Muito criança ainda, acompanhado de sua avó, trabalhou na agricultura familiar, adquirindo conhecimentos e um bom exemplo de obediência que lhe tem acompanhado até os dias de hoje. Jovem ainda, iniciou sua vida profissional como aprendiz de ourives. Cursou a Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte, e chegou a concluir o curso de Técnico em Contabilidade, em 1951. Na oficina de ourives em que aprendeu a arte e com os conhecimentos adquiridos no Curso aliado a experiência e esforço, conseguiu a confiança do patrão e, passou a gerenciar a empresa de ourivesaria.
Seu sonho era maior, queria ser dono do seu próprio negócio e, criou a sua própria ourivesaria, Ourivesaria São Luiz, loja em que vendia as peças fabricadas por ele. Por um bom tempo ficou com essa loja. Mas, o sonho continuava de crescer mais nos negócios e, resolveu investir em outro tipo de negócio e, abriu, o Armazém Santa Vitória, que negociava armas e munições. Não satisfeito com o negócio, abriu uma ótica e uma loja de confecções, dando-lhe o nome de Nordeste Confecções. Foi sócio de uma indústria de beneficiamento de mandioca SIMASA na cidade de Crato, CE.
Visando ajudar ao próximo, resolveu participar ainda muito jovem de uma instituição voltada para a defesa da Pátria, como também de angariar recursos para ajudar às instituições de caridade. E assim o fez, no ano de 1946, passando a ser membro da maçonaria Evolução Nordestina, e hoje é considerado o maçom mais velho do Brasil, atingiu o grau máximo, 33, que é o Superano Grande Inspetor Geral, pelos relevantes serviços prestados a este Órgão, 74 anos de atividades ininterruptos, sendo agraciado em 2016 com o Selo, de Maçom Mais Velho do Brasil em atividade, ao completar 70 anos.
É assim, o senhor Luiz Gonçalves Pereira, um homem que deve servir de exemplo para muitas pessoas, como cidadão de bem, que tem orgulho de ser juazeirense, de ser cearense e de ser brasileiro. E que ama a vida, e que faz tudo para viver muito mais.
VIVA A VIDA!
O portal de Juazeiro parabeniza e deseja muita saúde para nosso amigo Luiz Gonçalves .
texto de Tereza Neuma com fotos cedidas pela família e arquivo de Tereza Neuma e Daniel Walker
www.colunadeneuma.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário