UMA ESTÁTUA PARA DANIEL WALKER
Fui surpreendida sábado passado pela visita do sr. José Leite e de Aluísio Filho em nossa casa. E me trouxeram uma grande surpresa que tiraram de dentro de uma sacola, camisas e adesivos com os dizeres: Eu apoio essa ideia "Queremos uma estátua para Daniel Walker". Não consegui segurar as lágrimas, a emoção me contaminou. De alegria ao ver diante de mim um projeto criado pelo amigo pessoal de Daniel, José Leite e com o respaldo positivo de alguns frequentadores da Praça Padre Cícero, inclusive um dos fundadores Aluísio, que o acompanhava. E a pergunta que me foi feita: Dona Neuma o que acha da ideia? Não podia deixar de ser um sim". Podem até achar que estou esnobando, e pensar, cadê sua modéstia? Não posso ter modéstia! Para uma pessoa que dedicou sua vida, horas, anos e décadas de anos, debruçado em uma pequena máquina de datilografia. Com o aperfeiçoamento de tecnologias passou a utilizar o computador, e todo esse empenho desprendido era para criar, escrever, divulgar tudo que achava importante que existe nessa cidade emblemática, cheia de mistério, de religiosidade e de fé.
Muitas pessoas não possuem o devido conhecimento de como o cidadão, o juazeirense Daniel Walker, o escritor, o historiador, desenvolveu seus trabalhos em prol dessa cidade abençoada e que ele tanto amou.
Relacionando folhetos e livros:
História do Padre Cícero em resumo; Pequena biografia de Padre Cícero; A sabedoria do Padre Cícero; Curiosidades sobre Padre Cícero; Pe. Cícero entrevista-biográfica; Padre Cícero A sabedoria do Conselheiro do Sertão; Conheça Juazeiro do Norte História - Atrações - Cultura - Lazer - Compras; Padre Cícero e Juazeiro do Norte; Padre Cícero e Educação Ambiental; O Pensamento Vivo de Padre Cícero; Padre Cícero na Berlinda; Maria de Araújo a Beata do Milagre de Juazeiro; Padre Cícero e sua Relação com os Coronéis; Padre Cícero, Lampião e Coronéis; História da Independência de Juazeiro do Norte; Lampião e sua falsa patente de capitão Foi Benjamin Abraão quem articulo tudo.
Como professor de Biologia recebeu várias anos do CEJ a Faixa de Professor Padrão; Como professor da Urca, paraninfou e apadrinhou várias turmas.
Como palestrante, em Juazeiro: Proferiu palestras em vários órgãos sociais; em escolas e universidades. A convite da AFAJ em Fortaleza, proferiu palestra sobre a Beata Maria de Araújo e fez o lançamento do opúsculo sobre ela. Em Piranhas-AL, junto com Padre Murilo de Sá Barreto, participou de uma palestra do tríduo sobre Padre Cícero e como membro efetivo do Cariri Cangaço, participou de rodas de conversa e como palestrante.
Quando aposentou-te para não ficar entediado, dedicava-se a ouvir músicas, escrever horas e horas, assistir filmes e brincar de palavras cruzadas, uma distração para ele. Um hobby que exercitava sua memória. Mas, no meio de tudo isso, faltava algo muito importante, a conversa com os amigos. Sentia essa laguna e às vezes lamentava: "A desvantagem do aposentado é que não tem mais aquele encontro diário com os colegas de trabalho, com os alunos. Não imaginei que sentiria essa falta." Então nessa sua fase de transição de vida sua amizade com o prof. Raimundo Araújo foi muito saudável, porque ele passou a frequentar sua casa uma vez por semana e, assim colocava o papo em dia e sabia das novidades.
Passou a frequentar a Praça Padre Cícero a convite de um amigo, Iberlon, que trabalhou com ele na Credimus. Gostou muito, encontrou vários amigos de rádio, de gráfica e de colégio. E um detalhe, os encontros só têm homens, e os papos bem variados. Identificou-se! Amor à primeira vista. Sábado chegando e a ansiedade para que chegasse logo o domingo para o seu lazer, o seu prazer arrodeado de amigos e parceiros. Daí surgiu a ideia de escrever um livro sobre a praça. Contando toda a sua história. Convidou o amigo Renato Casimiro para serem parceiros escrevendo a quatro mãos a história de uma praça que encantou e continua encantando como cartão postal de nossa cidade. Devido a alguns contratempos a ideia não foi pra frente e, Daniel escreveu sozinho.
No dia do lançamento do livro no Memorial Padre Cícero, o meu amado Daniel transbordou felicidade. Sentindo-se mil vezes realizado vendo a concretização do seu sonho, do jeito que queria. Um livro robusto, com capa dura, e com uma caixa acondicionando-o. Um verdadeiro primor. Os amigos atenderam ao nosso convite e que grande satisfação. O auditório quase lotado, a música A Praça tocando, e os amigos cantarolando e vibrando com as lembranças que vieram a tona.
Como dr. Carlos Macedo enfatizou ontem na abertura da sessão para o lançamento do projeto: Em suas mãos estava o livro e ele disse: "Um livro que conta a história dessa praça com quase 400 páginas, não se pode negar que é uma verdadeira declaração de amor a este lugar, que Daniel Walker a fez. E considero muito justa a homenagem que os frequentadores da praça estão pleiteando e apoiando e pedem que o Município apoie o projeto.
Com estas explicações espero que os munícipes entendam o sentido da homenagem.
Queremos uma estátua para DANIEL WALKER
Domingo com Daniel Walker na Praça Pe. Cícero
Nenhum comentário:
Postar um comentário