sexta-feira, 30 de junho de 2017

Falecimento de Walter Figueiredo

Faleceu na madrugada de hoje, em Natal, onde residia, o Sr. Walter Figueiredo, aos 84 anos de idade. Walter morou e trabalhou muito tempo em Juazeiro, sendo aqui proprietário da loja A Princesinha, localizada na Rua Santa Luzia, e depois trabalhou no Banco do Juazeiro, mais tarde transformado em BicBanco, onde se aposentou, e pouco tempo depois passou a residir em Natal.

Aeroporto conta com verba para ampliação

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes  receberá  um repasse de R$ 30,5 milhões para reforma e ampliação. O Ministro dos Transportes, Maurício Quintella,  se reunirá em breve com o superintendente da Infraero no aeroporto, Rodrigo Guercio Siebra, para autorizar o início das obras de reforma.
A previsão é que os trabalhos comecem em outubro próximo e sejam concluídos em março de 2018. Com a reforma, o terminal receberá nove voos diários e terá capacidade para receber 500 mil passageiros a cada ano.
Segundo informa o senador Eunício Oliveira  o recurso foi adquirido após articulação entre os ministérios da Fazenda e do Planejamento.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Comunidade do Horto mantém viva a tradição junina

A modernidade está acabando com as tradições juninas em Juazeiro.  Este ano aumentou consideravelmente o número de ruas que não tiveram as tão peculiares fogueiras de São João e de São Pedro. Algumas pessoas chegam a dizer que o número diminuiu porque as ruas estão agora asfaltadas, mas isto  não é inteiramente verdade pois em muitas ruas onde o asfalto ainda não chegou também não tiveram fogueiras este ano. É a mudança dos tempos e dos hábitos! Mas felizmente ainda existem algumas exceções, em alguns pontos da cidade. O bairro do Horto, por exemplo ainda faz questão de manter viva a tradição junina, e este ano, mais uma vez, teve suas ruas repletas de fogueiras, com aquele fumacê tão característico. Por isso, vai aqui o nosso aplauso à comunidade do Horto a quem pode muito bem pode ser conferido o título de GUARDIÃ DAS FESTAS JUNINAS DE JUAZEIRO DO NORTE. Taí uma pauta que poderia merecer uma atenção toda especial da Secretaria de Cultura do Município no sentido de estimular mais ainda essa iniciativa louvável da comunidade do Horto. 




Lira Nordestina participará da maior feira de artesanato da América Latina

A Lira Nordestina, referência em xilogravura e cordel no país,  equipamento cultural, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (PROEX) da URCA participará no período de 06 a 16 de julho, em Olinda, Pernambuco da 18ª edição da Feira Nacional de Negócios e Artesanato(FENEARTE).

A Feira é considerada uma das maiores da América Latina. Durante 11 dias, os visitantes poderão ter acesso as criações artesanais do Brasil e do mundo. A Feira tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais e estimular a cadeia produtiva do artesanato. O evento se caracteriza como sendo um espaço de intercambio de saberes e de oportunidade de negócios.

A FENEARTE contará com trabalhos dos artistas Antônio Dias “Juciê”, Zé Lourenço, Ailton Laurindo e Cícero Lourenço que desenvolvem os seus  trabalhos na Lira Nordestina em Juazeiro do Norte, onde funciona o equipamento cultural no Centro Multiuso do Cariri  “Vapt Vupt”.  Essa é  a 13ª vez que a Lira participa do evento.
-- 
Universidade Regional do Cariri  (URCA)
Núcleo de Comunicação
Telefones: (88) 3102.1218
Twitter: @URCA_noticias
Facebook: facebook.com/urca30anos
www.urca.br – Crato, outubro de 2016.

Prefeitura de Juazeiro do Norte conquista na Justiça gestão da Rodoviária, Mercado do Peixe e Terminal

Exibindo

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), consegue reaver os equipamentos públicos, por meio do trabalho da equipe jurídica da administração, tendo à frente o procurador Bernardo Oliveira. O Prefeito Arnon Bezerra, desde o início do seu mandato à frente da Prefeitura do Município, tem destacado a necessidade de melhor atender à população, cuidando dos espaços públicos. O Chefe do Executivo chegou a receber diversas reclamações pela forma como vinham sendo tratados esses locais, mas que ainda estavam em poder da SR Empreendimentos e a Prefeitura não poderia intervir, por estarem cedidos.

A empresa havia sido notificada no dia 30 de maio sobre a extinção do contrato e teria até cinco dias úteis para desocupar esses espaços, porém ela entrou na justiça e conseguiu reverter a decisão, por meio de liminar, suspensa nesta quarta-feira. A SR Empreendimentos atua administrando órgãos do Munícipio desde abril de 2008, mas tem recebido várias críticas por parte da população.

Irregularidades constatadas
A partir de agora, a administração municipal irá garantir mais eficiência na prestação dos serviços à população juazeirense. O contrato foi extinto por várias irregularidades constatadas na gestão desses espaços, incluindo má administração, dívidas de mais de R$ 1 milhão em Imposto Sobre Serviços (ISS), junto ao Município, além do não repasse dos 2% à Prefeitura, conforme vigorava no contrato. Segundo a Procuradoria da Prefeitura, a empresa ainda vinha acumulando dívidas trabalhistas, ao longo desses anos em que estava administrando os equipamentos públicos.

A SR Empreendimentos chegou a ser notificada por várias vezes sobre má prestação de serviços e nenhuma providência foi tomada em função das deficiências apresentadas. Com isso, a gestão desses espaços volta a ser prestada pela administração municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (Semasp), tendo como gerente provisório dos espaços, o servidor José Nilton Carneiro.
Fotos: Hélio Filho

segunda-feira, 26 de junho de 2017

PDA realiza cursos na região do Cariri

O Programa de Desenvolvimento Associativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizará nos dias 4 e 5 de julho, na região do Cariri, respectivamente, cursos sobre Como atender a fiscalização do trabalho e Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho.

O responsável pelo primeiro curso é o advogado, contador e professor, Marcelo Pinto Carvalho. Para falar sobre o processo de construção e revisão das NRs, foi convidado o mestre em Química, com atuação em Toxicologia e Higiene Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP), Augusto Gouveia Sampaio.

Serviço:
Como atender a fiscalização do trabalho?

Data: 4/7/2017
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: SENAI (Av. Leão Sampaio, 839 – Triângulo, Juazeiro do Norte)

Como lidar com as NRs que mais impactam a indústria?

Data: 5/7/2017
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: SENAI (Av. Leão Sampaio, 839 – Triângulo, Juazeiro do Norte)

Faça sua inscrição: (85) 3421.5498 / pdace@sfiec.org.br

Informações para a Imprensa
Gerência de Comunicações - Sistema FIEC
(85) 3421 5435 / (85) 3421 5434
(85) 3421.5431/ (85) 3421.4203

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Falecimento de Dona Expedita Dias

Faleceu ontem, em Fortaleza, aos 92 anos de idade, a senhora Expedita dos Santos Dias. Ela era casada com o conhecido empresário do ramo metalúrgico  João Dias de Oliveira (já falecido) de cujo matrimônio nasceu frondosa árvore genealógica de 12 filhos: Maria Lúcia (Marluce), Margarida, Cícera, Antônio, Francisco de Assis, José Taumaturgo, Liduína Maria, Maia de Jesus, Marcos Aurélio, Geraldo Sérgio, Rita de Cássia e Cristiana Maria. O velório está sendo realizado no Anjo da Guarda. O sepultamento será hoje às 16 h no Parque das Flores. 
Dona Expedita no início dos anos 60, por estimulação de sua irmã Angélica,  foi para São Paulo e lá se capacitou em assuntos de beleza, especialmente com relação a corte de cabelo e maquiagem. Voltando a Juazeiro, em 1962, decidiu montar o seu próprio salão de beleza, anexo à sua residência da Rua da Glória. Era este o segundo gabinete da cidade com esta especialidade, depois de Iolanda Magalhães, um pouco mais antigo, na rua da Conceição. Durante mais de 50 anos de atividades intensas, o Salão mudou para outros endereços, sempre anexo à residência da família, tornou-se ponto marcante da cidade e principalmente de tudo o que foi possível fazer para educar esses filhos. Ainda hoje o Salão continua com atividade de algumas filhas. Das diversas atividades e habilitações de dona Expedita, a família e muitos neste Juazeiro reconhecem a sua experiência e grande iniciação como homeopata, leiga, mas bem fundamentada. A convivência da família, entre o Brejo Seco e o Limoeiro, com a extraordinária figura do Cônego Climério Correia de Macedo levou-a a conhecer mais de perto a ciência de Samuel Hahnemann. Aos poucos, com leitura, ensinamentos e experiência rudimentar em anamnese e prescrições, Expedita se tornou expert em consultar o grande repertório do Dr. Nilo Cairo e com isto amenizar muitos sofrimentos. De um tudo ela tinha solução, entre gotinhas, bolinhas e tinturas, dos achaques mais simples e corriqueiros a desentortar perna de menina travessa, à base de calcarea carbonica.  

quarta-feira, 21 de junho de 2017

São João nos Bairros começa dia 23 de junho com 22 quadrilhas e 17 grupos de tradição

A Coordenação de Arte e Cultura da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura de Juazeiro do Norte, definiu a programação do São João nos Bairros. Com início no dia 23 de junho, os festejos terão 17 arraiás, realizados em 15 bairros do Município, contemplando assim as zonas rural e urbana. 

O critério para a escolha dos bairros foi feito de acordo com a existência de quadrilhas juninas nessas comunidades, pois o objetivo é levar os festejos para os bairros de origem desses grupos.

A intenção da Coordenação de Arte Cultura é fazer um São João acessível a todos das comunidades, como idosos e crianças, além de fomentar a Economia Criativa e dar início à criação de um circuito junino, em Juazeiro do Norte.

Ao todo, participarão 22 quadrilhas. Também estão previstas apresentações de 17 grupos da tradição popular, entre reisados, guerreiro, mamulengo, banda cabaçal, coco e bacamarteiros. Os eventos serão realizados em espaços abertos ao público como escolas, praças públicas, centro comunitários ou mesmo na rua.

Programação do São João nos Bairros 

Dia 23
Força Nordestina
Local: Sítio Carás do Umari

Dia 24
Quadrilha Gonzagão
Local: Romeirão

Dia 25
Quadrilha Pinga Fogo
Local: Horto

Dia 27
Nação Nordestina
Local: Pirajá

Agremiação Junina Cariri
Local: Limoeiro

Dia 28
Quadrilha do Gil
Local: Bairro Socorro

Quadrilha Chapéu de Palha
Local: Frei Damião

Quadrilha São Domingos
Local: Leandro Bezerra

Dia 29
Junina Paixão do Cariri
Local: Salesianos

Matutino Júnior
Local: João Cabral

Dia 30
Arraiá do Girassol
Local: Timbaúbas

Balão Junina Cariri
Local: João Cabral

Tabuleiro Grande
Local: Triângulo

Estrela Nordestina
Local: Vila Nova

Dia 01 de julho
Carcará do Sertão
Local: Carité

Quadrilha Fogo de Palha
Local: Campo Alegre

terça-feira, 20 de junho de 2017

A história do canhão da guerra de 14 - Daniel Walker





















O canhão mostrado na foto é uma relíquia histórica, pois representa o símbolo da resistência de Juazeiro às investidas das tropas rabelistas na Sedição de 1914, na qual Juazeiro saiu vitorioso. A história desse canhão é bem interessante e pitoresca. 

Quando as forças militares estaduais do governador Franco Rabelo estavam se mostrando ineficientes para conter a rebeldia das forças de Juazeiro, um empresário fortalezense, Sr. Emílio Sá, dono de uma padaria no centro comercial da capital cearense, teve a ideia de fazer um canhão que seria, segundo ele, "a arma fatal para dizimar os rebeldes". 

O canhão foi fundido em bronze proveniente de um grande volume de moedas doadas pela população de Fortaleza, numa campanha feita à pressa, mas que deu bom resultado, porquanto em pouco tempo todo o bronze necessário para fundição do canhão de um metro estava à disposição do idealizador.

A chegada desse canhão, esperava-se, daria maior ânimo às forças rabelistas sediadas na cidade de Crato, cuja esperança de vitória havia desaparecido. Embora a fundição do canhão tenha sido feita rapidamente, seu transporte para o Crato foi uma empreitada longa, cansativa e, quando em combate, a ação foi desastrosa. 

Como a linha de ferro só ia de Fortaleza a Iguatu, o transporte do pesado artefato até o Crato foi feito numa carroça puxada por uma parelha de bois, trafegando numa estrada enlameada devido às fortes chuvas que banharam na época a região Caririense. Não foi nada fácil!

Com a chegada da arma fatal, o falastrão major Ladislau, comandante das forças rabelistas, num arroubo de arrogância mandou soltar um boletim espalhafatoso para despertar nervosismo nas tropas de Juazeiro, o qual entre outras coisas desaforadas dizia o seguinte: “O Juazeiro vai ser bombardeado a dinamite por poderosos canhões vindos de Fortaleza com extraordinários reforços de soldados e de munição. Rendei-vos, ainda é tempo”. 

No tocante aos canhões mentiu, pois só era um exemplar; porém disse a verdade quanto ao reforço de munição (vieram 100 mil cartuchos) e ao número de soldados (vieram mais 150 homens da Guarda Cívica). 

Irado com o desaforo do major Ladislau, o comandante Floro decidiu revidar e emitiu também um boletim, no qual vociferou: “Lemos o imundo boletim que vocês, acovardados, fizeram circular. Fiquem sabendo que aqui ninguém tem medo dos seus canhões, nem das suas 100 mil balas, nem das suas dinamites. Deixem de ser pulhas e venham, se têm coragem, para correrem pela segunda vez e última vez. Porque agora não daremos mais tréguas, podem ficar certos. Venham, venham, venham!”.  
Mais tarde ficou comprovado o quanto Floro tinha razão ao fazer tais afirmações. Mas o major Ladislau, fanfarrão como era,  não perdeu a oportunidade de enraivecer Floro mais uma vez e mandou outro boletim desaforado nos seguintes termos: “Floro, seu bandido. Nestes dias te mostrarei como se zomba de um governo. Tua cabeça irá para Fortaleza servir de exemplo aos outros miseráveis teus companheiros. Floro, ladrão, Não terás a honra de morrer a tiros, mas sim sangrando no coração, miserável”. 

Depois o major Ladislau viu a besteira que fez, pois nada do que prometeu se realizou. 
A ordem que veio de Fortaleza era clara: para que a estreia do canhão tivesse amplas condições de lograr êxito era preciso antes matar Juazeiro de fome, através de um bloqueio nas estradas, evitando assim que os gêneros alimentícios chegassem à cidade. E o bloqueio de fato foi feito, porém Dr. Floro, estrategista como era, encontrou uma solução eficaz, mesmo sem contar com a anuência do Padre Cícero, seu cúmplice no comando da sedição. 

A solução empregada foi efetuar saques aos depósitos de alimentos dos sítios da vizinhança onde os soldados rabelistas não estavam vigiando. Padre Cícero não concordou com tal medida porque achava que isso se constituía crime de roubo. Diante da advertência do Padre Cícero, Floro retrucou com veemência: “Deixe de escrúpulos e me dê carta branca para resolver essa parada, se não quiser ser degolado pelos soldados da polícia!”.  

E Padre Cícero não teve outra alternativa, senão calar-se e deixar tudo a critério de Floro. 
Como a ideia do boicote das estradas não surtiu o efeito esperado, o major Ladislau foi obrigado  a antecipar a estreia do tão esperado canhão. Mas logo no tiro de ensaio, realizado ao ar livre para toda a população cratense assistir, o canhão de Emílio Sá foi uma tremenda decepção, pois o tiro literalmente saiu pela culatra. O estrondo foi realmente grande e destruiu a carroça de madeira que lhe servia de base, sendo preciso improvisar um novo estrado, agora de ferro e feito à pressa.

O primeiro tiro do canhão foi um sucesso, mas apenas em estrondo e fumaça, e isso certamente desanimou o comandante da tropa rabelista. Mas como não havia tempo a perder, o certo mesmo era retomar os ataques a Juazeiro, na esperança de que o canhão, cujo fracasso inicial não era do conhecimento das tropas rebeldes, cumprisse a missão para a qual foi construído. 

Assim, no dia 21 de janeiro de 1914, mesmo contrariando a ordem do governo de prolongar o boicote das estradas,  o desastrado major Ladislau ordenou um novo ataque, agora com mais munição e  o reforço da Guarda Cívica, vindo de Fortaleza. 

Essa Guarda Cívica não era propriamente uma tropa militar com treinamento de caserna. Era, na verdade, um grupo de civis voluntários convidados em cima da hora e portanto sem nenhum preparo para a luta armada. Ela teve de ser acionada porque praticamente todo o contingente militar do governo já estava em campo. Os poucos militares que não foram deslocados para o Crato ficaram para guarnecer a capital. 

Em combate, o canhão foi mesmo um tremendo fracasso! Seu tiro era de fato estrondoso, entretanto tinha pouco alcance, de tal forma que o projétil lançado nunca chegava ao alvo esperado. Serviu mesmo foi de gozação para as tropas de Juazeiro. Toda vez que se ouvia o tiro do canhão, os rebeldes de Juazeiro gritavam em coro: “Xô, maldita!”. E a bola de chumbo quente passava longe do alvo. 

Sem o canhão render o esperado, o major Ladislau ordenou o recuo das suas tropas para Barbalha, em vez de Crato, e em lá chegando, deu a ordem jamais ouvida  num campo de combate: “Camaradas, é triste confessar; mas o Padre Cícero ganhou a guerra. Deus é grande, o Padre Cícero é maior. Mas o mato é maior ainda do que os dois juntos. Cada um cuide de si e ganhe o matagal”. 

Não foi preciso muito tempo para a tropa seguir o conselho. Ali mesmo, muitos soldados amedrontados debandaram; outros preferiram tirar a farda e fugir como se fossem civis, pois o mais importante naquele momento era não estar no local quando as tropas rebeldes chegassem a Barbalha. 
O canhão foi abandonado nos arredores da cidade e depois foi trazido pelas tropas vitoriosas até ao centro  e exibido como troféu de guerra, sob caloroso aplauso da população. 

O canhão (visto na foto abaixo) hoje está exposto no Memorial Padre Cícero, sendo uma peça bastante apreciada pelos visitantes. 


segunda-feira, 19 de junho de 2017

Faleceu Dona Elza, mãe do Padre Leandro

Faleceu na manhã de hoje, nesta cidade, aos 72 anos de idade, a senhora Josefa Leandro Cavalcante, mais conhecida como Elza, mãe do Padre Cícero Leandro, pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, do Bairro Novo Juazeiro. Dona Elza nasceu na cidade de Lavras da Mangabeira,  era casada com o Sr. Vicente Silva Cavalcante, com que teve quatro filhos, sendo um homem e três mulheres.  O velório está sendo realizado no Anjo da Guarda, onde haverá missa de corpo presente, marcada para as 15 h, e em seguida, o sepultamento, no mesmo local.

domingo, 11 de junho de 2017

Colaborador do Portal de Juazeiro recebe comenda do Papa

Há cerca de um ano, o Sumo Pontífice Papa Francisco concedeu ao historiador Armando Rafael, colaborador do Portal de Juazeiro,  a Comenda de Cavaleiro da Ordem Equestre de São Silvestre Papa. Essa honraria foi regulamentada em 1905 pelo Papa da época, São Pio X. É uma ordem honorífica do Vaticano atribuída a leigos que prestaram serviços à Igreja Católica Apostólica Romana. Quem indicou o nome de Armando foi Dom Fernando Panico, de quem o historiador foi Chanceler por 4 anos e meio. Armando, por modéstia,  não deu divulgação ao recebimento da condecoração. Mas, hoje, com sua permissão, achamos por bem divulgar o fato pois se trata de fato relevante. Parabéns ao nosso colaborador pela honraria recebida. 

Abaixo a Comenda:

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Juazeiro do Norte recebe lançamento do Inova Moda Inverno 2018

Depois de Fortaleza, é a vez do Caderno de Tendências do Inova Moda Inverno 2018 ser lançado no Juazeiro do Norte. O lançamento acontecerá dia 13 de junho, das 19h às 21, no Auditório do SEBRAE Juazeiro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link. O lançamento do projeto ainda acontecerá em Alto Santo e Sobral, nos dias 21/6 e 27/6, respectivamente.

O foco do Inova Moda é apresentar as tendências de moda para os micro e pequenos empresários da região e conta com o apoio do Sinditêxtil, Sindroupas, Sindconfecções e Sindcalf. O gerente do SENAI Parangaba (unidade executora do projeto no Ceará), Elias Pedrosa, ressaltou a importância do projeto para auxiliar as empresas a entenderem as tendências e destacou o papel do SENAI na formação de mão de obra para a cadeia da moda no estado.

A presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil), Kelly Whitehurst, disse, em nome dos sindicatos, que várias ações de alto impacto estão sendo realizadas em conjunto visando o fortalecimento da cadeia, como a criação do Programa Ceará Moda Contemporânea e a Ceará Fashion Trade, a primeira feira de moda realizada pelos sindicatos e FIEC. Sobre o Inova Moda, a intenção, segundo Kelly, "é focar em fazer o melhor, conhecendo as tendências, e manter atenção no que o mercado vai comprar, valorizando o que é feito aqui, apostando num consumidor mais consciente".

O gestor do projeto Moda no Ceará, Deoclys Bezerra, apresentou as tendências e comportamentos de consumo. "O importante é que cada profissional identifique quais temas se aproximam do que cada um faz e aplique esse conhecimento para produzir suas criações", frisou. A gestora da área de moda do Sebrae, Marília Diniz, apresentou o projeto Indústria da Moda do Ceará, lançado na FIEC no dia 24/5, e convidou os empresários presentes a participar (mais detalhes AQUI).

SERVIÇO:
Lançamento com palestra Inova Moda Inverno 2018 - Juazeiro do Norte
Data: 13 de junho
Horário: às 19h
Local: Sebrae (Rua São Pedro, S/N - Praça da Matriz em Juazeiro do Norte)
Inscrições AQUI
Mais informações: (85) 4009-6300

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Enc: I CONCURSO “HOMENAGEM AO PADRE DO JUAZEIRO”; Participe! - FONTE: http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2017/05/i-concurso-homenagem-ao-padre-do.html





De: José Romero Cardoso <romero.cardoso@gmail.com>
Enviado: quarta-feira, 7 de junho de 2017 17:40
Para: professordaniel@hotmail.com.br
Assunto: I CONCURSO "HOMENAGEM AO PADRE DO JUAZEIRO"; Participe! - FONTE: http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2017/05/i-concurso-homenagem-ao-padre-do.html
 


quarta-feira, 31 de maio de 2017

I CONCURSO "HOMENAGEM AO PADRE DO JUAZEIRO"; Participe!


REGULAMENTO

I – Do Evento e seus Objetivos

Art. 1º – O Primeiro Concurso HOMENAGEM AO PADRE DO JUAZEIRO, busca consagrar o famoso Padre Cícero Romão Batista, o "Padim Ciço" do Juazeiro do Norte-CE, bastante aclamado por Luiz Gonzaga na música "Viva Meu Padim", é uma realização do Parque Cultural "O Rei do Baião", da Fazenda São Francisco, município de São João do Rio do Peixe-PB, no dia 20 de agosto de 2017, na programação do X FESMUZA – Festival de Músicas Gonzagueanas.

Art. 2º – O Patrono do Concurso é o Sr. Fernando Pelício.

Art. 3º – Poderão inscrever-se no Concurso todos os admiradores desse tema e da vida e obra do Gonzagão, de todas as regiões de qualquer país, que concorrerão em absoluta igualdade de condições.

Art. 4º – Os textos devem ser exclusivos no idioma português, inéditos e originais.

Art. 5º – O Concurso HOMENAGEM AO PADRE DO JUAZEIRO tem como objetivos:

a) – Homenagear o Padre Cícero, e toda sua história de luta e vida pelo povo nordestino;

b) – Os textos terão obrigatoriamente que versar sobre Padre Cícero, importante personagem da história nordestina.

II – Das Inscrições

Art. 6º – As inscrições deverão ser feitas na Fazenda São Francisco, zona rural de São João do Rio do Peixe (PB), ou ainda no endereço: Rua Dr. José Guimarães Braga, 70, Vila do Bispo, Cajazeiras (PB), CEP – 58.900-000, pelos telefones: (83) 99615-7942 / (83) 99379-1893, pelo e-mail: chicocardoso.caldeirao@gmail.com
a) Maiores informações no site: 
www.caldeiraodochico.com.brgonzagaodobrasil.blogspot.com.br e no programa "Caldeirão Político", na Rádio Oeste da Paraíba.

§ 1º – Serão aceitas inscrições por e-mail, pessoalmente ou via correio.

§ 2º – O período de inscrições será de 17 de abril a 31 de julho de 2017.

Art. 7º – A formalização das inscrições se processará mediante a entrega dos textos digitados em espaço simples (Office Word), fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, acompanhados da identificação do autor (nome, uma fotografia recente para fazer parte do mural dos inscritos, telefone de contato, endereço residencial completo, endereço eletrônico e breve currículo).

§ 1º – Na cópia do texto não deverá constar o nome do autor, apenas o nome da obra. A identificação completa deverá ser feita em folha à parte e anexada.

§ 2º – Cada escritor só poderá inscrever um texto, e o mesmo não poderá conter mais do que uma página.

Art. 8º – A Comissão Organizadora do Concurso não se obriga a devolver o material utilizado para as inscrições, ficando o mesmo na guarda da referida Comissão.

Art. 9º – O ato da inscrição implica, automaticamente, na aceitação integral por parte dos concorrentes dos termos deste Regulamento.

III – Do Julgamento

Art. 10º – O Julgamento dos textos será feito por uma comissão formada por três jurados de reconhecida experiência na cultura regional, no prazo de 15 (quinze) dias após o término das inscrições, sendo sua decisão soberana, não cabendo qualquer manifestação contrária.

Parágrafo Único – Em caso de empate entre os primeiros colocados o desempate se dará por decisão de três jurados, convocados extraordinariamente para esse fim.

IV – Da Premiação

Art. 11º – A premiação do Concurso HOMENAGEM AO PADRE DO JUAZEIRO acontecerá no dia 20 de agosto de 2017, dentro da programação do X FESMUZA, na Fazenda São Francisco, São João do Rio do Peixe-PB – Parque Cultural "O Rei do Baião".

Art. 12º – O Campeão receberá o Troféu "PADRE CÍCERO" e Certificado Digital de Participação.

Art. 13º – Os demais inscritos receberão Certificado Digital de Participação.

Art. 14º – Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Fazenda São Francisco, março de 2017.
Francisco Alves Cardoso
Presidente do Parque Cultural "O Rei do Baião"
Luiz Claudino de Oliveira Florêncio
Coordenador de Planejamento
Francisco Álisson de Oliveira
Produtor Cultural


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso



terça-feira, 6 de junho de 2017

SENAI/CE credencia profissionais de diversas áreas para prestar serviços de consultoria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) está credenciando profissionais interessados em prestar serviços de consultoria na instituição. Para participar, é preciso ser pessoa jurídica especializada na área demandada e devidamente habilitada. Os credenciados poderão ser chamados para prestar serviços quando houver demanda do SENAI em todo o Ceará conforme disponibilidade dos candidatos, informada no cadastro.

Para consultoria em processos produtivos, podem se cadastrar profissionais com formação em Engenharia de Produção, Administração de Empresas; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Segurança do Trabalho; Engenharia/Tecnologia em Automação Industrial ou Mecatrônica; Tecnologia da Informação; Design de Produtos; Engenharia de Alimentos; Gestão de Logística; e nível médio com conhecimento específico em confecções ou outra competência que não se encontre em profissional com graduação.

No atendimento de legislações, normas e regulamentos técnicos, podem se credenciar profissionais com formação em Engenharia de Produção; Administração de Empresas; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Segurança do Trabalho; Engenharia/Tecnologia em Automação Industrial ou Mecatrônica; Tecnologia da Informação; Design de Produtos; Engenheira de Alimentos; Gestão de Logística ou área afim com comprovada experiência na área de legislações, normas e regulamentos técnicos (conhecimento em uma ou mais normas: ISO, DENATRAN, INMETRO, MTE, DNPM e Legislação Ambiental especifica).

Os candidatos interessados e com formação nas áreas citadas, podem solicitar edital de credenciamento pelo e-mail compras.sfiec@sfiec.org.br e esclarecer dúvidas por agendamento prévio através do telefone (85) 3421 5844. Os documentos necessários constam no edital e são específicos para cada área de formação.



Informações para a Imprensa
Gerência de Comunicações - Sistema FIEC
(85) 3421 5435 / (85) 3421 5434
(85) 3421.5431/ (85) 3421.4203

segunda-feira, 5 de junho de 2017

PROEX: divulgadas as chamadas públicas do II Concurso de Fotografia e I Concurso de Microvídeo do GeoPark Araripe

A Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Geopark Araripe (G.A). através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), tornam públicos o II Concurso de Fotografia e I Concurso de Microvídeo.

Os dois concursos são ações promovidas em decorrência do ano de 2017 ter sido declarado pela Organização das Nações Unidas como o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento” em reconhecimento ao grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade econômica mundial, para contribuir para a luta contra a pobreza e promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural, temas centrais da missão da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Para mais informações consultar as Chamadas Públicas abaixo




Universidade Regional do Cariri  (URCA)
Núcleo de Comunicação
Telefones: (88) 3102.1218
Twitter: @URCA_noticias
Facebook: facebook.com/urca30anos
www.urca.br – Crato, outubro de 2016.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Samy Dana participa do I Fórum das Indústrias do Cariri, promovido pela FIEC

Na próxima terça-feira (6/6), das 8h às 17h30, a região do Cariri receberá o I Fórum das Indústrias do Cariri, realizado pela FIEC. Representantes de setores de calçados; confecções; agroalimentar; saúde e químico; construção e minerais não metálicos, eletrometalmecânico e metais foleados; turismo e economia criativa estarão presentes no evento. Representantes da academia, dos governos municipais da região e empresários também se farão presentes.

O evento será encerrado com palestra do comentarista do programa Conta Corrente (Globo News) e do telejornal Hora 1 e do Jornal da Globo (Rede Globo), Samy Dana. Samy é professor da Fundação Getúlio Vargas, e também colunista do Portal G1 de notícias e da Época Negócios. Possui ainda mestrado em economia e doutorado em administração, além de ser Ph.D. em Business. Samy possui mais de 15 anos de experiência em consultorias e apresentação de palestras. É autor de vários livros ligados a finanças, economia e negócios.

Confira a programação:

8h30 -  Abertura/Formação da mesa composta pelas autoridades presentes 
9h  - Início dos trabalhos com exposição da metodologia que será aplicada para a formação das ilhas
13h – Almoço
14h30 -  Retomada dos trabalhos – Apresentação dos resultados quantitativos
17h30 -  Encerramento das atividades nas ilhas
18h -  Palestra Magna 
19h30 -  Coquetel

Prefeitura extingue contrato com a SR Empreendimentos da Rodoviária, Terminal Metropolitano e Mercado do Peixe

Imagem inline 1 
A administração municipal reassume a gestão dos espaços públicos, para garantir mais eficiência na prestação dos serviços à população de juazeirense

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte extinguiu contrato com a SR Empreendimentos, empresa que administrava o Terminal Rodoviário Interestadual, o Terminal Rodoviário Metropolitano e o Centro de Abastecimento Gumercindo Ferreira, conhecido como Mercado do Peixe, localizado no bairro João Cabral. A empresa foi notificada na última terça-feira e tem até cinco dias úteis para desocupar esses espaços. O contrato da SR Empreendimentos estava em vigor desde abril de 2008.

O contrato foi extinto por várias irregularidades constatadas da gestão desses espaços, má administração, dívidas de mais de R$ 1 milhão em Imposto Sobre Serviços (ISS), junto ao Município, além do não repasse dos 2% à Prefeitura, conforme vigorava no contrato. Segundo a Procuradoria da Prefeitura, a empresa ainda vinha acumulando dívidas trabalhistas, ao longo desses anos em que estava administrando os equipamentos públicos.

A SR Empreendimentos chegou a ser notificada por várias vezes sobre má prestação de serviços e nenhuma providência chegou a se tomada em função das deficiências apresentadas nos serviços. Com isso, a gestão desses espaços volta a ser prestada pela administração municipal. (ASCOM/PMJN)