sábado, 11 de abril de 2020

100 DIAS DE PANDEMIA – RECORTES DO NOVO CORONA VIRUS


100 dias de pandemia – RECORTES DO NOVO CORONA VIRUS - um mundo em ebulição e evolução 


Iniciamos afirmando que todas as informações aqui foram coletadas de várias instituições e que se replicam nas mídias .
  
PRIMEIRAMENTE O QUE É UMA PANDEMIA :  pandemia vem do grego παν [pan = tudo/ todo(s)] + δήμος [demos = povo]) é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta Terra. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia pode começar quando se reúnem estas três condições: O aparecimento de uma nova doença na população; O agente infecta humanos, causando uma doença séria; O agente espalha-se fácil e sustentavelmente entre humanos.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, apenas em 1965, o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Mutações genéticas: Estudo aponta três tipos do novo coronavírus

Os casos de Covid-19 iniciais que surgiram no Brasil são muito mais ligados ao vírus que circulou na Europa do que aquele que apareceu na China em 2019
site-nextstrain-apresenta-mapeamento-das-variações--genéticas-do-vírus-e-as-conexões-entre-os-casos-ao-redor-do-mundo

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, iniciando semelhantes a um resfriado. Podem, evoluir e também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. 
O primeiro alerta do governo chinês sobre o surgimento de um novo coronavírus foi dado em 31 de dezembro de 2019. Na ocasião, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu um comunicado sobre uma série de casos de pneumonia de origem desconhecida em Wuhan, cidade chinesa com 11 milhões de habitantes. Desde então, esse novo coronavírus, que recebeu o nome técnico Covid-19, matou milhares de pessoas na China e se espalhou por cinco continentes. O Ministério da Saúde confirmou em 26 de fevereiro o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Centenas de pacientes com suspeita da doença estão em observação no país. Em 17/3, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por coronavírus no Brasil.

No entanto, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.Neste momento vários orgãos de saúde no mundo todo buscam medicações e criação de uma vacina inclusive o Brasil. 

A Itália alcançou tão rápida a contaminação que seu sistema de saúde colapsou e tem sido angustiante assistir imagens continuas de caminhões militares lotados de caixões.
Nova York viu sua situação se agravar 

Nova York decide abrir covas comuns para enterrar vítimas do coronavírus 


Dentro de vários acontecimentos da Pandemia destacamos:

Um ritual inédito, O Papa Francisco rezou no dia 27 de março sozinho na imensidão da praça de São Pedro vazia e deu a bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), pela pandemia do novo coronavírus que assola todo o mundo. Não há registro de gesto semelhante na história do Vaticano, quando permite que mais de 1,3 bilhão de católicos obtenham a indulgência plenária, ou seja, o perdão de seus pecados, em um momento tão difícil, com medidas de confinamento que afetam mais de 3 bilhões de pessoas.




Neste momento vários orgãos de saúde no mundo todo buscam medicações e criação de uma vacina inclusive o Brasil. 

Em 100 dias, neste dia 10 de abril de 2020, sexta- feira santa, o mundo contabiliza mais de 100.376 vitimas  no mundo. Os números são assustadores e aqui no Brasil após muitos embates políticos e sanitarios  adotamos o isolamento social. Comércio, indústria, transporte e serviços fecharam. Todos convocados a ficar em casa. Para uma situação extraordinária, também soluções extraordinárias e a solução provocou intervenções federais e surgiu após grande período de discussão, um programa que visava contemplar beneficiários com renda mínima , autônomos, desempregados entre outros para perceberem 60% do salário mínimo , ou seja R$600,00 ( seiscentos reais) por dois meses. Uma decisão provisória para uma situação que desejamos seja o mais provisória possível.  

acompanhamento sistemático em todo Brasil 

Na nossa cidade, Juazeiro do Norte vou destacar algumas ações: A abertura de um unidade  sentinela  para atendimento de casos menos complexos do corona vírus; a abertura de uma nova UPA Unidade de Pronto Atendimento ; ( obra que estava barrada há 4 anos pela justiça) ); A abertura de um local para atendimento de pessoas em situação de rua no prédio  Vapt VUPT; lavagem de áreas como praças públicas. Um hotal para pessoas que são obrigatórias em isolamento pela função que exercem, outras.   Embora a população seja convocada a permanecer em casa pelo governo estadual e municipal , há muita resistência da população que descrê na iminência do perigo ou que não tem como permanecer em casa sob risco de passar fome.

primeiro caso em Juazeiro e também primeira cura no Hospital regional do Cariri 

situação local em 10 de abril de 2010 

fontes: https://veja.abril.com.br/saude/coronavirus-numero-de-mortes-no-brasil-esta-acima-do-esperado/
https://contilnetnoticias.com.br/2020/04/mutacoes-geneticas-estudo-aponta-tres-tipos-do-novo-coronavirus/
https://brasil.elpais.com/noticias/italia/
vaticannems/divulgação 
https://www.terra.com.br/noticias/mundo/imagens-de-caixoes-em-caminhoes-militares-comovem-italianos.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
site-nextstrain-apresenta-mapeamento-das-variações--genéticas-do-vírus-e-as-conexões-entre-os-casos-ao-redor-do-mundo
www.prefeitura municipal de juazeiro do norte

Nenhum comentário: