segunda-feira, 25 de julho de 2016

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS COM RESÍDUOS SÓLIDOS EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. Dias 30 e 31 de Julho de 2016 no Memorial Pe. Cícero.

Não percam a oportunidade de vir aqui. Consulte a programação anexa. Reproduzam, compartilhem, participem. Essa será uma boa oportunidade de negócios e uma contribuição na implantação da nossa Política de Resíduos Sólidos. 

Como Superintendente da Autarquia de Meio Ambiente da minha cidade, convido os amigos, interessados e apaixonados pelo tema de resíduos sólidos a trocarem experiências locais, nacionais e internacionais. Pra quem lida diariamente com essa temática, o conteúdo da programação que vamos debater e difundir será de grande valia para o Estado do Ceará e o Brasil. Todos os municípios precisam ter um DIAGNÓSTICO QUANTITATIVO e QUALITATIVO dos seus resíduos. Esse é um dos passos. E nós vamos apresentar ao Brasil e ao mundo. Foram meses de trabalho em que mais de 50(cinquenta) universitários, técnicos e instituições ofereceram de si tudo e todo esforço pessoal e intelectual. As etapas seguintes serão políticas transversais e muita, mas muita EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Venha conferir os resultados. Palestrantes, consultores, homens de negócios, instituições públicas e privadas, catadores e ambientalistas estarão numa mesa de problemas e soluções, compartilhando experiências internacionais, nacionais, regionais e locais. Hoje, a Alemanha – especificamente - e a comunidade Européia são o berço que deram origem a legislação pátria. Vamos, de puxadinho, pra nossa realidade agora. Não podemos continuar com uma vergonha nacional em colocar "lixo" para debaixo do tapete. A responsabilidade é compartilhada...

Há os que ganham dinheiro SUJANDO o mundo. Há os que ganham dinheiro LIMPANDO o mundo. Há os que nada ganham porque sujam por desconhecimento e não tiveram acesso a soluções tecnológicas, muitas vezes tão simples e tão perto de nós. Vamos limpar e ajudar a limpar o mundo, o vasto mundo. A luta é permanente e definitiva. Estamos do lado daqueles que inovam limpando o mundo com soluções e concepções ao nosso alcance. Não é utopia, e, se fosse, seria fascinante. Venham.
Eraldo Oliveira

                   PROGRAMAÇÃO DO I SIMPOSIO INTERNANCIONAL DE NEGOCIOS COM RESIDUOS
 SÓLIDOS EM JUAZEIRO DO NORTE –CEARÁ

30/07/2016   -  SÁBADO

HORARIO
TEMA
INSTITUICAO/EMPRESA
PALESTRANTE
8:00 - 9:00h
Abertura do Evento
Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte-CE
Pronunciamento Oficial
9:00 - 9:15 hs
Apresentação Cultural
9:15 - 10:00h
Política Municipal de Resíduos Sólidos
Autarquia Municipal de Meio Ambiente - AMAJU
ERALDO OLIVEIRA - Superintendente
10:00 - 11:00h
Estudos Gravimétricos Gerais
PRÁTICA - Projetos e Consultoria Ltda
Diretor Executivo - Romilson Basílio de Oliveira
11:00 - 12:00 h
O Papel do Catador no Processo de Reciclagem
Cáritas Regional Ceará e COPMARES
Francisco Allex Marques e Charliany Bezerra de Morais
12:00 - 13:00 hs
Intervalo de Almoço
13:00- 15:00 hs
Primeiro Resultado - Resíduos Recicláveis
PRÁTICA - Projetos e Consultoria Ltda
Gleysson B. Machado
15:00 - 16:00 hs
Segundo Resultado - Resíduos Orgânicos
PRÁTICA - Projetos e Consultoria Ltda
Gleysson B. Machado
16:00 - 17:00 hs
Terceiro Resultado - Coleta e Disposicão Final de Resíduos
PRÁTICA - Projetos e Consultoria Ltda
Gleysson B. Machado

