Hoje faz 01 ano que assumimos o Portal de Juazeiro do Norte, a convite da amiga Tereza Neuma e seus filhos. Uma responsabilidade de manter a história toda pesquisada sempre alimentada no dia a dia dessa metrópole, desse chão sagrado, desse solo fértil da fé. Um desafio e o compromisso pessoal de manter o portal atualizado para balizar as inúmeras pesquisas sobre nossa Juazeiro.
Aqui nasci, vi desenvolver, constitui minha família, fiz meus amigos e herdei o gosto pela história da nossa cidade e do Padre Cicero vinda de um grande amigo Padre Murilo que depois se fez Monsenhor Murilo. Nos ensinou , a mim e a muitos , jovens casais do ECC, a respeitar os romeiros , a acolhe-los, a entender seu jeito simples e sua expressão da fé. Neste intervalo conhecemos Daniel Walker e apaixonados pela romaria como sempre fomos, ele com seu trabalho já bem adiantado e eu ainda com uma pequena máquina deslumbrada com as cores e histórias que me cercavam, registrava e enviava para o portal.
Fui indicada por Monsenhor Murilo para ser a primeira coordenadora de romaria e turismo em 2005 , quando a prefeitura entendeu que Juazeiro necessitava olhar com mais atenção e zelo o seu romeiro . Tempos difíceis. Paus de araras sendo perseguidos pela Policia Rodoviária Federal. Multas que se seguiam. Intervenções diretas de Monsenhor Murilo junto ao governo federal. Viajamos enquanto ECC vários casais e vivenciamos uma romaria para Xingó com o Monsenhor e Daniel Walker. E o via sempre registrando com muito zelo a história de Juazeiro.
Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte - CearáNos tornamos colaboradora do Portal de Juazeiro e hoje dividimos essa história com Daniel o "Guardião da História de Juazeiro ", sua esposa Tereza Neuma que nos tem cedido e rebuscado no seu acervo pessoal, outras matérias, e outros colaboradores que se identificam com essa história e que prestigiam o portal.
Neste momento , só gratidão. E para agradecer, como estamos em pleno período de romaria, mesmo que em plena "pandemia", hoje continuamos o trabalho indo as nossas igrejas e registramos essas imagens onde Juazeiro em setembro da Romaria das Dores estaria efervescendo, está hoje , no ano 2020, com suas ruas calmas sem a presença de nossos irmãos romeiros.
Capela do Socorro - Tumulo do Padre Cicero
Pátio dos Franciscanos
Nenhum comentário:
Postar um comentário