicas e tantos outros equipamentos modernos.

É visível, há tempos, a falta de políticas públicas realmente preocupadas com os pontos históricos da cidade. O legado está se resumindo, cada vez mais, aos livros de estudiosos/historiadores, talvez os únicos preocupados em manter acesa a chama da memória.

No mais, casas antigas se esvaem e dão lugar a suntuosas obras apoteoticas . Árvores seculares (ou quase isso) sucumbem ante às derrubadas que se dão, muitas vezes, por motivos que sequer conhecemos. Daqui a pouco, em vez de iniciarmos uma história contando aos nossos filhos “Estão vendo aquele pequizeiro? Brinquei ali com os colegas de primário” passaremos a dizer “Estão vendo aquele shopping? Pois é, ali um dia teve um pequizeiro”.

Alucinada pela crista da onda capitalista, a terra daquele que dizia “Plante ao menos um pé de algaroba” está imersa no pó do asfalto quente e dos muros de concreto. A cidade que, etimologicamente, homenageia o nome de uma árvore, respira cimento e areia.

É triste vermos nossa identidade, locais (e muitos locais) que um dia foram significativos para nós simplesmente não mais existirem, porém, o mais lamentável é saber que o triste desfecho que alguns deles tiveram, poderia ter sido evitado, se tivéssemos políticas públicas de conservação ao patrimônio mais eficazes.

Se continuar assim, a história de uma cidade que era real, só poderá ser vista pelas gerações futuras em forma de novela, cujo título, não há outro mais apropriado: SELVA DE PEDRA!

fonte: texto facebook Romero Dodou

quarta-feira, 27 de abril de 2022

NOTA EM REPÚDIO AO DESALOJAMENTO DO CCBNB-CARIRI DE JUAZEIRO DO NORTE

 NOTA EM REPÚDIO AO DESALOJAMENTO DO CCBNB-CARIRI DE JUAZEIRO DO NORTE



O CCBNB-Cariri existe há mais de quinze anos sediado na cidade do Juazeiro do Norte com ações em todos os municípios do Cariri cearense. Foi resultado de lutas dos artistas reivindicando políticas públicas para atender a crescente produção artística e a grande efervescência cultural caririense.
Sua presença demarcou o surgimento de um novo tempo e paradigma, trazendo maior pujança e renovação para a arte no Ceará.
Agora, enquanto o setor cultural tenta se recuperar dos impactos da pandemia e, como todo resto do país, defronta-se com uma grave crise econômica, a direção do BNB, alinhada com as políticas nefastas do governo federal de desmonte do patrimônio público e ataques à cultura, resolve desalojar o CCBNB-Cariri do seu local de origem, o edifício do banco, no centro de Juazeiro do Norte; sem ofertar espaço alternativo próprio; deixando a critério de outrem a solução.
Nós, solidários com os artistas e a população do Juazeiro do Norte, e cientes dos enormes prejuízos artísticos, culturais e econômicos acarretados, apresentamos nosso enfático repúdio ao descaso demonstrado com a arte e cultura caririenses, fomentadores de desenvolvimento, alicerçadores da cidadania e orgulho do nosso povo.
Juazeiro do Norte, 27 de abril de 2022
Assinam essa Nota Pública:
Comissão de Artistas no Cariri – Fica CCBNB
Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte – SISEMJUN
Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri – SINDURCA
Cine Arte Clube – UFCA
Diretório Central dos Estudantes DCE – UFCA
União Estadual dos Estudantes do Ceará – UEE Ceará
Centro Acadêmico de Design – CADe Espedito Seleiro – UFCA
Centros Acadêmicos de História, Geografia, Artes, Ciências Sociais, Letras – URCA
Instituto Cultural do Vale Caririense – ICVC
Associação dos Xilógrafos e Gravurista de Juazeiro do Norte
Escola de Políticas Publicas e Cidadania Ativa do Cariri – EPUCA
Frente de Mulheres do Cariri
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense
Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC
Narradores Cariri
Associação dos Voluntários para o Bem Comum – AVBEM
Rede de Contadores de Histórias do Ceará
Coletivo Camaradas
Terreiro das Pretas
Projeto Oliveira’s
Trupe dos Pensantes
Rádio Cafundó
Maracatu Uinu Erê
Movimento Correnteza – União da Juventude Rebelião – UJR
Secretaria de Formação do Partido dos Trabalhadores – Diretório Municipal Juazeiro do Norte/PT-JN
Partido Socialismo e Liberdade – Diretório Municipal Juazeiro do Norte/PSOL-JN
Projeto Social Respeita a Mulher
Poesia da Luz
Jornal Leia Sempre Brasil
Associação Cristã de Base – ACB

Juazeiro divulga edital de chamamento público para Festival de Quadrilhas no Juaforró 2022

     Juazeiro divulga edital de chamamento público para                        Festival de Quadrilhas no Juaforró 2022


A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT abriu o edital de chamamento público para a realização do Festival de Quadrilhas do Município, que acontecerá dentro do Juaforró 2022.

O edital estará aberto até o dia 02 de maio. O intuito é fazer a montagem, organização e execução da cidade cenográfica e do Juaforró na Zona Rural.

Para mais detalhes, acesse o edital de chamamento público N 004/2022 PMJN 

Foto: Thiago Sousa ASCOM PMJN


Cargos de docentes da Urca serão remanejados para servir de base para o concurso da instituição

 

Cargos de docentes da Urca serão remanejados para servir de base para o concurso da instituição

A alteração foi aprovada nesta quarta-feira (27) pela Assembleia Legislativa, após mensagem enviada pelo Governo do Ceará

Mais um passo importante para a realização do concurso da Universidade Regional do Cariri (Urca) foi dado, nesta quarta-feira (27), com a aprovação do Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa pelo Governo do Ceará. A mensagem governamental aprovada pelo Legislativo tratava do remanejamento de cargos na carreira de professor do grupo de magistério superior (MAS), integrante do quadro da Urca.

O concurso público da Urca irá selecionar 184 novos professores. “A mensagem possibilita o remanejamento de cargos da Universidade Regional do Cariri para viabilizar a realização do concurso público, o maior da história do Ceará para as três universidades”, disse o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Carlos Décimo.

Os futuros servidores irão atuar nos novos campi de Barbalha, para o curso de Turismo, e Mauriti, com a graduação de Agronomia. Além disso, a Universidade criou, recentemente, o cursos de Medicina, no Campus de Crato, e Arquitetura e Urbanismo, em Juazeiro do Norte, que receberão o reforço. “Esses quatro cursos são novos na Universidade e são parte da expansão e interiorização da Urca”, explicou o titular da Secitece, Carlos Décimo.

O Estado já havia sido autorizado pela Assembleia Legislativa a realizar o remanejamento dos docentes das universidades estaduais do Ceará (Uece) e do Vale do Acaraú (UVA). As duas já tiveram os editais publicados para o preenchimento de 365 e 114 vagas, respectivamente. A medida contribui com implementação da Política Estadual de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Estado.

Vale destacar que, com a ampliação concretizada, o Ceará vai saltar de 16 municípios com a oferta de cursos de Ensino Superior para 23, representando um crescimento de 44%.

Com essa ação, o Governo do Ceará pretende promover a otimização, ampliação e a facilitação do acesso ao ensino público superior em todo o estado, com a consequente expansão do direito a uma formação superior de natureza pública e de qualidade, a qual se faz decisiva na construção profissional, atuando corno elemento facilitador e para o ingresso no mercado de trabalho.

fonte:www.ceara.gov.br/2022/04/27/cargos-de-docentes-da-urca-serao-remanejados-para-s

terça-feira, 26 de abril de 2022

Padre César Retrão assume a direção da Rádio Educadora do Cariri

 A equipe da Rádio Educadora do Cariri esteve reunida na manhã desta terça-feira (26), para apresentação do novo Diretor Administrativo da emissora, Padre César Retrão. O encontro aconteceu na Cúria Diocesana Bom Pastor.


fonte: facebook da Rádio Educadora do Cariri

segunda-feira, 25 de abril de 2022

CURSO DE TURISMO DA URCA TERÁ AULA INAUGURAL AMANHÃ DIA 26 DE ABRIL

 

Aula inaugural do Curso de Turismo da URCA acontece nesta terça-feira 26


Será nesta terça-feira, 26, às 19h, em Barbalha, a inauguração do Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Turismo da Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento acontece na sede do Cine Teatro Neroly Filgueiras.

A ocasião contará com a presença da primeira turma de alunos aprovada no Processo Seletivo Unificado da Instituição, no segundo semestre de 2021.

O curso inaugura também o campus da URCA, em Barbalha, que irá funcionar na Escola Josefa Alves de Souza, onde já ocorreram as atividades do Seminário de introdução à Universidade, com os primeiros alunos. O lançamento e a Aula Inaugural do Curso de Turismo se inserem no contexto político de expansão das Universidades cearenses pelo Governo Estadual. Representa um momento significativo para o Ensino Superior na região do Cariri.

Na solenidade estarão presentes o Reitor da URCA, professor Francisco do O’ de Lima Júnior, o Vice-Reitor, Carlos Kleber de Oliveira, além de pró-reitores e autoridades políticas, docentes e discentes. A coordenação do curso está sendo realizada pelo professor da instituição, Josier Ferreira.

Para o coordenador, o Curso de Turismo se afirma para contemplar a demanda contida de otimização das potencialidades especificidades e históricas, geoambientais, artísticas, culturais e dos serviços que caracterizam a dimensão identitária do território da Bacia Sedimentar do Araripe.

“Abre oportunidades para a formação tecnológica de profissionais no campo do turismo e promove a integração das várias áreas do conhecimento científico, já existentes na Universidade Regional do Cariri”, disse.

31 cursos, 7 municípios e mais de 12 mil alunos

A URCA passa a contar com 31 cursos de graduação, com atuação no Cariri e Centro-Sul, com campi nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Iguatu, Campos Sales e Missão Velha. Os cursos mais recentes criados foram os de Medicina (Crato) e Gestão em Turismo (Barbalha). São mais de 12 mil alunos de graduação e pós-graduação.

FONTEhttp://www.urca.br/portal2/blog/aula-inaugural-do-curso-de-turismo-da-urca-acontece-nesta-terca-feira-26-no-campus-de-barbalha/

domingo, 24 de abril de 2022

Clinica Escola da Faculdade de Medicina (FAMED) será entregue em novembro deste ano pela UFCA em Barbalha

 



Com previsão para ser finalizado em julho de 2022, o prédio da Clínica Escola da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Barbalha, está com 67% de construção concluídos. A obra foi projetada e licitada pela Diretoria de Infraestrutura (Dinfra) da UFCA, com autorização concedida em janeiro de 2021. 

A Clínica Escola terá dois pavimentos: no térreo, o espaço contará com recepção, sala de espera, ambulatórios, sala de coleta, uma área para curativos e suturas, esterilização, sala de reuniões e banheiros. Já no primeiro andar, haverá espaço para salas de professores, sala de reunião, salas de aula, copa e banheiros acessíveis para pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

Somente com toda a avaliação realizada, a Dinfra/UFCA entregará a construção pronta e devidamente equipada para a Famed, o que deve ocorrer por volta do mês de novembro de 2022.

Ministro da Saúde decreta o fim da emergência sanitária por conta da Covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou nesta sexta-feira (22) portaria que estabelece o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin) por conta da Covid.


 A portaria assinada pelo Ministro entrará em vigor 30 dias após a publicação no “Diário Oficial” da União. Segundo ele, esse movimento deve ocorrer ainda hoje de forma excepcional.

O estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional por conta da Covid entrou em vigor em fevereiro de 2020, poucos dias depois de a OMS declarar emergência internacional de saúde pública.

A norma permitiu que o governo federal e os governos estaduais e municipais tomassem uma série de medidas, como o uso obrigatório de máscaras e a autorização emergencial para vacinas.

“Sei que os secretários de estados e municípios pediram tempo maior. Não vejo muita dificuldade para que secretarias estaduais e municipais se adequem ao que já existe na prática. Porque o ato normativo só vem ratificar o que já existe na prática. como falar de emergência sanitária se hoje está acontecendo carnaval em várias cidades do Brasil?”, explicou Queiroga.

Com o fim da emergência em saúde pública, o Ministério da Saúde estima que mais de 2.000 normas caiam em todo o país, como a possibilidade de comprar medicamentos e insumos médicos sem licitação. Entre as normas que poderão ser afetadas estão, por exemplo, a do uso de máscaras, do teletrabalho, e da regulamentação da telemedicina. Especialistas avaliam que, apesar da redução recente das infecções, este ainda não é o melhor momento para revogar o estado de emergência.

Segundo o próprio Ministro, poucas coisas na rotina de combate à Covid devem mudar, porém, ela pode tirar parte da autonomia local que foi cedida aos prefeitos e governadores durante a pandemia.

Por: G1

sábado, 23 de abril de 2022

Fora de operação no Ceará, Itapemirim fecha agência em Juazeiro do Norte

 


Diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas em Transporte Rodoviários de Passageiros Interestadual e Intermunicipal do Estado do Ceará (Sinteti) afirma que a companhia praticamente já não opera mais linhas no Estado.


A empresa de transporte rodoviário Itapemirim desativou o funcionamento de sua agência regional em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, que atendia passageiros de ao menos 45 municípios do Centro-Sul do Estado. A desativação ocorreu antes mesmo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinar a suspensão de todas as linhas de transporte terrestre de passageiros da companhia, nessa quarta-feira, 20. A medida, conforme o órgão regulador, foi adotada por conta das “dificuldades operacionais” enfrentadas pela empresa.

De acordo com a ANTT, a suspensão vale até que a companhia cadastre frota compatível com as linhas a serem reativadas em todo o Brasil. No Ceará, a empresa praticamente já não opera mais nenhuma das linhas sob as quais tem direito à exploração. 

A informação é do diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas em Transporte Rodoviários de Passageiros Interestadual e Intermunicipal do Estado do Ceará (Sinteti), Osvaldo Landim. “Essa decisão não impacta muito aqui no Ceará, pois a Itapemirim já não presta mais serviços aqui. A linha Iguatu a Salvador, por exemplo, não está mais em circulação há mais de um mês. 

Já a linha de Fortaleza a São Paulo foi transferida para a Guanabara. Sem contar que os motoristas que atuavam aqui no Ceará foram todos demitidos”, explica Landim.

Ainda de acordo com o dirigente sindical, oficialmente, as linhas que eram operadas pela companhia no Ceará permanecem ativas, contudo, sem a devida prestação do serviço por parte da empresa. “Sabemos que um novo presidente assumiu o comando da empresa recentemente e ele afirmou que as linhas não seriam abandonadas, mas esse não é o caso do Ceará, porque ao nosso conhecimento, elas não estão rodando como antes”, acrescentou. 

Em nota, a Itapemirim informou que cumpre rigorosamente todas as normas dos órgãos reguladores do transporte rodoviário e “mantém sua linha de atuação, buscando sempre o atendimento de qualidade aos seus clientes”. A companhia, no entanto, não se pronunciou sobre a redução na oferta de linhas no Ceará. 

Em Juazeiro do Norte, a agência da empresa funcionava dentro da rodoviária municipal. O box de atendimento aos clientes teve a fachada coberta e segue sem previsão de ser reativado.

fonte:badalo.com.br/featured/fora-de-operacao-no-ceara-itapemirim

quinta-feira, 21 de abril de 2022

CENTEC abre inscrição para cursos técnicos até dia 30 de maio

Já estão abertas as inscrições para a seleção de novos alunos dos cursos técnicos e superiores tecnológicos gratuitos do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). 



Os cursos são gratuitos e com aulas 100% presenciais⠀

São, ao todo, 600 vagas para as Faculdades de Tecnologia (Fatec) Cariri e Sertão Central, localizadas em Quixeramobim e Juazeiro do Norte, e os Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) em Crato, Barbalha e São Gonçalo do Amarante.

Confira a relação de cursos no Cariri 

Juazeiro do Norte⠀
Técnico em Eletrotécnica⠀        45 vagas no turno da noite   
Técnico em Eletroeletrônica⠀   
45 vagas no turno da noite   
Técnico em Mecânica⠀             
45 vagas no turno da noite   
Técnico em Meio Ambiente⠀   
45 vagas no turno da noite   

Crato⠀
Técnico em Gastronomia⠀       30 vagas à tarde 
                                                      60 vagas no turno da noite   
Técnico em Eletromecanica      35 vagas a tarde 
Técnico em Eletromecanica      35 vagas a noite 

Barbalha
Técnico em Agricultura⠀         30 vagas pela manhã 
Técnico em Meio Ambiente⠀  35 vagas à tarde 



 inscrição ate 30 de maio É necessário o pagamento de uma taxa de 30 reais. Doadores de sangue e pessoas com inscrição no CadÚnico podem solicitar isenção. As aulas terão início em agosto de 2022 e todos os cursos são 100% presenciais.

 Confira o edital no @fateccariri 

www.gazetadocariri.com