31/07/16 – DOMINGO
HORARIO
TEMA
INSTITUICAO/EMPRESA
PALESTRANTE
8:00 - 9:00 hs
Investimento e Financiamento de Projetos para Resíduos
FUNCEPE/BNB
João Robério  Pereira de Messias –Superintendente Estadual do Banco  do Nordeste
9:00 - 10:00 hs
Negócios com Resíduos Sólidos
EnviTeSB Ltda
Gleysson B. Machado
10:00 - 11;00h
Distrito Industrial de Reciclagem
SINDIVERDE
Marcos Albuquerque
11:00 - 12; 00h
O Papel da Academia no Setor de Resíduos Sólidos
URCA
Magnífico Reitor Prof. Dr. Patricio Melo
12:00 - 13:00hs
Intervalo de Almoço
13:00 - 14:00 h
Apresentacão do Instituto e Soluções em Resíduos Sólidos
Dr. Félix Steyskal
14:00 - 15;00 h
Carbon Business Action Brazil
União Européia
Ricardo Esparta
15:00 - 16:00 h
Tecnologia de Biodigestores Urbanos
INNOVAS
Anselm Gleixner
16:00 - 17;00 h
Tecnologia de Reciclagem de Plásticos
Vivo Ambiental
Fábio Melo
17:00 - 18:00 h
MESA REDONDA DE NEGÓCIOS
Poder Público, Iniciativa Privada, Cooperativa de Catadores e Entidades de Fomento e Tecnologia
Prefeitura, Bancos e Empresários
18:00 - 19:00 hs
Entrega de Certificados de Gravimetria
PMJN/AMAJU e PRÁTICA - Projetos e Consultoria Ltda
Eraldo Oliveira, Gleysson B. Machado e Romilson Basílio
19 hs
Encerramento do Simpósio


 Maiores Informações: portalresiduossolidos@gmail.com

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Opinião sobre o livro e a luta de José Gondim

Recebi, como oferta do autor, um exemplar do livro Cícero Romão Batista “Meu Padim” Quando a Igreja vai (re)ordená-lo padre?, de autoria de meu colega de infância, José Pereira Gondim. Na volumosa obra de 546 páginas, o autor que é fundador e presidente da Associação dos Amigos e Devotos do Padre Cícero, expressa sua mais profunda admiração ao Padre Cícero e reitera de forma veemente a reabilitação do Padre Cícero. 

Isso mesmo, a reabilitação do Padre Cícero na mais legítima expressão do termo, pois isso que  recentemente a Diocese do Crato anunciou, ou seja, uma possível reconciliação acenada pelo Vaticano, não é do agrado do escritor. Ele só ficará feliz mesmo quando a Igreja pedir perdão publicamente ao Padre Cícero, disser que errou na aplicação das penas impostas e por fim, reconhecer qualidades para o fundador de Juazeiro ser um dia elevado aos altares das igrejas. 
Como um dos argumentos, diz o autor: “Se a Igreja exagerou na perseguição e nos seus castigos, se maltratou um justo e agora não quer dar a "mão a palmatória", como se diz no vulgo, isso é um problema estritamente da Entidade, que forçosamente terá de encontrar uma saída para esse imbróglio. Não é justo penalizar-se o Padre Cícero, por conta de histerismos, alienação, fanatismos e excesso de zelo pela doutrina, deixando de lembrar, que o clima de festa observado na comunicação da tal "reconciliação" foi maior  do que realmente isso significava, uma vez que o certo e honesto seria a devolução de suas Ordens Sacerdotais, que lhe foram tomadas há longos 123 anos. O resto e fora disso é chover no molhado ou artifícios de se ganhar tempo e aparentar-se que algo grandioso foi feito, quando a realidade que sobrou não justifica tamanha euforia”.

E José Gondim vai mais além, sedimentando suas argumentações com essas colocações que ele acretida serem pertinentes e inequívocas: “Milhares de pessoas em várias profissões que perderam seus títulos por perseguições durante a vida foram reabilitadas depois de mortas, e, por que, apenas o Padre Cícero não tem esse direito? Por ocasião das ferozes intrigas perpetradas pela política nazista nas entranhas do Terceiro Reich, o Marechal de Campo von Blomberg, Ministro da Guerra e Comandante Supremo das Forças Armadas Alemãs na época, e o Coronel General Barão Freiherr Werner von Fritsch,. Comandante em Chefe do Exército, foram tolhidos por um vendaval de acusações infundadas, perderam suas patentes e mergulharam na desgraça. Mesmo depois de mortos foram reabilitados e tiveram seus postos devolvidos. Obviamente não mais vestiram a farda da Wehrmacht que honraram em vida, pois isso lhes era impossível, todavia, suas famílias tiveram a paz devolvida e voltaram a andar de cabeça erguida”.

Essa é a linha nuclear de raciocínio e de conduta do autor da obra recentemente lançada em Juazeiro, na Câmara Municipal. E ele no seu livro a expressa com muita determinação, veemência, talvez até raiva, sem se importar se a Igreja vai ou não aceitar suas argumentações. O homem está resoluto: para cada tiro de palavra que a Igreja disparar contra o Padre Cícero ele está pronto para revidar com uma rajada de balas de palavras tal qual uma metralhadora, e só irá calar, quando enfim a reabilitação do Padre Cícero sair conforme o figurino que ele idealizou. 

Qualquer pessoa tem o direito de não concordar  com o que José Gondim reivindica e nem aceitar a forma (passeatas, entrevistas, publicação de livro) como ele o faz,  porém uma coisa é certa: o homem é corajoso, audacioso, e seu estilo de escrever é ácido, despojado e tem endereço definido. E não é um joão- ninguém, pois tem formação universitária, é escritor com vários livros publicados, culto, juazeirense e filho de um romeiro amigo do Padre Cícero. 

Então, uma briga de potencial atômico foi comprada em defesa do Padre Cícero. Se José Gondim vai vencer, dobrando  a Igreja com seus argumentos, ninguém sabe, só o tempo dirá. Mas que vai ser uma empreitada difícil de se concretizar, disso eu não tenho a menor dúvida, porquanto  o Vaticano, na carta festiva tida como sendo de reconciliação, fez questão de afirmar que as medidas contra o Padre Cícero, aplicadas pelo bispo da época e referendadas pelo Santo Ofício, foram corretas e mais, não pensa em reabilitá-lo, porque o padre está morto. E pronto:   Roma locuta est; causa finita est!
Será?
Para quem não sabe, esclareço que não faço parte da Associação que tem José Gondim como presidente, não participo dos movimentos encetados pela entidade, não estou aqui para condenar seu ponto de vista sobre o assunto, principalmente porque já expressei minha opinião publicamente, mas jamais deixaria de reconhecer o seu trabalho em prol do Padre Cícero desenvolvido com tanta pertinácia, tal qual o meu, embora por caminho e estilo diferentes.  

1ª RETEC Cariri apresenta novos direcionamentos das consultorias para a região

Doze consultores participaram hoje (19/07) da 1a Reunião da Rede de Tecnologia do Ceará (RETEC) no Cariri, no SENAI Juazeiro do Norte, para alinhamento das diretrizes da RETEC; apresentação dos novos direcionamentos das consultorias e apresentação do novo sistema informatizado da Rede.

De acordo com o consultor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e coordenador da RETEC, Bruno Simões, a reunião é de suma importância para o Instituto atuar com mais força ainda na região no que diz respeito às ações nas áreas de gestão empresarial, gestão da inovação e pesquisa. “Teremos uma equipe de consultores alinhados com os nossos projetos e programas, que poderão prospectar serviços, frente à demanda da localidade”, avalia Simões.

Saiba mais sobre a Retec: A Retec foi criada em 2002 para auxiliar o IEL/CE na transferência de tecnologia de gestão ao empresariado cearense. O objetivo da Rede é o de oferecer soluções para as empresas que buscam desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, promovendo o suporte necessário para viabilização de projetos de inovação e contribuindo para a competitividade industrial do Ceará.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Duas Unidades de Saúde serão inauguradas em Juazeiro do Norte

Dando continuidade as comemorações alusivas aos 105 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte, o município inaugura nos próximos dias 20 e 21 duas novas unidades básicas de saúde.
A primeira será a UBS Maria das Dores Silva Santos (Dora), que está localizada na Rua Interventor Francisco Leandro de Souza, no Bairro José Geraldo da Cruz. Esta receberá a equipe de Estratégia de Saúde da Família de número 48 e será de Porte 01. Já a que será inaugurada na quinta-feira, homenageará o ex-Vereador Adauto Batista Palitot, e funcionará no Bairro Salesianos, mais precisamente na Rua Santa Clara. A mesma é de porte 03 e acomodará as equipes de Saúde da Família 25, 15 e 38.
As novas unidades ofertarão serviços de imunização, atendimento a hipertensos e diabéticos, consultas de pré-natal, testes rápidos de HIV/SÍFILIS, e ainda, atendimento especial a criança menor de 2 anos, saúde da mulher, ambulatório para pequenos procedimentos, consultas médicas e de enfermagem, dentre outros. E receberam também o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), contando com atendimento de equipe multidisciplinar, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, farmacêutico e educador físico.

domingo, 17 de julho de 2016

Os 80 Anos de Teresinha Ramos Pereira

Ontem à noite, 16 de julho de 2016, com um jantar em sua residência,  foi comemorado festivamente pela família e amigos os 80 anos de nascimento da senhora Teresinha Ramos Pereira. Por ocasião do evento, a aniversariante viu realizado um grande desejo seu que foi o lançamento do livro de sua autoria intitulado Poemas e prosas para Deus. Segundo a autora, o livro foi escrito com o intuito de levar a quem o ler a mensagem da alegria de agradecer a Deus por todos os minutos de vida, de sempre poder andar, correr, trabalhar, amar e cumprir a missão de ser feliz.   A obra contém 207 páginas com  textos em prosa e verso, explorando os mais diversos assuntos os quais são desenvolvidos pela autora com muita propriedade. 





Semana do Município - Programação

18/7-SEGUNDA-FEIRA
05:OOH -ALVORADA FESTIVA 
08:00H ABERTURA OFICIAL DA SEMANA DO MUNICÍPIO - PRAÇA DIRCEU FIGUEIREDO 18:OOH - INAUGURAÇÃO DA AMPLIAÇÃO DO ESTACIONAMENTO  - NO AEROPORTO REGIONAL ORLANDO BEZERRA E A DUPLICAÇÃO DA 1ª PARTE DA AVENIDA VIRGÍLIO TAVORA
19/7-TERÇA-FEIRA
18:OOH- INAUGURAÇÃO DA SEDE DO CONSELHO TUTELAR l - RUA DO CRUZEIRO, 575-CENTRO
20/07 - QUARTA-FEIRA
18:OOH - INAUGURAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MARIA DAS DORES SILVA SANTOS (DORA) - BAIRRO JOSÉ GERALDO DA CRUZ
21/07-QUINTA-FEIRA
08:OOH - INAUGURAÇÃO DO PONTILHÃO, DRENAGEM E URBANIZAÇÃO COM ASFALTAMENTO DA RUA FRANCISCA PAULA BEZERRA - BAIRRO LIMOEIRO 
17:OOH - EVENTO COM OS IDOSOS NA PRAÇA DO GIRADOURO 
18:OOH - INAUGURAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VEREADOR ADAUTO BATISTA PALITOT - BAIRRO SALESIANO
22/07-SEXTA-FEIRA
05:OOH -ALVORADA FESTIVA 
07:OOH - CORRIDA DO MUNICÍPIO - LARGADA DA PRAÇA JOSÉ GERALDO DA CRUZ
08:OOH - HASTEAMENTO DO PAVILHÃO NACIONAL- PRAÇA DIRCEU FIGUEIREDO 09:OOH - MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 105 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NA BASÍLICA MENOR DE NOSSA SENHORA DAS DORES
11:OOH - ALMOÇO COM POPULARES NO RESTAURANTE POPULAR 
16:OOH - 1º TORNEIO DOS CAMPEÕS DA CADESCOR E ASSEAJUNO 
18:OOH - INAUGURAÇÃO DA REFORMA DO TASSO RIBEIRO JEREISSATE (ANTIGO STEPHANIA ROCHA LIMA) - RUA SÃO PEDRO

sábado, 16 de julho de 2016

Curso de Iniciação à Perícia Judicial Trabalhista na FAP

Este curso, com duração de 60 horas e certificação, visa subsidiar tecnicamente profissionais para atuação direta  ou indiretamente ações reclamatórias , envolvendo Adicional de Insalubridade, Periculosidade ou Indenização por Acidente ou Doença do Trabalho. 
PÚBLICO ALVO: Profissionais de SST (Médicos do Trabalho, Engenheiros e Técnicos de Segurança), Advogados, Contadores, Administradores, bem como outros profissionais que desejam absorver o conteúdo programático ensinado no curso.
INSTRUTORES DO CURSO
Daniel Walker Almeida Marques Junior
Perito Judicial. Engenheiro de Produção Mecânico. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Especializado em Gestão Estratégica e Qualidade pela Universidade Cândido Mendes-RJ. Docente dos Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Produção da Faculdade Paraíso do Ceará. Instrutor do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do SENAI/CE.

José Gonçalves de Araújo Fiho
Perito Judicial. Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Educação Brasileira pela FACED/UFC. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Organização do Trabalho pela UFPB. Engenheiro Eletricista pela UFPB.

INFORMAÇÕES

LOCAL
FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ - FAP
Rua Conceição, 1228 - São Miguel - Juazeiro do Norte - CE.
Telefone: (88) 3512-3299 - Ramal 218

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
25/07/2016 a 06/08/2016

PERÍODO DE INSCRIÇÕES
De 07/072016 a 23/07/2016



quarta-feira, 13 de julho de 2016

Alunos do IFCE do Cariri criam reator de biodiesel mais barato do mundo

No tempo em que o preço da gasolina assusta os motoristas, três estudantes cearenses do Instituto Federal do Ceará (IFCE), do campus de Juazeiro do Norte, a 490 quilômetros de Fortaleza, descobriram uma solução para isso. Cícero Paulo dos Santos, Maria Jéssica da Silva e Alanna Lucema desenvolveram no ano passado um projeto inovador de produção de biocombustível.

Com a orientação dos professores Ricardo da Fonseca e Adolfo Cabral, os alunos criaram um reator de baixo custo capaz de produzir biodiesel, glicerina e sabão. O equipamento já foi patenteado e, hoje, está sendo testado em motores de carros para verificar a utilização do biocombustível produzido.

Segundo Maria Jéssica, a ideia de realizar o projeto surgiu há quatro anos, nas olimpíadas de química da instituição de ensino. “A gente tinha uma bolsa da Petrobras em que o tema era biocombustível. A partir daí começamos a pesquisar sobre isso”.
Visando também a reciclagem, os alunos resolveram ir fundo no projeto. “A gente foi fazer uma pesquisa de campo para desenvolver o equipamento. Fomos em 500 casas perguntando a quantidade de óleo utilizado por mês e o que cada pessoa fazia com ele após o uso. Após essa pesquisa, observamos que as pessoas não descartavam de forma adequada o óleo, e a partir disso começamos o projeto, que visa, além da economia, a sustentabilidade”, destacou a estudante.

Produção
Para fabricar o equipamento, os estudantes adaptaram um corote (espécie de reservatório d’água de caminhão) e materiais recicláveis, como vassoura, polia, madeira e garrafas de plástico. Segundo o professor Ricardo, o equipamento custa em torno de R$ 80 para ser feito e produz cerca de 20 litros de biodiesel, além de não precisar de energia para funcionar. Para a produção da substância, o equipamento mais barato encontrado atualmente no mercado custa em torno de R$ 3 mil.
O corote é colocado de pé, as torneiras de ferro do recipiente são adaptadas para retirar a glicerina e o sabão, e o reator funciona por atrito, sem a necessidade de energia elétrica. São produzidos 19 L de biodiesel e 5 L de glicerina por batelada.
Ainda conforme o orientador, o projeto se confirma tecnologicamente como o mais barato e benéfico do mundo. “Fomos na Newland e eles cederam um computador específico para realizamos testes com o equipamento. Testamos o biocombustível numa Hilux e conseguimos comprovar que o nosso equipamento diminui 4°C a temperatura, diminui 3°C de retorno de diesel para o tanque do veículo, e além de tudo isso, ele também dobra a durabilidade do motor”, ressaltou o professor.

Falta de incentivo
O projeto foi credenciado para participar da I-SWEEEP, uma importante feira de ciências voltada para estudantes do ensino médio, que ocorreu em Houston, no Texas. Além dos EUA, foi aprovado para participar de evento na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.
Entretanto, apesar do grande potencial de mercado, o projeto ainda não possui os incentivos necessários. Segundo Ricardo, é preciso ainda muito investimento para o projeto se tornar uma realidade. “Falta apoio. Temos alguns incentivos, mas nada que faça jus ao que o projeto realmente é. Isso é muito triste, mas estamos buscando cada vez mais esse incentivos”, disse.
A expectativa do professor é correspondida pelos seus alunos. Para Jéssica, o sonho é ver o seu projeto sendo executado. “A minha expectativa é que as pessoas olhem pra ele e que deem o valor que ele merece. Que ele seja realmente executado numa instituição, numa escola ou num local onde faça bem a sociedade”, completou.
Fonte: tribunadoceara.uol.com.b

terça-feira, 12 de julho de 2016

O milagre da Hóstia não aconteceu somente com a Beata Maria de Araújo nem foi privilégio de Juazeiro, pois aconteceu também em Crato e Barbalha. Leia esta importante matéria.

Pouca gente sabe, mas muitos livros divulgaram: o famoso milagre da Hóstia que se transformou em sangue não aconteceu somente com a beata Maria de Araújo  e não ocorreu apenas em Juazeiro, mas também em Crato e Barbalha. 
Como todos sabem, o milagre ocorreu pela primeira vez no povoado de Juazeiro, com data de 1º de março de 1889, quando a beata recebia a comunhão das mãos do Padre Cícero. Este fato foi repetido por dezenas de vezes.
Em Crato, ocorreu duas vezes, quando a beata Maria de Araújo  se encontrava “exilada”  na Casa de Caridade. O escritor Lira Neto, em seu livro Padre Cícero, poder, fé guerra no sertão,  conta que: “Na capelinha da Casa de Caridade do Crato, por volta das seis e meia da manhã, daquele 24 de setembro de 1891, padre Clycério benzeu as hóstias e pôs uma delas entre os lábios grossos e entreabertos da beata. Pelo que constou no relatório oficial dos comissários, Maria de Araújo, que parecia disposta a contradizer as leis do bispo, agora teria passado a desafiar as leis da química: mesmo após os gargarejos com  percloreto de ferro, o sangue que lhe escorreu da boca foi mais abundante do que o de costume – e de um vermelho ainda mais intenso. No dia seguinte, o fato se repetiu. E mais: também ocorreu com outra beata, Antônia da Conceição. O fato se deu quando a mesma prestava depoimento aos padres comissários Clycério e Antero. Segundo Lira, quando os padres comissários dirigiram a ela a primeira pergunta, a mulher  foi tomada de aparente êxtase e, levantando a mão direita, mostrou quatro hóstias que, de acordo com o que asseguraria o relatório final dos comissários, teriam surgido milagrosamente no ar e a beata pediu que eles comungassem junto com ela, pois foi Jesus Cristo quem ordenou. E os padres comungaram. 
Em Barbalha, conforme está no livro Padre Cícero: o calvário de um profeta dos sertões, do Padre Antenor de Andrade Silva: “Padre Joaquim Sother celebrava a Missa, às 8 h do dia 28 de outubro de 1892. Ao receber a comunhão, a jovem Maria Leopoldina Ferreira da Soledade não conseguiu consumir a Sagrada partícula. A mesma desprendendo-se da língua da penitente pousou sobre seu lábio superior de onde foi retirada em um sanguíneo (paninho que o sacerdote usa na hora da missa). No dia seguinte o fato se repetiu, e o sangue só estancou depois de 24 horas. Este fato foi registrado em ata e depois assinado pelo padre e doze testemunhas. 
E há registros ainda de que  manifestações semelhantes ocorreram nas cidades de Aracati e Icó. 
Diante do exposto, é o caso de perguntar: por que só o fato ocorrido em Juazeiro teve tanta repercussão? 
Padre Cícero responde: Porque Maria de Araújo é uma maravilha da graça de Deus e a cidade de Juazeiro foi escolhida para ser a Terra da Mãe de Deus.

sábado, 9 de julho de 2016

Em Brasília peça teatral aborda vida polêmica de Padre Cícero

O espetáculo Santo Ciço conta a história de fé enraizada na cultura brasileira de um dos maiores personagens religiosos do Brasil, o padre Cícero Romão Batista, reaceito pela Igreja no final do ano passado, por ordem do papa Francisco. A trajetória de vida do líder nordestino envolveu muitos conflitos com a Igreja Católica.

“Podíamos fazer uma novela com tamanha riqueza das informações. A peça pega como mote um episódio — o mito do milagre”, conta o diretor, Miqueias Paz. O foco da representação teatral é o momento em que o devoto foi descomungado da Igreja por consagrar uma hóstia que se transformou em sangue na boca da beata Maria de Araújo.

A linguagem teatral para encenar o tema religioso, assim como a estrutura do palco mais limpa e minimalista é o diferencial da montagem. “O espetáculo fala de um fato — o padre Cícero foi considerado santo durante muito tempo. Mas a peça não é religiosa, ela fala de um religioso”, afirma Kacus Martins, ator que interpretará o padre.

Serviço
Santo Ciço
(Q. 101 cj. 12 lj. 7 Recanto das Emas). Hoje e amanhã, às 21h. Ingresso R$ 10,00 (meia). Classificação indicativa livre.
Fonte: http://df.divirtasemais.com.br/