Na cidade do Crato, no sertão do Ceará , nasceu um homem pobre, seu filho mais nobre: Cicero Romão em 24 de março de 1844 e hoje vivo entre nós e sempre alimentando nossa esperança na Mãe das Dores e em Nosso Senhor Jesus Cristo , nosso Pai quando adotou Juazeiro do Norte como seu filho. Padim Padre Cicero completa 177 anos , deles viveu 90 anos nesse plano e há 87 anos na vida eterna nos ensina a perseverar na fé cristã.
Nos ensinou a respeitar e fazermos das nossas casas um oratório (templo divino) e uma oficina ( templo humano) onde com nossos talentos aprendamos a multiplicar o pão fisico e espiritual.
Fez de Juazeiro a grande Meca dos Pobres nordestinos onde como luzeiro aponta para a maior Candeia : o Menino Jesus.
Nesta data, da noite do dia 23 e madrugada do dia 24 de março , há muitos anos se realiza uma comemoração iniciada pela professora Nair Silva conhecida como " a seresta do Padre Cicero" que reunia artistas locais para tocarem no largo do Socorro aos pés do Nicho do Padre Cicero os parabéns ao Padim. Esse movimento cultural , em tempos outrora, contava também com a subida de muitos balões que majestosamente iluminavam o nosso céu.
Esse costume do uso dos balões foi depois proibido pelo perigo que apresentavam de provocar incêndios, mas a seresta ganhou também a presença e participação dos grupos pastoris como reisados, lapinhas, bandas de pifano, e outros grupos culturais.
Ao mesmo tempo da seresta foi criado o "caldo da Nair" que após cortar um bolo sempre à meia noite do dia 23 e cantar parabéns era servido já na madrugada. As irmãs Cicinha e Romana , afilhadas do Padre Cicero, se envolveram também no processo juntamente as várias pessoas da comunidade e ampliaram a noite com o corte de vários bolos que as famílias traziam para partilhar com os presentes.
Surge então, o grande bolo do Padre Cicero que sob a coordenação das irmãs gêmeas ganhava 1 metro a mais a cada ano.
Esse ano de 2021, por conta da pandemia do corona virus -COVID19, declarada oficialmente desde março do ano de 2020, o isolamento social foi adotado para conter o risco de contaminação maior , evitando aglomerações, e assim comemoramos virtualmente o aniversário de 177 anos do Padre Cicero.
Há uma grande programação virtual com seminários , missas entre outras. Também outras cidades nossos irmãos romeiros, comemoram em oração. e o portal do juazeiro traz imagens de Pautilia Ferraz ,dessas comemorações em anos anteriores.
E viva meu Padrinho Cicero Romão.!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário