quinta-feira, 29 de abril de 2021

O Brasil ultrapassou hoje a marca de 400 mil mortos pela covid-19

 

Capa do Jornal Extra

O Brasil ultrapassou hoje a marca de 400 mil mortos pela covid-19 com um patamar ainda alto de óbitos diários e índices de mobilidade crescentes, o que, para especialistas, aumenta o risco de o País ter uma terceira onda da pandemia antes de atingir a imunidade de rebanho pela vacinação. Com o registro de 1.678 novos registros de óbitos desde ontem até as 13 horas desta quinta-feira, 29, o País já acumula 400.021 vítimas pela doença.

400 mil mortes por COVID no Brasil  

Mortes em 24 hs. ............. 3.074

TOTAL DE MORTES ....... 401.417

casos em 24 hs. .............  69.079

total de casos........    14.592.886

Fonte: consorcio G1, Extra, o Estado de São Paulo, Folha de São Paulo,

UOL com dados das secretárias estaduais de saúde em 29/04/2021


Para cientistas especializados em epidemiologia e virologia ouvidos pelo Estadão, a reabertura precipitada das atividades econômicas antes de uma queda sustentada de casos, internações e mortes favorece que as taxas de transmissão voltem a crescer, com risco maior do surgimento de novas variantes de preocupação. Com isso, o intervalo entre a segunda e uma eventual terceira onda seria menor do que o observado entre o primeiro e o segundo picos.

“Nos níveis em que o vírus circula hoje, esse período entre picos pode ser abreviado, sim. Já vimos esse efeito em algumas localidades na virada do ano. A circulação em níveis altos favorece isso”, diz o virologista Fernando Spilki, coordenador da Rede Coronaômica, força-tarefa de laboratórios faz o monitoramento genético de novas cepas.

Em 2020, o número de casos e mortes começou a cair entre julho e agosto para ter novo aumento a partir de novembro. O surgimento de uma nova cepa do vírus (P.1) em Manaus colapsou o sistema amazonense em janeiro e provocou a mesma catástrofe em quase todos os Estados do País entre fevereiro e março.

Os últimos dois meses foram os piores da pandemia até aqui. No ano passado, o País demorou quase cinco meses para atingir os primeiros 100 mil mortos, outros cinco meses para chegar aos 200 mil e dois meses e meio para alcançar as 300 mil vítimas. A triste marca dos 400 mil óbitos veio apenas 36 dias depois.

E os dados dos últimos dias indicam que a queda das internações e mortes iniciada há três semanas já estagnou. O mais provável agora é que os índices se estabilizem em níveis elevados, com 2 mil a 3 mil mortes diárias, ou voltem a crescer, projeta o estatístico e pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Leonardo Bastos.

“Agora era a hora de segurar mais, fazer uma reabertura mais lenta e planejada. Esse aumento de mobilidade e contato entre as pessoas pode levar a uma manutenção do número de hospitalizações em um patamar super alto, o que é péssimo, porque sobrecarrega o sistema de saúde. Do jeito que está, a questão não é se vai acontecer uma nova onda, mas quando”, diz o especialista.

Como exemplo de como uma nova variante pode provocar grandes surtos em um intervalo curto de tempo, o especialista da Fiocruz cita o caso do Rio. Ele considera que o Estado já viveu três ondas. Além da primeira, entre maio e junho de 2020, os municípios fluminenses sofreram um segundo pico em dezembro, com o surgimento da variante P.2, e uma nova alta em março deste ano, com a emergência da P.1. “Talvez a próxima onda não seja síncrona em todo o País, mas poderemos ter surtos em diferentes locais”, opina Bastos.

Para Spilki, o aumento nas taxas de mobilidade e relaxamento das medidas de proteção não só elevam as taxas de transmissão como facilitam o surgimento de variantes mais transmissíveis ou letais. “A variante P.1 e outras não são entes estáticos, podem evoluir e se adaptar a novos cenários com o espaço que vem sendo dado para novos casos”, diz ele. Desde novembro, relata o especialista, já foram identificadas oito novas variantes originadas no Brasil.

O epidemiologista Paulo Lotufo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também destaca que, mesmo com a queda de casos e mortes nas últimas três semanas, o Brasil está longe de vislumbrar um controle da pandemia.

"Houve arrefecimento do número de casos e mortes pelas medidas de distanciamento social realizadas às duras custas. No momento, o retorno às outras fases de distanciamento é preocupante, principalmente na próxima semana, com aumento da procura de lojas pelo Dia das Mães e, também pela frequência maior de encontros sem a proteção necessária, como já aconteceu no Natal", alerta.

Os especialistas acham improvável que a imunização consiga contemplar a maioria da população antes de uma nova onda. “A vacinação segue lenta, com interrupções e falhas de esquema, como falta de doses para reforço, o que é mais um complicador no que tange a frear a disseminação e evolução de variantes”, comenta o virologista.

Para os cientistas, as medidas necessárias para minimizarmos o risco de um novo tsunami de casos e mortes são as mesmas preconizadas desde o início da pandemia: uso de máscara (de preferência PFF2), distanciamento social, preferência por ambientes ventilados, rastreamento e isolamento de pessoas infectadas, além da aceleração da campanha de vacinação, que esbarra na escassez de doses.

matéria publicada emwww.msn.com/pt-br/noticias/brasil/brasil-chega-a-400-mil-mortos-por-covid-19-com-risco-de-terceira-onda-à-vista

quarta-feira, 28 de abril de 2021

"Sejam santos, porque eu sou santo". Eis que a História começa a reconhece-la : Santa Beata Maria de Araújo

SANTA BEATA MARIA DE ARAÙJO

Sejam santos ! ( 1, Pedro, 13-20)



Mas , assim como é Santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo."  


Eis que a História de Juazeiro começa a reconhecer a magnitude do protagonismo da Beata Maria de Araújo e foi lançado um decreto municipal onde a sua imagem aparece ao lado do Padre Cícero, em todos os espaços públicos. Que grande passo demos, pois, a vereadora Jacqueline Gouveia e ao prefeito Gledson Bezerra pela LEI Nº 5142, de 20 de Abril de 2021, que torna obrigatório no âmbito do município de Juazeiro do Norte, a foto da Beata Maria de Araújo, ao lado da foto do Padre Cícero Romão Batista nas repartições da administração pública e adota outras providências.

São necessários atitudes como essa, pra não só se resgatar o fenômeno e fazer jus ao tempo em que essa história ficou "calada" , ou melhor dizendo engasgada nas nossas conversas cotidianas, embora muito se tenha falado no meio acadêmico, que somados a outros movimentos já existentes, farão  justiça a missão da nossa terra Juazeiro do divino, do Norte, do nordestino, dos amiguinhos, dos irmãos romeiros, peregrinos.

A história e participação da Beata Maria de Araújo é de suma importância pra que nos reconheçamos  como pertencentes e remanescentes de UM MILAGRE , de uma manifestação  (aliás , várias) da presença do Cristo na nossa vivencia.

Foi e continua sendo um milagre vivo com a vivencia dos nossos irmãos romeiros que sem duvidar , apenas se permitem crer . Simples assim! Porque crer e se entregar ao Senhor Vivo é entender o sentido de estar aqui e fazer a diferença. É ser cristão superando o desafio de ser passado no fogo. 

Foi assim que se fortaleceu a nossa Santa Beata Maria de Araújo, que na sua jornada terrena foi mulher, preta, pobre,  nordestina, orfã, beata dedicada aos necessitados. Acolhida pelo Padre Cícero ,  com estigmas , simplória, devotada. Podemos elencar várias qualidades, mas simplesmente e fervorosamente a dizemos SANTA. 

Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês." (1, Pedro 18-20)



         

Direitos: saiba o que fazer se faltar insumo em hospitais

 

Após drama da família do filho de Dedim Gouveia, saiba o que fazer se faltar insumo em hospitais

Segundo advogado, o ideal é que haja um diálogo entre parentes e a instituição no intuito de resguardar a vida do paciente e evitar burocracias

Em meio à falta de alguns insumos durante a pandemia, como as medicações do chamado “kit intubação” em hospitais, famílias têm utilizado recursos próprios para garantir o tratamento de parentes, mesmo não sendo a medida ideal. Um exemplo aconteceu recentemente, em Fortaleza, durante a internação de Delano Gouveia, filho do músico Dedim Gouveia, que faleceu neste domingo (25). 

A família do filho do músico teria comprado o antibiótico faltante no Instituto Doutor José Frota (IJF), onde ele esteva internado, mas a medicação foi recusada. O hospital alegou falta nacional dos insumos e que estaria aplicando terapia substitutiva no paciente.

Em casos similares a este, em que falta algum insumo no hospital, o que a família do paciente pode fazer? De acordo com o médico e presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, Ricardo Madeiro, de início, quando há algum risco de desabastecimento no hospital, a instituição em questão deve ter um planejamento para evitar que haja alguma falta, de fato.

“A obrigação do Governo é dar acesso à saúde do cidadão. A partir disso, já não era pra acontecer a falta de insumos. É obrigatoriedade de todo serviço público ter uma previsão da demanda dos insumos. A partir do momento que há um desabastecimento em nível nacional, a obrigatoriedade hospitalar é de procurar esse suprimento em outros hospitais que tenham um estoque ou alguma outra terapia válida, por exemplo”.

Em caso de hospitais particulares, “uma vez que se propõe a prestar atenção à saúde ao cidadão, ele tem a obrigação de se cercar de todos os meios necessários para prestar um serviço de qualidade”.  

No entanto, seja no particular ou no público, quando não há essa organização prévia, Madeiro cita que a família “não pode deixar que a burocracia se sobreponha à vida”, colaborando com a busca do insumo faltoso. 

“A partir do momento que o hospital não consegue o acesso ao medicamento e a família consegue localizar uma fonte que disponibiliza, o que deve acontecer é um diálogo entre as partes. Deve haver uma certa flexibilização do hospital, porque é ele que tem a responsabilidade pela administração daqueles medicamentos”, pontua. 

O aceite ou não do hospital perante o insumo vai ser com base nesse diálogo entre família e hospital. “Se a desculpa do hospital é porque não sabe a procedência, tipo de armazenamento, entre outros, é obrigação deles ir atrás e saber as condições de acomodação. Então, a instituição não pode negar o medicamento com esse pretexto, porque a família, nestes casos, está tentando suprir a ineficiência do Estado e da empresa particular”, explica Madeiro.  

Kit Intubação

Em última nota enviada pelo Ministério da Saúde sobre o Kit Intubação, no dia 25 de marrço, a Pasta Federal informou que “começou a entregar, desde terça-feira (23), mais de 2,8 milhões de unidades de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT) para todo o Brasil”, e que os envios “devem continuar ao longo dos próximos sete dias”, à medida em que as farmacêuticas entregarem os estoques.

matéria publicada em //diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/seu-direito/apos-drama-da-familia-do-filho-de-dedim-gouveia-saiba-o-que-fazer

Escrito por , 

terça-feira, 27 de abril de 2021

Juazeiro amplia capacidade de Atenção a pacientes com Covid no HCR

 

Juazeiro do Norte amplia capacidade de atenção a pacientes com Covid no HRC




Com transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador Camilo Santana esteve no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, para entregar uma unidade de campanha com 50 novos leitos de enfermaria, que começa a receber os primeiros pacientes gradativamente ainda nesta segunda-feira (26). Com isso, serão abertos, dentro do HRC, mais 38 leitos exclusivos para pacientes com Covid, sendo 19 UTIs e 19 enfermarias. Acompanharam também a entrega o secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), a superintendente da Região de Saúde do Cariri, Tereza Cristina, a diretora do hospital, Dra. Demostênia Rodrigues, e o diretor do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu.



A unidade de campanha, alojada no estacionamento do HRC, sendo instalada anexa ao hospital e recebendo pacientes não Covid, possibilita que a capacidade da unidade principal seja ampliada para atendimento de pacientes com Covid.

Camilo listou que, durante a pandemia, o Governo do Ceará disponibilizou leitos de UTI em Icó, Iguatu, Crato, Barbalha e Brejo Santo, além do incremento possibilitado no Hospital Regional do Cariri, referência para casos graves da doença para 45 municípios da macrorregião do Cariri. “Estamos aqui para entregar mais 50 leitos de enfermaria, o que vai ampliar o atendimento para pacientes com Covid. Em todo o HRC chegamos a 365 leitos, sendo 128 de UTI, e 237 de enfermaria”, enumerou o governador.

Redução de mortes

O secretário da Saúde destacou que o Ceará tem o melhor resultado na redução das mortes devido à pandemia, e agradeceu a dedicação dos profissionais de saúde de todo o Estado. Dr. Cabeto declarou que a Sesa está contratando uma equipe de psicólogos para dar suporte à saúde mental dos profissionais da saúde. “Nosso sistema de saúde foi citado numa publicação do Ipea, assim como na semana anterior na revista Science, e todo o nosso esforço está valendo a pena. Somos um dos estados com o melhor resultado na redução do excesso de mortes biológicas, ou seja, você tira aquelas mortes por acidente ou violência, e o Ceará está vencendo a pandemia com um número de mortes menor, proporcional ao número de pessoas infectadas. E nós só temos a agradecer ao esforço de nossos profissionais de saúde, reconhecemos toda sua entrega e as suas intensas cargas de trabalho, por isso vamos agir”, explicou.

O titular da Sesa ainda destaca que todo esse resultado é por conta de uma série de fatores e decisões acertadas do Governo do Ceará. “Isso só se dá com o empenho e o trabalho das pessoas, quando a UTI atende melhor, quando a emergência funciona melhor, e se reduz os casos quando se faz o isolamento no tempo certo. O cidadão do Cariri pode ter certeza que estamos no caminho certo, e em breve o governador vai fazer também uma série de entregas de equipamentos novos para renovar o parque tecnológico das nossas unidades de saúde, para melhorar ainda mais nossa prestação de serviço aos cearenses”, concluiu.

Diretora do HRC, a dra. Demostênia Rodrigues ressalta que as inúmeras ampliações feitas na unidade sempre tiveram o intuito de melhor atender a todos da região, ação que faz parte da descentralização da saúde no Estado, com a oferta de unidades de saúde mais completas espalhadas por todo o Ceará. “Estamos cansados sim, mas não pensamos em desistir, pois acreditamos que venceremos este momento. Por isso também contamos com o apoio da população, que não deixe de usar a máscara e continue mantendo o isolamento social”.

Vacinas e a prevenção

Camilo finalizou a transmissão destacando o trabalho em trazer mais vacinas ao Ceará, e pedindo que a população colabore e respeite as medidas sanitárias neste momento tão desafiador. “Estamos num esforço contínuo em trazer mais vacinas ao Ceará, inclusive adquirindo vacinas diretamente de fora do País, pois a única forma de voltarmos à normalidade é com a vacina. Até lá nós temos de ter muita precaução, usar máscara, uma ação que faz uma diferença enorme. Nós estamos mais perto de vencer, os números estão melhorando, de casos e óbitos caindo, assim como a pressão hospitalar também diminuiu. Portanto, vamos cada um de nós dar a nossa contribuição, pois em breve nós vamos vencer essa pandemia, vamos voltar a nos abraçar, a nos encontrar e, por fim, fortalecer o nosso Estado”, concluiu o governador do Ceará.

26 DE ABRIL DE 2021 - 21:47 # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Nivia Uchoa - Fotos

matéria pubilcada no site https://www.ceara.gov.br/2021/04/26/entrega-de-50-leitos-de-enfermaria-em-juazeiro-do-norte-amplia-capacidade-de-atencao-a-pacientes-com-covid-no-hrc

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Novo decreto no Ceará - Camilo amplia funcionamento de escolas, igrejas, academias

 Camilo amplia funcionamento de escolas, igrejas, academias no Ceará em novo decreto

imagem site governo do estado do Ceará

Em transmissão neste sábado (24), o governador Camilo Santana anunciou novidades quanto ao decreto que determina a retomada econômica no Ceará. Na atualização, foram flexibilizados o funcionamento de escolas, templos, academias e barracas de praia. Entretanto o lockdown permanece durante os fins de semana.

“Estamos autorizando o avanço do processo de flexibilização das atividades econômicas, sempre com muita responsabilidade. Lembrando que as regras valem de segunda a sexta-feira e manteremos o isolamento social rígido no próximo final de semana, sábado e domingo, quando vão ficar autorizadas a funcionar apenas as atividades essenciais”, disse.

Novas regras

  • Autorização do ensino presencial em escolas ate o 9º ano, com 40% da capacidade das turmas
  • Funcionamento de academias de ginástica com 25% da capacidade
  • Funcionamento de igrejas e templos com 25% da capacidade
  • Funcionamento de barracas de praia com 40% da capacidade

Em relação às escolas, ainda deve ser oferecido o ensino remoto, caso seja a opção dos responsáveis pelos estudantes. As academias vão poder funcionar entre as 6h e as 18h, apenas para a prática de atividades individuais e com horário marcado.

As barracas de praia, por sua vez, só podem funcionar na modalidade de restaurante, ou seja, piscinas e parques aquáticos não devem ser utilizados por enquanto.

Diariamente, permanece proibida a circulação de pessoas em ruas e espaços públicos entre as 20h e as 5h. As regras valem a partir desta segunda (26) até a próxima sexta-feira (30). No sábado e no domingo o isolamento rígido será mantido. Uma nova decisão será tomada para a semana seguinte.

materia publicada em site badalo cariri https://www.badalo.com.br


 

domingo, 18 de abril de 2021

*FORÇAS DE SEGURANÇA EM CRATO ACABAM COM A AGLOMERAÇÃO NA CASCATA.... O FATO OCORREU AGORA A POUCO

 BOLETIM ATUALIZADO

(18/04, 17h20)
A Secretaria de Saúde do Crato informa que até este domingo (18), o município notificou 37834 pacientes, sendo 11474 casos confirmados, 25813 descartados, e 547 aguardam o resultado dos exames.
Entre os casos confirmados, 10821 já estão recuperados.



Entre casos suspeitos e confirmados, seguem internados 28 pacientes em enfermaria clínica, e *12 em UTI*. Os outros 483 estão em tratamento domiciliar. Foram confirmados 150 óbitos por COVID-19 no município.
🚔🚔🚔⚰️⚰️⚰️




.**FORÇAS DE SEGURANÇA EM CRATO ACABAM COM A AGLOMERAÇÃO NA CASCATA.... O FATO OCORREU AGORA A POUCO

GILMAR DE CARVALHO, 71, falece vitima de covid19

 O jornalista, professor e pesquisador da cultura cearense, Gilmar de Carvalho, de 71 anos, morreu noite deste sábado (17), vítima da Covid-19. No último dia 20 de março, ele havia sido internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular, em Fortaleza. 

A morte foi confirmada pela curadora e pesquisadora de Artes Visuais, Dodora Guimarães. 

"Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho (Sobral, 1949 - Fortaleza, 2021), o escritor que trocou a ficção pelo magistério, o nosso querido professor Gilmar de Carvalho deixa o mundo órfão de sua inteligência rara. A cultura brasileira perde um de seus mais dedicados colaboradores, e a cultura do Ceará o seu mais competente tradutor", disse em nota. 

Escritor sorrindo
Legenda: Gilmar estava internado há quase um mês
Foto: Natinho Rodrigues

Também escritor e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Gilmar era um dos nomes mais importantes no ramo da pesquisa em cultura no Brasil. No dia 30 de agosto, Carvalho iria completar 72 anos.

Neste ano, lançaria o livro “Poéticas da voz - Aboios, benditos, cantoria, cordel, emboladas, loas, saraus, torém, trovas”.

Em 2019, ele recusou o título de Doutor Honoris Causa após a nomeação de Cândido Albuquerque como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

materia publicada em https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/pesquisador-e-professor-gilmar-de-carvalho-morre-de-covid-19-aos-72-anos-

quinta-feira, 15 de abril de 2021

O micro onibus de TFD de Juazeiro capota entre as cidades de Farias Brito e Crato

 

Saído de Fortaleza ontem a noite o micro-onibus do TFD  (Tratamento fora de domicilio) trazia 20 pacientes e capotou na BR CE386- Farias Brito , o motorista afirma que chovia muito por volta das 4 horas da manhã.  Após o capotamento , as vitimas conseguiram sair e foram atendidas com ferimentos leves em Farias Brito.



sábado, 10 de abril de 2021

Dia 08 completou 105 anos o Orfanato Jesus Maria José fundado pelo Padre Cicero

 

Criado pelo Padre Cícero Romão, Orfanato Jesus Maria José completa 105 anos

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Comunicado do Bispo Diocesano Dom Pestana sobre a Retomada Gradual e Sensata de todas as atividades paroquiais

 Nosso bispo @dompastana emitiu comunicado aos párocos e administradores paroquiais ao fim da manhã de hoje a respeito da retomada das celebrações com a presença de fiéis.



Embora o Ministro do Supremo Tribunal Federal Kássio Nunes Marques tenha determinado a liberação delas (limadas a 25% da capacidade das igrejas), "entendemos ser prudente, dada a situação sanitária em nossa região, continuar nossas celebrações eucarísticas de forma on-line, sem a presença dos fiéis". A decisão leva em conta o número de casos na região diocesana: 61.634 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.140 óbitos (mortes) e atualmente 20 pessoas, oriundas de 10 municípios, necessitam urgentemente de leitos de UTI, que estão lotados, segundo dados da Plataforma do @governodoceara Integra SUS.

Quanto aos atendimentos das secretarias paroquiais, estes devem ser feitos de forma remota e os casos mais urgentes devem ser resolvidos individualmente, mediante prévio agendamento, como já indicado no último Decreto, ainda em vigor.

"Firmes na esperança de que alcancemos, o mais breve possível, pelo menos metade da população vacinada para que vejamos os horizontes de um tempo novo, com a retomada gradual e sensata de todas as atividades do nosso povo", concluiu o bispo.

Aos
Párocos
Administradores Paroquiais
Graça e paz,
Vivemos momentos de muitas incertezas, também jurídicas. Embora a
liminar do Ministro Kássio Nunes Marques tenha liberado a realização
prudentemente, dada a situação sanitária em nossa região, continuar
das celebrações religiosas com a presença de fiéis, entendemos ser com nossas celebrações eucarísticas de forma on-line ainda sem a
agendamento, como fizemos saber pelo nosso Decreto ainda em vigor.
presença dos fiéis. O atendimento da secretaria deve ser de forma remota, e individualmente os casos mais urgentes, mediante prévio Firmes na esperança de que alcancemos o mais breve possível, pelo
O Cristo ressuscitado seja a nossa força!
menos metade da população vacinada para que vejamos os horizontes de um tempo novo, com a retomada gradual e sensata de todas as
atividades do nosso povo.

Dom Gilberto Pastana
Bispo Diocesano

matéria :https://www.facebook.com/MaedasDoresJuazeiro/photos/a.

domingo, 4 de abril de 2021

Camilo anuncia decisão sobre lockdown que perdura até dia 12 de abril

 Camilo anuncia decisão sobre lockdown no Ceará hoje 04 de abril.



Governador Camilo Santana fala sobre medidas restritivas de combate ao coronavírus no Ceará. Com muito comprometimento e zelo ouçamos as palavras do governador : 

..  O  impacto do isolamento social está se traduzindo agora , a complexidade dos dados e da definição de qual situação o Estado do Ceará se encontra. 
A circulação viral ainda é muito grande e quase 90.000 pessoas já foram vacinadas neste s últimos 3 dias. 
Serão abertos novos leitos para o trabalho com o covid , reconhecendo o compromisso e trabalho das equipes do estado para o enfrentamento da pandemia.

A única forma de superar a pandemia ,  é a vacinação, mas enquanto não chega para todos, convém manter o esforço coletivo, com o isolamento social , nas ações de prevenção como o uso permanente de máscaras e uso do alcool, entre outras ações. 

Vamos iniciar  as atividades normais a partir do dia 12 de abril, ou seja , esta semana de 05 a 11  de abril, ainda realizaremos ações de contenção para obtermos uma margem de segurança e será adotado junto aos técnicos e demais,  definir os critérios para abertura de toda cadeia produtiva, contando com aumento de fiscalização em descumprimento da medidas que são necessários. 

Sairemos juntos e mais fortalecidos desta luta. Seguimos na tendência de queda e agradecemos o esforço de todos os prefeitos , profissionais entre outros . Está dando certo , continuamos juntos contando com a colaboração e  compreensão de todos. Feliz Páscoa!  Camilo Santana