quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Vaga para Professor Substituto do IFCE Juazeiro do Norte

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), torna pública as inscrições do novo Processo Seletivo de nível superior, destinado ao Campus de Juazeiro do Norte.

Dentre os objetivos, a seleção busca à contratação de um Professor Substituto, na área/subárea de Letras/Libras.

Interessados em participar, devem realizar as inscrições no período entre os dias 7 a 14 de março de 2019, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico: www.ifce.edu.br, efetuando o pagamento da taxa no valor de R$ 150,00, por meio de boleto bancário.

Para mais detalhes, acesse o extrato do edital de abertura disponibilizado em nosso site para consulta.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Projeto Estácio Folia promove atividades gratuitas com foco em saúde para o carnaval

Visando orientar e preparar os foliões para o carnaval, a Estácio de Juazeiro do Norte realiza a partir desta terça-feira, 26, atividades físicas e de orientação sobre cuidados com a saúde para os moradores da cidade, com o projeto Estácio Folia. A primeira atividade do projeto acontece nesta terça-feira, a partir das 19 horas, na Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte. 
No local, além de um aulão de zumba, profissionais de saúde e nutrição irão orientar os participantes, com avaliação física, IMC e RQC, além de orientação nutricional, com dicas de alimentação, hidratação e cuidados durante o carnaval. Tudo isso acontece de forma gratuita.
Já nesta quarta-feira, 27, a programação acontece a partir das 19 horas, na Encosta do Seminário.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Falecimento de Dona Cilinha almeida

Faleceu na madrugada de hoje em nossa cidade, a senhora Cilinha Almeida Fares, aos 101 anos de idade, completados no dia 2 de dezembro passado. O velório está ocorrendo no anjo da guarda e o sepultamento será às 16 h no Cemiteiro do Socorro. 
Dona Cilinha Almeida foi o que hoje se poderia chamar de designer de arranjos florais. Aprendeu tudo sozinha e graças ao seu talento e criatividade tornou-se logo cedo numa das maiores artistas do gênero em Juazeiro do Norte, até se aposentar em 1977, quando fez seu último arranjo de flores. Este arranjo, por sinal, foi vendido à Professora Risalva Matos. Além de arranjos florais ela também adornava vestidos de noivas, ramo no qual também se destacou. Ela não gostava de copiar, mas sim de criar seus próprios modelos, e era comum do mesmo molde fazer diversos arranjos. Gostava tanto da profissão que abraçou que muitas vezes se esquecia de se alimentar, ficando assim com a saúde fragilizada. Mas nunca reclamou, pois adorava o que fazia. Na foto acima ela posa ao lado de um dos seus bonitos arranjos de flores. 

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Prefeito Arnon Bezerra nomeia novo titular da Educação - Dr. Nildo Rodrigues

O Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, nomeou o novo Secretário de Educação Interino, José Nildo Rodrigues Filho. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município. O novo secretário assume a pasta em lugar da Professora Maria Loureto de Lima.

O Secretário de Educação, Nildo Rodrigues, terá como uma de suas metas iniciais, a criação de uma junta gestora, com diversas diretorias, que o auxiliará nos encaminhamentos dos projetos da pasta, incluindo a parte pedagógica, financeira, administrativa, controle interno, entre outros setores importantes relacionados à área. Nildo Rodrigues ainda justifica a sua nomeação interina, escolhida pelo Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, no sentido de possibilitar a continuidade dos projetos que vem sendo desenvolvidos junto à pasta, além de manter os avanços na Educação Municipal.

O titular da Educação teve uma atuação destacada, com a Procuradoria Geral do Município, na atual administração, para assegurar que os recursos do Precatório do Fundef fossem destinados exclusivamente à Educação, na valorização dos professores.  Ele ressalta todo o empenho será mantido, no intuito de dar encaminhamento às ações da pasta, além de proporcionar o diálogo permanente com os que fazem o setor educacional de Juazeiro do Norte e o crescente fortalecimento do magistério, em busca de novas metas para elevar os níveis educacionais.

O secretário vem realizando importante prestação de serviços à municipalidade, desde o início da administração do Prefeito Arnon Bezerra, na chefia de Gabinete da Prefeitura Municipal.
Fonte: ASCOM/PMJN


I ENCONTRO COM O ICVC: CULTURA E MISSÃO

O Instituto Cultural do Vale Caririense  numa promoção conjunta do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC) e da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), realizará o evento “I ENCONTRO COM O ICVC: CULTURA E MISSÃO”.
A inscrição para todos os participantes é gratuita, podendo ser efetivada previamente, ou no local na abertura do evento. Aos participantes serão conferidos certificados de atividade de extensão, com duração de 6(seis) horas. 

“I ENCONTRO COM O ICVC: CULTURA E MISSÃO”
OBJETIVOS: 
Debater aspectos do Patrimônio Cultural regional, a partir do fato relevante de destaque nacional para a Literatura de Cordel e a Xilogravura;
Promover uma ampla discussão sobre a cultura regional e as relações pessoais e institucionais para o fomento de atividades locais.
Público Alvo: Membros do ICVC, professores, estudantes, acadêmicos, agentes e instituições culturais.  
Data: 18.02.2019
Local: Faculdade de Juazeiro do Norte – Rua São Francisco, 1224, Bairro São Miguel, Bloco I (Auditório). 
PROGRAMAÇÃO:
14:00h: Credenciamento / Convivência;
14:25h: Abertura – Rosário Lustosa (Presidente do ICVC);
14:30h: Momento MORACA – Franco Barbosa (Vice-Presidente do ICVC);
15:00h: Cordel e Xilogravura na Cultura e para o Patrimônio Nacional. Palestra: Rosilene Alves Melo (Univ. Fed. Campina Grande, PB – Dra. em Antropologia; Autora do Dossiê do Registro da Literatura de Cordel como Patrimônio Imaterial do Brasil); 
15:50h: Debate;
16:05h: Novas Perspectivas para o ICVC. Palestra: Renato Casimiro, (Secretário do ICVC);
16:35h: Debate;
17:00h: Grupos de Trabalho;
17:30h: Reunião de Encerramento e Conclusões.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Missa das Candeias 2018

Abaixo mostramos alguns flagrantes fotográficos da Missa das Candeias, realizada ontem na Capela do Socorro, ponto inicial da procissão, colhidos pela nossa colaboradora Pautília Ferraz.





sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Exposição “Xilo, traços da tradição” é aberta no Largo do Memorial Padre Cícero

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura (Secult) e a Fundação Memorial Padre Cícero abrem nesta sexta-feira, 1 de fevereiro, a partir das 10h da manhã, a exposição “Xilo, traços da tradição”. Com curadoria da professora e secretária executiva de Cultura, Sandra Nancy, e fotografia de Augusto Pessoa, a exposição é uma forma de homenagear os artistas populares de Juazeiro do Norte que foram convidados.
Ela foi instalada bem em frente à entrada principal do Memorial Padre Cícero se destacando em meio ao cenário típico do Largo do Memorial, principalmente durante a noite e compõe a programação da Secult e da Fundação Memorial Padre Cícero para a Romaria de Candeias.
Ao todo são 12 painéis iluminados, de 2m x 1,5cm, com xilogravuras inspiradas na obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e apresenta trabalhos de seis xilógrafos: Stenio Diniz, José Lourenço, Manoel Inácio, Cicero Vieira, Cícero Lourenço e Demontier Lourenço. São obras que retratam o rico universo cultural nordestino, ilustrando os festejos populares do Araripe, a fartura da colheita dos frutos retirados da terra, a exuberância da natureza, a vida simples do campo, como também a dura realidade provocada pelos períodos de estiagens.
A exposição “Xilo, traços da tradição” é uma produção da Secretaria da Cultura de Juazeiro do Norte, em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Sua inauguração se deu em junho de 2018, por ocasião dos festejos juninos em Juazeiro do Norte. Passou pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFCE – Campus Juazeiro do Norte).

Ficha técnica da exposição “Xilo, traços da tradição”
Curadoria: Sandra Nancy F. Bezerra
Fotografia:  Augusto Pessoa
Expografia: Lis Cordeiro e Demontiez Araújo