quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Praça Padre Cícero em fase de ajustes finais

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), informa que no próximo sábado, 08, a empresa responsável pela reforma da Praça Padre Cícero, a Coral, fará a entrega do equipamento ao Município. Ajustes finais estão sendo realizados.

O  Prefeito quer que o início do ciclo das grandes romarias de Juazeiro do Norte comece com a praça aberta ao público. A festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município, será iniciada no próximo final de semana. No sábado, 1º, haverá a II Cavalgada em louvor à santa. As festividades atraem para a cidade mais de 250 mil pessoas, até o próximo dia 15 de setembro.

A jardinagem do local está sendo realizada com colocação de gramado, plantas como palmeiras, ipês e outras espécies trarão uma ambientação mais harmônica à praça. Um sistema de irrigação foi implantado, bem como novas luminárias estão dando um charme a mais ao ambiente. Serão instaladas também 18 novas lixeiras para preservar o espaço limpo.

Novos bancos foram acomodados e passagens abertas para os que transitarem pelo seu interior. Houve a substituição do piso e, durante esses oito meses de obra, foi detectada a necessidade de drenagens nas ruas em volta da praça.
Foto de Pedro Paulo (ASCOM/PMJN)

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Festa da Padroeira de Juazeiro

Teve inicio ontem a Festa da Padroeira de Juazeiro do Norte, Nossa Senhora das Dores, cuja culminância será no dia 15 de setembro próximo, com a realização da tradicional procissão. Abaixo, nas fotos da nossa colaboradora Pautília  Ferraz, alguns flagrantes fotográficos do evento. Como sempre ocorre todo ano é esperada uma grande multidão de romeiros. 





quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Juazeiro do Norte recebe o Rally dos Sertões nesta sexta-feira, 24


O Município de Juazeiro do Norte recebe nesta sexta-feira, 24, o Rally dos Sertões, a partir das 14 horas, no estacionamento do Vapt Vupt. A prova é  um dos maiores ralis do mundo, com 26 anos de história. Iniciada a largada no último sábado, 18, a competição de provas off-road, chega em Juazeiro do Norte nesta sexta-feira, 24, na fase classificatória que define a ordem de largada da primeira etapa, com pernoite, e saída no dia 25, para o Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza.
Serão realizadas feiras de artesanato e gastronômica, exposição de carros e motos e apresentação cultural com o grupo bacamarteiros da paz e show da banda Tribaião.
Serão mais de 3.600 quilômetros percorridos em vários tipos de terrenos. O Rally dos Sertões conta com as categorias Carros, Motos, Quadriciclos e UTVs na modalidade Cross-Country, que é de velocidade. Além disso, tem uma prova de Regularidade, na qual o que determina o vencedor é a precisão em manter a velocidade média. Há também as Expedições, passeios de motos e carros, que acompanham o roteiro do rali em trechos paralelos, com visitação de pontos turísticos.
Após a passagem por Goiás, o rali já esteve em cidades como Luís Eduardo Magalhães (BA), Barra (BA), e virá nesta sexta-feira por São Raimundo Nonato (PI), sendo recepcionado neste dia 24, em Juazeiro do Norte (CE) até chegar em Fortaleza (CE). “É um evento que movimenta cada dia uma cidade. Em todos esses anos já passamos por diversos lugares de Norte a Sul do país e sempre somos bem recebidos. Tenho certeza que tanto os competidores quanto o público vão gostar de fazer parte da história desta edição”, completa Marcos Moraes, diretor-geral do Rally dos Sertões.

Clínica-Escola da Estácio Juazeiro do Norte reforça atendimentos às mulheres e às crianças com microcefalia

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Estácio em Juazeiro do Norte ampliou os atendimentos específicos na área para o atendimento das mulheres. São mais de 800 atendimentos mensais, gratuitos, realizados através de encaminhamentos.

Durante esta semana, os trabalhos foram reiniciados com os especialistas. Os atendimentos são realizados para mulheres de todas as faixas etárias e também gestantes. Segundo a coordenadora da Clínica-Escola, Rosângela Frota de Vasconcelos, esse trabalho possibilita uma maior qualidade de vida para as mulheres, controlando e prevenindo diversos problemas, como incontinência urinária, dores e inchaços.O atendimento é feito com pacientes já cadastradas na clínica ou com encaminhamento de médicos. 

A Clínica-Escola retoma também, nesse semestre, os atendimentos para as crianças com microcefalia, utilizando o método Padovan, que consiste em uma abordagem terapêutica utilizada para habilitar ou reabilitar o sistema nervoso. A Estácio é uma das pioneiras na região a oferecer esse tipo de serviço de forma gratuita.
Serviço:
Atendimento
Horários: 18h30 às 18h

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Juazeiro do Norte terá primeira emissora da TV Senado do interior do Brasil, em 6 meses


O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve reunido, na tarde desta segunda-feira, 20, com a assessoria técnica da Secretaria de Comunicação do Senado, para os ajustes iniciais do processo de implantação da TV Senado, no Município, que funcionará com quatro canais abertos. Em seis meses, a tv deve entrar em funcionamento, como a primeira emissora da TV Senado do interior do Brasil, referência para o País.

A reunião contou com a presença do Assessor Técnico da Secretaria de Comunicação do Senado, Luiz Carlos Fonteles, a Secretária Especial de Comunicação de Juazeiro do Norte, Elizangela Santos, e do jornalista Roberto Bulhões, que tem realizado um trabalho de assessoria técnica para a instalação da nova emissora no Município.

O Chefe do Executivo juazeirense está pleiteando a instalação da TV Senado desde o ano passado, quando solicitou a vinda do novo sinal de tv aberta. Com isso, Juazeiro do Norte ganha um Canal Classe A, de maior potência, consignado como 20, para a Tv Senado, seguindo nas outras frequências para a TV Câmara, TV Assembleia e a TV que estará ligada diretamente à programação local, no canal 20.4, que de pronto recebeu a proposta de nome pelo prefeito Arnon Bezerra, de TV Cariri.

Inicialmente serão beneficiados com as transmissões as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu e Missão Velha, com sinal digital de tv aberta. Os equipamentos básicos ligados à torre de transmissão serão instalados no Horto e já começam a ser adquiridos. Os retransmissores deverão receber investimentos de mais de R$ 2 milhões.

Esse projeto inicia o processo de interiorização da TV Senado pelo país. Juazeiro do Norte como cidade piloto, pela sua relevância em termos referenciais para o Brasil. Segundo Luiz Fonteles, o Cariri e a terra do Padre Cícero têm forte representatividade, com uma mística importante no inconsciente coletivo do Brasil.

Cada canal, incluindo o da TV Senado, que deverá entrar em funcionamento no prazo determinado de seis meses, a partir do último 3 de agosto, seguindo os critérios estabelecidos em edital, deve contar com programação própria, durante todos os dias da semana. (ascom/pmjn)


segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Prefeitura inicia cadastramento e recadastramento imobiliário em Juazeiro do Norte

Na tarde dessa sexta-feira, 17, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Administração e Finanças (Seafin), lançou o Projeto “cadastramento e recadastramento imobiliário” deste Município. O Projeto, que terá início nesta segunda-feira, 20, acontece em parceria com a Faculdade Paraiso do Ceará (FAP) e outras instituições públicas.

Estiveram presentes o Secretário de Administração e Finanças, Evaldo Soares, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, a Secretária de Segurança Pública, Ivoneide Brito, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, o Procurador Geral do Município, Micael François, o Secretário de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, o Coordenador do Projeto e Diretor de Arrecadação da Seafin, Edivânio Monteiro, servidores, estudantes e representantes do poder legislativo.

O objetivo é atualizar as informações dos imóveis situados na base territorial do Município. Os dados obtidos permitirão a construção de políticas públicas adequadas ao desenvolvimento urbano, bem como a aplicação de uma tributação mais justa. Durante o período de realização, os agentes que visitarão os imóveis estarão uniformizados e identificados com crachá.

A estudante Tahis Cristina, do 6° período de Engenharia Civil da FAP, irá participar do cadastramento e recadastramento imobiliário. “Nós passamos por um processo de capacitação e a gente vai estar fazendo o cadastramento e recadastramento de imóveis para que possa auxiliar no melhor desenvolvimento de Juazeiro do Norte”, disse.

O Secretário Evaldo disse que quer corrigir as distorções existentes. “Queremos deixar a situação do contribuinte legalizada, onde o cadastro dele esteja atualizado com esses dados minuciosos. Onde também a gente possa corrigir alguma injustiça social nas cobranças desses impostos”, disse.

Números
Juazeiro do Norte tem hoje 135.197 imóveis cadastrados, entre terrenos com e sem edificações. Isso está gerando um IPTU no valor de R$ 28,8 milhões. Mas, esses valores, segundo o Secretário da Seafin, Evaldo Soares, estão muito aquém da realidade, como também o número de imóveis. Pelas estimativas, deve-se ter em torno de 175 mil imóveis urbanos com e sem edificações.(ASCOM/PMJN)

sábado, 18 de agosto de 2018

Sesc Nova Iguaçu recebe exposição de artesanato e folclore da região do Cariri

O Sesc Nova Iguaçu abre no dia 23/8, às 18h30, a exposição “Artesanato e Folclore”, com peças exclusivas do Cariri (CE), região cearense que engloba os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Além do artesanato produzido na região, a mostra apresenta peças alusivas a personalidades importantes para a história, a cultura e o folclore local. Para marcar a abertura da mostra, o Sesc Nova Iguaçu promoverá uma programação que celebra as tradições nordestinas, com intervenção musical, curso de cultura popular, religiosidade e culinária, além de apresentação da turma de ritmos da unidade.

Padre Cícero (1844-1934) e Maria de Araújo (1862-1914) estarão representados por dois grandes bonecos. Assinados pelo artista plástico Pedro Ferreira, as obras têm cabeças e mãos de barro sustentadas por armação de madeira e ferro recobertos por tecidos. O líder religioso nascido em Crato (CE) teve enorme influência social e política no sertão cearense e em todo o Nordeste. Nascida em Juazeiro do Norte, Maria Araújo era artesã e ensinava o ofício a crianças. Após o episódio do “Milagre Juazeiro” – uma hóstia ministrada por Padre Cícero teria se transformado em sangue em sua boca – passou a ser considerada “beata” pela população.

Outra peça remete a uma figura icônica da música brasileira. Um manequim com Gibão lembrará Luiz Gonzaga, que eternizou o traje usado por vaqueiros da região e que hoje representa a figura do cantador nordestino. A obra foi confeccionada por Expedito Seleito, artesão do sertão cearense reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho com couro, ofício herdado de seu pai, que calçou Lampião, o Rei do Cangaço.

GEOPARK ARARIPE - O Sesc RJ traz a Nova Iguaçu também um pouco do Geopark Araripe. Localizado no sul do Ceará, é o primeiro Geopark das Américas reconhecido pela Unesco. Além de 10 quadros do meio ambiente, serão expostas réplicas de fósseis encontrados na região confeccionadas em Pedra Cariri. As peças são elaboradas pelos artesãos Graça e pela Família do Ateliê Pedra sobre Pedra, do município de Nova Olinda. Também é destaque na mostra as bonecas de pano produzidas pelo Grupo Bonequeiras do Pé de Manga (Crato/CE), os bonecos de areia e jornal, assinados pelo artesão Wilton (Barbalha/CE), além das tradicionais miniaturas de Padro Cícero, do Centro de Arte e Cultura Mestre Noza (Juazeiro/CE)

PROGRAMAÇÃO PARALELA – A programação paralela envolve apresentação do trio de forró Pimenta do Reino, liderado pelo cantor e compositor Daniel Guerra. No curso “Cultura popular, religiosidade e culinária nordestina”, os participantes terão a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre questões relacionadas às manifestações populares do nordeste. Uma turma do Sesc Nova Iguaçu apresentará coreografias individuais de ritmos nordestinos.

NORDESTE É AQUI – A exposição “Artesanato e Folclore” fica em exibição no Sesc Nova Iguaçu até o dia 21 de outubro. Em novembro, a exposição segue para a unidade da Tijuca, no Rio de Janeiro, enquanto a unidade de Nova Iguaçu recebe outra mostra, sobre o universo do Cordel e dos Contadores. As atividades compõem o projeto O Nordeste é Aqui no Sesc RJ, cujo objetivo é preservar as tradições nordestinas e refletir sobre sua importância para o Rio de Janeiro e o restante do país. Além de exposições, a iniciativa conta com uma programação com cursos, oficinas, debates, shows e outras atividades alusivas à cultura nordestina. A programação completa, que se estende até dezembro, pode ser consultada em www.nordesteaquisescrj.com.br.  

SERVIÇO
Exposição “Artesanato e Folclore” – projeto O Nordeste é aqui no Sesc RJ
Abertura: 23/8/2018 – 18h30
Sesc Nova Iguaçu: Rua Dom Adriano Hipolito, 10 - Moquetá
Entrada franca
Visitação à exposição: De terça a domingo das 9h30 às 17h30. Até 21 de outubro.
Programação Paralela:
17h30 – Apresentação do Trio Pimenta do Reino
18h15 – Apresentação da turma de ritmos do Sesc Nova Iguaçu
Dias 21, 23, 29 e 30/08 de 09h às 12h (turma 1) e 14h às 17h (turma 2) – Curso Cultura popular, religiosidade e culinária nordestina.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

II Encontro Regional abordará as inovações no Registro Civil acontece neste dia 18 de agosto

Neste sábado, no dia 18 de agosto, o Cariri vai receber o II Encontro Regional voltado para o tema: Inovações no Registro Civil. O evento tem como meta reunir toda a categoria de cartorários da região que tenham essa atribuição e se interessem pelo tema. O evento será realizado em Juazeiro do Norte, no Hotel Verdes Vales, de 8 às 17h.

O tema será tratado por Manoela Quintas, titular do 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais, Tabelionato de Notas e Anexos de Icó e mestre em Direito Privado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e por Maxwell Pariz Xavier, titular do 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Anexos de Juazeiro do Norte e presidente do Colégio Notarial do Brasil, secção Ceará (CNB-CE). 

Maxwell Xavier explica pontos da palestra: “Em minha fala serão observados o princípio da dignidade da pessoa humana, que está na Constituição, e o da autonomia privada, que está no Código Civil. E com isso nós vamos trabalhar as mudanças dos costumes e dos conceitos sociais em relação à família e ao parentesco, em compasso com o desenvolvimento da sociedade”.

Tentar colocar como é preciso perceber as mudanças sem assombro talvez seja o maior desafio relativo ao tema, como define Manoela Quinta ao colocar uma questão central: “Nós precisamos entender que essa família a qual nos referimos já tem 500 anos. É impossível pensar que a vida permanece assim. Apenas estamos olhando para algo que já vem mudando, e mudando há muito tempo. Os questionamentos sobre gênero, as múltiplas formas de família e outros temas tem mais de uma década, o que acontece é que agora eles chegam aos cartórios de forma central, com uma normatização. É um movimento em que nós vamos aprendendo juntos a como nos adequar melhor”, explica Manoela.

Para a presidente da Associação, Helena Borges, a chave da aproximação da categoria com a sociedade é exatamente essa atenção à mudança, ao novo. “Os cartórios têm a função de dar segurança jurídica e resguardar os atos da vida civil. Somos quem as pessoas procuram quando querem exercer a cidadania de forma plena, registrar uma vontade, formalizar um ato, uma relação de negócios e também afetiva... Como é possível fazer isso sem a compreensão de que a própria vontade muda? De que as relações mudam? Isso aconteceu com o inventário, com a separação e com o reconhecimento de paternidade. As mudanças de agora acompanham esse processo”, explica Helena ao lembrar a importância da compreensão dessas mudanças para os cartórios se relacionarem institucionalmente com a sociedade civil, e com o Judiciário, a Defensoria Pública e outros integrantes do Sistema de Justiça que participam da rede de proteção e promoção de direitos.

Com foco em manter a classe atualizada, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE) e o Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi-CE) tem elaborado um calendário de eventos sobre o tema. Após a primeira palestra, que aconteceu em Fortaleza, em junho, a ideia é fazer outros treinamentos e debates pelo interior do Ceará. O evento de Juazeiro do Norte, que acontecerá neste sábado, dia 18 de agosto, em Juazeiro do Norte, é parte dessa agenda.
Assessoria de Imprensa - Anoreg/CE <imprensa@anoregce.org.br>


Prefeitura Municipal abre primeiro Ponto de Memória no Memorial Padre Cícero

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, lançou na noite de ontem 16, no Memorial Padre Cícero, o primeiro Ponto de Memória Institucional do Município, além do livro “Memorial Padre Cícero e outras histórias” e abriu a exposição “Sob as bênçãos do Padim, no Memorial Padre Cícero e outras histórias”, em homenagem aos 30 anos do equipamento.  

A solenidade e lançamento aconteceu no hall de entrada do auditório do Memorial e contou com a presença de autoridades do Município, pesquisadores, representantes de instituições de pesquisa, universidades, ex-diretores e ex-funcionários da Fundação Memorial Padre Cícero, além de Pessoas que fizeram e fazem parte da memória do local, a exemplo dos moradores do entorno, e do ex-prefeito Manoel Salviano.

A apresentação do livro ficou a cargo do ex-secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Dantas, que destacou aspectos históricos importantes relacionados ao Padre Cícero. Ele ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela Secult. Segundo Renato, a sua vivência com o Memorial vem desde a fundação, quando começou a conversar com os primeiros funcionários do local, sobre a história de Juazeiro do Norte, Padre Cícero, romeiras e romeiros.  “Tinha certeza que os romeiros teriam no Memorial, a casa nova do Padre Cicero”, disse ele.

Cultura e transformação social
O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, ao fazer o lançamento disse que uma sociedade sem cultura é pobre, “e isso é muito triste”, acrescentou. Ele também destacou a política como importante ferramenta de transformação social. Conforme o secretário, o que se pode ver no momento são políticas públicas voltadas para a cultura e o resultado de uma sociedade com política e com cultura. Conforme ele, o trabalho que foi realizado, com uma imersão no entorno do Memorial, é uma prova disso. “A criação do projeto Ponto de Memória é a ponta de um iceberg”, disse. O Secretário entregou o primeiro exemplar do livro ao ex-prefeito de Juazeiro do Norte e idealizador do Memorial, Manoel Salviano.

A coordenadora de Documentação e Memória da Secretaria de Cultura, Regivânia Rodrigues, destacou que a pesquisa foi iniciada como uma cartografia das memórias e lembranças das pessoas que tiveram um pouco da sua vida relacionada ao espaço.  Segundo ela,  traz a relação com o lugar em diferentes momentos de suas vidas. O resultado foi uma consulta documental e iconográfica, com a exposição e o livro.

Já a diretora do Departamento Histórico e Cultural, Lis Cordeiro, responsável institucional pelo projeto Ponto de Memória, destacou que nesse momento o projeto se torna realidade, idealizado pelo ex-secretário de Cultura, Alemberg Quindins, voltado à preservação da memória e conservação dos espaços, além da educação patrimonial da sociedade.

Equipamentos contemplados

O projeto Ponto de Memória irá contemplar cinco equipamentos culturais, iniciando pelo Memorial Padre Cicero. A ideia é contar com um circuito de exposições que contém a história de Juazeiro do Norte e dos espaços contemplamos. Os próximos serão o Teatro Marquise Branca, contando a história do espaço e da personalidade da atriz Marquise Branca; a estação ferroviária, com a história da chegada do trem; a Biblioteca Possidônio Bem e o Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier. “Esse é um trabalho de educação patrimonial que está sendo semeado nesta gestão, para que as próximas gerações conheçam a cultura, com a valorização das nossas raízes, para sermos gerações conscientes da nossa história e valor cultural”, disse. Ela ainda ressaltou a importância das escolas e universidades se apropriarem desse trabalho.

A Presidente do Memorial, Cristina Holanda, lembrou dos antigos e novos funcionários, que fizeram e fazem parte da história do local. Ela agradeceu a contribuição da Prefeitura Municipal para o engrandecimento do Memorial e disse que as atividades comemorativas dentro dessas três décadas de história vão continuar. A presidente do Memorial ressaltou o trabalho pela busca de elementos importantes para a construção da história. O trabalho foi desenvolvido dentro de uma sistematização da trajetória do Memorial, com a reunião das diversas informações captadas. “Como uma instituição de memória, não estava guardando a sua própria memória institucional’, afirmou.

Um catálogo sobre da Fundação Memorial Padre Cicero, com fotografias de Augusto Pessoa, está sendo elaborado e deverá estar sendo desenvolvido até o final do ano.

A gerente regional do escritório estadual de Cultura, da Dane de Jade, representante do Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, disse que era um prazer imenso estar lançando o livro de memórias, no momento em que se vive o reverso das políticas de cultura, em nível federal. “Esse presente aos 30 anos do Memorial é importantíssimo, para que as políticas publicas de cultura avancem no País. Juazeiro do Norte dá o exemplo ao tratar dessa memória, a salvaguarda, que está protegida na Constituição” afirma.

O ex-prefeito Manoel Salviano disse que a obra vai durar para sempre, pois o Padre Cicero nunca será esquecido. Ele lembrou dos prédios do entorno, como o Tiro de Guerra. O Memorial JK o inspirou para a construção, em menor escala, do Memorial. Inicialmente, segundo ele, foi criado um conselho de administração. O local se tornou um centro de convergência da cultura e educação da cidade. O Memorial foi construído para preservar a memória do Padre Cícero e parabenizou aos que desenvolveram o projeto do livro sobre o equipamento. “Essa obra simboliza a cidade, o povo, a cultura e a história de quem fundou Juazeiro do Norte, afirma.

O livro “Memorial Padre Cícero e outras histórias” , junto com a exposição , foi concebidos após um árduo trabalho de pesquisa realizado pelas equipes da Secretaria de Cultura e do Memorial Padre Cícero, através de um levantamento feito junto aos moradores do entorno da instituição,  com objetivo de entender a relação deles com o lugar e compilar informações históricas sobre a criação da instituição.

Exposição será permanente
A “Exposição Memorial Padre Cícero e outras histórias” é parte integrante do Ponto de Memória e, por isso, está instalada em caráter permanente, apresentando, de forma resumida, o conteúdo disponibilizado no livro. Ela pode ser visitada gratuitamente pelo público em geral nos horários de funcionamento do Memorial Padre Cícero.

Livros serão distribuídos
De acordo com Cristina Holanda, a Fundação Memorial Padre Cícero planeja realizar a distribuição dos livros para as Bibliotecas Pública e escolares do Município, para os moradores do entorno do Memorial, pesquisadores e pessoas que contribuíram de alguma forma para a pesquisa.



MinC apoia inclusão do cordel no currículo escolar

A literatura de cordel pode tornar-se parte do currículo obrigatório das escolas públicas brasileiras. O pleito, que tem apoio do Ministério da Cultura (MinC), foi apresentado pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) ao Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (16).

No encontro, na sede do MEC, em Brasília, a secretária-executiva do MinC, Claudia Pedrozo, manifestou o apoio do órgão para que o gênero literário seja apresentado e debatido nas salas de aula de todo o país. A secretária também anunciou que o MinC fará investimentos da ordem de R$ 100 mil para digitalização do acervo da ABLC, no Rio de Janeiro, que tem mais de 15 mil cordéis.

"A literatura lúdica é uma atividade que vai além da educação. Nós acreditamos que, dentro da sala de aula ou em atividades fora dela, o ensino do cordel é um reforço importante da identidade brasileira e de nossa matriz cultural", declara Cláudia Pedrozo.
  
Na reunião no Ministério da Educação, a ABLC formalizou o pedido de inclusão do cordel na grade de ensino aos secretários executivo, Henrique Sartori Prado, e de Educação Básica do , Kátia Cristina Stocco. Prado e Stocco reagiram positivamente e informaram que providenciarão um levantamento sobre a atual presença da literatura de cordel nas escolas do ensino básico.

Patrimônio

O pedido da academia acontece em um ano especial para a literatura de cordel no Brasil. Em 2018, ano em que é lembrado o centenário da morte de Leandro Gomes de Barros, pai da literatura de cordel e autor de mil títulos do gênero, o estilo pode se tornar Patrimônio Imaterial do Brasil. 

A intenção da ABLC, que vive a expectativa de o bem cultural ser registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no próximo mês, é que a inserção do estilo nas escolas não apenas o divulgue em todo o Brasil, mas também o preserve como bem protegido.

Também estiveram presentes à reunião desta quinta-feira o diretor da Casa do Cantador do Distrito Federal, Francisco das Chagas, o pesquisador da ABLC e presidente da Academia Taguatinguense de Letras, Gustavo Dourado, o repentista e cordelista da Associação dos Cantadores, Repentistas e Escritores Populares do Distrito Federal e Entorno (Acrespo), Joel Santana, e a jornalista e escritora Maria Fontele.
História
As origens do cordel remontam aos trovadores medievais, cujo estilo foi trazido pelos portugueses ao Brasil na segunda metade do século XIX. Os folhetos, vendidos nas feiras, tornaram-se a principal fonte de divertimento e informação para a população. O marco inicial do gênero é a obra do Leandro Gomes de Barros (1865-1918), homenageado do Prêmio Culturas Populares 2017, lançado pelo MinC em junho do ano passado.

Em 1893, o paraibano de Pombal publicou os seus primeiros poemas. Elevado a patrono da Literatura Popular em Verso, Leandro foi o primeiro a publicar, editar e vender seus poemas – embora não haja registros da totalidade desse volume, seu legado é de aproximadamente mil folhetos escritos.
 Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

O jornalista Marcelo Fraga, em matéria enviada à Redação do Portal de Juazeiro, informou que como Assessor da ABLC vai se reunir com  os membros da instituição para definir  as estratégias junto aos Ministérios, pois a Câmera do IPHAN apresentará os resultados de todo o trabalho no dia 19 de setembro. Disse ainda que a “ABLC vai pedir a criação de Núcleos de Estudos, Pesquisa e Extensão  da Cultura Nordestina, nas Universidades Federais em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro - (Universidade do Nordeste). A ideia é reunir nestes núcleos, os acervos digitalizados das Universidades do Nordeste, aqui e nas capitais com grandes concentrações de Nordestinos”. E conclui Marcelo:”Conseguimos 100.000,00 reais do Minc para apoio à ABLC - para digitalização de todo acervo e outras e modernização da Academia”.


quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Aeroporto de Juazeiro do Norte bate recorde histórico na movimentação de passageiros

O aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte (CE), registrou a maior movimentação de sua história em julho deste ano. Ao todo, 62.370 passageiros transitaram pelo terminal cearense em 2018, entre embarques e desembarques, contra 52.692 passageiros em julho de 2017, o que representa 18,37% de crescimento e mais de 9,6 mil passageiros em um único mês.

Um dos fatores que fomentou o alcance dessa marca histórica foi o acréscimo de um voo extra para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), durante quatro dias da semana no decorrer de todo o mês de julho, além dos acordos operacionais para a operação de aeronaves modelo Boeing 737-800 e Airbus A320 e mais duas frequências para Recife (PE).

Desde de março, o Aeroporto de Juazeiro do Norte passa por obras de reforço estrutural da capacidade de carga do pátio. Com investimentos na ordem de R$ 2,6 milhões, atualmente, os trabalhos estão no final da segunda e última etapa, com previsão de término no final de agosto para operação. A obra tem importância para a continuidade do crescimento contínuo do aeroporto, que após a requalificação do pátio, poderá operar sem restrições e necessidade de validade de Acordo Operacional para as aeronaves A320 e B737-800.
Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br
(61) 3312-3924 / 1735 / 1702 / 1743 / 3917 / (61) 99981-8411

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Juazeiro do Norte irá sediar o I Encontro Regional dos Jornalistas


O Município de Juazeiro do Norte será sede do I Encontro Regional dos Jornalistas no Cariri, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro deste ano. As primeiras tratativas para a realização do evento na região, ocorreram na manhã desta terça-feira, entre representantes do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará, e a Prefeitura Municipal, na cidade sede do evento. O tema central do encontro será “Subjetivo e (hiper)local: novas possibilidades jornalísticas”.

Estiveram participando da reunião, a presidente do Sindicato, Samira Castro, entre outros integrantes da entidade, além da Secretária Especial de Comunicação de Juazeiro do Norte, Elizangela Santos, e o Secretário de Cultura, Renato Fernandes Oliveira.

Questões relacionadas à organização do evento, apoiadores, como a Prefeitura Municipal, programação cultural para os comunicadores, foram destacadas durante esse primeiro momento. O Encontro será realizado no Memorial Padre Cícero, com abertura na noite do dia 19. Deverão participar cerca de 200 inscritos dos diversos municípios e regiões do Estado.

A presidente do Sindicato, Samira Castro, disse que esse I Encontro tem uma forte representatividade para a área, no Cariri, além de ser um divisor de águas na busca de melhores rumos da comunicação na região. O evento vem contribuir para o processo de fortalecimento dos profissionais, onde serão apresentados diversos trabalhos na área. Entre os palestrantes, estarão presentes a Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FenaJ), Maria José Braga, que abordará durante a Conferência de abertura a temática “Jornalismo Regional: Demanda Social e Desafio Profissional”

Segundo Samira Castro, o evento pretende ser um espaço de formação, encontro, reflexão, troca de conteúdo e de experiência para os jornalistas, estudantes da área e demais comunicadores, ajudando a desenvolver a atividade jornalística no Cariri Cearense.

A reunião ainda contou com a presença do secrerário-executivo do Sindicato, Rafael Mesquita, e da diretora de administração, Germana McGregor. Junto com a presidente do Sindicato, estiveram reunidos durante a tarde, com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, tendo à frente o secrerário da pasta, Michel Araújo, para discutir novas viabilidades em comunicação, como ferramentas necessárias no processo de inovação e desenvolvimento. Um Laboratório de Inovação Jornalística do Ceará (LabJorCE) surge como opção de debate para possibilidades de empreendimento. (ASCOM/PMJN)

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Contagem regressiva! Menos de um mês para o I Encontro de Palhaços e Culturas do Cariri


Começamos a contagem regressiva,
O I Encontro de Palhaços e Culturas do Cariri está a bem próximo. Menos de um mês nos separam do grande evento que reunirá artistas de todo o nosso extenso Brasil.  Idealizado pelas Cia’s Tem Sim Sinhô e Carroça de Mamulengos, o evento acontecerá nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato, as duas ao sul do Ceará, de 8 a 16 de setembro. 
O encontro é voltado para todos os públicos, crianças, jovens e adultos e tem o objetivo de estabelecer e incentivar intercâmbio de grupos locais com grupos de outros estados brasileiros com a finalidade de trocar informações e experiências, fortalecendo a cultura e o turismo das cidades visitadas. A programação contará com a realização de vivências culturais, oficinas artísticas, palhaceatas, feira do troca, rodas de prosa, cineCirco, exposições de fotos e ilustrações circenses, atrações musicais e apresentações circenses em Escola, Centro de Artes, praças e na Romaria de Nossa Senhora das Dores.
O encontro será itinerante, com apresentações em vários espaços das cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Serão realizados encontros de culturas dentro das comunidades, nas sedes do Sesc, no Cariri Garden Shopping, Vila da Música, no Cangaço Bar e dentro da Romaria de Nossa Senhora das Dores. A organização tem uma perspectiva de público é de 10.000 pessoas durante os oito dias de evento.
Além das apresentações artísticas, serão realizadas atividades culturais no Cangaço bar. As culturais têm o objetivo de aproximar os participantes do encontro além de mostrar para o público o trabalho de alguns artistas da região do Cariri. As culturais acontecerão nas noites dos dias 08, 13, 14 e15. 
Para Israel Stallin, palhaço Siriguela e coordenador geral do evento, a expectativa para a realização de um encontro de artes integradas é gigantesca. “Vamos estar recebendo artistas de todas as regiões do país, totalizando 45 grupos, num total de 180 pessoas envolvidas diretamente com o encontro. Pra isso tudo, a expectativa não poderia ser menor que gigantesca”, afirmou.
Para mais informações, siga o I Encontro de Palhaços e Culturas nas redes sociais. Facebook: Encontro de Palhaços e Culturas no Cariri
Instagram: @ encontrodepalhacoseculturas

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Parque das Timbaúbas será revitalizado

O Prefeito Arnon Bezerra assinou ontem, 07 de agosto de 2018,, a ordem de serviço para reforma e urbanização do Parque Natural Municipal das Timbaúbas. Como principal área verde de Juazeiro do Norte, o parque terá os seus 70 hectares restaurados e custará R$ 2,8 milhões com investimentos dos governos federal e estadual. A obra deve iniciar na próxima semana.  
O projeto é da Secretária de Infraestrutura e prevê instalação de pórtico de entrada com guarita, criação de um calçadão, pista de cooper e pista de passeio para a população que frequenta o local, dois playgrounds, duas academias, banheiros públicos, recuperação e instalação de iluminação no local. Haverá a recuperação da praça já existente e da edificação, onde atualmente funciona a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp). O evento contou com a presença do  Secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno.
O equipamento ecológico é a primeira unidade de conservação do Município, enquadrada como uma Área de Proteção Integral, prevista na Lei Federal n.º 9.985/2000. Segundo Arnon Bezerra, é preciso assegurar que a população usufrua de forma consciente. “O Parque é um equipamento importantíssimo que Juazeiro do Norte dispõe. Patrimônio rico e que há tempos precisava dessa reforma. A nossa cidade está se desenvolvendo, ficando mais limpa e linda. Nesse aspecto, agradecemos a parceria com o Governo do Estado que é importantíssima para o crescimento da cidade”, afirmou o Prefeito.

Revitalização
Como parte do projeto de revitalização, a Semasp realizou recentemente o plantio de 2 mil mudas entre espécies nativas, frutíferas e de sombreamento e limpeza geral. O objetivo é proteger os recursos ambientais, levando em consideração a conservação do seu ecossistema e biodiversidade.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018


Região Metropolitana do Cariri
     A Região Metropolitana do Cariri–RMC, antigo Crajubar, surgiu a partir da conurbação entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. A RMC foi criada pela Lei Complementar Estadual nº 78, sancionada em 29 de junho de 2009. Nesta lei   foram incluídos –  como integrantes da nova área metropolitana brasileira –  os municípios de Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. 

A população estimada da RMC é de 650 mil habitantes. Sua área territorial abrange 5.460.084 Km2. A Região Metropolitana do Cariri tem como sua área de influência todo o Sul cearense, e mais a região da divisa entre o Ceará e os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí.




Cariri: um importante polo cerâmico no centro-nordestino
      No século passado, início da década 60, o Cariri cearense foi beneficiado com a chegada da energia de Paulo Afonso. Consequência desse fato foi Raul Barbosa (Presidente do BNB) e Antônio Martins Filho, (Reitor da Universidade Federal do Ceará), convidarem o Professor Morris Asimow – da Universidade da Califórnia (EUA) –, para criar um programa voltado à prospecção das oportunidades de desenvolvimento socioeconômico da região do Cariri.

   Morris Asimow e sua equipe estiveram aqui. Da visita surgiu o “Plano Morris Asimow”, focado na industrialização do Cariri. As indústrias criadas – infelizmente fora da realidade regional – tiveram suas atividades encerradas pouco tempo depois. Foi uma ducha de água fria no empresariado do Crajubar.

    No entanto, Morris Asimow acertou pelo menos num ponto: uma das vocações econômicas naturais do Cariri seria a produção de produtos cerâmicos. Duas grandes indústrias cerâmicas foram então implantadas na década 60: a Cecasa (em Barbalha) e a Norguaçú (em Crato). Por problemas parecidos, ambas faliram. Mas o filão descoberto continuou presente. Hoje, o município do Crato constitui o maior e o mais importante polo cerâmico da Região Metropolitana do Cariri. Um polo já possui 12 indústrias de médio porte instaladas ao longo da rodovia Crato–distrito de Ponta da Serra. 12 empresas que geram emprego e renda. Pagam impostos e ajudam o progresso do Cariri.
Jubileu de Prata de Dom Fernando Panico
    No próximo 11 de agosto – um dia de sábado – a população católica do Sul-cearense comemorará o jubileu de prata da sagração episcopal do bispo-emérito Dom Fernando Panico. A solenidade ocorrerá às 17:00 horas, com a celebração de uma Santa Missa, na Catedral de Crato. Decorridos quase dois anos, desde que Dom Fernando Panico deixou de ser o Bispo Diocesano de Crato – passando a residir em João Pessoa (PB) – já se vislumbra uma análise serena e imparcial da sua passagem entre nós.
     Dom Fernando reservou seu lugar na história da diocese sul-cearense pelo fato de ter conseguido – junto à Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano – a reconciliação histórica da Igreja Católica com a herança espiritual do Padre Cícero. Antes da chegada de Dom Fernando existia restrição (de algumas lideranças católicas) à herança espiritual do Padre Cícero.  Tratava-se de uma ferida aberta. 
      Dom Fernando Panico conseguiu cicatrizar essa ferida.

Escritores do Cariri: Padre Antônio Gomes de Araújo
    Nasceu em Brejo Santo em 6 de janeiro de 1900. Padre Antônio Gomes de Araújo foi um dos grandes historiadores do Cariri. Aliás, ele dizia que não se considerava um historiador e sim um pesquisador. Viveu mais da metade de sua vida em Crato, mas, próximo da morte, retornou a sua cidade natal, onde faleceu em 26 de janeiro de 1989.  Em 1950, Pe. Gomes venceu um concurso na Bahia com a monografia “Formação da Gens Caririense”. Escreveu muitos opúsculos dentre os quais: “Naturalidade de Bárbara de Alencar” (1953); “Pe. Pedro Ribeiro da Silva–Fundador e Primeiro Capelão de Juazeiro do Norte” (1955); “Apostolado do Embuste” (1956); “1817 no Cariri” (1962); “Povoamento do Cariri” (1973). Em 1971, a Faculdade de Filosofia de Crato reuniu alguns de seus trabalhos no livro “A Cidade de Frei Carlos”.
     Padre Gomes era um sacerdote irrequieto e sem papas na língua. Dizia ele que se não tivesse sido ordenado sacerdote teria optado pela carreira militar. Colaborou, longos anos, com excelentes trabalhos de pesquisa, nas revistas “Itaytera”, “A Província” e “Hyhyté”, bem como no jornal “A Ação”, órgão oficial da Diocese de Crato. O semanário “A Ação” foi dirigido algum tempo pelo notável monsenhor Pedro Rocha de Oliveira. Este mantinha uma coluna naquele periódico com o título “Alfinetadas”. Nessa coluna Mons. Rocha fazia a defesa da doutrina católica e combatia implacavelmente as ideias comunistas.
     Certo dia, ministrando uma aula de História do Brasil, no tradicional Colégio Diocesano de Crato, Pe. Gomes foi interrompido por um aluno com a pergunta:
 – “Padre, é pecado utilizar folhas do jornal “A Ação” como papel higiênico? ”
 Padre Gomes respondeu de chofre:
 – “É não! Livre-se das “Alfinetadas” de monsenhor Rocha e faça bom uso”...

História: Um caririense ilustre e esquecido
     O advogado Leandro Bezerra Monteiro (que tinha o mesmo nome do avô, o legendário Brigadeiro Leandro) nasceu em Crato em 11 de junho de 1826. Foi batizado pelo primo, o Pe. Pedro Ribeiro da Silva. Este construtor da primitiva capelinha de Nossa Senhora das Dores, hoje Basílica Menor de Juazeiro. Dr. Leandro Bezerra Monteiro( foto ao lado) era advogado e foi parlamentar, em diversos mandatos, à época do Império do Brasil. Teve destaque nacional quando saiu na defesa dos Bispos de Olinda (Dom Vital Maria de Oliveira) e do Pará (Dom Antônio Macedo Costa), ambos perseguidos e presos, durante o gabinete do Primeiro-ministro Visconde do Rio Branco. 
    Com o golpe militar que implantou a República no Brasil, em 1889, Dr. Leandro abandonou a política. Durante alguns anos, residiu na cidade de Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro. Lá construiu uma Casa de Caridade e o Asilo N.S. da Piedade, destinados a beneficiar a pobreza daquele lugar. Dr. Leandro Bezerra Monteiro faleceu em Niterói, em 15 de novembro de 1911. O escritor Carlos de Laet (um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras) assim escreveu sobre Dr. Leandro:
 “Há uma nobreza do sertão que estuda e sabe a sua genealogia. A família Bezerra (de Menezes) é nobre, em todo o rigor da acepção(...) “Percebem-se no seu arcabouço moral (do Dr. Leandro Bezerra Monteiro) as linhas rígidas e fortes do sertanejo, em cuja fibratura, se me não engano, está o genuíno caráter brasileiro”(...) “ (ele foi) Monarquista, antes do movimento vitorioso; monarquista permaneceu até morrer”.



quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Teatro Marquise Branca:15 anos

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), irá promover, na próxima quinta-feira (02), uma programação em comemoração ao aniversário de 15 anos do Teatro Marquise Branca.

A abertura será às 9h, seguida da apresentação da peça “A Caixa de Brinquedos”, espetáculo infantil da Companhia Teatral Jovens em Cena, às 9h30. Já no período da tarde, a partir das 14h, acontecerá uma bancada e palestra do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Ceará (SATED – CE) para emissão do Registro Profissional (DRT) e regularização dos profissionais artistas e técnicos de espetáculo.

A Banda de Música Municipal se apresentará às 18h, recepcionando os convidados e o público. Às 19h a quadrilha junina Nação Nordestina irá apresentar o Casamento de Marquise Branca. No encerramento, às 19h30, será feita a entrega do Prêmio SATED Ceará.
Foto: Helio Filho