Faleceu nesta manhã 05 de março, o médico, historiador, escritor, cronista, dr. Napoleão Tavares Neves. Nascido em Jardim-CE, mas adotou a cidade de Barbalha para residir e clinicar.
Em 1959 passou a clinicar no SAMDU em nossa cidade, Juazeiro do Norte. Bondoso e muito caridoso, suas marcas registradas; voz mansa e pausada, recebia os seus pacientes com um cordial aperto de mão e um sorriso nos lábios. Lembro de uma noite memorável que aconteceu no Auditório do Panorama Hotel em outubro de 2000, dia do lançamento do livro escrito por Daniel Walker sobre minha vida Neuma uma mulher de fibra e de fé, um presente que recebi por ocasião dos meus 60 anos.
Dr. Napoleão ao lado de sua esposa, dona Socorro Sá, atendeu ao nosso convite. Muitas pessoas que estavam presentes o cumprimentavam e até admiravam a sua presença, pois a personalidade tão carismática do bondoso doutor, o simples, o abnegado esposo, amava desfrutar do sossego, da paz. Sendo arredio às solenidades, às confraternizações. Pra nós foi uma imensa alegria contarmos com a presença de dois ilustres cronistas e escritores, dr. Napoleão Tavares e dr. Geraldo Barbosa.
Barbalha, a cidade adotada por ele chora a sua morte, Juazeiro do Norte, chora a morte deste filho tão ilustre e que engrandeceu à nossa cidade. Sendo reverenciado em 1993 pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte com o título de cidadão juazeirense. Siga em paz amigo, e que junto ao Pai Celeste, encontre todos os seus amigos que já se encontram lá!
Crônica escrita por Daniel Walker por ocasião da solenidade de outorga do título de cidadão juazeirense ao médico, Dr. Napoleão Tavares Neves. E reeditada hoje por nossa Tereza Neuma Macedo Marques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário