Do título de eleitor a fotos, relíquias de Padre Cicero serão expostas no Rio de Janeiro
Oito documentos pessoais do Padre Cícero serão apresentados pela primeira vez ao público.
Documentos pessoais de Padre Cicero Romão Batista, que no próximo dia 24 completará 178 Anos, foram Restaurados na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, e serão apresentados pela primeira vez à comunidade!!!
O acervo que agora está restaurado, já foi apresentado em mais de 50 Exposições nos últimos 18 anos no Estado do Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio de janeiro, e agora deverá circular pelo Interior do Estado do Rio de Janeiro, dentro do Projeto SerTão Rio!!!
De acordo com recentes pesquisas, Padre Cícero tem parentes em Niterói, onde ele esteve no ano de 1908, período em que recebeu permissão da Igreja para celebrar, durante um mês, durante sua estada em terras Fluminenses.
Participará do evento, o Vigário Episcopal para a Comunicação, Padre Arnaldo Rodrigues, que celebrará um Missa em Comemoração ao Aniversário do "Conselheiro do Nordeste".
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, Danielle Barros presidirá a cerimônia e falará sobre a importância e o trabalho de preservação das Matrizes da Cultura Nordestina no estado Rio de Janeiro.
Participarão também do evento, Pesquisadores, Cordelistas, Repentistas e Trios de Forró que darão o ritmo da festa, onde será cortado o Bolo do Aniversário de 178 anos de Padre Cicero Romão Batista, aqui no Rio de Janeiro.
Dia: 24/03/2022
Local: Biblioteca Parque Estadual / Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Av. Presidente Vargas 1261 - Centro - Rio de Janeiro.
Horário: 14:00
O acervo reúne o título de eleitor do líder religioso, além de uma foto autografada, uma carta escrita em Roma, um bilhete e o atestado de óbito da mãe de Padre Cícero, assinado por ele.
Os documentos serão exibidos na próxima quinta-feira (24), no Rio de Janeiro, quando serão celebrados os 178 anos de nascimento do cearense do século
Conhecido por seus milagres em Juazeiro do Norte, Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, terá no Rio de Janeiro um evento em sua homenagem.
No dia 24 de março, quando é celebrado 178 anos de nascimento do líder religioso, a Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, fará uma homenagem ao padre.
O equipamento cultural, que conta com uma cordeoteca de mais de 10 mil títulos e já sediou o evento Sertão Rio, que valoriza a cultura nordestina no Rio, irá apresentar para primeira vez ao público oito documentos pessoais do padre.
As peças foram restauradas pela Fundação Casa de Rui Barbosa e contam com itens como o Título de Eleitor, carta escrita em Roma, bilhete, fotografia autografada, e ainda o atestado de óbito da mãe de Padre Cicero, que foi assinado por ele.
A ligação de Padre Cícero com o Rio é familiar. De acordo com recentes pesquisas, o nordestino tem parentes em Niterói, onde esteve em 1908, período em que recebeu permissão da Igreja para celebrar, durante um mês, período de sua estada em terras fluminenses.
fonte: O jornalista Marcelo Fraga no envia do Rio a matéria https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/do-titulo-de-eleitor-fotos-reliquias-de-padre-cicero-serao-expostas-no-rio-de-janeiro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário