quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
2020- Um ano dificil de viver e sobreviver
sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
Despede-se de nós Normando Sóracles- Radialista e político.
Cidadão paraibano, mas juazeirense de coração sincero, polêmico, arrojado, diria mesmo, um nordestino arretado. Assim era Normando que com sua veia de radialista e político brigava por Justiça Social.
Internado em Fortaleza desde o dia 1º de dezembro , bravamente ainda em leito usou da sua potente voz de radialista e chamou atenção da população para o cuidado com a Covid-19, doença que o calou levando-o a morte. Perde a imprensa caririense um coração valente. Fica a imagem de um esposo, pai, avô apaixonado e a família expressamos nosso pesar e de um trabalhador incansável pela noticia.
Fundador do site miséria que é hoje reconhecidamente um dos sites mais procurados da região pela sua dinâmica com a agilidade da notícia.
A família de Normando Sóracles comunica que o corpo chegará na praça da La favorita as 07:00h de amanhã (26) de onde sairá em cortejo pelas principais avenidas de Juazeiro do Norte, com destino a funerária Anjo da Guarda onde será sepultado.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
149 anos da Chegada do Padre Cicero em Juazeiro
Há 149 anos Padre Cicero vinha ao Juazeiro celebrar a Missa de Natal. Eis o inicio de nossa História.
foto: Pautilia FerrazComo um bom soldado foi convocado pelo Senhor em sonho: "E você Cicero , tome conta deles!"
Assim Padre Cicero entendeu seu chamado e veio definitivamente para Juazeiro que a Ele acolheu como Pai e Padrinho e a quem ele amorosamente chamava de filho.
acervo Daniel Walker e Renato CasimiroHoje o Portal de Juazeiro agradecido de contar a sua história , vem pedir que o Padre Cicero peça a Nossa Mãe das Dores que interceda junto ao Menino Jesus na sua chegada e que proteja nossa terra , nossa Pátria e cure o mundo inteiro.
Quadro de Normando Sóracles permanece estável
A familia de Normando e seus seguidores e amigos, muita saúde e fé é o que desejamos neste momento
Boletim manhã 24/12
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
Parabéns Monsenhor José Alves pelos seus 85 anos. Saúde e Paz
Padre José Alves de Oliveira - É natural do Sítio Tapera, Distrito de Quitaiús de Lavras da Mangabeira, Ceará. Nasceu no dia 21 de dezembro de 1935. Recebeu o Presbiterato no dia 30 de setembro de 1962, em sua terra natal, presidido pelo bispo D. Vicente, da Diocese do Crato.
Na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, foi vigário cooperador desenvolvendo atividade na Capela do Socorro e em 1990 foi nomeado vigário da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro Novo Juazeiro.
Recebeu o título de Monsenhor, outorgado pelo bispo D. Panico. Atualmente, por motivo de doença, Pe. José Alves encontra-se afastado das suas funções.
Mesmo quando a fragilidade da doença o envolve, é propulsor das nossas orações e baseado no seu exemplo e determinação , na força interior de um servo de Deus, padre, "Pai", assim o homenageamos neste dia 21 de dezembro quando completa 85 anos de idade , ainda internado no hospital da Unimed, mas sabedor das orações e do amor que tanto deu e nos ensinou no seu abraço a comunidade , como pastor apascentando suas ovelhas .
Como um filho amado receba nosso reconhecimento da missão vivenciada com amor e o desejo de saúde e pleno restabelecimento atendendo aos designios de Deus Pai Todo Poderoso e amigo.
fonte: 75 anos de Padre José Alves -Daniel Walker
domingo, 20 de dezembro de 2020
Missa do Advento - Missa do Padre Cicero
Acesa a 4ª Vela do Advento : O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
Especial 'Pe. Cícero Eterno' faz homenagem à figura religiosa e política do Ceará na TV Verdes Mares
Especial 'Pe. Cícero Eterno' faz homenagem à figura religiosa e política do Ceará na TV Verdes Mares
O especial vai ao ar na noite deste domingo (20), logo após o 'Fantástico' e será transmitido simultaneamente pelo G1.
Para homenagear um dos maiores cearenses da história, o especial 'Pe. Cícero Eterno' será lançado na noite deste domingo (20) pela TV Verdes Mares, logo após o programa 'Fantástico'. O material, que segue a tradição anual de prestar reverência a nomes do estado marcantes em diversos âmbitos, deve comentar momentos da vida do religioso e político, assim como relembrar a importância exercida por ele em grande parte dos cearenses.
O programa também será transmitido no G1.
"Já tem mais ou menos cinco ou seis anos que nossa equipe da TV Verdes Mares escolhe um ícone local que já tenha partido para prestar esse tributo", conta Wesclay Ferreira, responsável pelo projeto, roteiro e direção do especial.
Segundo Wesclay, as pesquisas para falar de Cícero Romão, nome de batismo da liderança nascida no Crato, foram extensas. "Outros grandes nomes já foram trabalhados, como os de Chico Anysio e Raquel de Queiroz, por exemplo. E neste ano pensamos em trazer o Padre Cícero para as telas. De lá para cá, desde a concepção da ideia, percebemos que a história dele foi a mais trabalhosa", opina ao citar as influências religiosas e políticas na vida do cearense.
Questões como o voto de castidade feito aos 12 anos de idade, a saída da Igreja Católica para adentrar na política e o falecimento devem estar no foco do produto audiovisual. "Falamos de muita coisa e finalizamos todo esse apanhado com muito cuidado da equipe", ressalta Weesclay Ferreira.
Até este ano, já haviam sido montados os especiais 'Chico eterno', 'Wilker eterno', 'Belchior eterno', 'Patativa eterno' e 'Raquel eterna'. Enquanto os anteriores citavam apenas os nomes iniciais das personalidades, o cratense teve o título religioso como parte do nome por conta da referência mantida no imaginário desde sempre.
Processo
Ao todo, o diretor explica, foram necessárias mais de 20 entrevistas para colocar o projeto em andamento. Entre os nomes, pesquisadores, romeiros, fiéis, moradores da região onde Pe. Cícero atuou e envolvidos diretamente na vida dele são os grandes destaques.
"Passamos cerca de uma semana em Juazeiro do Norte, conversamos com as pessoas locais e até mesmo com outras lideranças religiosas da região. Em média, acredito que de oito a dez pessoas estiveram envolvidas nessa etapa de captação das entrevistas, discussões, etc", pontua Ferreira.
No entanto, engana-se quem pensa que o processo de definição do material foi rápido. De acordo com o diretor, o nome de Pe. Cícero demandou uma pesquisa intensa, que começou ainda no início do mês de julho deste ano. Em agosto, com os dados iniciais levantados, o roteiro começou a ser escrito, e apenas no último mês as imagens foram gravadas.
"O processo de edição vai até pouco antes desse material ser levantado. É algo muito minucioso", relembra ele. No fim, ele acredita, o especial deve ser uma homenagem completa e também muito bonita dos momentos marcantes da vida de Pe. Cícero.
matéria publicada em g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/12/18/especial-pe-cicero-eterno-faz-homenagem-a-figura-religiosa-e-politica-do-ceara-na-tv-verdes-mares
O Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com seleção aberta até o dia 24 de janeiro de 2021.
O Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com seleção aberta até o dia 24 de janeiro de 2021.
Serão ofertadas 21 vagas e a seleção é composta por duas etapas: análise detalhada do Currículo Lattes e análise da carta de intenções. O Proder tem como área de concentração o Desenvolvimento Regional Sustentável e atua em três linhas de pesquisa: Meio Ambiente; Saúde, Estado e Sociedade e Tecnologia e Modelagem. Poderão se inscrever brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, graduados em qualquer área do conhecimento. As inscrições serão efetuadas no período de 1º de dezembro de 2020 a 21 de janeiro de 2021, online, no endereço eletrônico do Sigaa (link para uma nova página). Após inscrição no Sigaa o candidato deverá preencher o Formulário de Cadastro no processo seletivo no endereço na Plataforma Forms
Fonte: https://ufca.edu.br
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
Dois estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), contemplados 2º lugar nacional com Prêmio Vera Giangrande
Dois estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Wesley Idelfoncio de Vasconcelos e Manoel Izidório Cabral Neto, foram contemplados com o segundo lugar nacional do Prêmio Vera Giangrande da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA
domingo, 13 de dezembro de 2020
28ª Renovação do Sagrado Coração de Jesus da Casa Grande
Posse Diretoria Administrativo da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA tem Daniel Walker Junior como Diretor
Parabéns a Daniel Walker Almeida Marques Junior como Diretor Administrativo da Mútua, motivo de orgulho de toda familia e com certeza também do pai Daniel Walker ( in memorian)
Sebastião Albuquerque (Diretor Financeiro) , Daniel Walker Junior (Diretor Administrativo), Emanoel Mota (presidente do CREA) e Pedro Idelano Diretor Geral do Mútua.
sábado, 12 de dezembro de 2020
Sorteados os 900 apartamentos do Conjunto Habitacional Leandro Bezerra I,II,III na Vila Três Marias
Aproximadamente 1.500 famílias participaram do sorteio eletrônico do Programa Casa Verde e Amarela, que aconteceu de forma virtual nas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro do Norte, nesta quinta-feira, 10. Foram 900 residências, na modalidade apartamento, do Empreendimento Leandro Bezerra I, II e III, localizado no bairro Vila Três Marias.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), por meio do setor de habitação, esteve à frente de todo o processo para garantir total lisura. As residências foram conscritas às pessoas de acordo com os critérios de enquadramentos. O sorteio aconteceu com a utilização de software adotado pela pasta municipal, que permite um processo rápido, transparente e organizado.
Para evitar aglomerações, foram convidados para participar de forma presencial, apenas representantes de cada grupo de enquadramento: área de risco, pessoa com deficiência, idosos, pessoas de 0 a 1 critérios, pessoas de 2 a 3 critérios e pessoas de 4 a 6 critérios. A escolha foi feita de forma aleatória.
A autônoma, Maria Edivânia Sousa, foi uma das pessoas selecionadas para assistir o evento de forma presencial e não conteve a alegria quando ouviu o seu nome entre os sorteados. “Estou em choque ainda. Preciso muito de uma casa e participei de vários sorteios. Dessa vez eu consegui”, disse emocionada.
Estiveram presentes no evento, representantes da Caixa Econômica Federal e Gerência de Governo da Caixa de Juazeiro do Norte (Gigov/JN), Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social (CMHIS), setor de Habitação da Sedest e Procuradoria do Município.
- LB1-Área de Risco
- LB1-Cadastro de Reserva
- LB1-Grupo I
- LB1-Grupo II
- LB1-Grupo III
- LB1-IDOSOS
- LB1-Microcefalia
- LB1-PcD
- LB2-Área de Risco
- LB2-Cadastro de Reserva
- LB2-Grupo I
- LB2-Grupo II
- LB2-Grupo III
- LB2-IDOSOS
- LB2-Microcefalia
- LB2-PcD
- LB3-Área de Risco
- LB3-Cadastro de Reserva
- LB3-Grupo I
- LB3-Grupo II
- LB3-Grupo III
- LB3-IDOSOS
- LB3-PcD
terça-feira, 8 de dezembro de 2020
Juazeiro do Norte conquista pela primeira vez o Selo Unicef
Segundo divulgação do Unicef, quase 2 mil municípios concorreram à certificação. Dos 431 municípios de 18 estados brasileiros que receberam o Selo, 16 conquistaram pela primeira vez. Juazeiro do Norte está entre eles.
Pela primeira vez Juazeiro do Norte é contemplada com o Selo Unicef pelos avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O resultado oficial foi divulgado nesta terça-feira, 8 de dezembro, durante cerimônia virtual promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.
A certificação é um reconhecimento internacional aos avanços de redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social.
A conquista se deu através de um intenso trabalho de toda a gestão municipal na implementação de ações e iniciativas previstas no plano traçado pela Comissão Intersetorial, com base nas diretrizes da Certificação Unicef. O trabalho contou com a orientação e apoio do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, no desempenho de políticas públicas para essa conquista inédita.
“É com muita emoção que recebemos esse Selo. Foi um compromisso que a gestão assumiu em mudar esses indicadores sociais na nossa querida Juazeiro. Todas as determinações dos eixos foram seguidas, transformando a realidade de crianças e adolescentes. Políticas afirmativas e bem executadas hoje são reconhecidas pelo UNICEF. Nossa gestão fez história”, afirmou o articulador do Selo e Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto.
Em uma fala emocionada, a Secretária de Educação, Loureto Lima, afirmou que o Selo é resultado de um trabalho coordenado com muita competência. “O município ganha muito com esse resultado. Comprova que o caminho foi traçado na direção correta. Não foi fácil, mas nós conseguimos, Juazeiro conseguiu!”, disse.
O relatório final das ações, apresentado em novembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) teve parecer favorável por parte do UNICEF. Dos 12 indicadores de impacto social, o município melhorou em 9, seguindo a metodologia que inclui 17 resultados sistêmicos, ou seja, ações que o município precisou realizar. “Passamos por todas as etapas para chegar até aqui. Tivemos muitos desafios no meio do caminho, mas conquistamos. O agradecimento a esse resultado se estende a toda gestão e ao Prefeito Arnon Bezerra, que acompanhou e se envolveu em todo o processo”, concluiu a Técnica de Gestão da Sedest, Luciana Manenti.
Ao aderir ao Selo UNICEF, Juazeiro do Norte assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.
matéria publicada em www.juazeirodonorte.ce.gov.br/noticia/9010-juazeiro-do-norte-conquista-pela-primeira-vez-o-selo-un/