DOIS MILHÕES , DUZENTOS MIL, DUZENTOS E DUAS VISUALIZAÇÕES
Um número simbólico para um ano de 2020. Comemoremos Daniel Walker , Tereza Neuma e demais colaboradores que ao longo desses 18 anos registram com compromisso esse legado. Desde setembro do ano passado assumi o portal e vários são os amigos que enviam contatos para nosso email pautiliaferrazararuna@gmail.com dando sugestões sobre um " pedacinho da nossa história que precisa ser revisitada" , ou escrita, ou fotografada, no blog. Prezamos todos por uma Juazeiro forte e o portal faz parte de um desses braços fortes criado pelo professor , jornalista , historiador Daniel Walker e que continuamos com as bençãos do Padre Cicero , da Beata Maria de Araújo e da nossa Padroeira Senhora das Dores e das Candeias.
Amanhecemos comemorando este número , porque nosso site não trata somente da história crua e por vezes banalizada e até grotesca que nos assola. O portal de Juazeiro desde sua origem zela por registrar em suas páginas marcas da nossa história , da história e das imagens, de um Juazeiro, desde Fazenda Taboleiro Grande, Joaseiro, e Juazeiro do Norte, ou Juazeiro do Padre Cicero como é conhecida nacional e internacionalmente. Seja essa história passada ou contemporânea de uma forma responsável com fatos e memórias, que se pretendem contar aos de gerações atuais e posteriores com conhecimento e reconhecimento dessa hoje nossa capital metropolitana do Cariri e polo CRAJUBAR.
Podemos contar nossa história de forma amorosa, fabricando mel no engenho de flores de um semiárido ambiental, mas emotivo e fértil de cultura e fé, onde milhões de vozes se fazem ouvir desde o inicio: Desde a sensibilidade de um grande pastor Cicero zelando pelas seu povo humilde, desde um milagre anunciado e obedientemente calado, oralmente nos cordéis e feiras e nordestinamente publicizado.
Desde o avançar, da chegada do trem, do avião, da energia, na educação, e tantos quesitos mais. Desde o exaltar de um pároco Murilo que corajosamente expressa , naquela época, contrário a sua igreja, o "Viva o Padre Cicero" que ecoa por todo o nordeste e a nação romeira que enfim declara seu pertencimento como milhões de afilhados e assim caminhamos dos paus de araras aos confortáveis ônibus e caravanas e podemos chegar a cidade turística, ao polo universitário, ao centro de saúde, que acolhe diariamente mais de 50 cidades circunvizinhas , e outras mil que a visitam, sejam nacionais e internacionais e que trazem seus pesquisadores, estudiosos, romeiros, curiosos, e por vezes nos presenteiam com vozes lindas como a da Annette , Tereza e outras histórias que se misturam, formando esse imenso caldeirão chamado Juazeiro do nosso coração.
Uma cidade de muitos Josés, Ciceros, Marias, DasDores, costurada a tantas mãos e de tal forma que faz jus ao oratório e oficina em cada casa nas suas renovações diárias. Uma cidade de muitas imagens, telhas, paisagens, personagens, beatos, santos e com você e eu e nós que a construímos todos juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário