quinta-feira, 30 de setembro de 2021
Grendene oficializa fábrica de R$ 30 milhões e 1 mil empregos no Crato, nesta quinta (30)
Grendene oficializa fábrica de R$ 30 milhões e 1 mil empregos no Crato, nesta quinta, 30 de setembro de 2021
quarta-feira, 29 de setembro de 2021
Arena Romeirão já recebeu quase toda a cobertura
Arena Romeirão já recebeu quase toda a cobertura
segunda-feira, 27 de setembro de 2021
Profissionais do HRC e vítimas da Covid-19 são homenageados com plantação de mudas
Profissionais do HRC e vítimas da Covid-19 são homenageados com plantação de mudas
Dois ipês, um branco e outro rosa, foram fincados no jardim e ao lado da entrada principal da unidade
Com a desativação parcial da unidade de campanha montada na área externa do Hospital Regional do Cariri (HRC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), um ato ecumênico foi realizado nesta segunda-feira (27) para homenagear vítimas da Covid-19 e profissionais da Saúde que seguem atuando no combate à pandemia.
Na ocasião, foram plantadas duas mudas de ipê – um branco e outro rosa. O primeiro ficou no jardim da Emergência, homenageando todas as vítimas da doença. O segundo foi fincado ao lado da entrada principal do HRC como forma de agradecer a todos os trabalhadores da Saúde pelo enfrentamento ao período pandêmico.
Segundo a diretora-geral do HRC, Demostênia Coelho Rodrigues, o ato realizado nesta segunda “representa um momento de celebrar muitas vitórias, de agradecer a Deus por ter nos dado forças para seguir adiante, buscando a cada dia salvar o maior número de vidas possível”. Ela reforça, ainda, que a pandemia não acabou e que, portanto, é preciso manter todos os cuidados biossanitários para garantir que a situação epidemiológica do Estado siga melhorando. “O desejo é de que, muito em breve, quando toda a população estiver vacinada, essa pandemia possa constar apenas nos livros de História”, destaca.
Desde março de 2020, quando o primeiro caso de paciente com coronavírus foi registrado no Estado, mais de quatro mil atendimentos a vítimas de Covid-19 foram realizados no hospital, referência para 45 municípios do interior do Ceará. Cerca de três mil pacientes receberam alta até este mês de setembro.
A diretora-geral do HRC, Demostênia Rodrigues, agradeceu pelo trabalho que vem sendo desempenhado pelos trabalhadores da Saúde durante a pandemia
Demostênia Rodrigues ressalta a atuação do Governo do Ceará, por meio da Sesa, “por todo o apoio que foi dado às unidades que se empenharam no tratamento dessa doença tão avassaladora, com ênfase para a importância do SUS [Sistema Único de Saúde] no enfrentamento à esta pandemia, uma das maiores crises já vividas na Saúde”.
Homenagem
O ato ecumênico contou com a presença do pastor Francisco Fabiano, da Igreja Batista, e também do padre Paulo Borges, da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. Os dois líderes religiosos discursaram palavras de agradecimento pelos serviços prestados em prol da assistência às vítimas da Covid-19 e de todo o empenho dos profissionais da Saúde do HRC.
FONTE: www.ceara.gov.br/2021/09/27/profissionais-do-hrc-e-vitimas-da-covid-19-sao-homenageados-com-plantacao-de-mudas/
domingo, 26 de setembro de 2021
quinta-feira, 23 de setembro de 2021
Cariri Juazeiro do Norte contará com nova instituição de ensino superior a partir desta quinta-feira (23)
Juazeiro do Norte contará com nova instituição de ensino superior a partir desta quinta-feira (23)
quarta-feira, 15 de setembro de 2021
Imagens e videos de Juazeiro do Norte neste 15 de setembro dia da Padroeira
terça-feira, 14 de setembro de 2021
Ex-votos de Juazeiro integram exposição de chinês Ai Weiwei
Ex-votos de Juazeiro integram exposição de chinês Ai Weiwei
domingo, 12 de setembro de 2021
Procissão das Carroças - 49 anos de Tradição
A procissão das Carroças é uma tradição da Fundação Leandro Bezerra que desde setembro de 1972 a realiza e hoje completa 49 anos, e que também comemora o aniversário da matriarca Dona Salete Bezerra que recentemente comemorou junto a família seus bem vividos 94 anos.
E Damião Batista que participa da procissão das Carroças há 22 anos , desde o ano passado de 2020 , faz esse percurso somente com sua carroça. Ele junta toda a família para ornamentar a carroça que passeia com Nossa Senhora pelas ruas de Juazeiro .
Como ainda não foi liberado esse tipo de evento, para evitar aglomeração, Damião Batista , ou "Doutor " como é conhecido, afirmou que (sic) enquanto vida tiver , faço minha homenagem a Nossa Senhora , nem que seja sozinho como foi o ano passado e esse.
Ele segue sempre o ritual e envolve toda a família , desde a preparação até o momento final . Após o almoço juntos, todos ajudam a ornamentar a carroça. Esse ano contaram com a colaboração de Marcondes decorador . É um momento de pertencimento e alegria e a família toda acompanha a procissão seguindo até o Santuário Diocesano para receber as bençãos da Mãe das Dores.
quarta-feira, 8 de setembro de 2021
Romaria ocorre com restrição em hotéis e pousadas de Juazeiro, conforme decreto
Romaria ocorre com restrição em hotéis e pousadas de Juazeiro, conforme decreto
Com a proximidade da Romaria de Nossa Senhora das Dores, uma das principais do calendário religioso de Juazeiro do Norte, o município publicou um decreto, na última sexta-feira (3), restringindo a capacidade de hotéis, pousadas e ranchos em até 60% de suas capacidades. A medida também proíbe a instalação de barracas ou outro tipo de estruturas de venda a partir de comerciantes vindos de outras cidades.
Conforme repassado pela gestão municipal, a medida para conter a pandemia da Covid-19 será válida entre os dias 10 e 15 de setembro. Decreto semelhante já havia sido adotado na romaria anterior, em memória da morte do Padre Cícero, que aconteceu no último mês de julho com programação presencial e virtual. Contudo, naquele momento, foi proibida a entrada de caminhões e ônibus de romeiros. Além disso, a restrição de público em templos, pousadas, hotéis e ranchos era de apenas 30%, quando também foi proibida a visita aos museus e à Estátua do Padre Cícero.
Dessa vez, o decreto pontua que as atividades econômicas e religiosas autorizadas serão “fiscalizadas rigorosamente pelos órgãos públicos competentes”. As instituições religiosas poderão promover celebrações presenciais até as 22h, com limite de capacidade para 60% dos templos, um pouco abaixo do permitido pelo decreto estadual, que é de 70%.
Os comerciantes de outras cidades não poderão se instalar na cidade, mas continuam permitidos o funcionamento de barracas e outros tipos de lojas que já desempenham atividades em locais permanentes e que estejam cadastrados junto à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp). O descumprimento está sujeito a multa e outras medidas, como interdição.
Em nota, o município ressaltou que manterá fiscalizações regulares que já vem sendo realizadas, assim como rondas coordenadas pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju) seguirão ocorrendo “buscando identificar desobediências aos regramentos atualmente em vigor”, ressaltou.
A Basílica de Nossa Senhora das Dores, que tem capacidade para receber 350 fiéis sentados, poderá receber até 200 pessoas. Já a Capela do Perpétuo Socorro, onde também acontecem os atos litúrgicos, chega a acolher 60 devotos. Já os momentos tradicionais com caráter de aglomeração, como o show do chapéu, por exemplo, serão de forma virtual (com transmissão ao vivo da TV Web Mãe das Dores) ou suspensos, como a tradicional procissão dos transportes, que acontece no dia 14. A procissão com imagem da padroeira, que acontece no dia 15, será substituída pelo passeio em carro-andor pelas ruas da cidade.
“Aos poucos, estamos voltando a realizar nossas atividades. A programação foi pensada para que participemos deste forte momento de devoção, fortalecendo nosso espírito, mas com a consciência de que a pandemia do coronavírus ainda não acabou”, diz o padre Cícero José, pároco da Basílica.
Antes da indefinição sobre a Romaria de Nossa Senhora das Dores, romeiros já se organizavam para vir a Juazeiro do Norte. Segundo Sandra Lima, devota de União dos Palmares (AL), pelo menos três ônibus devem sair de sua cidade na próxima quarta-feira (8), em direção à terra do Padre Cícero. “Estamos muito ansiosos, porque nunca passamos tanto tempo longe de Juazeiro”, ressalta a romeira.
Porém, por enquanto, a procura em pousadas e hotéis não tem sido alta. Segundo o empresário Veldete Coelho, que gerencia um hotel no Centro da cidade, até agora foram feitas apenas cinco reservas durante o período da Romaria de Nossa Senhora das Dores. “Devagarinho as coisas vão melhorar, mas nosso setor foi muito castigado. Espero que todos tomem vacina até o fim do ano para que volte ao normal”, projeta.
fonte: Gazeta do Cariri com informações Diário do Nordeste
terça-feira, 7 de setembro de 2021
Dia da Independencia? 07 de setembro de 2021 no Cariri
A Independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822, quando aconteceu o famoso Grito do Ipiranga. O Brasil transformou-se em uma monarquia governada por D. Pedro I. A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal .
Enquanto isso, no Cariri aconteceu na cidade do Crato o 27° Grito dos Excluídos e Excluídas. A concentração foi as 8 da manha na Praça São Vicente. O "movimento dos excluidos " é segundo Tiago Pereira : " Nosso grito de Indecência nesse 7 de setembro de 2021: Vida em Primeiro Lugar, por mais participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já! Defender à Democracia, lutar contra as injustiças. Um mundo melhor ainda é possível!"
A reflexão, se nos permitem, é: Que realidade estamos construindo? Estamos lutando por um Brasil para poucos ou um Brasil para todos?
segunda-feira, 6 de setembro de 2021
Das sementes e frutos do Guardião da História de Juazeiro professor Daniel Walker
Daniel Walker , nasceu em Juazeiro em 6 de setembro de 1947. Amou muito sua terra e por compromisso pessoal como missão abraçou sua Juazeiro e como um "arqueólogo" remexeu cinzas e terras, desencavou um silêncio latente, e trouxe à tona nossa história.
Não guardou para si . Como um agricultor aradou a terra , esperou o tempo certo, regou, aparou as folhas secas, reprogramou o plantio, como um sábio aguardou os sinais do céu. Guardou e guardeou a história rebuscadas muitas vezes pela sua inquietude e sensatez. Como um historiador, entendeu que o conhecimento não deve permanecer em si e sim ser repassado não uma, mas mil vezes e assim construiu seu legado, deixando grandes lições, nos presenteando com nossa própria história .
Juazeiro e todos os pesquisadores, amigos, familia e admiradores continuam a plantar e a beber da sua fonte nos livros, textos, matérias e www.juaonline e www.portaldejuazeiro.com e hoje seu compromisso nos acompanha e inspira.
Feliz aniversário amigo e professor Daniel Walker , onde estiver e sempre " GUARDIÃO DA HISTÓRIA DO JUAZEIRO E DO PADRE CICERO"
E aqui também estamos para lembrar e cobrar a aposição da estátua de Daniel Walker na Praça Padre Cicero, lugar que inúmeras vezes sentou à sombra do Juazeiro deleitando seus amigos e estudiosos contando sua Juazeiro e a memorizou com seu livro.
acervo: Tereza Neuma Macedo Marques e Pautilia Ferraz
domingo, 5 de setembro de 2021
Juazeiro do Norte está entre as 15 maiores cidades do Brasil no setor de Tecnologia da Informação
Juazeiro do Norte está entre as 15 maiores cidades do Brasil no setor de Tecnologia da Informação
2021Segundo o Ranking Connected Smart Cities, que busca encontrar novas identidades da inovação e a melhoria territorial, o município de Juazeiro do Norte está categorizado como a décima quarta cidade do Brasil no eixo fomentador de Tecnologia e Inovação. Conhecida como cidade da fé e do comércio, uma vez que são promotores de dinâmicas sociais e de relevância para o PIB local, Juazeiro agora passa a ganhar destaque nacional no segmento.
O reconhecimento veio por meio do Ranking Connected Smart Cities 2021, fincando a cidade na posição 14 a nível nacional e entre as 100 maiores do Brasil ao se considerar este eixo temático. Assim, a terra do “Padim” é a única do interior do Nordeste a se configurar entre as 15 primeiras posições, ficando a frente de Campina Grande e Caruaru, bem como de capitais como Recife, Natal e João Pessoa.
Conforme diz o empresário caririense Douglas Feitosa, que já coordenou a CDL Jovem em Juazeiro do Norte, em um país com dimensões tão extensas, é de tamanha relevância mapear as cidades por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade e que são fomentadores de um maior potencial de desenvolvimento. O recorte de Tecnologia e Inovação do Ranking é composto por 15 indicadores, concebidos para o próprio eixo de tecnologia e inovação, bem como empreendedorismo, novos de serviços públicos e soluções ofertadas aos cidadãos, fazendo parte deste recorte.
Para a estruturação do Ranking, elaborada pela Urban Systems, foi criada uma metodologia de ponderação de indicadores, denominada de Índice de Qualidade Mercadológica (IQM). São onze eixos e dezenas de indicadores para posicionar as cidades nas primeiras cem colocações dentro de uma visão Geral e por Eixos temáticos. No caso do Eixo Tecnologia e Inovação foram levados em consideração alguns indicadores como Fibra Ótica, Velocidade média das conexões contratadas, % de empregos formais de nível superior e também do setor de TIC e a densidade de banda larga.
Para Douglas, que é mentor de Startups e doutorando em Economia, “esse Ranking é o reconhecimento da amplitude de possibilidades que podem surgir no interior do Nordeste e que são fomentadores de desenvolvimento. Porém ainda há a necessidade de uma maior interação institucional e a sociedade para que assim possam ser quebrados os egos que retraem a evolução”.
Ele ressalta ainda que foram retirados do estudo, por falta de atualização, os indicadores de geração de conhecimento, como produção de conhecimento (Patentes) e incentivo a pesquisa (Bolsa CNPq). A edição de 2020 do estudo já se previa um impacto nestes indicadores, devido aos cortes para pesquisa, entretanto não se previa a indisponibilidade da informação. Isso mostra que muito ainda deve ser feito para que o país tenha um Sistema Nacional de Inovação consolidado.
fonte : www.badalo.com.br/cariri/juazeiro-do-norte-esta-entre-as-15-maiores-cidades-do-brasil-no-setor-de-tecnologia-da-informacao
sábado, 4 de setembro de 2021
MESTRE ESPEDITO SELEIRO -EXPOSIÇÃO NO RIO DE JANEIRO
MESTRE ESPEDITO SELEIRO -EXPOSIÇÃO NO RIO DE JANEIRO
Uma de minhas maiores alegrias é poder dizer que sou Espedito Seleiro do Cariri!!!
E assim vamos levando nossa arte para o mundo! Arte do Ceará!!!
Com nossas cores e tradições!!!
O que o Brasil tem de melhor … sua gente de bem, guerreira e criativa
Mestre Espedito Seleiro … o Rio de Janeiro é o anfitrião de uma linda exposição sobre a trajetória desta figura maraviLHOSA.