09 filhos,14 netos ,12 bisnetos
No dia 07de março de 2021, comemoramos o aniversário de 90 anos de Nossa Mãe , conhecida carinhosamente por Dona Zenilda
Neta de Zé Ferreira ( amigo pessoal do padre Cicero) e Joana Vitorino, a primeira filha do casal de Maria do Carmo Vitorino Ferreira e Melquíades Ramos de Lima , nasceu em 07 de março de 1932: a Sra. Maria José Ramos Ferraz , conhecida carinhosamente como Dona Zenilda Ramos , casada em 23 de janeiro de 1952 com Aderval Ferraz Noqueira, pernambucano, alfaiate , barbeiro e vendedor de joias, pai e marido exemplar constituiu uma famlia de 9 filhos: Sávia, assistente social, gerontóloga e escritora ; Zenival, fisioterapeuta e artista plástico, Terezinha, psicóloga e bancária, Ronaldo, advogado analista TRE, Gislene , do lar; Jairo ( in memorian) , Pautilia, Assistente social e profª.universitária , Aderval Filho, artesão e microempreendedor, Melquíades, advogado e músico.
Dona Zenilda, aos 15 anos formou-se em costureira e exerceu sua profissão até os 85 anos, tendo reduzido seu oficio, por limitações visuais . Ficou na lembrança de todos seus filhos, a casa "cheia de meninos" e seu canto diário enquanto costurava. Ao chegar em casa , seu esposo tocador de violão, sanfona, cavaquinho sempre dedilhava o violão e os dois se acompanhavam cantando. Modelista, assistia aos filmes nos cinemas locais sempre atenta " aos modelos das artistas" de hollywood, que replicava para suas clientes e amigas.
Sua família cresceu, tendo-a como exemplo de beleza e tenacidade. Representando a resistencia nordestina, foi também retirante e na cidade de São Paulo, nasceram seu irmão José Ramos e Terezinha Ramos, irmã que sempre foi a sua amiga , comadre , cumplice, e vizinha, onde os quintais se comunicavam. Além dos 9 filhos, os sobrinhos e muitos amigos enchiam sua casa de alegria e algazarra. A casa cheia era um caldeirão de gosto pelas artes, literatura e música, além da herança pela garra no trabalho.
Aos 90 anos comemoramos sua trajetória de vida e celebramos com a realização de uma Missa em ação de Graças presidida pelo Padre Paulo Borges na Igreja de Santa Terezinha na presença de poucos amigos e familiares e os demais via internet, como recomenda o momento atual, e um simbólico corte de bolo.
Parabéns Mamãe pelos 90 anos, tornando sua família um solo fértil e cristão, e gratidão a Deus por sua existencia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário