O rompimento de uma tubulação da Barragem de Atalho, no município de Brejo Santo, no Sul do Ceará, deixou três mortos e um ferido na tarde desta segunda-feira (8). As informações são do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Único sobrevivente do acidente na Barragem de Atalho recebe alta hospitalar em Brejo Santo
A vítima é do município de Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas, e estava no Ceará executando a manutenção da barragem com os outros três trabalhadores, que faleceram no local: o engenheiro mecânico Nivaldo B. Camargo, natural de São Paulo, e os auxiliares de engenharia Helder Pereira da Silva e Misael Brasil dos Santos, que nasceram em Paulo Afonso (BA).
Familiares estão sendo aguardados na Pefoce, onde os corpos serão necropsiados esta manhã.
Segundo o alagoano, o reparo na barragem acontecia há dois meses e era um “serviço de emergência”. Na hora do acidente, ele percebeu o jato d’água quando estava embaixo da tubulação. “Não vi nada na hora. Acordei no carro da ambulância”, relatou ao Diário do Nordeste.
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que o acidente ocorreu por volta das 16h30 dessa segunda-feira, quando os operários faziam testes operacionais na tomada d’água do reservatório. As causas do acidente estão sendo investigadas.
Contudo, o órgão esclareceu em nota que “a população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos”.
A Prefeitura de Brejo Santo manifestou o “mais profundo sentimento de pesar e se solidariza com familiares e amigos das vítimas do acidente na Barragem do Atalho”.
Nesta terça-feira (9), o secretário nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, deve chegar a Brejo Santo para avaliar a situação em parceria com o Consórcio Operador e a equipe técnica do MDR.
Nilton Alves
materia publicada em https://cariricomoeuvejo.com.br/
Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regi
O Ministerio do Desenvolvimento Regional lamenta a morte de três trabalhadores em um acidente ocorrido na Barragem de Atalho, município de Brejo Santo/CE. As vítimas atuavam nos testes operacionais da tomada d'água do reservatório.
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. O rompimento de uma tubulação ocorreu quando eram realizados testes no sistema da barragem, na tarde desta segunda-feira, por volta das 16h30, provocando a morte dos trabalhadores.
As informações preliminares indicam que a estrutura da barragem não foi afetada e que não há vazamentos. A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos.
O Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, irá ao local na manhã desta terça-feira (9) para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.
Todo o apoio será dado às famílias das vítimas.
Será realizada uma perícia para averiguar as causas e responsabilidades pelo acidente.
O reservatório tem capacidade de 100 milhões de m³, mas o volume atual era de 90 milhões de m³. No momento do acidente, 20 trabalhadores estavam no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário