quinta-feira, 31 de março de 2016

I Encontro Nordestino sobre TDAH

















PROGRAMAÇÃO
Dia 8 de Abril
17h às 19h – Credenciamento e acolhida
19h30min – Abertura solene
20h (Pontualmente) – Palestra Magna – A via crucis da pessoa com TDAH no Brasil – Dra. Iane Kestelman (RJ)
21h – Encerramento
Dia 9 de Abril
7h às 7h30min – Acolhida
8h (Pontualmente) – Palestra – Princípios práticos na educação dos filhos, ensinando a autonomia diante do sofrimento – Dr. Cesar Vasconcellos (RJ)
9h30min – Intervalo
10h (Pontualmente) – Palestra: A história natural do TDAH ao longo da vida – Dr. José Fernando B. de Souza (CE)
11h30min – Intervalo para almoço
13h30min – Acolhida
14h (Pontualmente) – Palestra – A criança com diagnóstico de TDAH e sua família – Dra. Claudia Couto Rocha (CE)
15h30min – Intervalo
16h (Pontualmente) – Palestra – Mentes Inquietas: TDAH – Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade – Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva (RJ)
18h – Encerramento e entrega de Certificados
Valor da Inscrição
R$ 390,00 à vista no Boleto ou Débito
ou em até 12x de R$ 39,16 no Cartão de Crédito. Pode ser feia pelo link:

Mas o que é TDAH?
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O Transtorno se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado, às vezes, de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
O TDAH na infância em geral, se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como dispersas, “vivendo no mundo da lua” e muito agitadas. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como dificuldades com regras e limites. Já em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória, inquietude e também são impulsivos.
Em busca de sempre promover a reflexão sobre a necessidade do AFETO em qualquer vertente de formação, o CELP convidou para discutir sobre o TDAH, doença cada vez mais frequentes entre as nossas crianças e adolescentes, cinco especialistas sobre o assunto para que junto aos pais, educadores, palestrantes, psicólogos, médicos, demais profissionais da saúde e a sociedade de um modo geral, partilharem suas valiosas experiências.

Sintam-se AFETUOSAMENTE convidados para mais um evento realizado pelo Centro de Educação Lindaura Pinheiro.

segunda-feira, 28 de março de 2016

IEL/CE promove palestra gratuita no Cariri sobre gestão dos clubes mais ricos do mundo

O que está por trás dos clubes mais ricos do mundo? Como as empresas podem aprender e aplicar, em seus negócios, os ensinamentos desses clubes que são referências mundiais? O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) realiza palestra com o tema “A bola não entra por acaso: o que aprender com os melhores do mundo”, em Juazeiro do Norte. O evento será na próxima quinta-feira (31/03), das 19h às 20h30, no auditório do Palácio da Microempresa. As inscrições são gratuitas e estão abertas através do link. 
https://docs.google.com/forms/d/1pKeB2g_JU8BbhZAt1q83r32OOhlOvTBMMtld3uN__Wk/viewform
A palestra será ministrada pelo consultor empresarial, professor de MBA, coach e conferencista Marcos Braun.

Marcus apresenta uma analogia com os clubes de futebol, ao abordar a importância de um modelo consistente de gestão, de modo que através do alinhamento entre pessoas, estratégias e operações, possa levar as empresas a grandes resultados.

O conteúdo trabalhado é baseado num estudo do consultor sobre os 10 clubes de futebol mais bem-sucedidos do mundo e seus modelos de gestão, que inspiraram estratégias inovadores para as empresas. Em 2015/2016, Braun pesquisou, na Europa, o modelo de gestão dos seguintes clubes: Real Madrid (Espanha), Manchester United (Inglaterra), Bayern de Munique (Alemanha), FC Barcelona (Espanha), Paris Saint-German (França), Manchester City, Chelsea, Arsenal, Liverpool (Inglaterra) e Juventus (Itália).
SERVIÇO:
Palestra “A bola não entra por acaso: o que aprender com os melhores do mundo”, com o consultor Marcos Braun
Data: 31 de março
Horário: 19h às 20h30
Local: Auditório do Palácio da Microempresa – SEBRAE Cariri (Rua São Pedro, S/N, Centro, Juazeiro)
GRATUITA - Inscrições aqui
Mais informações: (88) 2101.8436.
Informações para a Imprensa
Gerência de Comunicações - Sistema FIEC
(85) 3421 5435 / (85) 3421 5434
(85) 3421.5431/ (85) 3421.4203

ORFANATO CRIADO PELO PADRE CÍCERO CELEBRA PRIMEIRO CENTENÁRIO


Idealizado à época pelo Padre Cícero Romão Batista e edificado pelas Irmãs da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, o ORFANATO JESUS MARIA JOSÉ celebra O PRIMEIRO CENTENÁRIO. A cerimônia em ação de graças será realizada sexta-feira, dia 8 de abril de 2016, às 18 h, na sede do Orfanato à Rua Cel. Antônio Pereira, 64, no Bairro Salesianos. Está confirmada a presença de benfeitores e autoridades constituídas, além de SHOW COM O SANFONEIRO FÁBIO CARNEIRINHO.
Além da cerimônia, uma extensa programação marca a comemoração pelos cem anos do Orfanato com bingos, quermesses e “Centenário Show” com bandas católicas da região a começar na segunda-feira, dia 04 de abril, às 19h. 
Breve histórico:
Criado pelo Padre Cícero em 08 de abril de 1916 para aliviar a extrema pobreza e combater a difícil situação das comunidades mais abastadas de Juazeiro do Norte, Orfanato Jesus Maria José é uma instituição filantrópica de caráter sócio educativo e cultural. A partir do ano de 1935 passou a ser administrado pelas irmãs da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, funcionando como internato de meninas órfãs até 1994. Hoje, expande seus serviços às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e social entre 05 e 15 anos com atividades gratuitas voltados para a arte-educação, cultura, esporte, recreação, reforço escolar, dentre outros.
Campanha Padrinho Institucional do Orfanato Jesus Maria José
Banco do Brasil
Agência: 0433-2
Conta: 66.366-2
Informações
(88) 3511-1692


domingo, 27 de março de 2016

CONVITE MISSA DO SÉTIMO DIA 
A Família de Luiz Boaventura de Sousa convida parentes e amigos para sua missa do sétimo dia, a qual ocorrerá segunda-feira, dia 28, à 19 h, na Basília de Nossa Senhora das Dores, Antecipadamente agradece a todos que se fizerem presentes a este ato de solidariedade cristã. 

quinta-feira, 24 de março de 2016

Bolo do Padre Cícero

Flagrantes fotográficos colhidos pela reportagem do Portal de Juazeiro ontem, à noite, por ocasião do corte do bolo dos 172 anos do Padre Cícero. Este bolo foi idealizado pelas irmãs Cicinha e Romana. O deste ano teve 172 metros de comprimento.









Caucaia e Juazeiro, no CE, aparecem em ranking negativo de saneamento

As cidades de Caucaia e Juazeiro do Norte, no Ceará, aparecem na lista de municípios do Brasil com os piores índices de saneamento básico e serviço de distribuição de água. Caucaia tem um dos piores indicadores de população com água tratada e, ao mesmo tempo, a pior relação entre arrecadação e investimento no setor.
Os dados fazem parte do estudo divulgado nesta quarta-feira (23) pela ONG Trata Brasil, que realiza pesquisa sobre uso e distribuição de água e saneamento básico. De acordo com a ONG, a falta de saneamento é um dos fatores que contribui com a proliferação do Aedes aegypti , mosquito transmissor de doenças como a dengue o vírus da zika.
Na lista das 100 maiores cidades do país, Juazeiro do Norte aparece na posição 95 no ranking de serviços de saneamento básico. Na cidade, segundo o estudo, 21,1% da população tem serviço de esgoto e 23,8% tem acesso à água tratada encanada. 
Já no ranking que avalia a relação entre arrecadação de impostos e investimento em tratamento de água, a maior cidade da região Cariri ocupa a posição 97, ou seja, um dos piores índices do país.  
Em Caucaia, na Grande Fortaleza, 67,58% da população tem acesso à água tratada, o que coloca a cidade na 95ª posição da lista da ONG Trata Brasil neste quesito. De acordo com o estudo, pelo menos 20 cidades brasileiras de grande porte conseguiram universalizar o acesso à água tratada, mas nenhuma delas no Ceará.
Metodologia 
Desde 2009, o Instituto Trata Brasil divulga o “Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades”, com base nos dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS). Os números são informados pelas próprias empresas operadoras de água e esgotos dos municípios brasileiros ao Governo Federal, portanto, são números oficiais das próprias cidades.
Em média, segndo a ONG, a cada 4 anos o Trata Brasil faz uma revisão dos critérios e indicadores usados no Ranking, especialmente após ouvir autoridades e entidades ligadas ao meio ambiente e ao setor de saneamento.
Fonte: 

quarta-feira, 23 de março de 2016

Estação ferroviária de Juazeiro do Norte poderá se tornar um espaço de arte e cultura

A Secretaria de Cultura e Romarias de Juazeiro do Norte idealiza a transformação da antiga estação ferroviária do município num espaço de arte e cultura. Foi o que afirmou a titular da pasta, Marli Bezerra, adiantado sobre o agendamento de um encontro para avaliar o custo da recuperação do prédio situado numa área estratégica, além de se constituir num patrimônio histórico da cidade. No próximo dia 7 de novembro completa exatos 90 anos de sua inauguração pelo Padre Cícero Romão Batista.

Ela historia que o local foi escolhido pelo sacerdote o qual ficava muito distante do centro e dentro de um matagal quando algumas pessoas estranharam a afirmação do religioso que ali ainda seria o coração de Juazeiro. Durante muito tempo, o trem foi o principal meio de integração socioeconômica entre as cidades cearenses e de grande importância para o turismo no município. Quando houve a privatização da Rffsa, o prédio foi leiloado, mas, na sua primeira gestão, o prefeito Raimundo Macedo adquiriu o mesmo.

Além do espaço de arte e cultura destinado ao encontro de artistas, artesãos, promoção de feiras e eventos, a idéia é que o local acolha a sede da Secretaria de Cultura e Romarias. O prédio da velha estação já serviu de abrigo para a Gráfica da Lira Nordestina da Universidade Regional do Cariri (URCA), a qual foi levada para o Centro de Multiuso. Agora, o pensamento é festejar os 90 anos de inauguração da estação do trem diante de uma nova realidade, mas preservando sua arquitetura. (ASCOM/PMJN)

FALECIMENTO DO PROFESSOR LUIZ BOAVENTURA

Comunicamos com pesar que  o professor Luiz Boaventura de Sousa, ex-presidente do SINDESP faleceu ontem, em Fortaleza, onde residia. Como é do conhecimento de todos o professor Boaventura estava enfermo há algum tempo e o agravamento de sua enfermidade (diabetes) motivou o seu afastamento da presidência do SINDESP, cargo que ele exerceu durante 20 anos. Informamos que o velório acontece na Funerária ETHERNUS que fica na Rua Padre Valdevino, 1688,  entre a Avenida Barão de Studart e Rua Dr. José Lourenço, em Fortaleza,  e o sepultamento ocorrerá no Jardim Metropolitano às 17:00 h de hoje. Suas irmãs Lilia e Dora (residentes em Juazeiro)  foram a Fortaleza para assistir ao sepultamento.

terça-feira, 22 de março de 2016

Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para mais de 200 mil bolsas de estudo no país. Há vagas para Juazeiro


O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, está com inscrições abertas para 2016.1 e disponibiliza mais de 200 mil bolsas de estudo de até 70% para diversos cursos e instituições de ensino em todo o Brasil. 


O estado de Ceará foi contemplado mais uma vez com o programa e está disponibilizando mais de 38 mil vagas. Na cidade de Juazeiro do Norte as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Cursos de Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular.
De acordo com Andréia Torres, Diretora de expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, esse é o momento ideal para colocar em prática o desejo de impulsionar os estudos. “O papel do Educa Mais Brasil é oportunizar um sonho através da educação e fazer a diferença na decisão de milhares de pessoas em estudar e transformar suas vidas”.

Para se inscrever gratuitamente é preciso efetuar o cadastro no site oficial do programa www.educamaisbrasil.com.br, onde também é possível consultar as instituições e cursos, selecionando o estado e a cidade de interesse. Mais informações podem ser obtidas através da central de atendimento nos telefones 4007-2020 para Capitais e regiões metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.

domingo, 20 de março de 2016

CONVITE MISSA DE PRIMEIRO ANIVERSÁRIO
A Família de MARIA DA PAZ BRANDÂO convida para a Missa do Primeiro ano de sua passagem para a Eternidade no próximo dia 21 de março(SEGUNDA-FEIRA) às 17 horas na Capela do Socorro.
Contamos com a sua presença!

sábado, 19 de março de 2016

AFAJ fará entrega da Comenda Memórias de Juazeiro

Dr. Mauro Sampaio, Sr. Leandro  Bezerra e Dr. Odílio Camilo
No próximo dia 24, às 20 h, no Memorial Padre Cícero a Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro realizará solenidade de entrega da COMENDA MEMÓRIAS DE JUAZEIRO, tendo como agraciados (in memoriam): Sr. Leandro Bezerra de Menezes, Dr. Mauro Sampaio e Dr. Odílio Camilo da Silva. A saudação biográfica dos homenageados será feita pelo Dr. Renato Casimiro, sócio da AFAJ, escritor, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará a atualmente professor da Faculdade Juazeiro do Norte e presidente do Instituo Cultural do Vale Caririense. Os três agraciados são todos merecedores da homenagem pelos relevantes serviços prestados, cada um na sua área,  à cidade de Juazeiro do Norte. A entrada é franca, mas exige-se dos participantes traje esporte fino. 

sexta-feira, 18 de março de 2016

Rádio Progresso agora é FM

Em solenidade marcada para as 20 h de hoje a Rádio Progresso, de Juazeiro do Norte , concretizará sua migração de AM para FM (97,9 MHz), sendo a primeira emissora do Cariri e do Ceará a fazer essa migração. O evento contará com a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo, que já está na cidade. 
A migração é uma antiga reivindicação dos radiodifusores brasileiros. Com a alteração, as emissoras transmitirão com melhor qualidade e menor interferência. Além disso, os veículos poderão ser sintonizados por dispositivos móveis, como celulares e tablets. A mudança de faixa foi autorizada por um decreto presidencial em 2013.
Segundo o site Portal Brasil “Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM no Brasil. Desse total, 1.386 pediram a mudança de faixa e 937 rádios já poderão fazer a migração neste ano de 2016. Outras 437 emissoras terão de aguardar a liberação de espaço na faixa de FM, o que vai ocorrer com a digitalização da TV no País. No mês passado, o Ministério das Comunicações começou a emitir os boletos de pagamento da outorga para mudança da faixa. Os valores para começar a transmitir a programação em FM variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela foi elaborada com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance. Após a quitação do boleto pelo radiodifusor, o Ministério das Comunicações emite o ato que autoriza a migração de faixa. Na sequência, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM. 

Histórico
No ar desde 1967, a Nova Rádio Progresso (1.310 AM) foi um dos primeiros veículos de comunicação criado pelo Grupo Bezerra de  Menezes. Ao longo de mais de quatro décadas, a Rádio, também conhecida pelos ouvintes como  “A Emissora do Povo”, se mostra presente no dia a dia dos caririenses, levando Notícias, Cultura Informações de Utilidade Pública e diversão em um conteúdo diversificado, com destaque para o Jornalismo e o Esporte.
Líder em audiência entre as AMs há exatos 48 anos, a NOVA Rádio  Progresso AM também transmite sua Programação Musical, Jornalística e Esportiva via Internet. A Música do Passado, o Jornalismo e a Utilidade Pública são as principais marcas de programação da rádio que conta com repórteres e correspondentes de toda a região do Cariri. Hoje, a Nova Rádio Progresso está sob a direção de  Antonio Firmino, bacharel em Direito, empresário no ramo de folheados, radialista e  ex-vereador. 
A Nova Rádio Progresso AM possui 1 KW de potência transmitindo até boa parte de algumas cidades dos estados da Paraiba e Pernambuco onde temos a torre mais alta de todas as emissoras da cidade. Você também pode acompanhar a nossa programação pela internet através do endereço eletrônico www.radioprogressoam.com.br

Colégio Objetivo realiza 1º Chá Literário

O Chá Literário iniciou com o lançamento do livro “Despersonalizado” do aluno Antônio Tavares, 3° ano do Ensino Médio, com a honra de lançar um escritor da casa, a verdadeira referência da melhor metodologia sobre educação que o Colégio Objetivo transmite. 
A proposta do encontro tem o desígnio de trazer a comunidade escolar para participar das atividades no ambiente e tornar um hábito, onde cada um terá voz e vez para defender suas argumentações, agregar um diálogo baseado no processo de ensino/aprendizado, tanto global quanto local.
Serão encontros bimestrais, onde os participantes dialogam e trocam experiências em busca de incentivar todos os participantes à leitura, estreitar os caminhos da sociedade local e a escola em parceria com a família para que sejam construídos conhecimentos entrelaçados no tripé da sustentabilidade nas ações pessoais e profissionais.
A leitura para a escola é de extrema necessidade, não só no conhecimento de livros didáticos, mas também a descoberta de outros tipos de conhecimento, bem como, a poesia, a crônica, o drama, as reportagens, e também atividades artísticas para a complementação da formação de leitores críticos e pensantes.
O evento terá vários temas, por meio da literatura em vários âmbitos do conhecimento, e diferentes autores. Cada encontro tratará como tema, assuntos do cotidiano, questões sociais, ambientais e, principalmente memórias da vida e da infância.
  A leitura é o meio mais dinâmico para desenvolvimento da personalidade, é uma licença para a vida e para a coletividade. Rubens Alves (2004, p. 1), defende que [...] "o lugar da literatura não é a cabeça: é o coração. A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo". 
Junto com a Biblioteca Patativa do Assaré haverá a contrapartida no que se refere à organização dos encontros, junto com a coordenação de área de linguagens e humana. Os livros serão de diversos tipos de literatura, no qual o tema será discutido e escolhido pelos participantes. Essa nova iniciativa tem a intenção de fazer uma permuta de obras literárias, em que as pessoas tragam livros e os levem, promovendo uma ampliação do conhecimento de diversos autores literários.
Esses empréstimos são abertos para toda a comunidade escolar com a intenção de promover, na hora da degustação do chá, comentários dos livros que foram lidos, do que se tratam, indicações de obras e escritores para que as pessoas continuem a procurar a leitura cada vez mais, estimulando e ampliando o conhecimento. 
É preciso resgatar o que foi deixado pra trás, aquela pessoa que se automenospreza, se julga inútil e ultrapassado dentro da nossa cultura. Todavia, vendo pelo lado humano, é preciso que comece a valorizar, escutar, descobrir e respeitar os seus valores.
Nessa perspectiva, educar é cuidar do ser, da ecologia que desenvolve o ser em processo de aprendizagem, a ecologia no sentido mais amplo, o que expressa cuidar das relações do indivíduo consigo mesmo, desenvolver o autoconhecimento, cuidar das relações com o outro e a natureza. O Colégio Objetivo preocupado com a geração responsável pelo futuro, embalado por poemas, reflexões, deseja ampliar e reforçar a importância da leitura, para que as trocas de saberes sejam para a escola uma ação continua e agradável, pois quando existe uma roda de conversa, onde podem-se expor ideias fica mais fácil a convivência e os problemas são resolvidos de forma cautelosa e respeitosa. (Colégio Objetivo)

                            
                            

quarta-feira, 16 de março de 2016

Juazeiro tem trabalho selecionado em seminário do PNAIC-PAIC

Em culminância às ações desenvolvidas através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no ano de 2015, um seminário municipal foi realizado em Juazeiro do Norte. Neste, diversos trabalhos desenvolvidos por professores das unidades de ensino foram inscritos e apresentados. 

No primeiro momento, doze inscrições foram realizadas, das quais os seguintes projetos foram democraticamente escolhidos: "O mundo das letras", da professora Socorro Nascimento, representando a escola Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, "Um novo olhar através da cultura", de Francisca Fernandes, da escola Rotary e "Cuidando do ambiente escolar", da Escola Zila Belém, representada pelas professoras Josefa da Silva Teixeira, Maria Marlete e Ana Maria Lobo, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Em seguida, os três trabalhos pré-selecionados participaram da seletiva na jurisdição da CREDE 19, onde 42 inscrições foram realizadas, provenientes dos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito e Jardim. Nesta seletiva, o projeto "O mundo das letras" conquistou o primeiro lugar.

A Gerente local do PNAIC/PAIC, Joana Darc Dantas, destacando a importância do resultado, afirmou que este trabalho oportunizou aos professores do 1º, 2º e 3º ano mostrarem as experiências exitosas, que contribuíram para o aprendizado dos alunos. Ela lembrou ainda que o PAIC e o PNAIC constituem um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Nos próximos dias 21 e 22, será realizado em Fortaleza o Seminário do PNAIC-PAIC a nível Estadual. (ASCOM/PMJN)

terça-feira, 15 de março de 2016

Povoado de São Miguel anuncia celebração de primeira missa do dia 20 do Padre Cícero e evento contará com lançamento de cordel


Santanna “O Cantador” leva xote, baião e forró para o Artes de Março

Cantor, natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, e seguidor de Luiz Gonzaga é a atração desta segunda-feira do evento que acontece ao longo deste mês no Teresina Shopping.

O palco do Festival Artes de Março será tomado pelo xote, baião e forró. Isto porque, nesta segunda-feira (14), se apresenta no evento Santanna “O Cantador”. O festival acontece no Teresina Shopping, a partir das 19h, com entrada gratuita. Santanna “O Cantador”, que detém as propriedades de cantor, intérprete e declamador, é um artista nordestino seguidor de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Ele nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, e se propõe a disseminar a cultura nordestina Brasil a fora. Sua meta é alcançar a universalização do forró.
A proposta musical de Santanna tem por prioridade decantar o Nordeste no seu lado positivo e autossuficiente, principalmente no que concerne à inteligência emocional do seu povo; abordar o tema de autoajuda nas canções com o intuito de ajudar a soerguer a autoestima do ouvinte, principalmente, o nordestino; e decantar músicas cuja poesia de boa qualidade seja bem aceita pelo ouvido e alma femininos, uma vez que foi a mulher a grande edificadora da nação nordestina.
Para o artista, o objetivo do seu trabalho é colaborar para um mundo melhor, pois o forró Pé-de-Serra ou universitário se constitui como sendo a melhor proposta musical no momento, pois corre na contramão da violência; promove a reunião familiar desde o avô ao neto; é forte aliado no combate à depressão causada pela solidão das grandes cidades, pois sugere dançar abraçado; e é um estilo verdadeiramente brasileiro.
Biografia
Santanna “O Cantador” descende de família de artistas e teve, na sua infância, a influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras, do canto das rezadeiras e, finalmente, do canto dos cantadores violeiros e emboladores.
Em 1984, conheceu Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, de quem se tornou amigo particular. A admiração pelo Rei transformou-se em grande amizade. Participou de vários shows seus, fazendo a abertura e, em seguida, fazendo vocal. Tornou-se cantor profissional em 1992.
Fonte: http://www.portalodia.com/noticias/piaui/santanna-%E2%80%9Co-cantador%E2%80%9D-leva-xote,-baiao-e-forro-para-o-artes-de-marco-262920.html

segunda-feira, 14 de março de 2016

Via Metro que responderá pelo sistema de transporte coletivo

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, assinou na manhã desta segunda-feira contrato com a empresa Via Metro que será a nova responsável pelo sistema de transporte coletivo no município.  No momento da assinatura do contrato,  o diretor da Via Metro, André Eskinazi, destacou o prazer da empresa nesse momento que definiu como “histórico e de mudanças” adiantando sobre o ingresso de tecnologias, frota nova e recursos humanos bem preparados para atender ao anseio da população o que tem a ver até mesmo com a qualidade de vida. Nesse aspecto, informou que a Via Metro vai disponibilizar um aplicativo revolucionário por meio do qual o usuário poderá acessar via Android ou IOS informações por meio do GPS sobre a localização do seu ônibus, com atualizações a cada 30 segundos bem como a rota do mesmo. Assim, poderá sair de casa na hora correta momentos antes da chegada do coletivo na parada o que serve até como questão de segurança. Segundo André, o grande segredo do transporte urbano é a regularidade e isso é condição da empresa. (ASCOM/PMJN)

Casa do Idoso comemora seus 21 anos de fundação

Ontem a Casa do Idoso comemorou a passagem dos seus 21 anos de existência. Para festejar o evento foi realizada extensa programação com celebração de  missa seguida de coquetel e almoço para os idosos ali residentes e os convidados. 
A Casa do Idoso foi idealizada e construída com recursos próprios pelo coronel Humberto de Menezes, tendo sua inauguração ocorrido no dia 13 de março de 1995. Ela é um lugar   de vivência cristã,  de paz e solidariedade humana, onde os idosos, alguns deles sem contar mais com o afeto familiar, convivem em sociedade com os demais sob o olhar sempre vigilante e amigo do seu administrador, o dinâmico Irmão Bernardo e sua competente, prestimosa e profissional equipe. 
Pessoas que estavam destinadas a amargurar uma velhice difícil e solitária, lá encontraram companhias para dividir histórias e o alento que renovou as esperanças,  melhorou a autoestima e as colocou de novo na condição de criaturas de Deus, de seres humanos merecedores de carinho e respeito. Sem dúvida, este local humanitário é uma espécie de segundo lar para uns, e o único e derradeiro lar para outros. É a luz do fim do túnel da vida para quem a procura e tem a felicidade de encontrá-la. A Casa do Idoso  por tudo que fez,  faz e  representa tem sido desde a sua inauguração uma referência no gênero nesta cidade. Dela só se ouve elogios e nunca é demais relembrar, pois  ela fez por merecê-los!
Parabéns!
Veja abaixo fotos do evento










sábado, 12 de março de 2016

Redação em festa:Portal de Juazeiro atinge UM MILHÃO de visitas

A Redação está em festa!
O www.portaldejuazeiro.com   fundado em 1º de maio de 2008, vem ganhando destaque na mídia local e conquistando espaço  no mundo digital da internet como um dos melhores  e mais acessados site de notícias dessa cidade. A prova de tudo isso é que hoje atingimos a marca de 1 milhão de visitas.
A  popularidade do site teve início no momento em que começamos  registrar os eventos da cidade, divulgar os fatos históricos do nosso povo, mesmo as vezes divulgando notícias tristes, mas tudo dentro de uma linha de imparcialidade, sem vinculação política e tudo pautado na seriedade e respeito aos fatos históricos, daí por que este portal é mesmo “a vitrine da história de Juazeiro”.  
Enfim, o site caiu no gosto de todos e por isso queremos agradecer a Deus, aos nossos assíduos internautas e a todos os colaboradores pela conquista desta grande vitória, sem dúvida um marco na imprensa digital juazeirense e mais um para a nossa biografia. 
Fomos pioneiro neste ramo de atividade jornalística em Juazeiro do Norte  quando fundamos em 1º de maio de 2005, o www.juaonline.info que depois, em 1º de maio de 2008, após 250 edições ininterruptas passou a ser editado com o nome atual de www.portaldejuazeiro.com, mas com a mesma linha editorial.
E ficamos muito felizes porque atingimos a marca de 1 milhão de visitas com  a publicação de uma notícia boa, que foi a que fala da organização da festa do Centenário de Nascimento de D. Assunção Gonçalves, grande admiradora, leitora e colaborada deste jornal desde a sua inauguração.  

Daniel Walker
Editor

Centenário de nascimento de Assunção Gonçalves

Um grupo de amigos da professora e artista plástica juazeirense, Assunção Gonçalves, está organizando em parceria com a Basílica de Nossa Senhora das Dores a programação do seu centenário de nascimento, que ocorrerá no dia 1º de junho de 2016. Já está definido que os festejos serão inseridos na programação do Centenário da Basílica de Nossa Senhora das Dores que se inicia este ano. Entre as ideias já apresentadas e aprovadas constam a celebração de uma missa solene, uma exposição fotográfica com fotos e cópias de obras de sua autoria além da tradicional renovação que ocorre sempre no dia 1º de junho a partir das 17 h. 
Assunção Gonçalves faleceu no dia 19 de maio de 2013 e é considerada  uma das personalidades mais importantes da história de Juazeiro com participação efetiva nos campos das artes, cultura popular, religiosidade, e  educação. Por isso seu centenário de nascimento deve ser festejado condignamente por um dever de gratidão desta cidade a uma de suas filhas mais ilustres. Quem quiser colaborar favor entrar em contato com a Equipe de História da Programação do Centenário da Basílica de Nossa Senhora das Dores pelo telefone 988356303. 

Conheça a realidade do Sistema Sanitário de Juazeiro do Norte

Temos dados oficiais da Cagece sobre o sistema sanitário em Juazeiro do Norte. É uma realidade que poucos conhecem, por isso achamos por bem fazer esta matéria. 
Segundo dados do Ministério das Cidades mais de 100 milhões de cidadãos brasileiros vivem sem acesso à coleta de esgotos e somente 39% dos esgotos coletados são tratados. Com relação ao abastecimento de água por rede, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso ao serviço. 
Essa situação se reflete em Juazeiro do Norte e tem um fator agravante, pois se por um lado ainda existem milhares de moradias sem acesso às redes de esgoto, por outro lado existem outros milhares onde há disponibilidade da infraestrutura, mas que, por diversos motivos, não estão conectados à rede. Esse fator tem reflexos, principalmente, na qualidade da água bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano), dificultando e/ou impossibilitando seu tratamento e afetando, consequentemente, no abastecimento e na saúde da população. 

Cobertura de esgotamento sanitário
Atualmente, Juazeiro do Norte conta com cobertura de esgotamento sanitário da ordem de 60%, mas apenas  22.660 ligações prediais foram feitas por onde passa a rede, faltando cerca de 15.711 ligações.
A ampliação da rede coletora de esgoto e utilização dos serviços pela população é extremamente importante para proteção das águias subterrâneas, principalmente fonte de abastecimento de água em nossa cidade. Por isso, é necessário, urgente mesmo, que o número de ligações de à rede seja ampliado.  
Há estudos mostrando que está havendo substancial redução na da qualidade das águas subterrâneas, e esse declínio é resultado da presença constante de nitratos nas amostras recolhidas, indicando a existência de poluentes na água bruta. E a má qualidade pode ser justificada pela infiltração das fossas domésticas, bem como pela existência de esgotos lançados a céu aberto, além da presença de traços de metais pesados, provenientes, possivelmente, das atividades industriais,   conclui a pesquisa. 
Cerca de 80% da água consumida (água tratada) resulta em esgotos. Os depósitos, na maioria das vezes, são direcionados para fossas rudimentares (buraco na terra que recebe os dejetos sem qualquer tratamento) ou sépticas (recinto fechado e enterrado com o propósito de reduzir o impacto ambiental dos resíduos). Além destas, outra forma de descarte dos dejetos, quando não há medidas práticas de saneamento e de educação sanitária, é o lançamento do esgoto diretamente sobre o solo, a céu aberto, prática comum em Juazeiro do Norte. 
O esgoto despejado in natura cria situações muito favoráveis à transmissão de diversas doenças, como diarreias, febres tifoide de paratifoide, leptospirose, teníase, micoses e conjuntivites. Mas a principal delas é a diarreia, que afeta, na maioria das vezes, crianças com até cinco anos. O País perde muito dinheiro com isto. 

Investimentos aplicados
A Cagece em parceria com o Governo do Estado e demais órgãos envolvidos, tem realizado diversas ações para a implementação e melhoria dos serviços de esgotamento sanitário  em Juazeiro do Norte. Dentre outros, foram realizados os seguintes serviços: ampliação do sistema de esgotamento sanitário para atender o Centro Multifuncional e o Call Center; instalação de aeradores da ETE Malvas; instalação da estação elevatória de esgoto Vila Fátima; ampliação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Lagoa Seca (em fase de conclusão); ampliação e melhoria no SAA dos bairros Aeroporto, São José, Triângulo (em andamento). 

Campanhas de esclarecimentos
Em 2015 a Cagece lançou campanha no intuído de sensibilizar moradores para a interligação à rede de esgotamento sanitário. A iniciativa contou com visitas porta a porta, reforçando aos moradores a importância de se interligar à rede, distribuição de materiais educativos com instruções sobre como fazer a interligação, peças teatrais es escolas, entre outros. A população precisa colaborar, pois esta é a melhor forma de resolver este problema que vem se arrastando há muitos anos. A população não faz a sua parte e assim muitos reclamam injustamente da Cagece.  

sexta-feira, 11 de março de 2016

Madre Maria José eleita nova abadessa

Em eleição realizada hoje Madre Maria José foi  eleita  nova abadessa do Mosteiro de Nossa de Senhora da Vitória. Ela vai ocupar o cago  que antes pertenceu a Madre Maria Aparecida Menezes do Couto, que em virtude de ter completado 75 anos de idade teve de renunciar, conforme determina os estatutos da instituição. Madre Maria José certamente não terá dificuldade em fazer uma boa administração, porquanto está no Mosteiro de Juazeiro desde a sua instalação, sendo muito conhecida pela comunidade.de quem espera receber todo o apoio necessário ao desenvolvimento do seu trabalho.  

quinta-feira, 10 de março de 2016

Artur Menezes em show no Sesc de Juazeiro

A estrela cearense do blues está de volta a Juazeiro. Depois ele irá para os Estados Unidos.  

CONHEÇA O MÚSICO
Artur Menezes nasceu em Fortaleza,  mas tem vínculo com nossa cidade, pois é filho do engenheiro Aldo Marcozzi, professor aposentado da UECE, nascido em Juazeiro. 
Com quase quinze anos  de carreira, Artur Menezes não só toca guitarra, mas compõe e interpreta de uma forma tão peculiar que impressiona até os grandes mestres. Em 2014 esteve em turnê na Europa - onde foi headline do “Augusti Bluus Festival” (Estônia), além de shows na Inglaterra. Ainda em 2014, Artur esteve por duas vezes em turnê no México e, no Brasil, passou pelo “Festival Blues de Londrina” (PR), “Lençóis Jazz & Blues Festival” (MA), “Festival SESC Jazz & Blues” em S. J. do Rio Preto (SP), Piracicaba (SP), Bauru (SP) e Presidente Prudente (SP), “Festival Jazz & Blues de Guaramiranga (CE), ”Garanhuns Jazz Festival (PE), além de diversos shows nas cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), Rio de Janeiro e Teresópolis (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP).           
Artur tocou com o famoso Buddy Guy em Chicago em 2011 e abriu seus shows no RJ e SP em 2012. Atualmente, dedica-se à turnê de lançamento de seu novo disco "Drive Me".
Artur morou um tempo em Chicago, onde participou de jam sessions com John Primer, Linsey Alexander e Phil Guy, entre outros. Tocou em bares como Kingston Mines, Smokey Daddy e Katherina’s. Gravou dois discos com a banda norte-americana The Shakes, que prima pela tradição do blues elétrico. Participou de vários festivais de jazz e blues no Brasil, tais como: Rio das Ostras Jazz & Blues Festival"(RJ), "Manguinhos Jazz & Blues (ES), Garanhuns Jazz Festival (PE), Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga (CE), Lençóis Jazz & Blues Festival (MA), dentre outros.
 Em 2012, liderou uma disputa – empatado com uma banda de Los Angeles -, entre mais de 2 mil artistas de todo o mundo, por uma vaga para tocar com Eric Clapton no Crossroads Guitar Festival, um dos maiores e mais concorridos festivais de guitarristas do mundo, que aconteceu no Madison Square Garden, em NY. Além disso, seu segundo disco, #2, na mesma época, foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor disco de música estrangeira.
Ainda em 2012, Artur esteve em turnê na Argentina. Além dos shows, que aconteceram em Buenos Aires e em Ramos Mejía, passou pelas principais rádios e TVs locais, como a C5N, a de maior audiência.
Em agosto de 2013, foi um dos palestrantes do TEDx Fortaleza, um encontro anual licenciado pelo TED (Technology, Entertainment, Design), onde personalidades partilham suas experiências e conhecimentos em apresentações transmitidas ao vivo pela internet e depois disponibilizadas em vídeos, os TEDTalks, acessíveis a bilhões de pessoas no mundo inteiro.
Atualmente reside em São Paulo (há 5 anos), mas sempre viajando e participando de festivais mundo afora.
Artur Menezes é endorser da Suhr Guitars, Fire Custom Pedals e Santo Angelo Cables
DISCOGRAFIA
Drive me - #2 – Early to Marry - I Ain't Got You – EP - Artur Menezes & Os Caras - EP

Veja um video
http://www.arturmenezes.com.br/site/#prettyPhoto[vid32]/0/

terça-feira, 8 de março de 2016

Juazeiro relembra 90 Anos da morte de Dr. Floro Bartholomeu da Costa

O calendário da história política de Juazeiro assinala neste dia 8 de março de 2016 a passagem dos 90 anos da morte do deputado federal Dr. Floro Bartholomeu da Costa, ocorrida no Rio de Janeiro. Floro estava em Campos Sales no comando do Batalhão Patriótico para dar combate à Coluna Prestes que ameaçava entrar no Ceará por lá, quando se sentiu mal como decorrência de uma sífilis crônica, adquirida na Bahia quando ainda era acadêmico de medicina. Chamado a pressa, seu médico Dr. Paracampos veio de Fortaleza para socorrer o paciente e amigo. Aconselhado a procurar um centro médico mais avançado, Floro optou pelo Rio de Janeiro e para lá seguiu sem perda de tempo. De Juazeiro foi de automóvel até Missão Velha onde pegou o trem para Fortaleza. No dia 18 de fevereiro de 1926 subiu a bordo do vapor Itassucê, um dos melhores da época, em direção à capital federal. 
Floro deixou Juazeiro sem poder receber Lampião, o homem que convidou para ingressar no batalhão Patriótico, como capitão, e assim dar combate à Coluna Prestes. 
No dia 2 de março de 1926, já hospitalizado, Floro foi agraciado com o título  de General Honorário do Exército Brasileiro, outorgado pelo presidente Arthur Bernardes, em agradecimento ao seu desempenho como comandante do Batalhão Patriótico. No dia 9, ao som dos disparos para o ar de 21 tiros executados por soldados do exército, o caixão mortuário com o corpo do destemido político, grande amigo e defensor do Padre Cícero e do Juazeiro, ornado com uma grande e bonita coroa de flores com uma fita onde se lia “Ao Dr. Floro Bartholomeu, do presidente da República”, desceu à tumba no Cemitério São João Batista.
Pela legislação da época, com a morte de Floro sua vaga de deputado federal só poderia ser preenchida com a realização de uma nova eleição. Um grande número de pretendentes bateu à porta Padre Cícero na esperança de obter seu apoio. Mas ele mesmo resolveu se candidatar à vaga. Como exigia a lei, Padre Cícero se afastou do cargo de prefeito de Juazeiro e passou a faixa para o presidente da Câmara Municipal, José Eleutério de Figueiredo (mais conhecido como Zé Xandu), pois na época ainda não havia o cargo de vice-prefeito. 

IMPORTÂNCIA DE FLORO
Floro Bartholomeu da Costa foi uma das mais expressivas figuras  da política brasileira da sua época. Começou sua carreira política em Juazeiro. Foi um dos grandes baluartes na luta pela emancipação política do povoado de Juazeiro do jugo cratense, fato que lhe deu projeção a ponto de se tornar membro do primeiro conselho municipal juazeirense. Depois se projetou como deputado estadual (duas legislaturas, 1915/1916 e 1917/1920);  em seguida como deputado federal, também em duas legislaturas, 1921/1924 e 1925/1926. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e durante o período da Revolução de 1914, quando Juazeiro se rebelou contra o governo do Coronel Franco Rabelo, presidente eleito do Ceará, ele foi proclamado pelos deputados rebeldes Presidente do Ceará, com a sede do governo extraordinário localizada em Juazeiro. 
Embora nunca tenha sido eleito prefeito de Juazeiro, atuou como tal durante o mandato do Padre Cícero, resolvendo sob o olhar passivo do prefeito oficial as funções administrativas do município. Houve época em que Dr. Floro foi tudo em Juazeiro: prefeito, delegado e juiz. A seu bel prazer e acima da lei, ele mandava prender ladrões e assassinos, os julgava e os condenava, muitas vezes aplicando aos criminosos a pena de morte, a qual se concretizava num local sinistro entre Juazeiro e Crato, que teve a famigerada denominação de “Rodagem”. Agindo dessa forma, Floro terminou comprometendo o Padre Cícero, pois seus inimigos apregoavam que o padre avalizava tudo o que Floro fazia. 
Ele é depois  do Padre Cícero e da beata Maria de Araújo a personalidade mais expressiva da história deste município. Embora tenha sido ao longo de sua vida uma figura polêmica, amada e odiada, Juazeiro e o Padre Cícero lhe devem muito. 
Para conhecer um pouco mais sobre a vida de Dr. Floro recomendamos a leitura do texto de Fernando Nóbrega o qual pode ser clicando no link abaixo:

ICONOGRAFIA
Floro e seu amigo Padre Cícero
Floro (de jaqueta preta) numa trincheira durante a Revolução de 1914

Flagrantes do sepultamento de Dr. Floro no Rio de Janeiro
Foto 1. Velório na Câmara dos Deputados
Foto 2. O cortejo fúnebre foi iniciado, em elegante veículo da funerária, a partir do velório que aconteceu no edifício da Câmara dos Deputados, da então capital federal.

Foto 3: Ao chegar ao Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, o caixão de Floro Bartholomeu foi transferido para um carrinho do Cemitério e iniciou a sua caminhada para o túmulo, conduzido por amigos e familiares.



Foto 4. Junto à sepultura, o padre pronuncia as orações de encomendação do corpo do pranteado, momentos antes do fechamento do jazigo.

Foto 5: Após o enterro, junto ao jazigo fechado, ainda se observa a presença de alguns amigos que foram tributar-lhe as últimas homenagens.

 
Foto 6: Algum tempo após o sepultamento, o seu túmulo foi finalizado com um monumento, encimado com seu busto e uma placa em sua homenagem, com a citação da honraria concedida dias antes do falecimento: “General Honorário do Exército Brasileiro”