terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Do Brasil: hoje o Instituto Butantan completa 120 anos de vida e credibilidade

 Hoje, o Instituto Butantan completa 120 anos de vida. Foi criado por um decreto, assinado em 23 de fevereiro de 1901, que instituía a criação de uma entidade pública científica capaz de produzir um soro antipestoso para o combate de uma epidemia de peste bubônica que assolava o porto de Santos desde 1899. Denominado Instituto Serumtherapico, o laboratório foi construído na Fazenda Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, onde hoje se encontra a biblioteca do instituto. Seu primeiro diretor foi o médico Vital Brazil.




Hoje, o Butantan é uma referência na pesquisa biomédica nacional e mundial. É o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, sendo responsável por grande parte da produção de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais; as vacinas produzidas pelo instituto são utilizadas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde.
E nesse momento crucial, onde a pandemia de um novo vírus potencialmente letal volta a desafiar a ciência, o Butantan mostra o porquê continua sendo uma referência na saúde pública do país:
- O instituto já entregou 10,8 milhões de doses de vacinas contra o Coronavírus e vai entregar mais 3,4 milhões nos próximos dias;
- É responsável pelo Projeto S, um estudo do impacto da vacinação em massa na cidade de Serrana, em São Paulo;
- Iniciou as obras de uma nova fábrica dedicada à CoronaVac, com capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano.
Hoje, junto com a
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
do Rio de Janeiro, é a nossa principal esperança nessa luta. Valorize a ciência pública brasileira. Parabéns ao Instituto Butantan e a todos os profissionais que trabalham dia e noite comprometidos com a ciência e a vida de milhões de brasileiros.
Imagens: Alf Ribeiro/Shutterstock; Divulgação/Governo de São Paulo; Divulgação/Instituto Butantan; Reprodução/Twitter

Nenhum comentário: