segunda-feira, 31 de maio de 2021

Horario da Coroação de Nossa Senhora nas Paróquias da Diocese do Crato

Te coroamos, ó Mãe, Nossa Rainha 👑


Olá! 👋🏼Confira os locais e horários das Coroações de Nossa Senhora nas paroquias de nossa Igreja Diocesana.

A recomendação é que as pessoas participem de suas casas, de forma virtual, para evitar aglomerações nas igrejas, que só podem receber 25% do público.







fonte : site @DiocesedeCratoCE
 

 

Prefeitura abre nova Unidade Sentinela na Unidade de Saúde do Pirajá

 

Prefeitura abre nova Unidade Sentinela nesta sexta, 28

Com o objetivo de ampliar a assistência em saúde para os casos suspeitos e confirmados da Covid-19, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde, irá abrir uma nova Unidade Sentinela, no bairro Pirajá. O funcionamento terá início nesta sexta-feira, 28, a partir das 17h.

A nova Unidade Sentinela ficará localizada à Rua Terezinha Felix de Souza, onde funciona a Unidade Básica de Saúde do Pirajá.

No local, serão realizados atendimentos médico e de enfermagem, para casos suspeitos e confirmados de Covid-19, com entrega de medicamentos para o tratamento, além dos testes para diagnóstico da Covid-19.

O funcionamento será de domingo a domingo, das 7h às 22h.




Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte informa boletim epidemiológico do coronavírus

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte informa que, até a tarde deste domingo, 30, o Município notificou 90.525 pacientes, dos quais 36 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 63.844 casos descartados e 26.645 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 66 hospitalizados, 941 em isolamento domiciliar, 25.111 que já estão recuperados, e 527 óbitos.

A Secretaria lamenta comunicar que foi confirmado um óbito por coronavírus no município, no dia 28 de maio, e solidariza-se com os familiares da paciente. Trata-se de uma mulher, de 51 anos, com comorbidade.


domingo, 30 de maio de 2021

Subir o Horto pra rezar e rever o Padim. Registro de muitas saudades da Nação Romeira a pedidos

 

Convidamos vocês a Visitar o Horto do Padre Cicero 
Já suba pedindo e agradecendo as bençãos 

observe e contribua com sua obra 

fortaleça a fé respeitando o distanciamento social 

observe cada detalhe 


se puder , contribua com a sopa dos guris do horto 




Vá aos pés do Padim e agradeça todas as bençãos e peça por toda nação romeira e brasileira 
Por se tratar de um ponto turístico ainda não podemos estar na estátua 


após a missa desça apreciando a vista cidade 






A nossa idéia foi faze-lo rever seu pedacinho amado da nossa terra do Padim Padre Cicero 



quarta-feira, 26 de maio de 2021

Uma cabaça que fez e faz parte da história - sobre a Irmã Annette e Ana Teresa

 Uma cabaça que fez parte da história...



Numa noite de São João, na Serra do Catolé, em volta da fogueira de São João no ano de 1974, ao terminar uma pesquisa sobre o Padre Cícero, irmã Annette disse para a irmã Ana Teresa que terminaram a pesquisa, mas que queria voltar ao Juazeiro e naquele instante, pegaram uma cabaça e colocaram o seguinte compromisso: “de todo jeito voltaremos para Juazeiro do Norte”.

As duas assinaram na cabaça em 24 de junho de 1974. O compromisso foi realizado. Terminaram seus dias em Juazeiro do Norte. Irmã Ana Teresa, em 18 de maio de 2013. Irmã Annette ontem, dia 21 de maio de 2021. 

matéria do facebook Mãe das Dores

terça-feira, 25 de maio de 2021

Nota de esclarecimento sobre a cremação da Irmã Annette Dumoulin.

 

Nota de esclarecimento sobre a cremação da Irmã Annette Dumoulin.
"Lembra-te que és pó e ao pó voltarás" (Gn 3, 19)
Eu, Irmã Arlene dos Santos Silva, Vigária da Congregação de Nossa Senhora-Cônegas de Santo Agostinho, no Brasil, venho por meio desta nota apresentar o seguinte esclarecimento oficial a respeito da cremação do corpo da Irmã Annette Dumoulin:
Foi o último desejo dela, expresso a nós suas irmãs, que seu corpo fosse cremado e suas cinzas depositadas ao lado das irmãs Ana Teresa e Dora.
Cumprindo seu último desejo, depositamos suas cinzas nesta terça-feira, dia 25 de maio de 2021, no Cemitério Anjo da Guarda, em Juazeiro do Norte, terra que ela escolheu viver e permanecer, mesmo depois de sua Páscoa definitiva para a Casa do Pai.
A cerimônia foi reservada às irmãs da Congregação, mas conosco estavam presentes todos vocês que acolheram, amaram e continuam amando nossa querida Irmã Annette Dumoulin.
Agradeço a todas e a todos que fazem conosco essa difícil travessia. Somos mulheres e homens da Esperança!
Um fraterno abraço.
Juazeiro do Norte, 25 de maio de 2021.
Ir. Arlene dos Santos Silva.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "Irmã Annette Dumoulin"

UMA SANTA NO CEARÁ: BEATA MARIA DE ARAÚJO

 UMA SANTA NO CEARÁ: BEATA MARIA DE ARAÚJO 

profª Drª. Fátima Pinho

No dia 24 de maio celebramos 160 anos de nascimento de Maria Magdalena do Espírito Santo. 


Comemoração com live na net como mediadora Profª Claudia Rejane da URCA e cantos de benditos na casa da Mestre Nair Silva e Aparecida Rodrigues

Considerada por muitos estudiosos uma das mais importantes mulheres da história do sertão nordestino, foi a principal personagem dos fenômenos que ocorreram nas décadas de 1880 e 1890 no povoado do Juazeiro, então termo do Crato. Segundo os protagonistas dos acontecimentos religiosos - padre Cícero e a beata Maria de Araújo -, a transformação da Hóstia consagrada em sangue se deu pela primeira vez em 1° de março de 1889, na sexta-feira que antecede o Carnaval. 

 O fato rapidamente se alastrou na oralidade e não demorou para ganhar espaço na imprensa dentro e fora do Brasil. Cartas eram enviadas do povoado às redações dos jornais que narravam o que chamavam de “milagres”. A primeira notícia sobre os fatos do Juazeiro foi veiculada num jornal de Fortaleza, Pedro II, no dia 19 de julho de 1889, no qual se anunciava: “[...] na povoação do Joazeiro, termo do Crato, existe uma mulher moça, de reconhecidas virtudes. 

Desde algum tempo, a datar de sexta- -feira santa do corrente ano, que nas confissões que faz, por ocasião de comungar, a partícula sagrada desfaz-se em sangue, de modo que a toalha da mesa de comunhão está completamente manchada de sangue [...] O Rvd. Padre Cícero Romão Baptista, que é o confessor de Maria de Araújo (assim se chama a virtuosa moça) afirma o fato já descrito, que ainda ontem, antes da missa cantada e sermão, reproduziu-se, de modo que o sangue estava visivelmente novo.” A partir daí a simples e pobre mulher e o jovem padre Cícero, assim como o pequeno povoado do Juazeiro, passaram a ser narrados, discutidos, analisados, interpretados por jornalistas, médicos, cientistas, historiadores, etc. Passados 132 anos do sangramento da Hóstia, o lugar foi transformado na “capital da fé nordestina”, recebendo, em tempos normais, mais de 2 milhões de romeiros por ano.

 Padre Cícero e Maria de Araújo, igualmente, ganharam visibilidade e projeção através da imprensa, de livros e de centenas de estudos realizados nas mais diversas áreas do conhecimento ao longo do tempo. Neste tocante, no entanto, pode-se afirmar que, enquanto o padre Cícero foi transformado numa das personalidades mais conhecidas do Brasil, cuja biografia é descrita em centenas de livros, objeto de milhares de reportagens, julgado, defendido, analisado, polemizado, estudado, etc., coube à beata Maria de Araújo apenas o papel de coadjuvante. Ainda no final do século XIX, a Igreja Católica, ao não reconhecer os fatos do Juazeiro como milagres, considerando-os como “prodígios vãos e supersticiosos”, cassou as ordens sacerdotais do padre Cícero e proibiu os fiéis de falarem sobre a beata e os ditos fatos sob pena de excomunhão. 

 A beata Maria Araújo, que antes da condenação da Igreja foi tratada na imprensa como a protagonista dos chamados “milagres”, descrita comumente com adjetivos elogiosos, tais como: virtuosa moça, devota de reconhecidas virtudes, santa, virgem, sendo em muitas matérias apresentada como a “A beata Maria do Crato”, “A beata Maria do Juazeiro”, “A beata Maria de Araújo e os fatos do Juazeiro”, “A santa do Juazeiro”, “pobre e humilde serva de Deus”, passou, sobretudo a partir de 1897, a ser descrita como “cavilosa”, “embusteira”, “celebre impostora”, “a grande embusteira do Juazeiro”, “ardilosa embusteira”, “histérica”. Embora continuasse a ser amada e adorada por milhares de sertanejos, no transcorrer do século XX Maria de Araújo caiu no ostracismo, no esquecimento, pouco se falando sobre ela e quando o faziam, aparecia como uma coadjuvante do padre Cícero. 

 Felizmente, na década de 1980, no meio acadêmico, a memória de Maria de Araújo começou a emergir através da bela dissertação de mestrado, depois publicada em livro, de Maria do Carmo Forti, intitulada “Maria de Araújo: a beata do Milagre”. Outros trabalhos acadêmicos surgiram e monografias, dissertações, teses, artigos científicos, traziam a beata como tema. Em 2014, por ocasião do centenário de sua morte, teve início um movimento popular com o objetivo de “resgatar a memória da beata Maria de Araújo”. 

 Hoje existe um grupo formado por devotos, pesquisadores e religiosos intitulado “Movimento pela reabilitação da memória da santa beata Maria de Araújo”, cujo intuito é realizar encontros acadêmicos e religiosos para discutir sua importância nas questões religiosas do Juazeiro e reivindicar dos poderes públicos o seu reconhecimento, como a lei que obriga a colocação do retrato da beata em repartições públicas. A beata Maria de Araújo ainda não ocupa o lugar que lhe é devido na História do Juazeiro e da religiosidade sertaneja, mas que isso é uma questão de tempo.

matéria publicada no  https://jornaldocariri.com.br/. 25 a 31 de maio de 2021 p.2 Opinião

Imagens da comemoração dos  parabéns a santa beata Maria de Araújo ( atriz Tica Paiva) na casa da Mestre Nair Silva e Aparecida Rodrigues que nos anfitrionou , onde a mestre Dorinha do Horto cantou o bendito que sua mãe cantava 


atriz Tica Paiva de beata Maria de Araújo


momento de comungar o chá da Santa

sábado, 22 de maio de 2021

Juazeiro se despede da Irmã Annette Dumoulin: MIssa das Exéquias na Casa da Mãe das Dores

 Ela pisou pela ultima vez o solo da terra sagrada e seu corpo descansou no "chão da matriz" , a menina Anne , de profundos e risonhos olhos azuis e voz penetrante, ou nossa Irmã Annette Dumoulin . Madrinha " MÃE dos romeiros" Esse era o título que mais a deixava orgulhosa no sentido de ser pertencente, de também ter sido atraída pela história do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo. 



Iniciou sua vinda ao Juazeiro com a Irmã Anna Tereza, se identificou com os peregrinos e não quis mais retornar a terra natal : Bélgica. Tinha encontrado a "sua terra e seu povo"  e aqui acolhidas pelo Padre Murilo e Padre José Alves, permaneceram, ajudando a um povo tão sofrido , mas, tão rico de fé e histórias "no caminho tão longo e cheio de pedra e areia"...



Os romeiros se sentiam em casa com a Irmã Annette os convidando a encher o Santuário de vozes com seus cantos. A sua voz era , e é, inconfundível, mas ela se misturava cantando , convocando, animando os romeiros com seus benditos na romaria.




A tarde de romaria era um grande encontro com a "Mãe Annette" no Círculo Operário e como uma grande Mãe que acolhe seus filhos, ela os ouvia atentamente, tinha empatia, ouvia suas queixas, suas vitórias e os fazia cantar nos benditos suas trajetórias de vida e luta que dizia " Segura meu barco Senhor, não deixa meu barco afundar..."


E nessa pandemia, não deixou os filhos longe e da "Sombra do Pé de Juá" fez seu novo espaço de encontro juntamente com o amigo José Carlos pela web Mãe das Dores...

Fazia os romeiros sentirem orgulho do seu símbolo : seu chapéu de palha e seja como cuia nas nossas mãos, ou na Missa de despedida , nós os víamos dando "Adeus, adeus, adeus Maria" segurando seu chapéu como uma bandeira e prometendo ali voltar a "Casa da Mãe das Dores."           

o chapéu como presença dos seus irmãos romeiros 

Era apaixonada e apaixonante quando falava da história de Juazeiro e do Padre Cícero. Nos encantava e instigava a busca-lo , entende-lo, ama-lo. 

Nos deixa imensa saudade e ao mesmo tempo nos provoca a continuar trilhando o caminho que leva ao Juazeiro, onde a terra prometida dos nordestinos é o Nordeste. Façamos jus, ao grande e envolvente carinho e devoção que nos ensinou, lutando pelo direito da terra, da reza, dos acessos ao transporte, ao abrigo, e sempre semeando...

Foste LUZ e é luz. Aprendemos que "Deus nunca deixou trabalho sem recompensa, nem lágrimas sem consolação". Obrigada Irmã Annette Dumoulin!  Segue em paz e encontra na nova terra Ana Tereza, Mons. Murilo, irmã Dora, Daniel e tantos outros ...



www.portaldejuazeiro.com abraça todos os irmãos, os romeiros e as irmãs cônegas de Santo Agostinho. Gratidão!


sexta-feira, 21 de maio de 2021

TODA A NAÇÃO ROMEIRA DE LUTO. FALECEU NOSSA IRMÃ ANNETTE

 Juazeiro e toda nação romeira de luto.

GRATIDÃO IRMÃ ANNETTE DUMOULIN, por nos ensinar a amar e acolher os irmãos romeiros



Como não TRAZER NA LEMBRANÇA SUA VOZ  que envolvia toda a nação romeira e convidava a cantar:  " BENDITA E LOUVADA SEJA A LUZ QUE MAIS ALUMEIA "
o www.portaldejuazeiro.com
 se solidariza com todos e as irmãs Cônegas de Santo Agostinho

Comunicado oficial da Diocese do Crato 



O bispo diocesano de Crato comunica ao povo de Deus o falecimento de Annette Dumoulin, da Congregação de Nossa Senhora (Cônegas de Santo Agostinho), na noite desta sexta, 21 de maio. Ela estava hospitalizada desde o último dia 9 com quadro clínico de desconforto no pâncreas e fígado. Entre esta quinta (20) e sexta (21) apresentou uma piora. Ao fim da noite, fez sua páscoa definitiva.

Comunicado ao povo de Deus

“Vem participar da alegria do teu Senhor” (Mateus 25, 21).

A Diocese de Crato está consternada com a dolorosa notícia da partida de Irmã Annette Dumoulin, que nos chegou na noite desta sexta, 21 de maio. Ela faria 86 anos no próximo dia 14 de julho.

Unidos à Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores e à nação romeira, de quem Irmã Annette fez-se madrinha, elevamos a Deus orações de sufrágio ao mesmo tempo em que agradecemos o seu apostolado nas terras caririenses, ajudando-nos a moldar o rosto romeiro e missionário desta Igreja Particular.

Sua dedicação à vida acadêmica estimulou-a a atracar no Brasil, em 1973, para estudar e pesquisar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na periferia do Recife (PE). Na convivência, descobriu a figura do Padre Cícero Romão e as romarias de Juazeiro do Norte. Chegou como estudiosa e pesquisadora, junto à irmã de Congregação Ana Teresa, fazendo-se depois afilhada e devota do padrinho.

Após combater o bom combate, essa religiosa belga, de alma sertaneja, ingressa à pátria celeste para desfrutar dos bens reservados àqueles que na vida souberam amar a Cristo e aos irmãos, salmodiando com os anjos: “Eu deixei pai e deixei mãe, deixei todos os meus irmãos e cheguei no Juazeiro para servir ao romeiro”.

A memória de Irmã Annette permanecerá no coração da Igreja de Crato e da nação romeira. Choremos a sua partida, mas sem nos esquecer de que “A vida não é tirada, mas transformada” (Prefácio dos Fiéis Defuntos). Junto ao padrinho e à Mãe das Dores, há de interceder e olhar por nós.

À Congregação de Nossa Senhora (Cônegas de Santo Agostinho) manifestamos a nossa proximidade, agradecendo igualmente todo cuidado dispensado à Irmã Annette nos últimos dias de sua vida terrena e por nos manter atualizados de seu estado de saúde.

Em Cristo, que Ressuscitou e subiu ao Céu,

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Bispo diocesano de Crato

Padre Cícero José da Silva

Pároco e reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte-CE, em nome da Pastoral de Romaria


ATENDIMENTO MÉDICO PARA PESSOAS COM COMORBIDADES

 

SESAU realiza atendimento médico para pessoas com comorbidades que residem em áreas descobertas de UBS



A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde, irá realizar, nos dias 21, 24 e 25 de maio, atendimento médico para pessoas com comorbidades que residem em áreas descobertas de Unidade Básica de Saúde – UBS.

O objetivo da ação é possibilitar que essas pessoas recebam o atestado médico que comprove sua comorbidade.

O documento é exigido durante a 3ª fase da vacinação contra a Covid-19, que tem as pessoas com comorbidades como um dos grupos prioritários.

Além da exigência do atestado, é necessário que essas pessoas estejam cadastradas no site Saúde Digital, plataforma do Governo do Estado do Ceará.

Confira o cronograma dos atendimentos:

Dia: 21/05, sexta-feira
Horário: 8h às 16h
Local: Escola Odete Matos de Alencar (Av. Castelo Branco, 532, Novo Juazeiro)

Dia: 24/05, segunda-feira
Horário: 8h às 16h
Local: Escola João Alencar de Figueiredo (Av. Castelo Branco, s/n, Romeirão – em frente à Praça do Mateu)

Dia: 25/05, terça-feira
Horário: 8h às 16h
Locais: Escola Odete Matos de Alencar
Escola João Alencar de Figueiredo


quinta-feira, 20 de maio de 2021

Missa do Padre Cicero neste 20 de maio de 2021

Imagens da missa hoje , dia 20 de maio em sufrágio da alma do Padre Cícero na Capela do Perpétuo Socorro onde fica o túmulo do Padre . Uma devoção antiga desde sua morte aos 20 de julho de 1934. Cicero Vive no coração dos fieis romeiros da Mãe das Dores e seus conselhos de Padrinho reverberam em toda nossa nação romeira, nordestina, forte, resistente  e fervorosa.


 A missa foi celebrada pelo bispo diocesano Dom  Gilberto Pastana e concelebrada pelos seguintes padres:

Padre Cícero José da Silva – Reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores;
Padre Paulo Borges, vigário Paroquial;
Padre Raimundo Ribeiro Filho, da Paróquia Senhor Menino Deus, de Aurora- CE;
Os padres romeiros José Eduardo Paixão, Missionário do Coração de Jesus, atuante em Moçambique, no Sul da África;
Padre Jonas Idalício de Oliveira Neto, da Comunidade Regina Pacis, de Quixadá/CE;
Padre José Isael Evaristo, reitor do Santuário de Frei Damião, em São Joaquim do Monte -PE.







E que Padre Cícero abençoe todos os acometidos pelo covid, bem como os internados e também a nossa Irmã Annette Dumoulin " Mãe dos irmãos romeiros"