105 anos estaria fazendo hoje Assunção Gonçalves - Uma artista que deu cores a Juazeiro cinza e sem memórias fotográficas.
Ela nos fez e faz revisitar através de sua memória afetiva expressa nas suas obras de arte a história primeira dos pés de Juazeiro enquanto Fazenda Tabuleiro Velho, local de descanso e sombra infinda para os viajantes que por aqui passavam.
Com seus quadros e sua memória que não cansava de contar a todos os ouvintes atentos que se chegavam a sua porta , a história do Padrinho Padre Cicero de quem gostava de estar perto quando criança e que acompanhava alguns conselhos , embora que naquele momento não tivesse a dimensão do que vivenciava.
Se fez voz, ao contar histórias e ensinar os benditos cantados na "Matriz de Nossa Senhora das Dores" Se fez olhar e nos mostrou o retrato do Juazeiro narrado em suas pinturas. Educadora nata. Colecionadora de pequenos adornos e de fios de cabelo do Padre Cicero, nos envolvia com seus sequilhos e detalhes e adorava unir os amigos em torno da mesa.
No dia do seu aniversário 1º de junho sempre fazia a tradicional renovação do seu Sagrado Coração de Jesus. A nossa Mestra de Cultura Assunção sempre PRESENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário