domingo, 30 de setembro de 2018

Falecimento de Dr. Moreira

Faleceu na manhã de hoje, nesta cidade, após longo tratamento de saúde, o advogado Francisco Moreira de Oliveira, aos 83 anos de idade. Por sua simpatia e cavalheirismo, Moreira era pessoa muito conhecida e querida em Juazeiro. Segundo seu irmão Geraldo, "Moreira foi o mais juazeirense de todos, uma vez nascido em Juazeiro do Norte foi registrado erroneamente como filho de Lavras da Mangabeira, razão pela qual lhe foi concedido título de cidadão Juazeirense. Duas vezes Juazeirense". Foi Diretor da Cagece, unidade locale presidente da Subsecção da OAB de Juazeiros do Norte. Trabalhou na Casa Sampaio, no Armazém Feijó e depois montou sua própria empresa no ramo de tecidos, com o nome de Armazém Moreira. Também teve atuação no ramo de transporte de cargas com a instalação da Transportadora Relâmpago. Moreira foi presidente do Rotary Clube de Juazeiro, professor do Centro Educacional Professor Moreira de Sousa e advogado atuante. Fez uma incursão pela literatura, deixando uma obra publicada. Era sócio do Instituto Cultural do Vale Caririense. Seu velório está sendo realizado no Anjo da Guarda, onde será celebrada missa de corpo presente  e o sepultamento será amanhã às 16 h. 

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Alunos da Escola Tiradentes vão pedir tombamento do patrimônio vegetal de Juazeiro


Sob a orientação do Professor João Rodrigues Tenório (Professor Bosco) uma equipe de alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Tiradentes, localizada no Bairro Novo Juazeiro, está realizando um trabalho de catalogação do patrimônio vegetal de Juazeiro do Norte. A proposta seguinte é pedir oficialmente o tombamento das árvores mais significativas no sentido de evitar seu desaparecimento, como vem ocorrendo com os prédios históricos, alguns dos quais são hoje locais de estacionamento de veículos. Inicialmente, como experiência piloto, a equipe fez a catalogação das árvores existentes no terreno da escola, anotando localização e nome científico da espécie, de acordo com a classificação de Linneu, trabalho pioneiro nesta cidade. O pedido de tombamento no momento está em fase de elaboração e será solicitado em duas instâncias: pelo Município e pelo Estado. A equipe de alunos que está realizando o projeto é formada por Samela Ribeiro dos Santos (1º D), Paulo Ramos Moreira Diniz (1º A), Delamare Vital Correia (1º B), Vinicius Alves de Souza (1º B). Entre as árvores que já foram catalogadas na cidade, destacamos abaixo algumas imagens mostrando o rico patrimônio vegetal de Juazeiro representado por palmeiras imperiais que foram plantadas na cidade a partir dos anos 30. 

Palmeiras que embelezam a Praça Padre Cícero




Palmeiras da Sefaz
               Conjunto de Palmeiras do Centro Educacional Professor Moreira de Sousa
 Conjunto de Palmeiras na periferia da cidade

 Conjunto de Palmeiras da Escola Padre Cícero
Agora uma tristeza! Uma linda palmeira solitária que antes existia na entrada do prédio da Caixa Econômica. Foi destruída. É para evitar que isso se repita que o projeto dos alunos da Escola Tiradentes deve contar com o maior apoio da comunidade juazeirense. Engaje-se nesse movimento!

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Juazeirense é nomeada para alto cargo em Brasília

O Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da Repúblicas, Eliseu Lemos Padilha, através da Portaria nº 992 publicada no Diário Oficial da União em 27.08.2018, nomeou a enfermeira juazeirense Gilvani Pereira Grangeiro para assumir o cago de Diretora do Departamento de Atenção à Primeira Infância da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social. 
Gilvani além da sua graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará, é também graduada em Ciências pela Faculdade de Filosofia do Crato. É especialista na área de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atuava desde 2009 como assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.

Estácio Juazeiro do Norte realiza II Seminário de Tanatologia: perdas e luto no cenário contemporâneo

Em sua segunda edição, será realizado na quinta-feira (27), o Seminário de “Tanatologia: Perdas e Lutos no Cenário Contemporâneo”, promovido pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte em parceria com o Instituto Meta e Sociedade Contemporânea de Psicanálise (SCOPSI).
Os temas apresentados serão extraídos de artigos produzidos por alunos do curso de Medicina e Psicanálise, contemplando todos que tenham interesse em conhecer e entender um pouco da temática.
O evento irá possibilitar um amplo debate acerca do tema, que já vem sendo trabalhado pelos integrantes do Projeto de Extensão do Laboratório de Tanatologia da FMJ.

Mesas de debates
O seminário terá início às 18 horas, no auditório da Estácio, e contará com três mesas de debate que abordarão os diversos eixos de estudos sobre o luto e a depressão.
Entre as temáticas que serão discutidas estão: a tanatologia sob a perspectiva da ética e bioética; lidando com o luto infantil e suas consequências; o processo do luto no idoso; luto materno: a dor que não se nomeia; o educador perante o luto na escola; o processo de luto em decorrência do não reconhecimento da vida LGBTQ+; a postura médica frente à morte do paciente, entre outros. Os debates serão mediados pela psicanalista Izaura Leite, pelo professor e psicanalista, Lorscheider Peixoto e pela médica Sheila Ulisses Paiva. 

Serviço:
Seminário de “Tanatologia: Perdas e Lutos no Cenário Contemporâneo”
Data: 27 de setembro de 2018
Horário: Às 18 horas
Local: Auditório da Estácio - Juazeiro do Norte

Inscrições:  1kg de alimento não perecível. 


segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Maior feira de tecnologia da América Latina será realizada em Juazeiro do Norte

O município de Juazeiro do Norte irá sediar ainda este ano a Campus Day, uma versão da maior feira de tecnologia da América Latina, a Campus Party. A iniciativa conta com a articulação da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sedeci, e é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em seu formato original, o evento promove durante sete dias, as mais diversas atividades voltadas a produção de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital, atraindo o olhar de empreendedores, cientistas, gamers e fãs de tecnologia de todo o mundo. A ideia é misturar todas as experiências da Campus Party em um só dia, explica o diretor da (Sedeci), Ermeson Silva.

A programação irá contar com palcos de conteúdo, oficinas, workshops, torneio de games, maratona de robótica e programação, cursos de fotografia entre outras atividades. O público terá entrada gratuita e poderá participar de forma ativa, interagir com os jogos e robores e desenvolver relações de trabalho e ideias. 

Esta será uma das 4 edições da Campus Day que devem acontecer no país e a primeira a ser realizada no Ceará. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, promover um evento desse porte só é possível por o município adotar a inovação como motor de crescimento.  Na sua avaliação, a iniciativa revela o êxito das estratégias de fomento ao setor e apresenta uma fase de transição favorável, ampliando a visibilidade das oportunidades de investimento desenvolvidas a nível local. “Acreditamos que vai existir um antes e um depois da Campus Party. Estaremos sobre os holofotes dos gigantes das empresas e indústrias, dos maiores líderes de tecnologia e informação do mundo inteiro”, destacou.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Estácio promove semana com ações sustentáveis


Iniciada no dia 17 deste mês será encerrada no próximo dia 22 de setembro,  a 6ª edição da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, promovida pela a Estácio – um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil e que atua no mercado há 48 anos. O evento oferece centenas de atividades gratuitas para a população dos 23 estados em que atua, incluindo também o Distrito Federal.  
As ações, que irão até o meio-dia, serão realizadas de forma integrada com os quatro cursos da Estácio Juazeiro do Norte (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina) ofertando serviços, orientações voltadas para a saúde, aferição de pressão e glicemia e massoterapia.
 Os eventos contarão com a participação de mais de 80 campi da instituição, cujas unidades promoverão, gratuitamente, diversas atividades, como palestras, oficinas, atrações culturais e mesas redondas com especialistas em sustentabilidade de empresas parceiras.
“A missão da Estácio ´Educar para Transformar´ será posta em prática durante a 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, pois mobilizará alunos, colaboradores, docentes e as comunidades que ficam nos entornos das nossas unidades em todo o país”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio.
A 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social terá como tema central “o consumo consciente de plástico” e seu objetivo é estimular uma atitude mais crítica e responsável em relação ao consumo deste produto.  Segundo a ONG Mares Limpos, desde 1950, produzimos mais de 8 bilhões de toneladas de plástico virgem e 80% disso foi descartado. Ainda de acordo com a organização social, até 2050, teremos mais plásticos do que peixes no mar. Após a realização da 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, as unidades participantes receberão o Selo de Instituição Socialmente Responsável.      
O evento acontece em paralelo à 14ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que tem como meta fazer com que as instituições de Ensino Superior (IES) promovam ações socialmente responsáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população durante todo o ano.

SERVIÇO:
Evento - 6ª edição da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Data - de 17 a 22 de setembro de 2018
Local – Dia E - Juazeiro do Norte – 19 de setembro de 2018 -  Colina do Horto

Prefeitura de Juazeiro do Norte promove Seminário de Turismo


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) realizará na próxima terça-feira, 25, I Seminário de Turismo de Juazeiro do Norte, que acontecerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O Seminário é voltado para estudantes e profissionais da área do Turismo na região do Cariri.

A programação do Seminário se estende durante todo o dia e contará com mesa redonda, palestra, exposição de xilogravuras e apresentação de grupo musical da Vila da Música.  O evento acontece em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com a participação de sociólogos e especialistas da área.  

O Secretário Júnior Feitosa afirma que é uma oportunidade de qualificar os setores do turismo. “Estamos buscando fortalecer os serviços que tem grande poder no receptivo turístico. O convênio com o Sebrae e a realização desse seminário é uma oportunidade de proporcionar uma melhor qualificação”, disse.


Alunos da Escola Tiradentes vão fazer campanha de valorização e proteção do patrimônio vegetal de Juazeiro



quarta-feira, 19 de setembro de 2018

PUC Campinas realiza simpósio sobre Beata Maria de Araújo


Memorial Padre Cícero participa da programação da 12ª Primavera de Museus nessa semana

Mesmo com a tragédia ocorrida recentemente no Museu Nacional (RJ) e a publicação da Medida Provisória 850, de 10/9/2018, que autoriza a extinção do IBRAM  (Instituto Brasileiro de Museus) e sua substituição pela Agência Brasileira de Museus (ABRAM), a programação da 12ª Primavera dos Museus, entre os dias 17 e 23 de setembro, permanece inalterada. 
A Primavera de Museus, uma temporada cultural promovida pelo IBRAM, acontece em todo o Brasil há vários anos. Nessa edição, com o tema Celebrando a educação museal, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades gratuitas, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.
Como preconizado pela Política Nacional de Educação Museal - PNEM, a educação em museus é imprescindível para o fortalecimento do patrimônio culturaL brasileiro, aumentando os laços afetivos e o sentimento de pertencimento da sociedade por seu território e suas tradições. Infelizmente, nesse ano de comemoração dos 200 anos de museus no Brasil, testemunhamos a cruel destruição de grande parte do Museu Nacional e os desdobramentos desse desastre para todo o campo museal com a publicação da MP 850. Por essas razões, os últimos acontecimentos impõem a manutenção da Primavera dos Museus, como forma de refletir sobre o que há para celebrar e como devemos orientar os trabalhos nos museus daqui em diante 
A Fundação Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte-CE, diante desse cenário, mantêm suas propostas de programação, a seguir:

Dia 20/9 (quinta), das 9 às 12h. Oficina "Juazeiro por meio de imagens". Ministrantes: Núcleo educativo da Fundação. Participantes: estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Cícero. Local: Hall do auditório da Fundação.
Dia 21/9 (sexta), das 9 às 12h. Palestra pública. A Política Nacional de Educação Museal - PNEM, no atual cenário de crise do campo museológico brasileiro. Ministrante: Luciana Palmeira (Museóloga. Coordenadora de Acervos Museológicos do Ibram). Participantes:  trabalhadores de museus do Cariri, professores, pesquisadores e quaisquer interessados na educação em museus. Não é necessária inscrição. Auditório da Fundação Memorial Padre Cícero.

Juazeiro do Norte lidera roteiro de busca por passagens aéreas em plataforma nacional

Juazeiro do Norte aparece em primeiro lugar entre os destinos mais procurados pelos usuários da plataforma Kayak, uma ferramenta de planejamento de viagens. De acordo com os dados do levantamento foi constatado um aumento de 270% na busca por passagens aéreas de abril a setembro deste ano.
Na pesquisa pelos destinos, o município está à frente de cidades como Fortaleza, Bariloche, São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa, registrando maior crescimento da procura.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, aponta entre os fatores que contribuíram para a alta, a boa fase de crescimento do município, que vem se consolidando como polo turístico, econômico, educacional e cultural na região.
“Esse multissetorialismo existente no Cariri, em especial em Juazeiro do Norte incide diretamente nesta maximização da busca de viagens para o nosso município”, reitera ele.
Na avaliação do chefe da pasta, paralelamente a esta estatística, estão as medidas de fomento às iniciativas nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo, comércio e indústria. Estas atividades promovem uma visão global da região do Cariri.
A abrangência interestadual da qual o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes faz parte, também é vista como fator de influência, pois atende a um fluxo de passageiros de vários estados do Nordeste como Paraíba, Piauí e Pernambuco.
Recentemente o terminal aéreo recebeu melhorias de infraestrutura no pátio de estacionamento de aeronaves, possibilitando pavimentos apropriados para receber aviões de maior porte, como o modelo A320 da empresa Avianca.
Além desta, outras duas companhias aéreas, Gol e Azul, operam no terminal, com um total de 8 operações diárias, realizando voos para as principais capitais do Nordeste e grandes centros urbanos.

Foto: Elizangela Santos

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Reinauguração da Livraria Colegial - Convite


HOMENAGEM PÓSTUMA - Os 100 anos do ex-vice-prefeito de Juazeiro José Maria de Figueiredo

     
 Como forma de homenagem póstuma o site Miséria lembra, nesta terça-feira, o centenário de nascimento do ex-vice-prefeito de Juazeiro do Norte (1983/1988), José Maria de Figueiredo. Ele foi ainda vereador e presidiu o Guarani, que era o time do seu coração. “Seu Zezim” – como era conhecido – morreu no dia 29 de novembro de 2010 em Fortaleza e ali mesmo foi sepultado. O mesmo nasceu em Juazeiro no dia 18 de setembro de 1918 e era ardoroso devoto de Padre Cícero.
      Quando o sacerdote morreu, era um adolescente de 16 anos e ainda vivia sob a proteção dos pais João Alencar de Figueiredo, descendente de portugueses, e Zulmira Rosa de Figueiredo, de influente família pernambucana. Recém-casados, João e Zulmira desembarcaram no ano de 1914 em Juazeiro e ele se tornou secretário particular do Padre Cícero. Aos seis anos de idade, Zé Maria de Figueiredo já recebia orientação direta do próprio Padre Cícero, que era seu padrinho de batismo.
        Foi por decisão do sacerdote que o mesmo passou a estudar, em regime de internato, no Colégio Irmãos Maristas no Horto de Dois Irmãos, em Recife (PE). Anos depois retornou ao Juazeiro quando casou com a professora Maria Alacoque Bezerra de cujo matrimônio nasceram: Amélia Maria de Figueiredo, Ivanhoé Bezerra de Figueiredo e Margarida Magda Bezerra de Figueiredo. Zé Maria foi um dos pioneiros do Grupo Empresarial Bezerra de Menezes.
        Na política, terminou eleito vereador no ano de 1950 como o mais bem votado da UDN com 388 votos chegando ao cargo de presidente da Casa em cuja época José Monteiro de Macedo foi eleito prefeito. Em 1982 aceitou o convite para voltar à política
       Na condição de candidato a vice-prefeito de Juazeiro na chapa encabeçada pelo médico Manoel Salviano Sobrinho a qual foi vitoriosa. Zé Maria sempre foi um homem preocupado com o progresso de Juazeiro.
       Após o desquite com Alacoque, ele casou com Girlene Rosa de Toledo de cujo enlace matrimonial nasceram: João José de Figueiredo Neto, Morgana Zulmira Rosa de Figueiredo e José Maria de Figueiredo Filho. Também gostava muito de ler e escreveu muitas poesias tendo participado de muitos movimentos literários e campanhas de âmbito cultural. Ele sempre fazia questão de dizer ter recebido diretamente do Padre Cícero as lições de humanidade e de amor ao próximo.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Infraero conclui obras no pátio do Aeroporto de Juazeiro do Norte

A Infraero entregou no final de agosto as obras no pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte (CE), como planejado. De responsabilidade do Consórcio Souza Reis/AGC a previsão para conclusão dos reparos, iniciados em março, eram de seis meses.
Com investimentos de R$ 2,6 milhões, o terminal cearense conta agora com pavimentos apropriados para receber aeronaves mais pesadas. Como por exemplo, a aeronave da Avianca modelo A320, que no último dia 31 de agosto, realizou o primeiro pouso no terminal após a entrega das obras. De origem de Fortaleza e com destino a Guarulhos (SP) o voo ONE6377, com capacidade para 162 passageiros, pousou às 11h com total segurança no aeroporto.
Além da ampliação da capacidade de carga, a obra permitiu também o acréscimo de mais uma posição de pátio, passando de 3 para 4 posições de estacionamento. As modificações são de extrema importância para permitir que o aeroporto continue a atender a atual demanda de aeronaves, sem restrição na quantidade de passageiros ou de carga, e ainda possa oferecer novos voos.
Localizado na região do Cariri, a apenas seis quilômetros do centro da cidade e a oito da rodoviária, o terminal tem capacidade para atender a até 1,7 milhões passageiros por ano, sendo um dos maiores e mais movimentados dInfraero conclui obras no pátio do Aeroporto de Juazeiro do Norteo interior nordestino. Em 2017, mais de 530 mil passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal. Até julho deste ano já foram registrados aproximadamente 321 mil.
Atualmente, o aeroporto conta com voos para Campinas, Guarulhos (SP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Petrolina e Recife (PE). Em média são 8 operações diárias, entre pousos e decolagens comerciais regulares, de três companhias aéreas (Gol, Avianca e Azul).

sábado, 15 de setembro de 2018

Procissão de Nossa Senhora das Dores

Este ano a Procissão de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Juazeiro, foi muito organizada. Por ser um ano eleitoral a presença de candidatos a cargos eletivos foi intensa. Abaixo mostramos uma sequencia de fotos quando a procissão passava pelas Ruas Padre Cícero e São Pedro, antes da culminância na Praça dos Romeiros.


















Procissão dos carros tem criatividade romeira e organização nas ruas

Em mais um ano, a administração municipal preparou um grande aparato, por meio dos órgãos de segurança, para dar espaço a uma das mais importante homenagens dos romeiros à Padroeira de Juazeiro do Norte, Nossa Senhora das Dores. Na tarde desta sexta-feira, 14, véspera da grande procissão, centenas de veículos saíram às ruas principais da cidade, ornamentados com motivos festivos e religiosos, em homenagem à santa.

Essa é uma forma de agradecimento do romeiro ao povo de Juazeiro e ao Padre Cícero e à Mãe das Dores. Em retribuição à acolhida na terra do sacerdote, os fiéis jogam pelas ruas por onde passam, para a população, doces dos mais diversos. Crianças, jovens e adultos aguardam ansiosos pelo momento da passagem dos carros, ornados com flores, chapéus, cartazes, imagens dos santos e outros adereços.

Todos os carros ficam enumerados para concorrerem à premiação do mais bem caracterizado. E o que não faltou foi criatividade, das mais diversas formas, para levar às ruas beleza e amor a Juazeiro do Norte e ao seu povo. O evento contou na organização do percurso, com os agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que estiveram, por meio de planejamento e divulgação prévia do percurso, auxiliando os motoristas no grande fluxo de veículos, levando aos condutores alternativas de como se locomoverem pela cidade na tarde movimentada. O encerramento da carreata aconteceu na Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Grande procissão
Hoje, a partir das 17 horas, será realizada a grande procissão de Nossa Senhora das Dores, com a expectativa de mais de 80 mil pessoas nas ruas da cidade. Ao meio-dia, acontece na Basílica, a tradicional despedida do romeiro.

A romaria contou com o apoio das secretarias municipais, através da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, que esteve dando suporte de organização e assistência aos romeiros, além da receptividade, nesta primeira grande romaria, que abre o ciclo destas manifestações na cidade.

A procissão sairá da Basílica, percorrendo as principais ruas da cidade, e contará com a animação de fanfarras, Banda de Música Municipal, grupos de tradição da cultura popular, além de integrantes do I Encontro de Palhaços, que está acontecendo em Juazeiro do Norte e conta com integrantes do Cariri, Brasil e exterior.



Fotos: Reginaldo Zurlo

Memorial Padre Cícero oferece novidades para os visitantes na romaria de Nossa Senhora das Dores


Romeiros vindos de todas as partes dos Nordeste e de outras regiões do Brasil encontram no Memorial Padre Cícero uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história de Juazeiro do Norte e do Fundador da cidade, o Padre Cícero Romão Batista.

No museu estão expostas diversas fotografias, objetos e vestimentas que pertenceram ao grande benfeitor de Juazeiro do Norte.

Nesta Romaria de Nossa Senhora das Dores, além do aplicativo “Padim” que auxilia na contagem e no registro da cidade de origem dos romeiros, o Grupo de Escoteiros Iva Emídio Gondim atua recepcionado e orientando os visitantes. Além disso, através de uma parceria realizada com o curso de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), alunos estagiários conduzem os visitantes pelo percurso dentro do museu, compartilhando informações pertinentes que tornam a visita mais agradável e informativa.

Ponto de Memória encanta visitantes
O Ponto de Memória Memorial Padre Cícero, instalado no hall de entrada do auditório da Fundação, tem recebido uma grande visitação desde o último dia 10 de setembro. Essa é a primeira grande romaria desde sua abertura, em julho deste ano.

Para a romeira Maria Aparecida de Oliveira Souza, de Maceió (AL) poder conhecer um pouco da história do local que abriga e cuida dos pertences do Padre Cícero é um motivo de alegria. “Esse local é muito importante para conhecermos mais sobre o nosso padrinho e saber como ele foi criado faz a gente gostar ainda mais e zelar por ele”, comentou a romeira.

O Ponto de Memória Memorial Padre Cícero conta, através de uma exposição permanente, todo o processo para a instalação daquele equipamento cultural, bem como o contexto histórico que envolve o espaço e a comunidade do entorno de onde ele foi instalado. 

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

I Conversa do Cotidiano com a Psicóloga Rebeca Machado Bratz

👉CONVITE para uma noite especial em Setembro!

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Memorial Padre Cícero realiza mostra de filmes na romaria

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, através da Fundação Memorial Padre Cícero, realiza uma programação com exibição de filmes voltadas para o público romeiro e aberto a população juazeirense.
Sexta-feira, 14, através de uma parceria com o Laboratório de Estudo e Pesquisas da Imagem (Imago), vinculado ao curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA), acontecerá o projeto Cinema na Praça - a experiência de Juazeiro do Norte nos filmes.
A programação terá início a partir das 18h30, na Praça do Memorial Padre Cícero. Serão exibidos filmes em curta-metragem que tem uma relação peculiar com Juazeiro do Norte por terem sido produzidos na cidade.
Na ocasião, os alunos que fazem parte do Laboratório Imago farão uma análise de como se dará a recepção dos filmes por parte dos romeiros.
Todas as sessões são gratuitas.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Projeto incentiva a leitura de alunos e comunidade na Escola Manoel de Castro


Na Escola Manoel de Castro Filho, localizada no bairro Tiradentes, um projeto tem chamado a atenção de todos que fazem parte da comunidade escolar. O Parada da Leitura acontece uma vez por semana e estimula alunos, professores, funcionários e visitantes da escola a dedicarem um momento para a leitura.

O projeto é uma iniciativa do Professor da área de linguagens e códigos, Junior Fernandes, e tem o objetivo de estimular a leitura, o acesso ao livro como meio de inclusão e contribuir no processo ensino aprendizagem dos educandos e de toda comunidade escolar.

Conforme o professor, quando a ideia foi lançada, logo a direção da escola aderiu à ideia que também foi bem acolhida pela comunidade. Ele acredita que a iniciativa pode contribuir para auxiliar alunos com dificuldades no processo de leitura e escrita. “A adesão foi total. Todos os setores da escola e as salas de aula se voltam para o projeto. Qualquer pessoa que chegar no momento da Parada terá que ler também”, ressalta o professor. E para quem não sabe ler, o professor Junior Fernandes garante que há sempre alguém disposto a auxiliar. “É a escola toda integrada na leitura e o aluno passa ver o mundo diferente, de forma crítica”, reforça.

A diretora administrativa da Escola Manoel de Castro, Silvana Santana Pereira, comenta que esse é um projeto integrador que visa incentivar a leitura dos alunos através do exemplo e para sua implantação, houve todo um planejamento, além da apresentação para a comunidade que seria envolvida. “A finalidade desse projeto é o acesso à leitura para que essa prática melhore a fluência, o vocabulário, interpretação e a criticidade, contribuindo para os resultados internos e externos. É uma parceria de toda a escola que se tornou um projeto interdisciplinar com ganho significativo para todos”, ressalta a diretora.



segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Procissão das carroças segue com tradição na Festa da Padroeira

A tradição que segue 46 anos de realização da Procissão dos Carroceiros, em mais um ano, lotou às ruas principais da cidade de Juazeiro do Norte, neste domingo, 09, para saudar e homenagear à padroeira Nossa Senhora das Dores. Próximo dia 15, acontece a grande procissão em louvor à santa. 
Com a presença da família Bezerra de Menezes, fundadora do evento, tendo à frente a matriarca Salete Bezerra, o trajeto seguiu pelas principais ruas do Centro, passando pela rua São Pedro, com cerca de 100 carroças, a maioria com adornos em homenagem ao Padre Cícero e Nossa Senhora das Dores. A Fanfara do Moreira de Souza abriu a procissão, seguida por uma ala com os carroceiros, banda de música municipal e mais carroças ornamentadas e o carro-andor com a imagem da santa.

Autoridades municipais estiveram presentes no cortejo, que foi encerrado com a missa na Basílica. Milhares de romeiros acompanharam a celebração, em mais um noitário. Este final de semana, a romaria começou a se intensificar, com a chegada dos fiéis em Juazeiro do Norte. Até o dia 15, serão realizadas diversas homenagens, uma delas pelos servidores da administração municipal, que sairão da Prefeitura Municipal, em procissão pela São Pedro, finalizando o percurso na Basílica, com missa.
Fotos: Reginaldo Zurlo  -ASCOM/PMJN