terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Curta-metragem sobre a Procissão de Nossa Senhora das Candeias será lançado em Juazeiro do Norte

Na quarta-feira, dia 1º de fevereiro de 2017, será lançado em Juazeiro do Norte o documentário de curta-metragem Candeias. Filmado durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em fevereiro de 2016, o curta apresenta um olhar voltado para uma das mais belas expressões da religiosidade popular do Cariri, a “Procissão das Velas”, que ocorre anualmente em Juazeiro, sempre no dia 02 de fevereiro.

Com direção de Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues, Candeias é uma produção de O Berro Filmes, e foi realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura, aprovado no XI Edital de Cinema e Vídeo (de 2014) da Secretaria de Cultura do Estado Ceará.

O lançamento acontecerá no Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, no dia 1º de fevereiro, às 19h, com entrada gratuita. Após a exibição, haverá debate sobre a produção do filme com os realizadores e colaboradores.

Serviço:
Lançamento do curta-metragem Candeias
Quarta-feira, 1º de fevereiro de 2017, 19h
No Teatro Sesc Patativa do Assaré - Sesc Juazeiro
(Rua da Matriz, 227, Centro, Juazeiro do Norte)
Entrada gratuita.

Sinopse
Candeias é torrente de luz, um imenso rio iluminado de fé, por sertanejos simples, a desaguar num mar de promessas realizadas e anseios pelo porvir. É o instante em que se entoa forte cada bendito e oração. É estar em Juazeiro do Norte, terra santa inventada por Padre Cícero, e na qual no caminho, de idas e vindas, nunca ninguém se perdeu.

Mais informações sobre o Candeias no link abaixo:
http://oberronet.blogspot.com.br/2017/01/curta-metragem-sobre-procissao-das_25.html

Página do filme no Facebook:
https://www.facebook.com/candeiasfilme/

Teaser do Candeias:
https://vimeo.com/200500396
--

Assessoria de Imprensa – Curta-metragem Candeias
Hudson Jorge
(88) 9.8882.8384 / 9.9659.2873
Área 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

ICVC empossará nova diretoria

Diana Barbosa
O Instituto Cultural do Vale Caririense empossará no próximo dia 3, em sessão solene no auditório do Panorama Hotel, às 19h30min, sua nova diretoria para o biênio 2017/2018. Na oportunidade o atual presidente, Dr. Renato Casimiro, passará os destinos da entidade para a nova presidente, professora Diana Barbosa, a qual tem como seus vices-presidentes Dr. Manoel Lacerda Neto e a professora Socorro Gondim. 

sábado, 28 de janeiro de 2017

Falecimento de Denise Gonçalves

Faleceu na madrugada de hoje, em Fortaleza, onde residia, a juazeirense Denise Ferreira Oliveira Rego,  irmã de Lígia e de Wellington e Junior (Raimundo Oliveira). Ela teve uma trombose há cerca de três meses, ficou algum tempo na UTI do Hospital São Camilo, onde veio a falecer. Denise tinha 56 anos de idade. Seu corpo está sendo aguardado, devendo chegar a Juazeiro na madrugada de domingo, amanhã. O velório será no Anjo da Guarda, onde haverá missa de corpo presente e em seguida o sepultamento, às 16h. 

Festa de Nossa Senhora de Lourdes - Programação



sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Centro de Referência da Cultura Popular poderá ser criado em Juazeiro do Norte

 O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, esteve reunido hoje em Brasília com o Professor José Jorge de Carvalho, docente do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília, Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI) vinculado ao Instituto Nacional de C&T e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.

O objetivo da reunião foi iniciar uma parceria com o propósito de discutir um Centro de Referência da Cultura Popular a partir do notório saber dos mestres tradicionais, com vistas à formação artística integral de crianças e jovens. A parceria em âmbito regional, estadual, nacional e internacional trará aportes conceituais e de sustentabilidade para o programa de ação integrando cultura, espaço de conhecimento e comunidade.

O centro de referência possibilitará também a discussão e trocas, onde a construção do conhecimento se dará a partir do notório saber dos mestres de tradição em contraponto à realidade contemporânea vivenciada pelos jovens nos modelos conservadores de ensino formal e meios de comunicação de massa.

Ficou acordada a realização de um encontro entre a Coordenação do INCTI, com o Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, e o Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, além do Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, com vistas às primeiras iniciativas para viabilizar a proposta. (ASCOM/JN)


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

MP manda prefeitura de Juazeiro tirar nome de Ciro, Tasso e Lúcio de prédios públicos

O Ministério Público do Ceará (MP-CE) entrou com ação contra a Prefeitura de Juazeiro do Norte, no Cariri, por conta da homenagem a pessoas vivas em espaços e prédios públicos da cidade. Na ação, o promotor Silderlando do Nascimento pede a retirada, em até 90 dias, de nomes de pessoas vivas de prédios, ruas, praças, salas, gabinetes, hospitais, escolas, entre outros.

Entre os casos levantados, estão o Hospital Governador Tasso Jereissati (hoje senador pelo PSDB), o Mercado Central Governador Adauto Bezerra (hoje afastado da política), o Conjunto Habitacional Ministro Ciro Ferreira Gomes (hoje pré-candidato à presidência) e o Posto de Saúde Senador Lúcio Gonçalo de Alcântara (hoje presidente de honra do PR do Ceará).

Na ação, o MP destaca que este tipo de homenagem fere a Lei Federal nº 6.454/77, que veda a veiculação de nomes para promoção pessoal ou culto de personalidade. Segundo o promotor, as referências ainda ferem os princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade administrativa, assim como a Constituição Estadual do Ceará.

Desde 2014, o MP de Juazeiro já apura supostas irregularidades relacionadas a homenagens de pessoas vivas a prédios e espaços públicos da cidade. Durante a investigação, verificou-se que diversas leis municipais acabaram permitindo – ainda que de forma irregular – a Prefeitura a conceder as homenagens.
Fonte: O POVO online

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Limite de velocidade para 50km/h passa a vigorar a partir do dia 30 de janeiro

A fiscalização eletrônica para os limites de velocidade de 50 quilômetros, nas vias urbanas de Juazeiro do Norte, passa a vigorar a partir do dia 30 de janeiro. O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), já realizou praticamente toda a sinalização vertical, com a mudança de quilometragem, em quase todos os locais onde há lombada eletrônica. Com isso, o Município realiza a adequação de velocidade nas vias secundárias de acordo com o artigo 61, do Código de Trânsito Brasileiro, relacionado às velocidades autorizadas.

Conforme o artigo, a velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito. A redução acontece de 60km para 50km, também com o objetivo de garantir maior segurança no tráfego urbano. Segundo o diretor do DEMUTRAN, José Pedro Cipriano, a mudança das placas de sinalização vertical já vem há alguns dias, e ele alerta para os condutores já ficarem atentos no cumprimento, a fim de não serem notificados.

Conforme recomenda o código de trânsito, nas vias urbanas, o limite de 60 km/h nas vias arteriais é elevado demais. Admite-se geralmente que neste caso a velocidade não deve exceder a 50 km/h. A redução é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que recomendou a adoção do limite de 50 km/h em áreas urbanas para diminuir os acidentes e melhorar o fluxo do trânsito nas cidades.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Romeiros respondem pesquisa sobre câncer de boca

O Dr. Paulo Leonardo Celestino Oliveira, odontólogo  juazeirense e aqui radicado, está realizando um importante trabalho acadêmico para saber como anda o nível de conhecimento dos romeiros que visitam Juazeiro do Norte sobre o câncer de boca e procurar associar isto com o perfil sociodemográfico, como nível de escolaridade e renda.

Ele disponibilizou para o Portal de Juazeiro os primeiros resultados da sua pesquisa os quais são agora mostrados aos nossos leitores. 
Segundo Dr. Paulo, “Foram feitos os cálculos  e para a amostra ter veracidade de 95%, foram necessários  384 entrevistas, isto baseado na estimativa da visita de 400.000 romeiros por romaria. Conseguimos 422 entrevistas juntando as romarias de setembro e novembro de 2016.
Em relação ao câncer de boca, ainda estamos analisando como vamos classificar. Mas quanto aos dados dos romeiros, já posso adiantar muita coisa!
Em relação ao estado de origem, Pernambuco nos enviou mais romeiros, com cerca de 34% de participação. Em seguida vieram AL (29,7%) e SE (16,9%). O Ceará veio em quarto lugar com 10,7%, inclusive com gente de Fortaleza.
Foram mais de 130 cidades representadas por aqui! Quase todas do Nordeste. Mas tinha gente de São Paulo também. Dentre estas mais de 130 cidades, 05 se destacaram: Maceió (17,3%), Aracaju (9,6%), Carpina (4,6%), João Alfredo (3,8%) e Recife (3,4%).
A média de idade foi de 48 anos. Consideramos a partir de 18 anos. Conseguimos entrevistas com pessoas de até 88 anos. 78,9% residem em zona urbana, o restante em rural. 54% estudaram por até 09 anos, 46% mais de 09 anos. Em relação à renda, quase 71% tinham o orçamento familiar com até 02 salários, cerca de 23% de 02 a 04 salários, 5,5% de 04 a 10 salários, e 1% de 10 a 20 salários. Isto baseado nas classes A, B, C, D e E”.

Dificuldades
Dr. Paulo disse: “Coletar estes dados não foi fácil. A recusa era muito grande. Os romeiros tinham muito medo de sofrerem algum tipo de calote, como chegar boleto de cobrança em casa, ou retirarmos suas aposentadorias...”

Corrida São Sebastião supera expectativas de participação em seu primeiro ano

A corrida de São Sebastião superou todas as expectativas dos organizadores. Em sua primeira edição, quase trezentos atletas, militares e civis, estiveram participando do evento, que abriu o calendário de corridas de rua de Juazeiro do Norte neste ano. Um domingo cheio de disposição e animação por algumas das principais ruas de Juazeiro do Norte.

Dividida em duas categorias, três e seis quilômetros para civis e militares, os atletas fizeram bonito, destacando a policial do Raio, Samara Alves, que foi a única mulher militar a participar da prova de seis quilômetros militar feminina. Nas demais categorias, o pódio ficou completo e junto com os campeões todos fizeram a festa.

A Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura do Município, forneceu apoio logístico ao evento. O Secretário Luciano Basílio, junto com outros membros da Secretaria e o Diácono Capelão da capela de São Sebastião, Victor Hugo, fizeram a entrega das medalhas para todos os participantes e troféus para os três melhores de cada categoria. Para o Secretário, “o evento foi positivo para todos os participantes e para quem estava prestigiando. A alegria de todos era contagiante.  O Secretário Luciano Basílio garantiu a parceira da segunda edição da corrida, que deverá acontecer em janeiro de 2018.

A corrida marcou o fim dos festejos na capela militar ao santo padroeiro São Sebastião e a abertura do calendário de corridas de rua. No local do evento, já eram realizadas inscrições para a próxima corrida de rua, que é a corrida de São José, que acontece no mês de março e também contará com o apoio da administração municipal. (ASCOM/PMJN)

domingo, 22 de janeiro de 2017

O iu-á hotel, em Juazeiro do Norte, lança o Feriuadão, uma série de pacotes promocionais para os feriados de 2017.

Com o objetivo de proporcionar um feriadão diferente, o iu-á hotel, localizado em Juazeiro do Norte (CE), lança um pacote promocional com 50% de desconto para hospedagem durante o Carnaval 2017. “O Cariri é uma região muito rica em belezas naturais e merece ser visitada, por isso resolvemos lançar o Feriuadão, uma série de pacotes promocionais durante os feriadões deste ano, começando pelo carnaval”, explica a diretora do iu-á, Luciana Alencar.
O pacote com desconto de 50% para o período carnavalesco inclui três diárias em quarto superior para duas pessoas, com café da manhã, e sai por R$ 448, e o valor de R$ 525,00 em apartamento superior frente, já com as taxas inclusas. O desconto é válido apenas para reservas realizadas diretamente no site www.iuahotel.com.br ou pelo e-mail: reservas@iuahotel.com.br

Parceria com o Geopark Araripe
Com o propósito de ser um aliado do desenvolvimento sustentável da região caririense, o iu-á uniu-se à Universidade Regional do Cariri (Urca) e assinou um Termo de Parceria com o Geopark Araripe, que reúne nove sítios geológicos e paleontológicos, reconhecido por suas riquezas naturais e aspectos fundamentais relacionados à biodiversidade, história, cultura, arqueologia, entre outros. Além de incentivar seus hóspedes a visitar e a preservar o parque, o iu-á mantém em suas instalações a Sala Geopark, um espaço que reúne fósseis, imagens e textos do Geopark, para visitação do público em geral com o objetivo de estabelecer um contato inicial do público com o geoparque, despertando o interesse para a visitação e a preservação deste patrimônio.

Doblossauro
O iu-á possui um veículo Doblô, especialmente adaptado para receber um enorme pterodactilo, um réptil voador da ordem dos pterossauros, na parte superior, é utilizado nos passeios guiados pelo Geopark Araripe. Batizado de “Doblossauro”, o carro foi confeccionado pelo Circo Tupiniquim e recebeu acabamento do grafiteiro Narcélio Grud. Mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo estão no Geopark Araripe, por isso, a escolha deste animal para simbolizar a iniciativa.

Sobre o iu-á hotel
Localizado em Juazeiro do Norte, na próspera região do Cariri cearense, o iu-á hotel é o mais novo empreendimento da DJ Hotelaria, também responsável pelo Verdegreen Hotel, em João Pessoa (PB), eleito o Hotel Sustentável do Ano pelo Guia Quatro Rodas (2012) e um dos 25 Melhores Hotéis do Brasil pelo TripAdvisor (2013). Inaugurado em dezembro de 2013, o iu-á hotel se destaca por oferecer uma estrutura semelhante ao porte do Verdegreen, apta a receber tanto o turismo de negócio quanto de lazer, com salão de eventos com capacidade para 140 pessoas, sala de videoconferência, piscinas adulto e infantil, sauna, espaço fitness, sala de massagem e restaurante aberto ao público. O empreendimento foi eleito um dos 25 melhores hotéis do Brasil (2015) e conta com dois Certificados de Excelência TripAdvisor (2015 e 2016).
O iu-á - que quer dizer “juá” (fruto de espinho), em tupi-guarani - possui 138 quartos equipados com cofre digital, ar-condicionado e TV Led, com o diferencial de contar com suítes exclusivamente voltadas para o público feminino. A 20 minutos do aeroporto, o empreendimento possui excelente localização, estrategicamente posicionado próximo aos principais restaurantes da cidade. Com o objetivo de ser um aliado do desenvolvimento sustentável da região, o iu-á hotel firmou parceria com o Geopark Araripe, que reúne nove sítios geológicos e paleontológicos, comprometendo-se a divulgar suas riquezas naturais por meio de ações de fomentação e preservação, estabelecendo uma cadeia produtiva benéfica para toda a região do Cariri.

Serviço | iu-á hotel:
Rua Arnóbio Barcelar Caneca, 800
Lagoa Seca | Juazeiro do Norte | Ceará
Contato e reservas: (88) 3102.7777
www.iuahotel.com.br
Facebook: www.facebook.com/iuahotel

Mais informações:
Ranier Comunica
Carol Ranier (carol@raniercomunica.com - 85 98776.2357)
Karlos Emanuel (karlos@raniercomunica.com – 85 98527.6939)
www.raniercomunica.com.br

sábado, 21 de janeiro de 2017

Gizele Menezes assume Secretaria de Infraestrutura

A Arquiteta e Urbanista, Gizele Menezes, assumiu, na manhã desta quinta-feira, 19, a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) de Juazeiro do Norte. Até o momento, o cargo era ocupado por interinamente pelo secretário Luiz Ivan Bezerra, responsável pela pasta de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos.

A Secretária Gizele Menezes é especialista em Restauração de Edificações Históricas e em Docência do Ensino Superior. Exerceu, em 2009, o cargo de Secretária de Infraestrutura do Município de Juazeiro do Norte-CE e de Secretária de Obras do Município de Araripe-CE, em 2005. Elabora projetos arquitetônicos públicos para captação de recursos federais e estaduais, bem como, projetos privados, residenciais, comerciais e de serviços.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Paróquia de Nossa Senhora das Dores usará casula especial na missa do Centenário

Paróquia de Nossa Senhora das Dores usará casula especial na missa do Centenário
O que é uma “casula”? Trata-se de uma veste litúrgica geralmente confeccionada em tecidos seda ou damasco, utilizada pelos padres durante as celebrações das missas.
 Casula inspirada em vestimenta do padre Cícero. (Foto: Rozelia Costa)


A casula que vestirá o presidente da Missa Solene do Centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte, dom Gilberto Pastana, próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, foi confeccionada inspirada em uma casula do padre Cícero Romão Batista.
“Embora o padre Cícero não tenha sido o primeiro pároco da Basílica, a nossa intenção foi de trazer à tona a memória dele que teve e tem um grande marco para a criação e estruturação da paróquia, pois como a gente bem sabe Juazeiro do Norte cresceu e se desenvolveu em cima da figura, vida e devoção ao padre Cícero”, explicou o padre Antônio Romão, vigário da Basílica Nossa Senhora das Dores.
Detalhe do bordado, feito a mão. (Foto: Rozelia Costa)


Segundo o padre Antônio, devido a importância do padre Cícero para a história da paróquia, a ideia dos sacerdotes da Basílica era que o presidente da celebração utilizasse uma vestimenta usada pelo próprio padre Cícero, porém devido o estado de conservação em que elas se encontram, isso não foi viável, mas a ideia não morreu ali. Eles mandaram confeccionar uma casula estilo gótica, inspirada em uma casula que foi adquirida pelo padre Cícero em 19 de outubro de 1888 e utilizada por ele durante a missa de fundação do Apostolado da Oração de Juazeiro do Norte, o terceiro mais antigo do país.
Confeccionada durante trinta dias, em Recife, por Juraci Olímpio de Carvalho, dona do Ateliê Santa Clara e Santa Teresinha, a vestimenta inédita, feita para a celebração do centenário, possui bordado em dez tons de linha e pedrarias. Os tecidos utilizados foram o chantum, como peça principal, e o tafetá vermelho, na parte interna.
Casula original que se encontra no Memorial Padre Cícero. (Foto: Reprodução)
A casula original se encontra no acervo do Memorial Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, e foi doada pelo monsenhor Murilo de Sá Barreto, que foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores durante 48 anos.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato)

Memória fotográfica do lançamento dos livros de Irmã Annette

Para quem não pode ir, veja nas fotos abaixo de Pautília Ferraz  como foi o lançamento dos dois livros de Irmã Annette Dumoulin sobre Padre Cícero, realizado ontem à noite no Círculo Operário São José, em homenagem ao  Centenário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores. 









Geová Sobreira lança livro em homenagem a Padre Murilo

O escritor juazeirense Geová Sobreira está dando a sua participação nas celebrações alusivas ao Centenário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores com o lançamento do livro Padre Murilo, o vigário dos romeiros. Presta assim, também, uma homenagem ao mais longevo vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores. O livro tem 52 páginas, está sendo distribuído gratuitamente como oferta do autor, e nele se encontram as treze crônicas que Geová publicou no www.juanorte.com, jornal eletrônico editado em Brasília pelo jornalista Jota Alcides. 
Uma bela homenagem ao vigário que fez crescer a Nação Romeira e foi uma dos maiores benfeitores de Juazeiro, cuja lembrança permanece viva entre todos nós. 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Governo inaugura dois ginásios poliesportivos em Juazeiro do Norte

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), entrega, nesta terça-feira (17), dois novos ginásios poliesportivos no município de Juazeiro do Norte. Às 8h30, será inaugurado o Ginásio Poliesportivo Joaquina Gonçalves Santana, na Escola de Ensino Médio (EEM) Governador Adauto Bezerra. No período da tarde, às 13h30, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Presidente Geisel receberá o Ginásio Poliesportivo George Ronan Pereira Pinheiro. Os equipamentos serão entregues pelo secretário da Educação, Idilvan Alencar, que representará o governador Camilo Santana. As duas obras representam um investimento de R$ 1,5 milhão, oriundo dos Governos Federal e Estadual.

Construídos, cada um, em uma área total de 980,4 metros, os dois ginásios contam com cobertura, arquibancada e vestiários. Os ambientes foram preparados para receber as modalidades de basquete, futsal e vôlei. A construção foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Edificações (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). Os equipamentos fazem parte da rede estadual, sob a abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 19, sediada em Juazeiro.

Os novos espaços irão contribuir para o desenvolvimento de práticas esportivas e culturais, e concretizam um sonho das duas escolas, que, no próximo dia 11 de abril, completam 40 anos de fundação. “Ao construir novos espaços de educação, esporte e cultura, o Governo do Ceará garante aos cearenses a melhoria da qualidade do ensino básico e de atividades esportivas”, destaca Idilvan Alencar.

A escola Presidente Geisel está entre as 45 instituições da rede pública estadual que passarão a ofertar o ensino de tempo integral em 2017. Para o diretor Boaz David de Lima Gino, o ginásio poliesportivo era uma demanda antiga e, agora, oferecerá mais condições à escola para desenvolver um trabalho qualificado na área esportiva, atendendo alunos e comunidade. “O Ginásio George Ronan Pereira Pinheiro garante junto com a oferta do tempo integral a oportunidade para que o aluno desenvolva seu projeto de vida de uma forma mais qualificada”, destacou o diretor.

A diretora Rosa Maria Machado Beserra ressalta que a EEM Adauto Bezerra hoje tem mais de 1.800 alunos, sendo considerada a maior unidade em número de estudantes da Crede 19. “Antes só tínhamos uma quadra descoberta e este ginásio representa a realização de um sonho antigo de alunos e professores. É uma conquista importante porque este será mais um espaço para realizar os projetos da escola e também contribuir para o desenvolvimento de atividades esportivas e culturais da comunidade”, afirmou a gestora.

As escolas ofertam o Ensino Médio, além dos projetos Enem Chego Junto Chego Bem, Jovem de Futuro e Professor Diretor de Turma, iniciativas da gestão estadual. Entre as ações, destacam-se ainda os jogos interclasses, gincana solidária e feiras de ciências.


Estátua de São Francisco recebe melhoramento

Ficou muito bonito o entorno da estátua de São Francisco localizada no adro do Santuário dos Franciscanos em Juazeiro do Norte. Foi uma reforma que deu certo, pois todo mundo está aprovando. Na verdade de uns tempos cá  aquele suntuoso santuário só recebeu reformas que o tonaram mais bonito aínda. Antes da atual, foi feita uma reforma que constou da construção de painéis da Via Sacra, dando um aspecto bastante agradável ao local. Agora com a reforma do entorno da estátua o local ficou mais bonito ainda. Quem também gostou da novidade foram os romeiros, pois eles quando chegam a Juazeiro têm como uma das visitas principais dar três voltas de caminhão ou ônibus em torno da estátua, fazendo um buzinaço que já se tornou tradição no Bairro dos Franciscanos.  



sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Prefeito lança Programa de Aração de Terras

Com a finalidade de potencializar a produção agrícola em Juazeiro do Norte, a Prefeitura Municipal irá lançar o Programa de Aração de Terras (PAT 2017), na quadra da Vila São Gonçalo, neste sábado, às 8 horas. O evento será lançado, pelo Prefeito Municipal, Arnon Bezerra. Serão mais de cinco máquinas disponibilizadas para preparar mais de 1.300 tarefas voltadas ao plantio das diversas culturas, nesta quadra invernosa.

Com um custo que leva em conta a economicidade e o maior número de áreas beneficiadas, o projeto que já estará em ação a partir do seu lançamento, beneficia mais de 400 famílias. O Programa irá beneficiar diretamente o agricultor familiar. Durante o lançamento do PAT, acontece a abertura dos trabalhos para início do processo de Cadastro Ambiental Rural – CAR. Com pessoas capacitadas para esta finalidade, esse trabalho irá contribuir para o levantamento de um diagnóstico, direcionado à realidade do produtor rural juazeirense. O Prefeito de Juazeiro do Norte ainda convida a todos os juazeirenses, para vivenciarem esse importante momento. (AI/PMJN)

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Praça Padre Cícero será revitalizada e se tornará centro de referência em visitação

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve visitando um dos principais pontos de referência do Município e do Cariri, a Praça Padre Cícero, na última sexta-feira. Uma das ações de seu governo será promover a revitalização da praça e do entorno, para tornar o espaço um dos centros de visitação mais atrativos da cidade. Vários aspectos estão sendo estudados, com essa finalidade.

Segundo o Prefeito, não somente a praça receberá melhorias, mas outros espaços, a exemplo de áreas no Novo Juazeiro e entorno do Centro de Apoio aos Romeiros serão revitalizados. O projeto de resgate da originalidade da praça será trabalhado, no intuito de manter a área agradável para visitação, conforme o Chefe do Executivo.  “Vamos trazer a nostalgia dos anos 60 e colocar no entorno da praça Padre Cícero uma pavimentação, com pisos intertravados, para ficar mais bonita e mais ecológico”, explica.

Os trajetos da rua São Francisco para rua Padre Cícero, e da São Pedro, Padre Cícero, São José e Santa Rosa, aproveitando a área do terminal rodoviário, serão aproveitados para a construção de um passeio, com projeto paisagístico, aos moldes de um ‘boulevard’, incluindo arborização das vias. A ideia é que essas áreas se tornem atrativas e de lazer para a região e visitantes do Nordeste e do Brasil. “Precisamos proporcionar a Juazeiro do Norte um espaço familiar e uma convivência mais fraterna, dando, portanto, alegria a todos nós”, completa. (ASCOM/PMJN)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Curso de Iniciação à Perícia Judicial Trabalhista na FAP

Cariri tem 21 dias de mostra gratuita de cinema

A região do Cariri recebe a partir desta segunda-feira (9), a 9ª edição da Mostra 21, que este ano tem como tema "O absurdo nos une, nos move". Durante 21 dias, serão exibidos filmes à tarde e à noite em quatro locais diferentes, sendo duas salas em Juazeiro do Norte, uma no Crato e a quarta sala em Barbalha. Toda programação é gratuita.
saiba mais
Festival Curta Canoa 2016 estreia com 67 filmes no litoral do Ceará
A sessão de abertura do evento será às 19 horas, na sala do Sesc Juazeiro do Norte, com a exibição do filme Aquarius. Antes, às 14 horas, será exibido no mesmo local o filme Branca de Neve e os Sete Anões, primeiro longa metragem em animação que está completando 80 anos.
A Mostra 21 tem curadoria do publicitário e profissional de Letras, Elvis Pinheiro, reconhecido como mediador de filmes no Cariri. A programação do evento também conta com debates após a exibição dos filmes.

Confira a programação da 1ª semana da Mostra 21:
Segunda (9)
14h, no Sesc Juazeiro:
Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the seven dwarfs, Dir. David Hand, EUA, 1937, 83min). Uma bela e invejosa rainha, que também é feiticeira, resolve matar sua enteada, após o espelho mágico dizer que Branca de Neve era mais bonita que ela. Aniversário de 80 anos deste clássico do cinema.
19h, no Sesc Juazeiro:
Aquarius (Aquarius, Dir. Kleber Mendonça Filho, Brasil, 2016, 142min). Clara é uma mulher de 65 anos que mora no Edifício Aquarius na praia de Boa Viagem, no Recife, e que se recusa a ceder contra a sua vontade, pela pressão de grupos poderosos da construção civil.
Terça (10)
14h, no Sesc Juazeiro:
O Mágico de Oz (The wizard of Oz, Dir. Victor Fleming/Richard Thorpe/King Vidor, EUA, 1939, 101min). Após um tornado em Kansas, Dorothy vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz.

19h, no Sesc Crato:
Heli (Heli, Dir. Amat Escalante, México, 2013, 105min). Heli é confrontada por corrupção policial, exploração sexual, amor, culpa e vingança na procura por seu pai que desapareceu misteriosamente.
Quarta (11)
14h, no Sesc Juazeiro:
Amor, o absurdo desejado (Roda de conversa conduzida por Elandia Duarte). Proposta de Roda de conversa, que terá como embasamento poetas como Manoel de barros, Hilda Hilst, Drummond, teóricos do cinema como Truffaut e Bazin, e filmes como: The lobster, Os sentidos do amor, A espuma dos dias, entre outros.
19h, no Sesc Juazeiro:
Vício Inerente (Inherent vice, Dir. Paul Thomas Anderson, EUA, 2014, 148min). Baseado no romance de Thomas Pynchon, segue os passos de Larry "Doc" Sportello, um detetive particular viciado em maconha que perambula pela Los Angeles de 1969 atrás do amor.
Quinta (12)
14h, no Sesc Juazeiro:
Pinóquio (Pinocchio, Dir. Hamilton Luske/Bem Sharpsteen, EUA, 1940, 88min). A história de Pinóquio e o velho Gepeto, que construiu o boneco de madeira que toma vida e deseja se tornar gente.
19h, no Sesc Crato:
O Amor é Estranho (Love is strange, Dir. Ira Sachs, EUA/França, 2014, 94min). George e Ben, juntos há 40 anos resolvem, finalmente, que vão se casar, e todos de suas respectivas famílias e também os amigos aprovam a cerimônia. No entanto, isso acaba fazendo com que George seja demitido de seu emprego.
Sexta (13)
14h, no Sesc Juazeiro:
Alice no País das Maravilhas (Alice in the Wonderland, Dir. Clyde Geronimi/Wilfred Jackson/Hamilton Luske, EUA, 1951, 75min). Após seguir um coelho de colete e relógio, Alice embarca em uma aventura por um mágico mundo cheio de figuras inusitadas.
19h, no Sesc Juazeiro:
O Criado (The servant, Dir. Joseph Losey, Inglaterra, 1963, 112min). Jovem rico acaba de comprar residência no centro de Londres e contrata criado para lhe auxiliar.
Sábado (14)
13h, no CCBNB Cariri:
Sessão encoberta 1: apenas na hora da exibição o filme será revelado.
15h, no CCBNB Cariri:
Sessão encoberta 2: apenas na hora da exibição o filme será revelado.
17h30, no CCBNB Cariri:
O Pequeno Príncipe (The little prince, Dir. Stanley Donen, EUA/Reino Unido, 1974, 88min). Um piloto perdido no deserto e um menino vindo de um lugar distante se encontram.
Domingo (15)
14h, no Sesc Crato:
Amar, Beber e Cantar (Aimer, Boire et Chanter, Dir. Alain Renais, França, 2014, 108min). Após saberem que o amigo George está gravemente doente e tem apenas mais alguns meses de vida, um grupo de teatro amador que tenta ensaiar uma nova peça, resolve lhe convidar para substituir um ator que não poderá participar dos ensaios.
16h, no Sesc Crato:
Jornada ao Oeste (Xi You, Dir. Ming-liang Tsai, França/Taiwan, 2014, 56min). Enquanto um homem exausto respira agitado à beira-mar, outro, um monge budista trajando vestes vermelhas, caminha em um ritmo imperceptível pelas ruas de Marseille, na França.
19h, no Sesc Crato:
O Filho de Saul (Saul fia, Dir. László Nemes, Hungria, 2015, 107min). No horror do campo de concentração de Auschwitz, em 1944, um prisioneiro forçado a queimar os cadáveres de seu próprio povo encontra sobrevivência moral tentando salvar das chamas o corpo de um menino.
FA

sábado, 7 de janeiro de 2017

Juazeiro precisa de um novo modelo administrativo

Juazeiro do Norte começa o ano de 2017  com um novo prefeito. Com ele reaparecem as esperanças de um novo modelo administrativo, diferente do até então posto em prática neste município, qual seja, o das administrações populistas, centralizadoras e realizadas a base da improvisação, sem efetivo plano de governo.
No geral, os nomes dos novos secretários são de pessoas conhecidas no ramo e tudo indica que o prefeito Arnon Bezerra cumpriu o que prometeu na campanha, ou seja, escolheria para seu secretariado pessoas de capacidade técnica comprovada.
Uma coisa, porém, precisa ser destacada neste particular. Não basta que o secretário seja um técnico no assunto da sua pasta. Para desempenhar sua função com a competência esperada, é preciso antes de tudo, que também lhe seja dado a devida a autonomia administrativa para gerir os negócios sem precisar de recorrer ao Prefeito para autorizar tudo; prática, aliás, muito comum não somente aqui, mas por extensão em todo o território brasileiro, onde os governantes simplesmente centralizam tudo, deixando seus auxiliares apenas com a tarefa de ouvir e anotar as solicitações. Se for para fazer somente isso, não precisam ganhar tanto.
Em  secretarias de muita demanda de serviço, como são os casos  das secretarias de Saúde, Educação, Turismo e Romaria, por exemplo, essa autonomia a que estamos nos referindo se torna então absolutamente necessária, pois do contrário, a concretização de serviços essenciais, de decisão na hora, se não tiverem sua efetivação decidida prontamente pelo titular da pasta, sua competência administrativa vai para o chão, e daí por diante, não poderá mais retomá-la.  
Portanto, cabe ao novo prefeito, para que os trabalhos andem a contento, que ele não seja um centralizador. Deve ele confiar nos seus secretários, lhes dar a devida autonomia para trabalhar, sem se descuidar, porém, de exercer rigorosa fiscalização  para coibir os abusos que porventura apareçam. Este é o modelo vitorioso adotado na iniciativa privada e é assim que se deve fazer também no serviço público, pois na iniciativa privada é justamente  isso que a faz ser tão produtiva. Quem centraliza tudo não tem tempo para gerir os negócios com  a dinâmica que o mundo moderno exige. Distribuindo demandas e decisões com seus secretários e confiando na competência deles, o prefeito terá mais tempo para se dedicar a tarefas mais importantes, ficar mais tempo no gabinete, recebendo autoridades, e com mais folga para visitar e fiscalizar as obas em andamento.
Juazeiro precisa de um novo modelo de administração. Este é o modelo que sugerimos ao novo prefeito.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Urca abrirá vagas para Mestrado Profissional em Educação

A Universidade Regional do Cariri (URCA) obteve mais uma conquista: a provação do Mestrado Profissional em Educação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Um dos mais esperados da Instituição, o tão aguardado resultado do projeto foi publicado no final da tarde de ontem (05/01) pela CAPES.

O novo curso tem como proposta contribuir, de forma geral, para a melhoria da qualidade da educação básica ao possibilitar continuidade formativa de docentes atuantes na educação básica.  O Reitor da URCA, professor José Patrício Melo, agradeceu à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a equipe de elaboração da proposta pelos esforços empreendidos. “A Urca mais uma vez sai na frente para consolidar a melhor política de desenvolvimento regional inclusiva”, afirmou.

A Pós-Graduação terá como área de concentração “Formação de Professores” e linhas de pesquisa “Práticas Educativas, Culturas e Diversidades” e “Formação de Professores, Currículo e Ensino”. O curso ofertará 20 vagas por seleção. A grade curricular e o calendário deverão ser definidos nas próximas reuniões. Essa aprovação representa o 9º Curso de Mestrado da URCA.
 -- 
Universidade Regional do Cariri  (URCA)
Núcleo de Comunicação
Telefones: (88) 3102.1218
Twitter: @URCA_noticias
Facebook: facebook.com/urca30anos
www.urca.br – Crato, outubro de 2016.

Programação da Semana do Centenário da Basílica será iniciada dia 15


Com uma grande carreata de abertura na semana do Centenário, será aberta no próximo dia 15 de janeiro, a programação alusiva aos 100 anos da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. O evento começa às 16 horas, saindo da igreja, e a missa oficial de abertura da Semana do Centenáio, às 19 horas.

As visitas missionárias em toda paróquia serão realizadas pelos seminaristas, leigos e religosos,  de 16 a 19 de janeiro. Já nas datas de 17 a 19, às 19 horas, acontece o Tríduo Festivo do Centenário, na Basílica Santuário, dia 20, data em que acontece a missa em memória ao Padre Cícero Romão Batista, na Capela do Socorro. Ao meio-dia, haverá repique dos sinos em todas as paróquias de Juazeiro do Norte e das cidades romeiras.

A grande procissão do centenário, que marca o encerrameto das festividades, será às 18 horas, saindo da Capela do Socorro até a Basília, com todas as paróquias de Juazeiro do Norte e os padroeiros. Às 19 horas, na Basílica, haverá a concelebração solene do Centenário.

São cem anos de uma história que se confunde com acontecimentos marcantes, fé e devoção. A Paróqua de Nossa Senhora das Dores , hoje Basílica Santuário, tem um elo com a história do Padre Cícero, a narrativa da cidade e a devoção à Mãe das Dores. Todo um esquema de segurança será adotado pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), por meio da Secretaria de Segurança do Municípío, para maior orgabização dos festejos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Juazeiro com novo Prefeito

Em solenidade realizada na noite de ontem, no Memorial Padre Cícero, Arnon Bezerra foi empossado no cargo de Prefeito de Juazeiro do Norte. Uma grande multidão superlotou o Memorial para prestigiar o evento e conhecer os novos secretários que foram empossados na oportunidade. 
A expectativa da população é bastante otimista com respeito a nova administração, pois todos reconhecem que Juazeiro do Norte realmente está precisando de um novo modelo administrativo, um revolucionário choque de gestão, diferente do modelo até então adotado e que perdurou por mais de vinte anos. Os tempos mudaram, a modernidade chegou, não havendo mais espaço para administrações tocadas de forma improvisada, sem projeto de governo e alheias aos reais interesses da comunidade. A iniciativa privada que tanto investiu no município, alavancando seu desenvolvimento, espera agora ter a Prefeitura como parceira mais ativa. Os modelos administrativos até então em voga em Juazeiro, em que se priorizava o assistencialismo aos amigos, deixando em segundo plano as reais e urgentes necessidades da população, não devem continuar nessa nova administração. Juazeiro está precisando de uma revolução na área da Educação; precisa igualmente intensificar as ações para resgate da cultura popular; segurança e saúde, estes sim, merecem atenção mais do que especial. E nosso aeroporto precisa ter as reformas tão reclamadas e que vêm se arrastando há anos sem solução. Estas são algumas das prioridades que não devem deixar de constar na agenda do novo prefeito. Vamos esperar. E com otimismo.  

Mensagem de posse de Dom Gilberto Pastana de Oliveira

                      
Ao assumir nesta data a Diocese de Crato, como seu sexto bispo, sejam de gratidão as minhas primeiras palavras. Agradecimento primeiramente a Deus, pelo dom da vida e da vocação; aos meus pais e à minha família, que cuidaram de mim e me educaram na fé católica. Gratidão a inúmeras pessoas que Deus colocou na minha vida, como sinal do seu infinito amor.
Tenho consciência de que estou numa terra abençoada e sobre a qual Deus tem seus insondáveis desígnios, pois, para os índios que habitavam a região, o vale do Cariri cearense já era “território sagrado”. Nos primeiros anos do século XVIII, quando teve início a colonização do Vale do Cariri, núcleo central da atual Diocese de Crato, a Igreja Católica Apostólica Romana já exercia sua influência sobre a população residente nesta porção do território cearense. Situado em meio à seca e às agruras do semiárido nordestino, o Cariri cearense, com seu clima temperado, suas fontes de águas cristalinas, suas terras verdes e férteis, é rodeado pela Chapada do Araripe, donde vem a poética tradução da palavra indígena Araripe, que significa: “lugar onde nasce o dia”.  
  É sob a égide da espiritualidade cristã que o dia continua nascendo na Chapada do Araripe! Para cá, já no segundo quartel do século XVIII, foram enviados os franciscanos capuchinhos para organizarem as missões, com objetivo de catequizar os índios aqui residentes. Foi assim que surgiram a Missão Velha e a Missão do Miranda, esta última origem da atual cidade de Crato. 

Vem daquele remoto tempo, aqui no Cariri, a devoção, à Virgem Maria, sob a invocação da Mãe do Belo Amor. Foi esta a primeira invocação mariana no sul do Ceará. A histórica imagenzinha da Mãe do Belo Amor ainda é guardada – em perfeito estado de conservação – nesta catedral.   Por volta de 1745, já existia também nesta igreja, a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira desta cidade e da nossa diocese. É a mesma imagem que percorre as ruas desta cidade na procissão da festa da Padroeira, no dia 1º de setembro.
            
        No decorrer dos tempos, e até os dias atuais, plasmou-se, nestas terras, uma cultura profundamente católica. Todas as conquistas desta região, que redundaram em progresso e desenvolvimento para seu povo, foram iniciativas, ou receberam a chancela da Igreja Católica.
        Mesmo nos dias atuais – quando predominam os meios de comunicação e a globalização – o Cariri continua se destacando no cenário cultural do Nordeste pelas romarias, os festejos religiosos, as manifestações da tradição popular, os folguedos, os poetas e cantadores. Conserva-se a memória da religiosidade do seu povo, a exemplo da experiência comunitária do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, organizada pelo Beato José Lourenço e tantas outras manifestações.
Desde que fui designado Bispo Coadjutor de Crato, procurei informar-me sobre esta centenária diocese. E ainda hoje, passados mais de cinco meses, tendo já visitado todas as paróquias, vez por outra ainda me surpreendo com fatos ou informações sobre esta região e sua Igreja Particular. São grandes os desafios desta Diocese, detentora de uma extensão territorial de quase 18 mil quilômetros quadrados, onde residem cerca de um milhão e vinte e cinco mil pessoas, distribuídas em 32 municípios e 57 paróquias. 
Ao longo dos seus 102 anos de existência esta Diocese foi administrada por cinco pastores, cujos nomes cito e reverencio com respeito e elevada gratidão.  A Dom Quintino, Dom Francisco, Dom Vicente, Dom Newton e Dom Fernando, com quem tive a alegria de conviver estes meses, o nosso reconhecimento e agradecimento pelo generoso labor pastoral que eles nos doaram e pelos seus testemunhos de fé sólida, de piedade e de zelo, demonstrados no exercício do múnus episcopal. 
        Iniciando hoje minha missão de Bispo Diocesano, quero destacar em primeiro lugar o chamado que o nosso mestre e Senhor Jesus Cristo, nos faz, para estar come Ele, conviver e se deixar renascer com Ele, e por Ele ser enviado à missão, para que “venha o teu reino”. Certamente contarei com a importante colaboração de todos vocês, Sacerdotes, Diáconos Permanentes, religiosos e religiosas, leigos e leigas engajados nas diversas pastorais e movimentos e demais colaboradores desta Igreja Particular. 
          Cada um, indistintamente, encontrará no seu Bispo um pai a incentivá-los nas grandes e pequenas realizações pastorais, em união diante das dificuldades de toda sorte. Buscarei sempre animar, consolar e quando necessário, corrigir com firmeza, na caridade, tendo em vista o amadurecimento progressivo no exercício do Ministério, para o bem de toda a Igreja.
Vale aqui recordar Santo Agostinho quando dizia: “Para vós sou bispo, convosco sou cristão. “Ser cristão não é conquistar Cristo, mas deixar-se conquistar por Ele. Deixa que Ele conquiste em ti, que Ele conquiste para ti, que Ele te conquiste:
É vivendo como cristão que vamos construindo a Igreja de Cristo, que nosso querido Papa Francisco define-a como “uma mãe que guarda Jesus com ternura, e O dá a todos com alegria e generosidade. Nenhuma manifestação de Cristo, nem sequer a mais mística, pode jamais ser separada da carne e do sangue da Igreja, da realidade histórica concreta do Corpo de Cristo. Sem a Igreja, Jesus Cristo acaba por ficar reduzido a uma ideia, a uma moral, a um sentimento. Sem a Igreja, a nossa relação com Cristo ficaria à mercê da nossa imaginação, das nossas interpretações, dos nossos humores. Amados irmãos irmãs! Jesus Cristo é a bênção para cada homem e para a humanidade inteira. Ao dar-nos Jesus, a Igreja oferece-nos a plenitude da bênção do Senhor. Esta é precisamente a missão do povo de Deus: irradiar sobre todos os povos a bênção de Deus encarnada em Jesus Cristo. E Maria, a primeira e perfeita discípula de Jesus, modelo de Igreja em caminho, é Aquela que abre esta estrada de maternidade da Igreja e sempre sustenta a sua missão materna destinada a todos os homens. O seu testemunho discreto e materno caminha com a Igreja desde as origens. Ela, Mãe de Deus, é também Mãe da Igreja, e por intermédio dela, é Mãe de todos os homens e de todos os povos”. 
          A vocês fiéis desta diocese, Povo de Deus do sul-cearense, ovelhas, cuja missão de apascentar recaiu agora sobre meus ombros, dirijo uma palavra especial. Neste curto tempo de mútuo convívio posso dizer que já os admiro e tenho simpatia por vocês. É visível que vocês formam um povo marcado pelas dificuldades da sobrevivência, pela escassez da água, pela incerteza do dia de amanhã.
         E, apesar de todas essas dificuldades, sinto em vocês um povo bondoso, corajoso, resistente; homens e mulheres dotados de fé e confiança em Deus. Talvez resida nisso a têmpera forte que tão bem caracteriza o povo cearense e o povo nordestino. 
Espero que as dificuldades e perpelexidades deste mundo atual, divulgadas profusamente pelas redes sociais, não apague em vocês a propensão aos ideais de missionários. Que vocês conservem as virtudes da hospitalidade; que continuem a alimentar a sadia cultura vincada na religiosidade, já que esta exprime a confiança na Providência, na esperança e no amor a Deus, que é Pai de Misericórdia.  
Nesta terra nasceram e viveram pessoas boas e santas, que representam para nós ícones de caridade e serviço ao póximo, a exemplo do Padre Cícero, da menina Benigna Cardoso da Silva, do Padre Ibiapina e de tantos outros, cuja existência, mesmo no aninomato, representa bênçãos e nos animam a enfrentar as adversidades. 
Confesso-lhes também um sentimento de que chego com muitas expectativas da parte de vocês. Sinto que todos esperam muito de mim. Convido todos vocês, juntemos nossas forças, unamos nossas orações e compreendamos que só com o auxílio de Deus poderemos ajudar na construção de sua querida e desejada Igreja. Comprometida com a vida do povo. Igreja que tenha por alicerce a esperança; Igreja que nunca desanima e sempre segue adiante, apesar dos desafios. Vamos fortificar e criar comunidades cristãs, viver e expressar nossa fé, comunhão e participação em pequenas comunidades.
Saúdo os leigos e leigas, unidos todos pelo santo Batismo que nos faz ter na Igreja a mesma dignidade. Tenho consciência de que sem um laicato adulto, atuante, discípulo e missionário, dificilmente cumpriremos essa missão.
Uma palavra de incentivo à família, a primeira e mais original formação social, invenção de Deus. Sem famílias estruturadas não teremos uma sociedade sadia. Sejamos Igreja doméstica.
Lembro-me, neste momento, de maneira especial dos jovens, que enfrentam tantas crises: na família, na sociedade, no mercado de trabalho, nas instituições. Sem a orientação cristã os jovens correm o risco de desanimar. Faço minhas as palavras ditas pelo grande Papa, São João Paulo II: “Não tenham medo, confiem em Deus, confiem em vocês mesmos”. 
Convido as religiosas (os) a continuarem seu comprometimento com a ação pastoral diocesana, associando à ação, os seus carismas. A riqueza espiritual da vida de seu fundador (a) será um grande testemunho. Sintam a alegria que brota da certeza de serem amados por todos nós. 
E vós, seminaristas, bem sabeis que o seminário representa para a diocese um dos bens mais preciosos. Aproveitem bem este tempo de preparação para o ministério presbiteral. Sejam em primeiro lugar, Cristãos. Seguidores do Mestre Jesus. O seguimento de Jesus exige conversão e vida nova. Lembrem sempre disso.
Aos diáconos permanentes, lembro o que o Documento de Aparecida sugere, que acompanhem “a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, aonde ordinariamente não chega a ação evangelizadora”. Ordenados que foram para o serviço da caridade, da proclamação da Palavra de Deus e da Liturgia, espero contar com todos vocês para esta missão.
Aos meus primeiros colaboradores, corresponsáveis na missão especialmente os párocos e vigários paroquiais; apesar da sobrecarga de múltiplas tarefas assumidas, conto com sua generosa disposição a serem padre-pastor, dedicado, generoso, acolhedor e aberto ao serviço na comunidade. Vocês são um dom de Deus para a comunidade à qual servem, sendo autênticos discípulos de Jesus Cristo, porque só um sacerdote apaixonado pelo Senhor pode renovar e estimular a vida de seus paroquianos. 
O seu recente gesto renovando ao seu novo bispo “respeito e obediência”, toca também a mim, quando, com este sinal, comprometo-me a salvaguardar as suas mãos. Procurarei comportar-me com vocês como pai e irmão que os ama, escuta, acolhe, corrige, conforta, busca a colaboração e cuida o melhor possível de suas vidas.
Por fim, tenho consciência de que a evangelização só será completa se nela incluirmos os pobres, os sofredores, os doentes, os encarcerados e as vítimas da dependência das drogas.  Deus ama os pobres e os excluídos. Acreditemos no amor de Deus por nós. Deus é bom! Deus não desiste de nós!
Amemos esta Igreja, sejamos esta Igreja, fiquemos nesta Igreja.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo,
Dom Gilberto Pastana
Bispo Diocesano de Crato
“Venha o teu reino