segunda-feira, 31 de julho de 2017

SEMASP realiza ação educativa com comerciantes da Av. Ailton Gomes


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), por meio da Coordenação de Fiscalização, está realizando ação educativa com comerciantes informais que têm barracas no canteiro central da Av. Ailton Gomes. A ação tem por objetivo auxiliar na acessibilidade da cidade, garantindo que a atividade comercial não obstrua a ciclofaixa.

Os pontos comerciais do canteiro central da Av. Ailton Gomes, estão alocados em desconformidade com o Código de Posturas do Município, que determina que os canteiros estejam livres para o passeio e atividades esportivas. A ação é uma medida paliativa até que a Prefeitura Municipal encontre um lugar definitivo para acolher esses comerciantes, que atuam na área há mais de 30 anos.


sexta-feira, 28 de julho de 2017

Juazeiro do Norte através da SEDECI firma parceria com Centro de Inovação Chinês

Em reunião com representantes do governo chinês, empresários e investidores, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, apresentou Juazeiro do Norte, seu potencial turístico e de mercado, em recente missão de trabalho ao País asiático.

Na oportunidade, foi firmada uma parceria entre o Município e o Centro de Inovação Federation of Innovation Industry Carrier Longgang Shenzhen P.R.G, que beneficiará jovens pesquisadores do Município a desenvolverem suas habilidades em diversas áreas de atuação, através de intercâmbio para estágios e mentorias na China. Em Dubai, o Secretário reuniu-se com empresários Árabes, que demostraram interesse em fazer parceria para potencializar o conceito de Smart City em Juazeiro do Norte, ampliando ainda mais o turismo e a economia local.

Na viagem foi distribuído um material institucional com informações sobre Juazeiro do Norte produzido em inglês, português e espanhol. “Além de formar uma rede de network, e conhecer o que há de mais inovador no mercado, tivemos a oportunidade de apresentar nosso município para os investidores, firmamos uma parceria com um Centro de Inovação chinês e manteremos diálogo com os demais investidores, para parcerias futuras”, conclui Michel Araújo, ressaltando que investidores brasileiros que compuseram a comitiva, também ficaram de realizar visitas a Juazeiro do Norte.(ASCOM/PMJN)


quinta-feira, 27 de julho de 2017

Portal de Juazeiro ultrapassa a marca de 1.500.000 acessos

O Portal de Juazeiro ultrapassou a marca de 

acessos 
O nosso muito obrigado a todos os leitores internautas que acreditam no nosso trabalho. Agora vamos à marca dos DOIS MILHÕES!

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Juazeiro do Norte conta com mais 19 cursos de nova faculdade


Segundo informa o www.tribunadoceara.uol.com.br Juazeiro do Norte conta com uma nova faculdade, a Uninassau, que tem como início de suas atividades acadêmicas o semestre 2017.2. São 19 modalidades de cursos dentre graduações convencionais e tecnológicas nas áreas de Exatas, Humanas e Negócios por vestibular programado.

As inscrições podem ser realizadas no site institucional. O sistema disponibiliza o filtro por cidade e o candidato deverá selecionar a unidade preferida para cursar. As formas de ingresso são através de vestibular, Enem, transferência e portador de diploma.

As oportunidades de ingresso são válidas para os cursos de: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Aeronáuticas, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Letras, Letras – Espanhol, Letras – Inglês, Logística, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais e Segurança do Trabalho.

Para mais informações os interessados podem entrar em contato através do telefone (85) 3201-2427. A nova unidade está localizada na sede do Colégio São Francisco de Assis, endereço Rua Nossa Senhora do Carmo, S/N, bairro Franciscanos.
Foto de: Roberto Pinheiro


terça-feira, 25 de julho de 2017

SENAI Juazeiro do Norte oferece curso de Supervisor Industrial

Capacitar profissionais para o exercício da função de Supervisor Industrial, através da absorção de conhecimentos voltados para a melhoria da gestão organizacional. Esse é o objetivo do curso Supervisor Industrial, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), em Juazeiro do Norte. As aulas vão de 14 de agosto a 25 de outubro de 2017, no SENAI Juazeiro do Norte. 

Os interessados devem ter no mínimo 16 anos completos; concluído o ensino médio e apresentar no ato da matrícula cópias e originais de RG, CPF, comprovantes de endereço e escolaridade. A pré-inscrição já pode ser feita através deste link. http://www.senai-ce.org.br/cursos/10842/qualificacao-profissional/pre-inscricao/supervisor-industrial .

Serviço: 
Mais informações sobre o curso Supervisor Industrial, clique aqui http://www.senai-ce.org.br/cursos/249/qualificacao-profissional/supervisor-industrial

sábado, 22 de julho de 2017

Cidade da iniciativa! - Por Paulo Leonardo Celestino

Destinada a crescer. Assim é Juazeiro do Norte. Em muitos lugares pelo Brasil afora podemos observar um motor específico de desenvolvimento, seja uma siderúrgica, uma montadora de veículos, enfim, um empreendimento de grande porte patrocinado por incentivos e suporte dos governos. Já em Juazeiro do Norte, a iniciativa é individual.
Iniciativa de um empresário que decide investir numa faculdade, de outro que se propõe a construir casas, e de mais um que resolve abrir um supermercado, e de mais um, e de mais um... A árvore do desenvolvimento vai se ramificando em incontáveis galhos e gerando frutos!
O poder público na terra do Pe Cícero permaneceu por muitos anos meio adormecido. Parece que vem acordando. Não há mais tempo a esperar. As ruas estreitas do Centro não suportam mais a quantidade de veículos. Novas avenidas estão sendo construídas. Espaços tradicionais de convivência, como a Praça Pe Cícero, encontram-se depredados. Projetos de revitalização são planejados. É um bom começo, mas os esgotos a céu aberto sempre serão inadmissíveis. O aeroporto implora por reformas. Não para atrair do princípio, mas para se ajustar à demanda consolidada. Várias outras pendências também aguardam resolução.
É realmente impressionante o ritmo de crescimento. Lembro que até o início de minha adolescência, passar pela rotatória Crajubar significava praticamente sair da cidade. Ir até a Lagoa Seca parecia uma pequena viagem. Hoje já houve até confusão com os limites territoriais, porque as construções desenfreadas ultrapassaram as barreiras geográficas do município.
Olhando Juazeiro de longe, lá estão os arranha-céus imponentes. É o contraste da modernidade com a tradição. As romarias, o chapéu de palha, a sala do santo, as renovações, o reisado, as procissões. A cidade da iniciativa individual para a coletividade herdada pelo padre Cícero. Que seus filhos aprendam cada vez mais a cuidar de seu lar. Parabéns, Juazeiro do Norte!



Uber chega a Juazeiro do Norte

Segundo informou ontem a jornalista Lyvia Rocha, em Tribuna do Ceará online, Juazeiro do Norte irá receber o aplicativo de caronas que já é sucesso em Fortaleza: o Uber. Os motoristas que desejam trabalhar no aplicativo já podem se cadastrar no site desde a última quinta-feira (20), no seguinte endereço: 

Nota do editor do Portal de Juazeiro: Vai ser bom para quem usa os serviços de taxi em Juazeiro, pois aqui os taxistas cobram preços exorbitantes nas corridas, uma vez que não usam o taxímetro. Uma corrida do Aeroporto para o Centro, por exemplo, custa em torno de 35 reais. Usando o Uber, o preço cairá muito. 

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Jornalistas receberão títulos de Cidadãos Juazeirenses

Em sua Sessão Solene de hoje, a partir das 18h30min, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte  fará entrega de Títulos de Cidadania Juazeirense em homenagem a membros da imprensa local, sendo homenageados os seguintes jornalistas:
Antônio Donizete Arruda, Cícero Henrique Vidal, Cícero Roberto Crispim, Flávio de Moura Pinto, Jader Batista Domingos, João Rodrigues Valério, José Fernandes dos Santos, José Veríssimo Santos, Luiz Antônio Almeida, Luiz Palmeira, Madson Wagner Conegundes da Costa, Marco Valério Moura de Souza, Maria Adriana Calixto de Brito e Normando Sóracles Gonçalves

O Padre Cícero continua vivo na memória dos seus amigos e devotos

As fotos abaixo, clicadas hoje por nossa colaboradora Pautília Ferraz, por ocasião da Missa pelos 83 anos da morte do Padre Cícero, mostram nitidamente que sua memória continua cada vez mais viva entre os seus amigos e devotos.




terça-feira, 18 de julho de 2017

Designer gráfico juazeirense é coautor de livro sobre Revolução pernambucana

O artista plástico e  designer gráfico juazeirense Pedro Zenival é coautor do livro 1817 Amor e Revolução escrito por Paulo Santos de Oliveira, consagrado escritor pernambucano. O livro conta a história (em quadrinhos) da Revolução pernambucana de 1817 e é justamente aí que entram em ação os traços fisionômicos dos personagens e locais da trama feitos caprichosamente pelo desenhista juazeirense, tendo como resultado um bonito livro colorido com texto informativo dinâmico e preciso. A história retratada no livro será brevemente lançada em filme, pois teve excelente aceitação pela crítica especializada. “Intensa, apaixonada e romântica, a Revolução de 1817 teve como símbolo um caso de amor proibido, que resultou em casamento, talvez um dos mais importantes já ocorridos no Brasil. E deixou de herança para os pernambucanos a sua bandeira; a sua Data Magna, 6 de março; e uma extensa galeria de heróis e mártires como Gervásio Pires, Vigário Tenório, Cruz Cabugá, Padre Roma, Leão Coroado, Domingos Martins e João Ribeiro. Além de muitos outros não registrados - afinal, a repressão portuguesa nos custou cerca de 1.600 mortos e feridos e mais de 800 degredados”.

Pedro Zenival Ramos Ferraz é o segundo filho do casal Adeval Ferraz Nogueira e Maria José Ramos Ferraz. Desde os 10 anos de idade desenvolveu o seu talento para o desenho. Ainda jovem fez  um  curso por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro, um dos pioneiros no Brasil do ensino a distância, e daí por diante o desejo de se tornar desenhista profissional só fez aumentar.  Em Recife, para onde se deslocou para continuar os estudos, aprimorou seu estilo e terminou compondo o quadro de desenhistas da CEPE-Cia Editora de Pernambuco, onde está até hoje. Tornou-se, então profissional muito competente e já exportou suas obras de arte, quadros e revistas para diversos países. Zenival também é formado em fisioterapia, é reikiano e ministra palestras sobre vivências alternativas. Este é mais um dos grandes talentos juazeirenses.   






segunda-feira, 17 de julho de 2017

FIEC e Sebrae realizam rodada de negócios para micro e pequenas empresas em Juazeiro do Norte

O Sistema FIEC e o Sebrae realizam em Juazeiro do Norte, no dia 18 de julho, às 18h30, no auditório do Sebrae, nova rodada de negócios de soluções e recursos para micro e pequenas indústrias. O objetivo é orientar os participantes a como ter mais rentabilidade em suas empresas. Para isso, o evento contará com palestra, apresentação de casos de sucesso, rodadas de soluções em design, inovação, produtividade, qualidade e sustentabilidade, além de mesas de atendimento e diagnóstico inicial. Poderão participar da rodada micro e pequenas empresas formalizadas, sendo consideradas microempresas aquelas com receita bruta anual de até R$ 360 mil e empresas de pequeno porte aquelas com faturamento superior a R$ 360 mil e igual ou inferior a R$ 3,6 milhões.
O evento em Juazeiro é o último de uma série de quatro que vem acontecendo desde o dia 4/7, já tendo sido realizados em Fortaleza, Sobral e Limoeiro do Norte. As rodadas fazem parte de parceria entre o Sistema FIEC e o Sebrae Ceará. De acordo com o diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, "o Sistema FIEC tem buscado parcerias para beneficiar o empresariado. Uma delas é com o Sebrae que disponibiliza recursos com subsídios de até 70% para inovar nos negócios melhorando os processos e estimulando a transferência tecnológica". 

O articulador da unidade setorial da indústria do Sebrae Ceará, Herbart dos Santos, e o gestor do programa no Ceará, Régis Dias, fizeram balanço da parceria Sistema FIEC e Sebrae. "Nos últimos 24 meses as duas instituições construíram o desejo de atender todas as indústrias de micro, pequeno e médio portes. Construímos uma forma de atuação a partir das informações das Rotas Estratégicas da FIEC e até o fim do ano esperamos atender duas mil indústrias.", enfatizou Herbart.

Serviço:
Rodada de Negócios de Soluções e Recursos
Data: 18 de julho
Horário: 18h30
Local: Auditório do Sebrae (CE-060, 200 - Centro)
Informações:  (88) 3512-3322

Seminário Regional de Política Cultural - A Produção Cultural e Captação via Lei Estadual de incentivo à cultura do Ceará

Seminário Regional de Política Cultural
A Produção Cultural e Captação via Lei Estadual de incentivo à cultura do Ceará

PROGRAMAÇÃO

Período: 21 e 22 de Julho.
Local: Memorial Padre Cícero - Juazeiro do Norte.

21/07 – (SEXTA FEIRA)
18h - CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Boas Vindas: José Arnon Bezerra – Prefeito de Juazeiro do Norte - CE
Tema: Empreendedorismo na economia da cultura – Caminhos para o investimento na transformação humana.
Porque investir em cultura?
Participante: Sergio Mamberti e Cláudia Leitão.
Mediador: Patrício Melo – Reitor da URCA

21h - Coquetel

22/07 – (SÁBADO)
08h às 10h - Mesa 1: MECENATO  – SECULT E SEFAZ CE .
Fabiano Piúba - Secretário de Cultura do Estado do Ceará – SECULT.
Painel 1: Apresentação e panorama da lei, histórico, impactos entre outros.
Márcia Lopes (SECULT)
Painel 2: Os procedimentos jurídicos e burocráticos do Mecenato das empresas investidoras, isenções, FDI entre outros.
SEFAZ CE
Mediadora: Dane de Jade - Coordenadora do escritório Regional do Cariri.

10h - Merenda.

10h:30min às 12h:30min Mesa 2: MECENATO VIA PROJETOS
Tema: Experiências exitosas.
FESTIVAL DE JAZZ E BLUS – Via de comunicação – Maria Amélia
BIENAL DE DANÇA – David Linhares
CANTO DE REIS – Festival de Tradição Popular - Beth Fernandes
Mediador: William Mendonça – Diretor da WM Cultural – Fortaleza.
12h30min. - ALMOÇO.
14h às 16h - Mesa 3: MECENATO VIA EMPRESAS
Tema: Educação dos sentidos: Como estabelecer perspectivas para o fomento à cultura diante a perversidade da mídia e indústria cultural –
Apresentação e mediação - Sidnei Cruz – RJ.
Painel 1: Investimento em Cultura: Gastos ou transformação?
Participantes: ENEL, Grupo Zenir, SOLAR, AMBEV.
Painel 2: Investimentos no Cariri: Desenvolvimento territorial e visibilidade.
Participantes: Grendene, Farmece e Cajuína São Geraldo.

16h à 17h – EXPERIÊNCIAS VIA MECENATO NO CARIRI
Tema: Prática, caminhos e experiência em projetos incentivados.
BRINCADEIRAS PERDIDAS – Juazeiro do Norte – Beth Fernandes
Festa do Pau da Bandeira – Barbalha – Rosemberg Cariry
FIMC/Estação Tradição – Crato – Dane de Jade

17h - Sistema S e CDL
Tema: O Sistema “S” na condução da organização de empresas para o planejamento e caminhos na perspectiva do incentivo para o investimento em cultura.
Luiz Gastão Bittencourt – Pres. FECOMÉRCIO;
Beto Stuart/ Thiago Medeiros Pres. da FIEC;
Glauber Uchoa/ Édio Callou – SEBRAE;
Michel Oliveira - Presidente da CDL.
DESAFIO: Lançamento da Campanha PARA INCENTIVAR AS EMPRESAS PARA INVESTIREM EM PROJETOS NO CARIRI.

Encerramento: Orquestra Armorial do Cariri.

 Convidados para o evento:
- Pres. do CCBNB – Cariri: Ricardo Yuca,;
- Presidente do SESC Juazeiro;
- Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte: Alembergue Quindines 
- Secretário de Turismo e Romaria: Junior Feitosa
- Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho - Isabela Bezerra



Suporte contábil e jurídico durante todo o evento.
Setor jurídico da SECULT.

OS2 SERVIÇOS EMPRESARIAIS.

sábado, 15 de julho de 2017

Trabalhos da artista plástica Dayse Sampaio em exposição no Sesc

A “Exposição Povos Karirys” tem como objetivo divulgar, valorizar e reconhecer as produções em pinturas, gravuras e demais materiais manipulados pela artista visual Dayse Sampaio ao longo de sete décadas. É um painel dessa trajetória e um retrato da experiência pessoal dessa grande senhora, em que seu trabalho social é aglutinado de forma significativa à sua arte. A exposição propicia assim uma oportunidade de observar e interagir de forma reflexiva com a produção artística de Dayse Sampaio por meio de uma comunicação específica com as obras, como uma experiência de ordem estética (conteúdo curricular de Arte) ou mesmo no plano do conhecimento. Desta forma, enfatizamos os pontos de conexão entre a arte e o cotidiano. Nesta perspectiva, agradecemos a presença de toda a comunidade caririense, em especial aos admiradores da arte de Dayse Sampaio: uma personagem de notório reconhecimento e carisma, amada e respeitada pelos amigos e pelos Povos Karirys. 
A Exposição ficacá aberta até setembro de 2017.

A Curadoria.
Curadoria: Jean Nogueira, Sérgio Magalhães e Jacqueiine Sampaio.
Making Off: Verônica Leite e Carlene Cavalcante Assistente de Produção: Ticiana Sampaio Coquetel de Vernissage:
Cascatinha Arte final: Jonathan Alencar
Documentário: Povos Cariri Roteiro, Produção Narração e Direção - Jean Nogueira Camera: FabioVenturi
Trilha - Essa Mulher - Joyce e Ana Terra Arranjo e Pifano - Evânio Soares
Violão - Mikael Alencar Voz - Grycia Bonsoir
Direção de Fotografia: Bulhões Junior Edição e Finalização: Bulhões Junior e Fábio Venturi

A ARTISTA
Dayse Cavalcanti Sampaio, nasceu em Milagres/Ceará, em 11 de abril de 1938. Filha do Juiz de Direito, Sebastião Cavalcanti, e da também artista, Rita Sampaio Cavalcanti. Casou-se nos anos 50 com o médico, Deputado Federal (1975-1995) e Prefeito de Juazeiro do Norte/Ceará (1967-1970 e 1996-2000), José Mauro Castelo Branco Sampaio, com quem teve quatro filhos. Foi interna no Colégio das Doroteias, em Fortaleza, onde, além dos estudos, desenvolveu importantes passos na pintura. Quando residiu em Brasília, com o marido, fez trabalhos de pintura em porcelana e conheceu a artista plástica e professora de pintura em óleo sobre tela Vilma, que era casada com um Coronel que comandava a segurança do General Geisel. Dayse e Vilma tornaram-se grandes amigas e, através dessa amizade, houve aproximação de Mauro Sampaio com o Presidente Geisel. A filha, Jacqueline Sampaio, ressalta que a pintura da sua mãe transborda humanismo, que retrata com fidelidade o povo do cariri, mas sem um sofrimento latente. Isto pode ser visto nos olhos dos representados nas pinturas que são comumente carregados de alegria. Dayse continua pintando e faz da sua arte um elemento de convivência cotidiana que dialoga permanentemente com o seu tempo e seu povo.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Abertas inscrições para o primeiro MBA em Gestão Industrial no Cariri

Já estão abertas as inscrições para o MBA em Gestão Industrial, no Cariri. O período das aulas é de 
24 de agosto de 2017 a 28 de fevereiro de 2019, no SENAI Juazeiro do Norte. A formação é uma promoção do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com certificação da Faculdade da Indústria do IEL/PR. O objetivo do MBA é apresentar conceitos, técnicas, conhecimentos e competências inerentes à área de Gestão e Desenvolvimento Industrial como subsídio à tomada de decisão. Além de oferecer habilidades e conhecimentos específicos para a estruturação e controle do desenvolvimento industrial, visando ao crescimento sustentável corporativo. O público-alvo é de gestores e dirigentes graduados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Pública, Engenharia ou áreas afins, que possuam um perfil dinâmico e inovador interessados no assunto.

SOBRE A FACULDADE - A Faculdade da Indústria do IEL é uma instituição de ensino superior credenciada pelo MEC, criada pelo IEL/Paraná, que oferece formação de ponta para pessoas interessadas em propor respostas aos novos desafios da indústria brasileira e realizar projetos de alta complexidade.

SEGURO EDUCACIONAL INCLUSO - Todos os cursos de MBA oferecidos pela Faculdade da Indústria têm seguro educacional incluso nas suas mensalidades. A contratação dá cobertura ao estudante para o caso de perda de renda por demissão involuntária em dois casos: motivada por incapacidade temporária por qualquer causa ou por desemprego. Nessa última opção, é requerido que o aluno tenha, pelo menos, 12 meses de vínculo empregatício na organização que trabalha.

SERVIÇO:
MBA em Gestão industrial
Período das aulas: 24/08/2017 a 28/02/2019
Horário: 18h30 às 22h (quintas e sextas-feiras) e 8h às 12h e 13h às 17h (sábados), às quintas, sextas e sábados
Local: SENAI Juazeiro do Norte - Av. Leão Sampaio, 839, Juazeiro do Norte.
Veja mais informações AQUI
http://www.iel-ce.org.br/para-voce/cursos/294/mba-em-gestao-industrial/mba-em-gestao-industrial/ 
Telefone: (85) 4009-6300 / centralderelacionamento@sfiec.org.br
Gerência de Comunicações - Sistema FIEC
(85) 3421 5435 / 5434
Confira as notícias da indústria cearense no FIEC online.
Siga-nos nas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram


quarta-feira, 5 de julho de 2017

Unimed Ceará fará hospital em Juazeiro do Norte

Segundo nota publicada no blog Jocélio Leal, do O POVO online, a Unimed Ceará pretende construir um hospital no Cariri. Por meio da holding Ceará Saúde Participações, da qual tem 99%, entrará como sócia da Unimed Cariri bancando 60% do investimento. A parceira local o restante. O presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel, fala em R$ 40 milhões, a serem captados, segundo ele, provavelmente, do FNE (BNB).

Na próxima semana, Darival já irá tratar dos projetos de engenharia e arquitetura.  Ele afirmou que ouvirá os médicos da região para definir os serviços a serem oferecidos na unidade. Será um hospital de alta complexidade. O terreno a ser utilizado fica em Juazeiro do Norte, próximo ao campus da Universidade Federal do Cariri.

Vaquejada de Juazeiro do Norte conta com quase mil duplas inscritas


Imagem inline 1
Será iniciada no próximo dia 6, a 41ª Vaquejada de Juazeiro do Norte, que este ano realiza um dos maiores eventos de sua história, por meio da Prefeitura Municipal e parcerias. São quase mil duplas inscritas de todo o Brasil, que irão disputar premiações que chegam a R$ 200 mil. A Vaquejada acontece no Parque de Eventos Padre Cícero, com shows gratuitos e abertos ao público todas as noites. O público previsto até o dia 9 de julho é de 40 mil pessoas, no espaço. A tradição de mais de quatro décadas faz do evento um dos maiores do País.

Cavalgada será na sexta-feira, 7
A abertura oficial acontece às 7 horas de sexta-feira, com missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, os participantes seguem em Cavalgada pelas ruas Padre Cícero, São Francisco e São Pedro, no Centro de Juazeiro do Norte, passando pela Av. Castelo Branco, em direção ao Parque de Vaquejada Padre Cícero, onde acontecem as provas.

Os shows musicais serão à noite. No dia 7, se apresentam as bandas Bonde do Brasil, Carlinhos Baby, Giulliam Monte e Fábio Carneirinho; no dia 8, serão realizados os shows dos cantores Felipão, Erika Diniz, Ranieri e Forró do GG. O último dia de festa no Parque de Eventos, será com as apresentações das bandas Arreio de Ouro, Namoro Novo, John John e Luquinhas Barão. (ascom/pmjn)


Livraria A Verdade completa 40 Anos

No dia 4 de julho de 2017, a livraria A Verdade completou 40 anos de existência em Juazeiro do Norte. Fundada em 1977, pelo empresário Ivan Gondim Lóssio, essa livraria é hoje uma das mais antigas empresas de nossa cidade. Funcionou inicialmente na Rua Conceição (em dois prédios no mesmo quarteirão) e depois na Rua São Pedro, nº 212, onde está atualmente. Com a morte do seu proprietário, a livraria passou a ser administrada por sua filha Ivana, e com o falecimento desta, está agora no comando outra irmã,  Ivaneusa. A Verdade é desde a sua fundação uma livraria que tem como principal atividade a venda de artigos e livros religiosos, destacando-se como uma das mais conceituadas e queridas do comércio juazeirense. 
Inauguração da A Verdade

Ivan, Ivana e Ivaneusa

Filme cearense “Os Pobres Diabos” estreia em Juazeiro do Norte no dia 6 de julho

A partir desta quinta-feira, o longa-metragem cearense “Os Pobres Diabos”, dirigido por Rosemberg Cariry, estreia no cinema Orient do Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, trazendo a magia e as lutas de uma trupe circense que viaja pelo interior do Ceará. A obra venceu os troféus de Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio TV Brasil no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Com um elenco de estrelas formado por Chico Diaz, Sílvia Buarque, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos e Sâmia Bittencourt, entre outros nomes, o filme apresenta ao público o Gran Circo Teatro Americano, uma companhia mambembe e muito pobre, que perambula por pequenas cidades do sertão nordestino até armar a tenda em Aracati, no litoral do Ceará.
Cariry mostra-se sereno e atento aos mínimos detalhes, na condução do seu modo de fazer cinema, com um toque autoral. Embora se veja favorecido pela revolução tecnológica em curso na área, explora a sua faceta humana, natural e artesanal. Sabe que depende sempre ainda da expressão dramática de atores e atrizes, do rigor da fotografia, da generosidade da luz solar, da criatividade diligente e inspirada da direção de arte.
Sob o rigor de uma narrativa que se propõe simples, a exemplo das narrativas da literatura de cordel, o filme recria e funde artes e artimanhas, saberes e sentimentos, arquétipos e sonhos, tradições perdidas e relidas, tempo presente e pretérito, em busca de um sentido estético capaz de vencer o vazio individualista e globalizante, na era do desfazimento de tudo, em especial, da dissolvência cultural da chamada pós-modernidade.
“A discussão sobre o significado de cultura e especificidade cultural é um desafio para o qual devemos estar sempre atentos. Nesse sentido, como artistas de circo, os personagens têm em comum a característica de viajantes e nômades: com o passar do tempo, eles vão adquirindo características de tantos lugares por onde passaram e/ou viveram, que já não é possível identificar de onde eles vieram, ou que lugar ou cultura representam. Esta decisão está refletida na escolha que fizemos dos atores e atrizes de 'Os Pobres Diabos', vindos de várias regiões do país”, conta.
SINOPSE
O “Gran Circo Teatro Americano” perambula por pequenas cidades dos sertões, até chegar à cidade de Aracati, onde monta uma peça teatral. No cotidiano do circo, acontecem aventuras, nas quais os personagens agem ao modo picaresco dos anti-heróis do romanceiro popular. As dificuldades se acumulam, mas a arte ajuda a superar desventuras e tragédias. O espetáculo não pode parar.
SOBRE O DIRETOR
O cineasta Rosemberg Cariry nasceu em Farias Brito – Ceará, no ano de 1953. Realizou doze filmes de longa-metragem como, Corisco e Dadá (1996), Patativa do Assaré, Ave Poesia (2007) e Siri-Ará (2008). Para a TV realizou dezenas de seriados, documentários e programas. É jornalista, escritor, poeta e pesquisador das culturas populares brasileiras, tendo publicado vários livros. Participou de várias entidades nacionais de cineastas e lutou pela diversidade do cinema brasileiro, sendo um dos responsáveis pelo processo de “regionalização” dos meios de produção audiovisual, que tem mudado o panorama do cinema brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Rosemberg Cariry
Elenco: Chico Diaz, Sílvia Buarque, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos, Sâmia Bittencourt, Nanego Lira, Georgina de Castro, Reginaldo Batista Ferro, Letícia Sousa Perna e Sávio Ygor Ramos
Produção executiva: Bárbara Cariry
Direção de produção: Teta Maia
Roteiro: Rosemberg Cariry
Fotografia: Petrus Cariry
Montagem: Rosemberg Cariry e Petrus Cariry
Som: Yures Viana e Érico Paiva (Sapão)
Desenho sonoro e mixagem: Érico Paiva (Sapão)
Direção de arte e figurino: Sérgio Silveira
Cenografia: Sérgio Chaves
Trilha sonora original: Herlon Robson
Participação musical especial: Son da Madera (México)
Coordenação de Produção: Willa Lima
Assistente de direção: Frazão
___
Mais informações para a imprensa no Ceará sobre “Os Pobres Diabos”:
Diego Benevides
diegobenevidess@gmail.com
(85) 99615.8505