quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Arnon anuncia nomes dos seus secretários


O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra, anunciou a equipe que irá compor o seu secretariado, durante entrevista coletiva com a imprensa regional, na manhã desta quinta-feira, no Município. Na ocasião, estiveram presentes os futuros componentes das pastas, a serem empossados no próximo domingo, após a passagem de cargo do Executivo juazeirense. O prefeito eleito esteve acompanhado do vice-prefeito eleito do Município, Giovanni Sampaio, e do atual gestor do executivo em exercício, Luiz Ivan Bezerra. A entrevista foi realizada no auditório do edifício Office Cariri.

Arnon Bezerra explicou, durante a entrevista, os critérios para escolha dos secretários, que valorizam inclusive a capacidade técnica do gestor, experiência e atuação junto às suas respectivas áreas. Após fazer o anúncio, respondeu perguntas relacionadas principalmente a forma como seriam trabalhadas áreas como a saúde e educação e o como vai ocorrer o funcionamento setores prioritários em sua gestão para o próximo quadriênio (2017-2020).

No próximo sábado, o prefeito eleito estará participando de missa, às 17 horas, celebrando o início do mandato, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, presidida pelo bispo Dom Fernando Panico, que se despede da Diocese. No domingo, 1º de janeiro, será realizada cerimônia de transmissão do cargo para o prefeito eleito, Arnon Bezerra, pelo atual prefeito em Exercício. A solenidade acontece após a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, às 19 horas.
  
Veja lista de secretários anunciados:

Secretaria de Educação  - Maria Loureto Lima 
Mestra em Ciências da Educação pela UTIC - Universidad Tecnologica Intercontinental; Professora Formadora da Universidade Patativa do Assaré-UPA e Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN; Assessora Municipal na área de Gestão Pública- Gestão Escolar e Gestão Social; atua na área de Planejamento – Avaliação, Inclusão e Educação de Jovens e Adultos. Graduada em Pedagogia- Faculdade de Filosofia do Crato, com   especialização em: Planejamento e Avaliação Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Gestão Escolar; Gestão Pública; Educação Especial; Docência do Ensino Superior; Psicopedagogia Institucional; Educação Especial Inclusiva; Psicologia da Aprendizagem EAD. Cargos Ocupados: Delegada Regional de Educação – 5ª Região Administrativa, Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, Secretaria de Administração – Missão Velha, Secretária de Assistência Social – Juazeiro do Norte, Professora Orientadora e Formadora do Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental da Universidade Regional do Cariri – URCA, consultora e pesquisadora, entre outras funções na área da Educação.
  
Secretaria de Meio Ambiente - Luiz Ivan Bezerra de Menezes
Ex-Secretário do Meio Ambiente e Serviço Público de Juazeiro do Norte-CE (1993-1994), foi Secretário de Agricultura de Juazeiro do Norte-CE (1995-1996), Secretário do Meio Ambiente, Agricultura e Serviço Público de Juazeiro do Norte-CE (2013-2014); Vice-Prefeito eleito de Juazeiro do Norte-CE (2013-2016), Prefeito em exercício de Juazeiro do Norte-CE (Atualidade). Tem 57 anos, e formação incompleta na área de Engenharia Mecânica, pela Universidade Fortaleza-UNIFOR

Secretaria de Esporte - Luciano dos Santos Bazílio
Desportista e comerciante de Juazeiro do Norte, esteve nos anos 2012/2015, como Diretor de futebol do Guarani Esporte Clube, onde também exerceu a função de presidente do Clube por dois mandatos. Atuou como jogador de futebol profissional no Vila Nova de Goiânia, Vitória da Bahia, Ferroviário Atlético clube de Fortaleza, Guarani de Juazeiro do Norte, e juniores, no Botafogo, no Rio de Janeiro.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Michel Oliveira Araújo
Possui Especialização em Economia Empresarial pela Universidade Regional do Cariri (2004), Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade Leão Sampaio (2003) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (1999). Atualmente é presidente - CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, Vice-Presidente da FCDL-CE - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará e Conselheiro Fiscal da CNDL - Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, proprietário da World Micro Informática Ltda e da HM Empreendimentos, Comércio e Edificações Ltda.

Secretaria de Turismo e Romaria - José Bezerra Feitosa Junior
É Graduado em Administração Empresas pelo Centro Universitário Leão Sampaio – Unileão. Exerceu a função de Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel Cariri, de 2010 a 2016. Atualmente é membro do Conselho Nacional da Abrasel e Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo - Condetur do Cariri. É também Concludente do MBA em Logística Empresarial, pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Empresário do Setor de Alimentos há mais de 18 anos, tem conhecimento na área turismo regional.

Ouvidoria e Controladoria Geral do Município - Maria Eliza Fernandes de Lavor
Advogada, Formada pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Já ocupou dentre outras funções, Assessoria jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte; ocupou a Assessoria Jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato; Procuradora Adjunta do Município do Crato; Procuradora Adjunta do Município de Caririaçu; Assessoria Jurídica da Secretaria de Saúde do Município do Crato; Assessoria Juridica do município de Jardim; Assessoria Jurídica da Fundação Araripe.

Secretaria de Ação Social - Isabela Geromel Bezerra de Menezes
Empreendedora e empresária. Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB, articuladora e gestora de projetos no setor privado. Diretora Administrativa da Editora 309, que atualmente edita a Cariri Revista; Casa Cariri. Natural de Juazeiro do Norte-CE.

Procuradoria do Município - Bernardo de Oliveira Neto
Advogado, formado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Farias Brito, especialista em Direito Público pela Faculdade de Tecnologia de Palmas. Pós-graduado em Formação de Professores para o Ensino Superior pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN. Mestrando Interdisciplinar em Humanidades pela Universidad San Lourenço-UNISAL. Professor universitário do curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, no Centro Universitário - UNILEÃO. Foi Procurador Geral dos Municípios de Juazeiro do Norte/CE e Milhã/CE. Procurador Autárquico do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Juazeiro do Norte – CPSMJ. É natural de Fortaleza.

Chefia de Gabinete - José Nildo Rodrigues da Cunha Filho
É graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e advogado regularmente credenciado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional do Ceará, desde maio de 1998. Como operador do Direito atuou na gestão pública no assessoramento jurídico e administrativo da Prefeitura de Mauriti, Prefeitura de Missão Velha, Prefeitura de Milagres, Prefeitura de Jardim e Prefeitura de Juazeiro do Norte, onde exerceu o cargo de Sub-Procurador. Recentemente, ocupou a função de Advogado dos internos carentes que cumprem pena na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri – PIRC. Natural de Juazeiro do Norte

Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Sidney Kal-Rais Pereira de Alencar 
Superintende de Meio Ambiente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte – Amaju. Servidor efetivo do município como Fiscal de Meio Ambiente desde 2011; Engenheiro Ambiental pelo IFCE - Juazeiro do Norte. Especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FJN. Mestrando em Engenharia Ambiental na UFRPE (em andamento). Atualmente como Diretor de Licenciamento Ambiental na referida Autarquia de Meio Ambiente.

Secretário de Segurança - Luís José Tenório Britto
Delegado de Polícia Civil desde 2.000, estando à frente das delegacias de Jaguaribe, Tauá, Juazeiro do Norte por 3 vezes, Brejo Santo, é atualmente Regional de Crato Professor titular de Direito Penal e Processo Penal da Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte, com Mestrando em DIREITO pela PUC MINAS MINTER FAP

 Secretária de Saúde - Maria Nizete Tavares

Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Pernambuco – UFPE, Enfermeira Concursada pela Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Regional – URCA. Especialista em Saúde da Família; Especialista em Auditoria; Especialista em Docência do Ensino Superior; Especialista em Processos Educacionais em Saúde; Mestre em Ciências da Educação; Doutoranda em Ciência da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC – Santo André – São Paulo. Foi Coordenadora do programa Agentes Comunitárias de Saúde – PACS, de Juazeiro do Norte; Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família – Juazeiro do Norte; Enfermeira da UTI do Hospital Santo Inácio; Enfermeira do Hospital e Maternidade São Lucas; Coordenadora da Imunização – Juazeiro do Norte; Coordenadora do Cerest – Centro de Referência de Saúde do Trabalhador – JN; Assessora Técnica da Secretaria de Saúde; Secretária Municipal de Saúde do Crato; Secretária Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte.

Secretário de Agricultura - Romão Nunes de França

Graduação Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Biologia, pela Universidade Regional do Cariri - URCA-Crato. Técnico em Agropecuária – Escola Agrotécnica Federal do Crato – CE.

Graduando em Administração de Empresas pela ANHANGUERA. Foi Coordenador do instituto AGROPOLOS no Cariri; Subprefeito da Regional 4 em Juazeiro do Norte; Produtor e Apresentador do programa Comunidade em Ação na rádio Progresso FM; Presidente, por dois mandatos, da Federação das Associações e Entidades Comunitárias de Juazeiro do Norte/CE; Vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social-CE. Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Salgueiro-PE; Professor de Ciências na Escola Estadual Carlos Pena Filho em Salgueiro/PE.

Informações para imprensa: (88) 9.9915 3450
Jornalista: Elizangela Santos - DRT/JP nº 1.159 
Fotos Samuel Macedo

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Festejos ao Menino Jesus de Praga 2016

 

Construção de rotatória no caminho do aeroporto de Juazeiro do Norte em ritmo acelerado

Com o objetivo de tornar o tráfego de veículos seguro e reduzindo o número de acidentes, a Prefeitura de Juazeiro do Norte dá prosseguimento à construção de uma rotatória no entroncamento das avenidas Virgílio Távora e Manoel Coelho de Alencar. Os serviços de pavimentação, urbanização e drenagem do trecho contam com o apoio do Ministério do Turismo com o repasse de quase R$ 700 mil e a execução pela Construtora Coral.

Após a duplicação do trecho inicial de 1 Km da Avenida Virgílio Távora e a requalificação da Avenida Manoel Coelho, o trecho já ganhou um posto de combustíveis e um grande supermercado está em construção. O movimento se tornou ainda maior com as construções de dois conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida nos bairros Aeroporto e Betolandia e mais a chegada do Conjunto Conviver, cujo incremento no trânsito vinha respondendo por constantes acidentes.

Segundo o prefeito Luiz Ivan Bezerra, a rotatória obedecerá padrões de segurança com o relevo no centro das vias e separando as faixas de tráfego. Depois, virão a melhoria da iluminação, sinalização e o complemento do asfalto na Avenida Virgílio Távora até a rua de acesso aos condomínios Tenente Coelho. Tudo isso com a missão de conter o tráfego para melhorar o fluxo de veículos tornando seguro e, no momento, o desvio do tráfego se dá pela Avenida Manoel Coelho e Rua Pedro Henrique de Souza em virtude das obras. (ASCOM/PMJN)

Hospital Regional do Cariri é referência em gestão e qualidade


banner qualificacao ona hrc 01
Os diferenciais no atendimento são notados por quem está na ponta do processo: o paciente. Vítima de uma pneumonia grave, o morador de Jati, Odílio Alves da Silva, 80 anos, agradece o atendimento que teve no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, da rede pública do Governo do Ceará. “Fui tão bem recebido aqui que até pensei em trazer a família pra ficar comigo. Nunca imaginei que poderia ser tão bem tratado dentro de um hospital. Estou recebendo alta, mas com uma pontada de saudade de todos que cuidaram de mim", diz o paciente.

Apesar da resistência em ir ao hospital, mesmo após ser vítima de um derrame pleural, popularmente conhecido como água no pulmão, o aposentado José Vicente Ferreira, 87 anos, destaca a forma como foi tratado no HRC. “Cheguei a achar que iria morrer, pois não conseguia respirar de forma alguma, até que uma das minhas filhas me trouxe para o hospital regional. Nunca imaginei que seria tratado dessa forma. Se não fosse o atendimento recebido aqui, tenho certeza que hoje estaria morto. Sinto falta do aconchego da família, mas se tiver que voltar aqui, hoje sei que serei muito bem tratado", explica José Vicente, morador de Juazeiro do Norte internado há quase um mês.

Referência no atendimento a trauma e AVC agudo, o Hospital Regional do Cariri recebeu o título de Acreditado com Excelência - Nível III da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que homologa requisitos de segurança e gestão integrada até o nível de excelência gerencial. O hospital foi o primeiro de nível terciário inaugurado no interior do Ceará e agora se consolida com o reconhecimento pela excelência nos serviços oferecidos à população dos 44 municípios que compõem a macrorregião do Cariri.


Certificações

Em 2014, o Hospital Regional do Cariri iniciou o processo de avaliação externa, no qual a ONA, por meio do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), conferiu a certificação de Acreditado Pleno – Nível 2. Com isso, o HRC tornou-se o primeiro hospital público do interior do estado com emergência e mais de 200 leitos, das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País a ser acreditado pleno. Dois anos depois, no processo de recertificação, a ONA atesta o amadurecimento do trabalho realizado por toda a equipe de gestão, colaboradores, além de prestadores de serviços e fornecedores, e desta vez o HRC recebeu a certificação de Acreditado com Excelência – Nível 3.

“Ser excelente na saúde é uma meta ousada, no entanto, comprovadamente possível. Fazer com que todos os colaboradores entendam o quão importantes são para o fortalecimento e aperfeiçoamento da unidade, é tão imprescindível, quanto cumprir os requisitos legais, possuir equipamentos com tecnologia de ponta e instalações adequadas", destaca a diretora geral do HRC, Demostênia Coelho. De acordo com ela, quando o assunto é segurança assistencial, para prestar um trabalho com excelência, é necessário comprometimento, confiança e constância de propósitos. "E foi exatamente isto que todos os colaboradores do HRC fizeram. O resultado é muito orgulho e ainda mais responsabilidade”, ressalta.


Acreditação

Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade, exclusiva para instituições de Saúde. O Sistema de Acreditação é uma metodologia reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo concedida pela Organização Nacional de Acreditação. Esta certificação visa comprovar a segurança no gerenciamento de processos, tanto assistenciais como administrativos, reforçando a credibilidade, a confiança e a sustentabilidade da instituição, visando sempre uma assistência segura e de qualidade para população.


Assessoria de Comunicação do Hospital Regional do Cariri
Raquel Oliveira
(88) 3566.3627 / 3566.3600

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Juazeiro do Norte ganha sua 12ª paróquia católica

   Dom Fernando Panico, bispo diocesano do sul do Ceará, estará deixando o governo episcopal nos próximos dias, depois de ter sido nosso pastor diocesano nos últimos dezesseis anos e seis meses. Ele será automaticamente substituído pelo bispo-coadjutor da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira.
    Antes da sua despedida, Dom Fernando Panico assinará – no próximo dia 25, data do Natal – um decreto criando e instalando a 12ª Paróquia, a de Nossa Senhora das Candeias, localizada no bairro Frei Damião. Juazeiro do Norte é a cidade do Ceará, depois de Fortaleza, que conta com maior número de paróquias católicas.
Limites da nova paróquia
A Paróquia de Nossa Senhora das Candeias tem os seguintes limites geográficos: Ao norte, pela Avenida Padre Cícero, (da Paróquia de São Miguel, de Crato até a Paróquia São João Bosco, de Juazeiro do Norte) e pela Rua Edivaldo Furtado (Linha de Transmissão – CHESF); Ao leste, pela Avenida Francisco Martins de Sousa (da Linha de Transmissão Elétrica – CHESF até a Avenida Dr. Luciano Torres); ao sul, pela Avenida Dr. Luciano Torres (da Avenida Francisco Martins de Sousa até o Limite da Paróquia São Francisco de Assis, de Crato) e ao oeste, pelos limites da Paróquia São Francisco de Assis e Paróquia São Miguel, ambas no município de Crato, da Avenida Dr. Luciano Torres até a Avenida Padre Cícero, e pela Rua Zeferino Pedro dos Santos.

Administradores da nova paróquia

Dom Fernando Panico assinará provisão designando Administrador “Pro tempore”, ou seja, temporariamente, da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, o Pe. Vaudênio Nergino, atual Pároco da Paróquia de São João Bosco, do bairro Triângulo Crajubar, de Juazeiro do Norte. Outra provisão, também “Pro tempore” nomeará o Pe. Luciano Virgolino Coelho como auxiliar do Pe. Nergino, nesta nova paróquia.

Dom Fernando e Juazeiro do Norte

Inegavelmente, dos cinco bispos que administraram a Diocese de Crato, Dom Fernando Panico foi o que teve mais ligação com Juazeiro do Norte. Bastaria citar que se deve a ele todo o trabalho que culminou com a reconciliação da Igreja Católica com a memória espiritual e histórica do Padre Cícero. Num recente encontro que teve com o Papa Francisco, Dom Fernando ouviu do Sumo Pontífice “que (o Papa) fará mais ainda pelo Padre Cícero”. O Papa Francisco ainda acrescentou: “O trabalho do Padre Cícero é um exemplo para a Nova Evangelização da nossa Igreja Católica”. Durante seu episcopado Dom Fernando ainda conseguiu que o santuário de Nossa Senhora das Dores fosse elevado, pelo Vaticano, à categoria de Basílica Menor. Ele ainda criou novas paróquias na nossa cidade: São José do bairro Limoeiro; Coração de Jesus, na Palmeirinha; São Cristóvão, do bairro Aeroporto e Nossa Senhora Auxiliadora, no Parque João Cabral. O bispo diocesano deixou pronto o projeto para a criação da 13ª Paróquia de Juazeiro do Norte, que será a da Mãe Rainha, no bairro Pirajá. Sem dúvida, um grande trabalho no âmbito da Igreja Católica na Terra do Padre Cícero.
(Armando Rafael)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Detran instala semáforos no Triângulo Crajubar


O trânsito na rotatória que liga as rodovias entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha contará com semáforo de dois tempos a partir da meia-noite de sexta-feira (16) para garantir a segurança dos pedestres e motoristas que circulam diariamente no local.
O conjunto semafórico será instalado na ligação da rotatória com a CE 292, no sentido Juazeiro ao Crato e Barbalha e no sentido Crato a Juazeiro e Barbalha.  O equipamento também disciplinará a fluidez do
tráfego. A sinalização horizontal e vertical já foi implantada pelo Detran.
A circulação na rotatória será por meio de duas faixas. A faixa interna é para ser acessada obrigatoriamente para o motorista que trafega pela CE 292, Rodovia Padre Cícero, sentido Crato a Juazeiro para ter seguir em direção ao centro de Juazeiro; e a faixa externa é para ser acessada pelo motorista que seguir em direção a Barbalha.
No próximo ano, o Detran construirá passarela na rotatória, para dar mais segurança à travessia de pedestres. Outros trechos da CE 292 e CE 060, na Região do Crajubar, também terão passarelas.

Gerência do Núcleo de Imprensa e Comunicação do Detran-CE
Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813/5819/5823
(85) 98739-4259
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Sonoridades das violas singulares brasileiras chegam ao Ceará.

Por Juan Carlos - http://www.maisfm.com
Viola-de-cocho, viola fandangueira e viola-de-buriti, já ouviu a sonoridade de alguma delas?   Com o projeto de circulação nacional Sonora Brasil, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, traz ao Ceará a sonoridade das “Violas Singulares”, com os músicos Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro. Os artistas realizam apresentações nos dias 2 (Juazeiro do Norte), 3 (Crato), 4 (Iguatu), 6 (Sobral) e 7 (Fortaleza) de dezembro, com entrada gratuita.

As apresentações abrangem a musicalidade que não foi difundida além de seus locais de origem, como o fandango do norte do Paraná e sul de São Paulo, o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.

Sidnei Duarte, mineiro de Uberaba, é músico e professor radicado em Cuiabá (MT). Ele apresenta a viola-de-cocho, instrumento em que é especialista tanto no sentido técnico quanto no teórico, sobre o qual desenvolveu importantes pesquisas acadêmicas.

Rodolfo Vidal apresenta a tradição da viola fandangueira ou caiçara, com a qual convive desde sua infância em Cananeia (SP), e suas próprias criações musicais para o instrumento.

Maurício Ribeiro, do povoado de Mumbuca, cidade de Mateiros (TO), apresenta a viola-de-buriti, instrumento pouco conhecido fora do estado do Tocantins e que tem sonoridade e características físicas bastante peculiares. A primeira viola-de-buriti foi criada e projetada por seu avô, Antônio Biato.

Sobre o Sonora Brasil
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais” desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. A iniciativa se consolida como o maior projeto de circulação musical do País, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.

O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Programação

Juazeiro Do Norte

Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227)
Data: 2/12
Horário: 19h
Informações: (88) 3587.1065

Crato

Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 3/12
Horário: 19h
Informações: (88) 3523.4444

Iguatu

Local: Unidade Iguatu do Sesc (Rua Treze de Maio, 1130)
Data: 4/12
Horário: 19h
Informações (88) 3581.1130

Sobral

Local: Escola de Música Maestro José Wilson Brasil (Avenida Dom José, 1126)
Data: 6/12
Horário: 20h
Informações: (88) 3611.0954

Fortaleza

Local: Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90c)
Data: 7/12
Horário: 20h
Informações: (85) 3452.9090

SERVIÇO

Sonora Brasil – 4ª etapa: Violas Singulares
Datas: 2, 3, 4, 6 e 7/12

:::Gratuito:::

Colapso iminente no sistema hídríco de Juazeiro - Sávio Leite Pereira

O problema do abastecimento d’água em Juazeiro do Norte não é de hoje. Sobre ele muito já se falou, mas até agora as providências atinentes ao problema não foram levadas a sério pelas autoridades a quem o caso está afeto nem tampouco se vê da parte da população nenhuma expressão visível de que está preocupada com a situação. O juiz aposentado Dr. Sávio Leite Pereira é uma voz que fala sobre o tema e não é de hoje. Em mensagem enviada ao Portal de Juazeiro ele escreveu:
“Há anos me preocupo com o fato de que o nosso abastecimento de água provém exclusivamente do subsolo. Escrevi sobre isso, por exemplo, na coluna Outras Palavras no jornal A Notícia,  cerca de 18 anos atrás.
Esse aquífero subterrâneo é volumoso e é renovável, mas a velocidade de reposição é lenta e depende do volume de chuvas na chapada do Araripe, praticamente.
Há anos se fala em conversas privadas que o nível do aquífero está baixando e são apontados exemplos empíricos que comprovariam tais assertivas. Não duvido um instante de que seja verdade, até porque a gente sabe que muitos poços profundos abertos na Lagoa Seca nos anos 70 e 80 hoje estão secos. Além do mais, o crescimento populacional da região é fora dos padrões, sem falar que ela recebe milhares de visitantes diariamente, que também são consumidores.
A transposição das águas, tão comentada antes, tornou-se silente e ninguém sabe se e quando se concretizará. Não quero parecer alarmista, mas gostaria demais de levantar o véu de ignorância que acoberta este assunto no Cariri. Sei que há uma lei estadual de 2015 que proíbe a abertura de novos poços profundos na região e me consta que a Cagece já fechou 3 poços dela em Juazeiro por contaminação por metais pesados, como mercúrio. Será verdade.
Recentemente, conversei com um especialista em instalação e reparos em bombas submersas de poços e fiquei estarrecido ao ouvir dele que o nível do aquífero já baixou 25% nos últimos cinco anos.
Para mim, os sinos de alerta já estão soando. As circunstâncias são extremamente preocupantes: as cidade crescem desordenada e caoticamente; os empresários são egoístas e gananciosos; a administração municipal é inepta na fiscalização, para dizer o mínimo. De forma que o quadro tende a piorar, sem controle.
Podemos ter uma cidade sem educação, sem cultura, sem empregos, sem saúde e sem outros itens essenciais. É péssimo, mas podemos. Jamais poderemos ter uma cidade sem água, é impossível. Por isso, o abastecimento é prioridade absoluta, acima de qualquer outra reivindicação”.

O recado do juiz foi dado em alto e bom tom. Mas precisamos de mais vozes. Que a população se conscientize da gravidade do problema e pressione o poder público para que a solução (a definitiva) seja logo adotada, pois do contrário todos sofrerão quando o colapso, hoje iminente, ocorrer.