Esta matéria interessante saiu no www.tribunadoceara.uol.com.br
Por todas as cidades que conhece, o professor de Comunicação e fotógrafo Jari Vieira carrega uma miniatura do Padre Cícero. O símbolo do sacerdote já foi fotografado no Museu do Louvre e no Palácio de Versalhes, na França, e no Coricancha, no Peru.
Mas o que muitos não sabem é o que está por trás da hashtag #padimpelomundo, criada pelo fotógrafo. Em entrevista ao Tribuna do Ceará, ele conta que não se trata apenas de uma homenagem à região do Cariri. O sentido vai mais além. “Minha vó faleceu no fim do ano passado e, como eu a amo muito, criei o projeto chamado de ‘Padim pelo Mundo’. As fotos da estátua são uma forma de homenageá-la”, relatou.
Maria do Carmo, mais conhecida como Manhota, morreu aos 92 anos, no mês de novembro. Ela foi a responsável por ensinar a Jari toda a cultura do Cariri e devoção ao Padre Cícero desde a sua infância, quando morou em Juazeiro do Norte, até a sua fase adulta.
Durante o enterro de sua vó, o fotógrafo ficou responsável por fazer a despedida de Manhota e, nos discursos, estava com a estátua em seu bolso. A princípio, o exemplar era para ser enterrado junto com o corpo, mas devido ao sentimento de luto não se atentou em colocá-lo junto ao caixão. Quando percebeu, o coveiro já havia fechado a cova. “O meu irmão disse para mim que a estátua não foi enterrado porque ela (Manhota) queria que a estátua ficasse comigo”, detalha.
A partir daí, iniciou o projeto de levar o exemplar para todo os cantos que fosse. E foi em terras parisienses que Manhota e a cultura do Cariri foram homenageadas pela primeira vez. “Ali, senti-me homenageando a minha vó e a cultura do Padre Cícero. Agora, para onde eu vou, levo a estátua”, conclui.
Confira a galeria de imagens da miniatura de Padre Cícero pelo mundo.
Maria do Carmo, conhecida como Manhota, morreu aos 92 anos de velhice (FOTO: Jari Vieira) |
Estátua do Padre Cícero em Miraflores, Peru |
Estátua do Padre Cícero no Arco do Triunfo, em Paris. |
Estátua do Padre Cícero numa rua de Paris |
Estátua do Padre Cícero no Museu do Louvre, em Paris |
Estátua do Padre Cícero no Museu do Gonzagão, em Exu, PE |
Jari Vieira e sua avó |
2 comentários:
Fiquei emocionada. Parabéns
Obrigado Daniel, Manhota lhe conhecia.
Postar um comentário