quinta-feira, 30 de abril de 2020

PORTAL DE JUAZEIRO COMEMORA 12 ANOS como vitrine da História de Juazeiro


Hoje, 1º de maio, é dia de comemorar os 12 anos do Portaldejuazeiro.com

“A vitrine da história de Juazeiro do Norte”

e 15 anos da criação do Juazeiro do Norte on-line



Daniel Walker, o guardião da memória do Padre Cícero e da cidade de Juazeiro do Norte, aposentou-se em 2004. Sempre gostou de ler, escrever, fazer palavras cruzadas, assistir filmes e ouvir músicas que ele já tinha selecionado, como André Rieu, músicas de forró pé de serra, Elba Ramalho, Amelinha, Belchior, Roberto Carlos e outras do gênero. Ocupou durante um ano o seu tempo descansando, como ele gostava de dizer. 

Entretanto, a sua veia de criar, de produzir alguma coisa de útil para a nossa cidade começou a mexer com ele. Uma pessoa dinâmica, que gostava de trabalhar, de fazer algo diferente começou a mexer com a sua cabecinha. Conjecturas e mais conjecturas, planos, projetos. Mas um certo dia sentiu um disparo, o gatilho tinha sido acionado e foi assim que nasceu o Juazeiro on line. 

Um jornal de final de semana com acontecimentos, fatos, curiosidades, solenidades, fatos pitorescos, e mais alguma coisa sobre nossa cidade. A vibração foi total quando ele viu o 1º número pronto. Ocupação arranjou para fazer, a ociosidade não era uma das suas características. Final de semana com a família, porém na segunda-feira já começava a preparar o jornal, recebia dicas e orientações do nosso cunhado Júnior, ele o chamava de compadre, pois somos padrinhos de batismo dos seus três filhos. Horas e horas de conversa ao telefone tirando dúvidas. “Ufa! Finalmente aprendi.”, dizia ele, satisfeito. 

Ao chegar o sábado já pela manhã verificava se estava no jeito de colocar e enviar para os leitores. Muitas pessoas esperavam com ansiedade para ver as novidades. Júnior disse assim: “Estou enviando a primeira edição do jornal que fez história para os juazeirenses. Lembro que, aos domingos, aguardávamos ansiosos, como quem esperava uma carta (tivemos esta sorte), o e-mail que Daniel nos enviava com o jornal anexo. Até eu, que não sou daí, ficava na expectativa de novas notícias, colunas com curiosidades e tudo mais que ele era capaz de criar”. 

O nosso saudoso Mons. Murilo, gostava muito de ler esse jornal e Daniel imprimia e levava nos dias de sábado, dia de sua visita costumeira à Casa Paroquial, para um bom papo e passeios de carro com o vigário. Então, o “Juazeiro on-line” existiu durante três anos, foram 250 edições. Em conversa com Júnior ele me informou que às 50 primeiras edições foi utilizado o aplicativo Word da Microsoft, que não era o mais apropriado para jornais, dificultando muito à diagramação, sem falar no trabalho que dava. Depois, a dificuldade para enviar para os leitores ficando muito pesado, sabido que na época não tínhamos a velocidade da Internet que temos hoje. 

Daniel passou a utilizar o software Adobe Reader, convertendo o jornal para PDF, facilitando o trabalho. Mas, à inquietação começou a perturbá-lo, queria uma coisa mais aperfeiçoada e foi dessa inquietação que surgiu o “Portaldejuazeiro.com” - A vitrine da história de Juazeiro do Norte.   Que teve início em 1º de maio de 2008, doze anos de existência completados hoje. O portal contava com a participação, como colaborador, do prof. Renato Casimiro, amigo de longos anos; do jornalista, Jota Alcides, amigo do rádio e do bancário Armando Rafael. 

Com a morte do meu amado, Daniel, pensamos em não desativá-lo para ajudar aos pesquisadores e amigos da história da cidade. Com o tempo observando o trabalho, empenho e disponibilidade da profª Pautília Ferraz oferecemos para que ela desse continuidade a este projeto de Daniel, que tem ajudado em pesquisas e com muitas informações que trazem à tona fatos e dados atuais da cidade. Ela aceitou a missão em 11 de setembro de 2019, e, hoje queremos agradecê-la por seu bom desempenho como administradora do portal.


Esse texto acima, muito bem elaborado e extremamente afetuoso foi redigido pela amada companheira de Daniel, a amiga Tereza Neuma Marques e ficamos extremamente grata quando ela nos presenteia com essas memórias históricas como essa do aniversário do Portal de Juazeiro (12 anos)e do  Juaonline neste dia 1º de maio de 2020.

Em primeiro lugar queremos agradecer a confiança que nos foi depositada. Como foi dito, em 11 de setembro de 2019 após aceitarmos o desafio de seguirmos alimentando a história de Juazeiro, fomos tomada de dois sentimentos: gratidão e medo. Gratidão pela lembrança do nosso nome para dar continuidade a esse trabalho e medo de não estar à altura da responsabilidade. Mas, nos sentimos impulsionadas a aceitar o desafio. Sabemos sim, que com certeza há pessoas com muito gabarito para " combater o bem combate"  e as essas com compromisso, convidamos a contribuir conosco nessa caminhada, de estar sempre alimentando nossa história para essa e outras gerações. 
A História de Juazeiro é impar e valorosa. E o historiador, jornalista e professor Daniel soube guardar, juntar peças da história, costurar fatos, e com compromisso não só de historiador, mas unindo a isso seu amor pela nossa cidade, sempre será seu guardião, pois todo acervo, pesquisa e material impresso e divulgado, em vários livros, jornais, e por fim no JUAONLINE E PORTAL DE JUAZEIRO foi inicialmente junto aos amigos Renato Casimiro, com quem possui um grande acervo que vem sendo divulgado, o jornalista Jota Alcides e Armando Rafael. Hoje com mais de dois milhões de acessos, diariamente o portal é consultado se destacando como referência para inúmeros documentos, pesquisas e memórias afetivas, destacando a importância dessa história que traz como mentor e inspiração o Padre Cicero Romão Batista, e também o orgulho de fazer parte e reconhecer nossa pertença. Daniel Walker presente. 


Recomendamos a leitura:  COLUNA "RECORDAÇÕES" NO SITE: www.portaldejuazeiro.com ou www.colunadeneuma.blogspot.com

quarta-feira, 22 de abril de 2020

22 de abril - Dia do Planeta Terra -

22 de abril Dia do Planeta Terra  - 

Nada como relembrar tão atual, um texto já publicado aqui pelo nosso inesquecível professor Daniel Walker no Blog do Padre Cicero 

PRECEITOS ECOLÓGICOS do Padre Cicero 



PADRE CÍCERO E A ECOLOGIA
Daniel Walker


No Cariri, há mais de cem anos, quando ninguém falava em Ecologia, o Padre Cícero - como extraordinário homem de vanguarda que foi - se antecipava e ensinava preceitos ecológicos aos romeiros.
Eram coisas simples, mas que surtiam um grande efeito. Essa iniciativa hoje largamente disseminada no Nordeste, foi elogiada por muitas autoridades, como, por exemplo, Dr. Rubens Ricupero, ex-ministro do Meio Ambiente, o qual, em artigo publicado no jornal O Globo (19.01.94) disse que Padre Cícero "pregou em pleno sertão nordestino a palavra que hoje a consciência ambiental a duras penas começa a inscrever na nossa visão de mundo. Muito antes de que se realizasse a I Conferência Internacional sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, em 1972, ele teve essa percepção aguda de algo que constitui antes de tudo um interesse legítimo, identificado por quem está  próximo da realidade".
Padre Cícero deu, portanto, o primeiro passo... há mais de cem anos! Foi, na verdade, um pioneiro da ecologia no Cariri. Pode-se dizer que ele prestou uma importante contribuição para alicerçar a Educação Ambiental no Nordeste.
Os preceitos ecológicos que aqui estão transcritos não foram transmitidos exatamente assim pelo Padre Cícero. É sabido que ele se dirigia diariamente aos romeiros que se postavam à janela da sua casa para ouvir conselhos e que muitos conselhos também eram dados através de cartas. Coube ao falecido ecologista, engenheiro agrônomo J. Vasconcelos Sobrinho, a iniciativa de ordenar os conselhos de Padre Cícero na forma de decálogo ecológico como hoje eles são conhecidos e divulgados.

PRECEITOS ECOLÓGICOS DE PADRE CÍCERO


1.      - Não derrube o mato nem mesmo um só pé de pau.

2.      - Não toque fogo no roçado nem na caatinga.

3.      - Não cace mais e deixe os bichos viverem.

4.      - Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer.

5.      - Não plante em serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.

6.      - Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água de chuva. Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta.

7.      Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta.

8.      - Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só.

9.      - Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a conviver com a seca.

10.  Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá o que comer. Mas se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Missa do Padre Cicero celebrada com a presença virtual dos fieis

Missa do Padre Cicero celebrada neste 20 de abril com a presença virtual dos fieis.

Por conta da Pandemia , que todas as nações passam neste momento dos meses do ano de 2020 , pelo segundo mês consecutivo , a missa  do padre Cicero , celebrada todo dia 20 na Capela do Socorro , tem sido à portas fechadas , para que os fieis possam atender as recomendações da Organização Mundial de Saúde OMS e os decretos governamentais do FIQUE EM CASA.
Celebrada por Dom Gilberto Pastana e concelebrada por Padre Cicero José( Reitor da Basilica Santuário de Nossa Senhora das Dores ) , Padre Toninho Romão (vigário paroquial)  e Padre Cicero Luciano  (reitor seminário propedêutico), os fiéis estavam representados pelas bandeiras do Brasil , de todos os Estados do Nordeste do Brasil e do município de Juazeiro que revestiam os bancos da igreja.
Na homilia Dom Gilberto Pastana se reporta enfaticamente  as palavras do Padre Cicero sobre " QUEM MENTIU NÃO MINTA MAIS"  contemporizando esse discurso sobre quem implanta fake News na mídia, visando polemizar e  fortalecer o senso comum, provocando divisões numa nação já fragilizada na sua saúde.

Peçamos que o Padre Cicero , Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor Jesus Cristo nos Proteja e nos guarde em nosso Juazeiro , toda  Nação Romeira , nosso País e o mundo e que saiamos dessa experiência como homens e mulheres novos, mais humanizados e dignos de fazermos partes desse planeta que nos acolhe.



Após a  missa a Igreja está realizando uma PARADA SOLIDÁRIA  e recolhendo ao lado da igreja , doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza para as famílias carentes. Exercitemos nossa solidariedade passando lá e fazendo também nossa doação.

sábado, 11 de abril de 2020

100 DIAS DE PANDEMIA – RECORTES DO NOVO CORONA VIRUS


100 dias de pandemia – RECORTES DO NOVO CORONA VIRUS - um mundo em ebulição e evolução 


Iniciamos afirmando que todas as informações aqui foram coletadas de várias instituições e que se replicam nas mídias .
  
PRIMEIRAMENTE O QUE É UMA PANDEMIA :  pandemia vem do grego παν [pan = tudo/ todo(s)] + δήμος [demos = povo]) é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta Terra. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia pode começar quando se reúnem estas três condições: O aparecimento de uma nova doença na população; O agente infecta humanos, causando uma doença séria; O agente espalha-se fácil e sustentavelmente entre humanos.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, apenas em 1965, o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Mutações genéticas: Estudo aponta três tipos do novo coronavírus

Os casos de Covid-19 iniciais que surgiram no Brasil são muito mais ligados ao vírus que circulou na Europa do que aquele que apareceu na China em 2019
site-nextstrain-apresenta-mapeamento-das-variações--genéticas-do-vírus-e-as-conexões-entre-os-casos-ao-redor-do-mundo

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, iniciando semelhantes a um resfriado. Podem, evoluir e também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. 
O primeiro alerta do governo chinês sobre o surgimento de um novo coronavírus foi dado em 31 de dezembro de 2019. Na ocasião, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu um comunicado sobre uma série de casos de pneumonia de origem desconhecida em Wuhan, cidade chinesa com 11 milhões de habitantes. Desde então, esse novo coronavírus, que recebeu o nome técnico Covid-19, matou milhares de pessoas na China e se espalhou por cinco continentes. O Ministério da Saúde confirmou em 26 de fevereiro o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Centenas de pacientes com suspeita da doença estão em observação no país. Em 17/3, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por coronavírus no Brasil.

No entanto, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.Neste momento vários orgãos de saúde no mundo todo buscam medicações e criação de uma vacina inclusive o Brasil. 

A Itália alcançou tão rápida a contaminação que seu sistema de saúde colapsou e tem sido angustiante assistir imagens continuas de caminhões militares lotados de caixões.
Nova York viu sua situação se agravar 

Nova York decide abrir covas comuns para enterrar vítimas do coronavírus 


Dentro de vários acontecimentos da Pandemia destacamos:

Um ritual inédito, O Papa Francisco rezou no dia 27 de março sozinho na imensidão da praça de São Pedro vazia e deu a bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), pela pandemia do novo coronavírus que assola todo o mundo. Não há registro de gesto semelhante na história do Vaticano, quando permite que mais de 1,3 bilhão de católicos obtenham a indulgência plenária, ou seja, o perdão de seus pecados, em um momento tão difícil, com medidas de confinamento que afetam mais de 3 bilhões de pessoas.




Neste momento vários orgãos de saúde no mundo todo buscam medicações e criação de uma vacina inclusive o Brasil. 

Em 100 dias, neste dia 10 de abril de 2020, sexta- feira santa, o mundo contabiliza mais de 100.376 vitimas  no mundo. Os números são assustadores e aqui no Brasil após muitos embates políticos e sanitarios  adotamos o isolamento social. Comércio, indústria, transporte e serviços fecharam. Todos convocados a ficar em casa. Para uma situação extraordinária, também soluções extraordinárias e a solução provocou intervenções federais e surgiu após grande período de discussão, um programa que visava contemplar beneficiários com renda mínima , autônomos, desempregados entre outros para perceberem 60% do salário mínimo , ou seja R$600,00 ( seiscentos reais) por dois meses. Uma decisão provisória para uma situação que desejamos seja o mais provisória possível.  

acompanhamento sistemático em todo Brasil 

Na nossa cidade, Juazeiro do Norte vou destacar algumas ações: A abertura de um unidade  sentinela  para atendimento de casos menos complexos do corona vírus; a abertura de uma nova UPA Unidade de Pronto Atendimento ; ( obra que estava barrada há 4 anos pela justiça) ); A abertura de um local para atendimento de pessoas em situação de rua no prédio  Vapt VUPT; lavagem de áreas como praças públicas. Um hotal para pessoas que são obrigatórias em isolamento pela função que exercem, outras.   Embora a população seja convocada a permanecer em casa pelo governo estadual e municipal , há muita resistência da população que descrê na iminência do perigo ou que não tem como permanecer em casa sob risco de passar fome.

primeiro caso em Juazeiro e também primeira cura no Hospital regional do Cariri 

situação local em 10 de abril de 2010 

fontes: https://veja.abril.com.br/saude/coronavirus-numero-de-mortes-no-brasil-esta-acima-do-esperado/
https://contilnetnoticias.com.br/2020/04/mutacoes-geneticas-estudo-aponta-tres-tipos-do-novo-coronavirus/
https://brasil.elpais.com/noticias/italia/
vaticannems/divulgação 
https://www.terra.com.br/noticias/mundo/imagens-de-caixoes-em-caminhoes-militares-comovem-italianos.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
site-nextstrain-apresenta-mapeamento-das-variações--genéticas-do-vírus-e-as-conexões-entre-os-casos-ao-redor-do-mundo
www.prefeitura municipal de juazeiro do norte

terça-feira, 7 de abril de 2020

MEUS AMIGUINHOS : FIQUEM EM CASA

Em 1948 Juazeiro já contava sua história de cuidar através da imunização , neste período foi a contra a varíola . Hoje enquanto a vacina não chega podemos fazer a nossa parte com o isolamento social e com o uso contínuo da máscaras 
assim já nos fala o Padim através de sua imagem  desde 09 de maio de 2020 

   sugestão do www.portal de Juazeiro.com atendida com arte de Francoli Lima - 07 de abril de 2020
 


domingo, 5 de abril de 2020

Juazeiro do Norte e Nação Romeira são consagradas a Nossa Senhora das Dores

Juazeiro do Norte e Nação Romeira são consagradas a Nossa Senhora das Dores


Categoria: Basílica

05/04/2020 Por: Patrícia Mirelly



Aos pés do Padre Cícero Romão Batista, patriarca do Nordeste, os reitores dos Santuários de Juazeiro do Norte consagraram esta cidade e o povo romeiro à proteção de Nossa Senhora, a quem carinhosamente chamam de Mãe das Dores. 


A Imagem trazida para o rito está na Basílica Santuário desde 1827, quando esta ainda era uma capela. É a mesma encontrada pelo Padre Cícero quando, recém ordenado, chegou ao tabuleiro grande, atual município de Juazeiro. E só sai às ruas em duas ocasiões: na carreata de abertura e no encerramento da festa e romaria de Candeias, durante a procissão, em fevereiro. Este ano, de forma extraordinária, foi levada ao Horto, ponto mais alto da cidade, para sinalizar o início da Semana Santa. A escolha do local foi simbólica: abençoar Juazeiro e o povo romeiro. 



"Esse gesto significa que os romeiros estão nos corações e nas orações daqueles que os acolhem nesta terra, para que Nossa Senhora nos livre de todos os males, de maneira particular do coronavírus e também para entregar e pedir ao Padrinho que ele interceda a Deus por nós", explicou o reitor da Basílica Santuário Nossa
Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva.
Além dele, participaram da cerimônia os vigários paroquiais da Basílica, Padre Antônio Romão (Toninho), Padre Edson Bantim e Padre Paulo Borges; o reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, Padre Cícero Oliveira; e o reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, Frei Raimundo Matos. 


Rito de consagração


Com a Imagem da Mãe Dolorosa colocada em um altar, aos pés da estátua do Padre Cícero, a consagração teve início com a meditação das sete dores sentidas por Maria, da profecia de Semeão ao sepultamento de Jesus, que ainda hoje têm reflexo na vida daqueles que são perseguidos e sofrem injustiças. As vítimas da pandemia que assola o mundo, as equipes médicas e os que incansavelmente buscam formas de conter a doença, assim como governantes e autoridades sanitárias também foram lembrado nas preces dos sacerdotes. O rito seguiu com a oração de consagração composta pelo patriarca do Nordeste. Depois, os três reitores dos santuários ergueram a imagem da Mãe das Dores, em direção a Juazeiro, simbolizando todas as outras cidades romeiras, culminando o rito.




A Igreja incentiva a consagração do povo a Nossa Senhora por causa das palavras de Jesus na Cruz: "Eis aí a tua Mãe". A consagração é uma resposta a este pedido. A devoção Mariana é, então, constitutiva à fé em Cristo. "Por excelência, no momento da dor, somos entregues nós braços da Mãe", disse Padre Edson Bantim.

matéria publicada no site da Basílica 
https://www.maedasdoresjuazeiro.com/postagens/juazeiro-do-norte-e-nacao-romeira-sao-consagradas-a-nossa-senhora-das-dores
imagens: Rozélia Costa